Portal Chamar Táxi

O filme folk dos irmãos Coen

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,430
Gostos Recebidos
0
71a3d1b50823050d7139d4fa9c48eaed.jpg

Um filme dos irmãos Coen, Joel e Ethan, é sempre um acontecimento. Por isso, esta quinta-feira, é dia de digressão aos cinemas para milhares de cinéfilos, ávidos por verem o novo filme da dupla, «A Propósito de Llewyn Davis», nomeado recentemente para o prémio de Melhor Filme de Comédia ou Musical dos Globos de Ouro, assim como o seu protagonista, Oscar Isaac, nomeado para o prémio de Melhor Actor de Comédia ou Musical (também recebeu nomeação para Melhor Música Original, com «Please, Mr. Kennedy»).

«A Propósito de Llewyn Davis» é uma espécie de homenagem ao folk (não é por acaso que o filme termina com um jovem desconhecido, Bob Dylan, no início da sua carreira, numa interpretação que acabaria por alterar a música norte-americana e, consequentemente, mundial), mas principalmente aos artistas derrotados, que lutam, lutam e, apesar dos seus talentos, não singram na carreira artística, por esta ou aquela razão, numa prova de que a aptidão não é suficiente para alcançarmos o ambicionado êxito e reconhecimento.

Oscar Isaac, deslumbrante (dificilmente não será nomeado aos Óscares), é precisamente esse artista perdido, que procura de todos os modos encontrar o seu caminho da fama. Cínico, deprimido e irresponsável, Llewyn Davis não tem pouso fixo. O sofá da casa dos seus amigos, e não só, é o seu pouso. Em pleno início dos anos 60, o “cantautor” procura vencer no mundo desconhecido do folk, que começa a dar os primeiros passos na sociedade norte-americana, em plena época hippie (apesar da revolução que representou, nunca é mencionada no filme, é totalmente ignorada, como se os irmãos Coen quisessem dizer que também houve vida nos anos 60 para além do “hipismo”). Davies não tem nenhum dinheiro mas faz de tudo para não abandonar o seu sonho, nem que isso signifique alterar por completo a vida de quem o ajuda. E, muitas vezes, magoar… Os Coen falam portanto do êxito e do fracasso, da dificuldade em saber o momento exacto de quando devemos parar ou prosseguir.

A interpretação de Isaac, as suas dúvidas e incertezas, consegue atrair o cinéfilo para si, apesar da sua personalidade. A vulnerabilidade que transmite é carismática, o que faz com que o espectador, contra a lógica, se incline por ele, espere que Llewyn Davis alcance o ambicionado êxito. Sempre no fio da navalha, o protagonista acaba por mostrar o seu «Eu» com um gato, que deixou fugir após dormir na casa de uns amigos. Apesar da sua frieza e egoísmo, há algo de nobre em Davis que motiva alguma esperança.

«A Propósito de Llewyn Davis» é portanto um filme cruel, duro, mas principalmente melancólico, uma obra que aborda a amargura do fracasso. Sempre com a música folk sob fundo…

Ficha técnica:

Título: «A Propósito de Llewyn Davis»
Título Original: «Inside Llewyn Davis»
Realização: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Carey Mulligan, John Goodman, Justin Timberlake, Max Casella e Oscar Isaac
Género: Drama
País: EUA
Duração: 105 minutos
Ano: 2013

[video=youtube_share;ImK-VQbuoNQ]http://youtu.be/ImK-VQbuoNQ[/video]

Fonte: DD
 
Topo