billshcot
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Quando parar num semáforo fique atento a tudo ao redor do carro. Os assaltantes preferem atacar pessoas distraídas.
Evite parar próximo da faixa de pedestres ou na faixa da esquerda da via, junto a canteiro central, principalmente à noite.
Reduza a velocidade ao ver que o sinal fechou e rode devagar até ele. Assim, você evita ficar parado muito tempo no cruzamento.
Evite andar sozinho no carro, principalmente à noite.
Mantenha sempre os vidros fechados (o assaltante sempre escolhe as suas vítimas, como pessoas idosas e mulheres desacompanhadas).
Deixe as portas trancadas. Nos cruzamentos é comum o assaltante entrar no carro pela porta do passageiro ou pelas de trás.
Nunca leve bolsas, pastas, casacos ou sacolas expostos no carro -só atraem ladrões e assaltantes. Coloque-os dentro do porta-malas.
Evite sair com jóias ou relógios de ouro ou de grife.
Mantenha uma carteira velha com algum dinheiro no console do carro para dar ao assaltante. É o meio mais rápido de se livrar dos ladrões.
Nunce provoque o ladrão ou o force a mostrar a arma. Lembre-se: eles nunca actuam sozinhos e não aceitam ser desafiados.
Fique quieto e mantenha o controle. Evite gestos ou reações bruscas.
Deixe suas mãos bem visíveis para mostrar que não tem arma no carro. Se for se movimentar, avise antes de sua intenção.
Se o assaltante pedir para sair do carro, alerte-o de que vai soltar o cinto de segurança e accionar o travão de mão.
Não buzine ou tente arrancar bruscamente. Evite gritar ou fazer escândalo (o ladrão dificilmente fugirá e pode se vingar de você).
CARRO ROUBADO OU FURTADO
COMO RECONHECER E IDENTIFICAR
a) Comece a sua inspeção verificando a autenticidade dos documentos. Confira os números do chassi, da placa (inclusive a cidade de origem do emplacamento), o nome do proprietário, o tipo de combustível etc. Desconfie de cópias de documentos, mesmo que sejam autenticadas por órgãos de trânsito.
b) Veja se o número (seqüência de letras e algarismos) do chassi gravado no painel corta-fogo (chapa que separa o motor da cabine) bate com o número gravado nos vidros e nos documentos. Dependendo da marca, ano e modelo do veículo, esses números podem ser encontrados em outros pontos da carroçaria.
c) Além do painel corta-fogo, essa gravação pode ser localizada também na torre do amortecedor dianteiro. Nos modelos mais recentes, ela está presente ainda no assoalho da cabine, atrás ou ao lado do banco do passageiro, ou sob o assento. Mas pode ser encontrada dentro do bagageiro, estampada no pára-lama ou no batente da tampa do porta-malas ou ainda no piso do bagageiro.
d) Procure por sinais de adulteração na gravação estampada na carroçaria. Se existirem marcas de soldas, números e letras desalinhados ou com espaçamento irregular, ou ainda indício de pintura nova na chapa, desconfie. Caso note alguma imperfeição ou sinais de raspagem na lata, você pode estar eventualmente diante de um carro que foi furtado ou roubado.
e) Verifique a placa traseira e veja se ela traz o lacre de chumbo e o arame de licenciamento preso à carroçaria. Geralmente as quadrilhas utilizam uma placa dianteira em duplicata e a instalam no lugar da traseira, após furá-la com uma broca para passar o lacre de chumbo.
f) Compare os códigos dos fabricantes das placas dianteira e traseira (estampados em relevo na lateral da chapa) e veja se eles conferem um com o outro. Se eles não coincidirem é porque as placas foram produzidas por indústrias diferentes, o que indica que a placa traseira pode ter sido adulterada.
g) Procure também por sinais de adulteração nos números do chassi gravados nos vidros das janelas do carro. Geralmente sempre ficam vestígios de remarcação na numeração original.
h) No caso de suspeitar da autenticidade da gravação de chassi de seu próprio carro, leve-o ao sector de vistoria da DGV da sua área para fazer uma inspeção mais minuciosa .
