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Locomotiva número 6, fabricada no ano de 1874, que pertenceu
à "Companhia do Porto à Póvoa de Varzim"(PPV), de via métrica
e três rodas motrizes. Foi batizadacom o nome de Póvoa de Varzim.
À esquerda, uma locomotiva a vapor da série 140 (a mais potente das vias estreitas portuguesas),
fabricada pela Henschel (Alemanha) em 1931. À direita, uma automotora de fabrico holandês Allan.
Este troço comum às antigas vias métricas da Póvoa-Famalicão e Guimarães
é agora ocupado pelo Metro do Porto: estação Casa da Música.
Locomotiva a vapor número 1, Dom Luiz, de duas rodas motoras e de sete pés de diâmetro.
É a máquina nº1, mas antiga os Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, cuja sigla era "C.F.S.".
Foi fabricada em 1862, pela casa britânica Beyer & Peacock, por encomenda de uma empresa de capitais ingleses,
designada por Companhia do Sueste de Portugal (Southeastern Railway of Portugal),
que à época estava a construir as linhas Vendas Novas - Casa Branca - Évora/Beja
Esta locomotiva (D. Luiz) é, sem sombra de dúvida, uma das mais preciosas peças de arqueologia industrial existentes no País.
Big Boy foi a maior locomotiva já construída até hoje. Pertencia a Union Pacific Railroad.
As locomotivas foram construídas entre 1941 e 1944 pela empresa americana Locomotive (Alco).
Estas incríveis máquinas tem 26 m de comprimento, somando 40, 47 m se contando
a grande fornalha, 3,4 m de largura, 4,94 m de altura e peso de 345,637 toneladas.
Foram produzidos 25 Big Boys que foram as únicas locomotivas a ter a configuração 4-8-8-4 (arranjo da rodas).
As Big Boys foram projetadas para viajar com estabilidade a 100 km/h, mas operavam
bem abaixo da velocidade em viagens com cargas. O pico de potência
era alcançado por volta dos 56 km/h; efetivo de tração ideal, atingido a 16 km/h.
Com a chegada das locomotivas com motores diesel e de turbinas-elétricas de gás,
por volta de 1960, ocorreu a aposentadoria dos Big Boys.
O último trem puxado por um Big Boy terminou sua temporada em 21 de julho de 1959.
A maioria foram armazenados até 1961, e 4 permaneceram na condição
operacional em Green River, Wyoming até 1962.
Hoje, muitas locomotivas a vapor Big Boys estão preservadas nos museus dos Estados Unidos.
Todas, exceto as de numeração 4005 e 4017 estão em local aberto.
Depósito de locomotivas da estação do Pocinho onde são visíveis
as locomotivas E201 e E215 ali estacionadas no dia
Depósito de máquinas do Pocinho onde uma locomotiva recebe os cuidados dos sempre
zelosos ferroviários que delas tratavam como se fossem as meninas dos seus olhos.