- Entrou
- Fev 10, 2012
- Gostos Recebidos
- 2

Como qualquer campo magnético, o do Sol é invisível; são correntes elétricas geradas pela movimentação do plasma em volta da estrela, e que aumentam a pressão exercida sobre a mesma.
Usando a tecnologia Atmospheric Imaging Assembly, parte do Solar Dynamics Observatory, a NASA conseguiu juntar várias imagens de forma a criar um testemunho do campo magnético do Sol.
A Atmospheric Imaging Assembly consegue captar imagens a cada 10 segundos em 10 comprimentos de onda diferentes, para visualizar qualquer mudança na superfície do Sol.
Foi esta a tecnologia que permitiu captar os anéis coronais - as linhas representadas a branco que mostram o momento em que as linhas do campo magnético passam pela coroa do Sol.
As cores azul e amarelo, que representam as duas polaridades do campo magnético, foram adicionadas tendo em conta os dados registados pelo Solar Dynamics Observatory, para que ficasse mais percetível.
As imagens captadas pelo Solar Dynamics Observatory
10 | 10
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10

O Solar Dynamics Observatory é um dos observatórios que pretende estudar a forma como o Sol funciona.
Assim, os astrónomos conseguem compreender melhor a meteorologia espacial e prevenir qualquer evento, de forma a proteger qualquer missão tripulada ou satélites.
Várias foram as imagens que captou - veja alguns exemplos na galeria.
E se quiser saber mais sobre o ciclo de vida do Sol e quanto tempo demorará até que desapareça, veja aqui.
In:Quero Saber