- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,603
- Gostos Recebidos
- 1,026

Sente que está sempre doente? Ou seja, recupera e, dias depois, está mal outra vez. Existem múltiplas justificações para isto. É, no entanto, muito provável que tenha o sistema imunitário enfraquecido, explica Holly Phillips, uma médica, citada no Mirror.
Claro, o estilo de vida, assim como outros fatores impossíveis de controlar, nomeadamente a idade e a genética, afetam (e muito) a imunidade de cada um. "Tenho alguns doentes perfeitamente saudáveis que apanham cinco a seis infeções respiratórias superiores - a constipação comum ou, mais raramente, uma gripe completa - por ano, e outros com o mesmo perfil de saúde que quase nunca ficam doentes", exemplifica.
Fazer algumas mudanças simples na dieta tem efeitos positivo. Geralmente, os especialistas recomendam alimentos como o alho, o chocolate preto, o gengibre e o mel. Todos podem ajudar a reforçar o sistema imunitário.
Navin Khosla, um farmacêutico, citado no Metro, jornal britânico, desaconselha o consumo de alimentos ultra processados. De acordo com um estudo de 2019, o consumo de alimentos deste género, como gelados, fiambre, salsichas, batatas fritas e bolachas, "aumentou a nível mundial nos últimos anos".
Para além disso, no mesmo estudo, investigadores concluíram que o perfil nutricional de uma dieta ultra processada está associado ao "desenvolvimento de alterações celulares que conduzem ao stress oxidativo". Trata-se de uma condição que ocorre quando os seus níveis de antioxidantes capazes de reduzir o risco de muitas doenças são baixos.
IN:NM