Portal Chamar Táxi

Informação Café pode fazer disparar o colesterol (e tem tudo a ver com a preparação)

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
45,603
Gostos Recebidos
1,026
naom_67b5ca83ee849.webp


Ao que parece, o modo como preparamos o café pode ter impactos significativos na saúde, nomeadamente nos níveis de colesterol, como avança um estudo publicado recentemente na revista científica Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases.


O grupo de cientistas suecos descobriu que café misturado na água e aquecido ou que sai de uma máquina é a pior forma de preparação da bebida. O resultado é um café com níveis altos de diterpenos (compostos químicos).





A melhor opção, segundo o estudo, é o café filtrado tradicional. "Para pessoas que bebem muito café todos os dias, está claro que o café filtrado (...) é preferível", afirma o nutricionista clínico e um dos autores do estudo David Iggman, da Universidade de Uppsala, na Suécia, em comunicado à imprensa.


Apesar das descobertas, o estudo apresenta limitações, uma vez que não foram tidos em conta fatores como a torra dos grãos e a temperatura da água.





Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.


Existem dois tipos de colesterol: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Acontece que os sintomas de colesterol alto não costumam ser percetíveis, só sendo possível identificar o problema através da realização de um exame de sangue.


Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.

IN;NM
 
Topo