Evite parar próximo da faixa de pedestres ou na faixa da esquerda da via, junto a canteiro central, principalmente à noite.
Reduza a velocidade ao ver que o sinal fechou e rode devagar até ele. Assim, você evita ficar parado muito tempo no cruzamento.
Evite andar sozinho no carro, principalmente à noite.
Mantenha sempre os vidros fechados (o assaltante sempre escolhe as suas vítimas, como pessoas idosas e mulheres desacompanhadas).
Deixe as portas trancadas. Nos cruzamentos é comum o assaltante entrar no carro pela porta do passageiro ou pelas de trás.
Nunca leve bolsas, pastas, casacos ou sacolas expostos no carro -só atraem ladrões e assaltantes. Coloque-os dentro do porta-malas.
Evite sair com jóias ou relógios de ouro ou de grife.
Mantenha uma carteira velha com algum dinheiro no console do carro para dar ao assaltante. É o meio mais rápido de se livrar dos ladrões.
Nunce provoque o ladrão ou o force a mostrar a arma. Lembre-se: eles nunca actuam sozinhos e não aceitam ser desafiados.
Fique quieto e mantenha o controle. Evite gestos ou reações bruscas.
Deixe suas mãos bem visíveis para mostrar que não tem arma no carro. Se for se movimentar, avise antes de sua intenção.
Se o assaltante pedir para sair do carro, alerte-o de que vai soltar o cinto de segurança e accionar o travão de mão.
Não buzine ou tente arrancar bruscamente. Evite gritar ou fazer escândalo (o ladrão dificilmente fugirá e pode se vingar de você).
CARRO ROUBADO OU FURTADO
COMO RECONHECER E IDENTIFICAR
a) Comece a sua inspeção verificando a autenticidade dos documentos. Confira os números do chassi, da placa (inclusive a cidade de origem do emplacamento), o nome do proprietário, o tipo de combustível etc. Desconfie de cópias de documentos, mesmo que sejam autenticadas por órgãos de trânsito.
b) Veja se o número (seqüência de letras e algarismos) do chassi gravado no painel corta-fogo (chapa que separa o motor da cabine) bate com o número gravado nos vidros e nos documentos. Dependendo da marca, ano e modelo do veículo, esses números podem ser encontrados em outros pontos da carroçaria.
c) Além do painel corta-fogo, essa gravação pode ser localizada também na torre do amortecedor dianteiro. Nos modelos mais recentes, ela está presente ainda no assoalho da cabine, atrás ou ao lado do banco do passageiro, ou sob o assento. Mas pode ser encontrada dentro do bagageiro, estampada no pára-lama ou no batente da tampa do porta-malas ou ainda no piso do bagageiro.
d) Procure por sinais de adulteração na gravação estampada na carroçaria. Se existirem marcas de soldas, números e letras desalinhados ou com espaçamento irregular, ou ainda indício de pintura nova na chapa, desconfie. Caso note alguma imperfeição ou sinais de raspagem na lata, você pode estar eventualmente diante de um carro que foi furtado ou roubado.
e) Verifique a placa traseira e veja se ela traz o lacre de chumbo e o arame de licenciamento preso à carroçaria. Geralmente as quadrilhas utilizam uma placa dianteira em duplicata e a instalam no lugar da traseira, após furá-la com uma broca para passar o lacre de chumbo.
f) Compare os códigos dos fabricantes das placas dianteira e traseira (estampados em relevo na lateral da chapa) e veja se eles conferem um com o outro. Se eles não coincidirem é porque as placas foram produzidas por indústrias diferentes, o que indica que a placa traseira pode ter sido adulterada.
g) Procure também por sinais de adulteração nos números do chassi gravados nos vidros das janelas do carro. Geralmente sempre ficam vestígios de remarcação na numeração original.
h) No caso de suspeitar da autenticidade da gravação de chassi de seu próprio carro, leve-o ao sector de vistoria da DGV da sua área para fazer uma inspeção mais minuciosa .