mirror
In Memoriam
- Entrou
- Mar 13, 2007
- Mensagens
- 23,548
- Gostos Recebidos
- 0
Os insetos também respiram
O maior filo do reino animal é o dos artrópodes. Dentro deste filo encontramos o mais diversificado grupo de animais, que também compõem a maior classe do filo: os insetos. Os insetos possuem uma adaptação incrível para habitar os mais diversos ambientes. Além de ocuparem todos os habitats terrestres alguns estão presentes até mesmo na água doce. Eles desempenham um importantíssimo papel ecológico, já que boa parte das plantas com flores dependem, para sua polinização, dos insetos.
Quando olhamos para alguns insetos como as formigas, por exemplo, é difícil imaginarmos que eles possuem faringe, intestino anterior – que varia de acordo com a alimentação de cada um, um intestino médio que funciona como um estômago: produz enzimas, digere e absorve o alimento, intestino posterior – composto por intestino e reto que se abre na extremidade do abdome, coração e até mesmo órgãos que realizam as trocas gasosas. Isso mesmo, os insetos também respiram!
Nos artrópodes terrestres os órgãos para as trocas gasosas localizam-se normalmente na parte interna do animal. O órgão de troca gasosa dos insetos são as traquéias – um sistema de tubos que conduzem o ar. Você consegue imaginar minúsculos órgãos dentro de um inseto? Talvez não, mas eles existem. E quando você olhar para algum desses animais lembre-se que eles não são insignificantes. Além de alguns desses grupos possuírem vários graus de organização social como as abelhas, cupins, formigas e outros eles nascem, se alimentam, se reproduzem e também respiram. E além de tudo isso, ecológicamente são essenciais.
São admiráveis. E a cada minúcia dessas é possível vermos as marcas de um Criador.

Detalhes da Criação