Portal Chamar Táxi

Informação Estudo aponta risco 'invisível' que aumenta o risco de morte precoce

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
45,603
Gostos Recebidos
1,026
naom_66a274cebabfc.webp


Um estudo publicado na revista científica The Journal of Hepatology revela que pessoas com gordura no fígado (esteatose hepática) têm o dobro das probabilidades de morrer devido ao tecido adiposo no órgão.


Os cientistas do Karolinska Institutet, na Suécia, chegaram a esta conclusão depois de terem analisado todos os doentes daquele país diagnosticados com gordura no fígado entre 2002 e 2020. Foram tidos em consideração os dados de cerca de 13 mil pessoas.





"Muitas pessoas nem sabem que têm gordura no fígado porque raramente causa sintomas" nos primeiros tempos, como explica o professor e médico Axel Wester, um dos autores do estudo, em comunicado de imprensa


Além do dobro de taxa de mortalidade, também foi verificado um risco elevado de morte por doenças no fígado (27% maior), cancro do fígado (35% a mais), condições cardiovasculares (54%) e outras doenças não relacionadas ao fígado (47%). Os doentes também tinham mais hipóteses de morrer por infeções, doenças gastrointestinais, respiratórias ou endócrinas.

IN:NM
 
Topo