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Comboios antigos

Nelson14

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Esta locomotiva a vapor 074, é em homenagem
ao meu falecido Pai que a conduziu durante alguns anos



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Pocinho em 25 de setembro de 1972

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Contumil em 19 de setembro de 1972

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Nine em 21 de setembro de 1972

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Regua em 6 de junho de 1972

 

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Era aqui no Posto Manutenção de Contumil mais conhecida por redonda
que se fazia a manutenção das locomotivas a vapor da Zona Norte



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Abastecimento de água na estação do Tua


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Locomotiva número 6, fabricada no ano de 1874, que pertenceu
à "Companhia do Porto à Póvoa de Varzim"(PPV), de via métrica
e três rodas motrizes. Foi batizadacom o nome de Póvoa de Varzim.



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Avenida da França em 1968

À esquerda, uma locomotiva a vapor da série 140 (a mais potente das vias estreitas portuguesas),
fabricada pela Henschel (Alemanha) em 1931. À direita, uma automotora de fabrico holandês Allan.
Este troço comum às antigas vias métricas da Póvoa-Famalicão e Guimarães
é agora ocupado pelo Metro do Porto: estação Casa da Música
.


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Amarante - Estação do Caminho de Ferro. Locomotiva E 161

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Carrazeda de Ansiães - na linha do tua

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Estação de moncorvo

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Locomotivas saindo da oficina do antigo Posto Manutenção de Nine

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Loc.E112 Fazendo o percurso de Tua para Bragança

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Estação de nine

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Locomotiva a vapor número 1, Dom Luiz, de duas rodas motoras e de sete pés de diâmetro.
É a máquina nº1, mas antiga os Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, cuja sigla era "C.F.S.".
Foi fabricada em 1862, pela casa britânica Beyer & Peacock, por encomenda de uma empresa de capitais ingleses,
designada por Companhia do Sueste de Portugal (Southeastern Railway of Portugal),
que à época estava a construir as linhas Vendas Novas - Casa Branca - Évora/Beja
Esta locomotiva (D. Luiz) é, sem sombra de dúvida, uma das mais preciosas peças de arqueologia industrial existentes no País.



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Contumil - Depósito das locomotivas a vapor


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Passagem do comboio por Caldas de Moledo - Régua


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Carrazedo é uma interface desactivada da Linha do Corgo,
que servia a localidade de Carrazedo, no Distrito de Vila Real, em Portugal.



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Godim, é uma interface da Linha do Douro, que serve
a freguesia de Godim, no concelho e cidade de Peso da Régua



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A Estação Ferroviária de Penafiel, igualmente conhecida como Estação de Penafiel

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Big Boy foi a maior locomotiva já construída até hoje. Pertencia a Union Pacific Railroad.
As locomotivas foram construídas entre 1941 e 1944 pela empresa americana Locomotive (Alco).
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Estas incríveis máquinas tem 26 m de comprimento, somando 40, 47 m se contando
a grande fornalha, 3,4 m de largura, 4,94 m de altura e peso de 345,637 toneladas.
Foram produzidos 25 Big Boys que foram as únicas locomotivas a ter a configuração 4-8-8-4 (arranjo da rodas).
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As Big Boys foram projetadas para viajar com estabilidade a 100 km/h, mas operavam
bem abaixo da velocidade em viagens com cargas. O pico de potência
era alcançado por volta dos 56 km/h; efetivo de tração ideal, atingido a 16 km/h.
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Com a chegada das locomotivas com motores diesel e de turbinas-elétricas de gás,
por volta de 1960, ocorreu a aposentadoria dos Big Boys.
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O último trem puxado por um Big Boy terminou sua temporada em 21 de julho de 1959.
A maioria foram armazenados até 1961, e 4 permaneceram na condição
operacional em Green River, Wyoming até 1962.
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Hoje, muitas locomotivas a vapor Big Boys estão preservadas nos museus dos Estados Unidos.
Todas, exceto as de numeração 4005 e 4017 estão em local aberto.
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Depósito de locomotivas da estação do Pocinho onde são visíveis
as locomotivas E201 e E215 ali estacionadas no dia



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Depósito de máquinas do Pocinho onde uma locomotiva recebe os cuidados dos sempre
zelosos ferroviários que delas tratavam como se fossem as meninas dos seus olhos.


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