Portal Chamar Táxi

Pensões mais baixas na Função Pública

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
Valor pago aos pensionistas que se reformaram em Novembro caiu 13%


A média do valor pagos aos funcionários públicos que se reformaram em Novembro é 180 euros inferior à das pensões atribuídas no mês anterior. A contribuir para esta quebra estão as mudanças nas regras da aposentação, com maiores penalizações.

A Caixa Geral de Aposentações passou a pagar mais 2079 pensões de reforma em Novembro. Mas o valor médio que cada um destes pensionistas recebe é mais baixo do que a média recebida pelo que se reformaram um mês antes, em Outubro. A diferença é de 180 euros (-13,08%). Se a comparação for feita com Janeiro a quebra é de 149 euros (-11,07%).

Estes números reflectem a nova fórmula de cálculo das pensões e também a corrida às reformas antecipadas que se observou assim que foi conhecida a intenção do Governo em accionar, já em 2010, a subida nas penalizações - que passaram de 4,5% para 6% por cada ano que falta para a idade legal da reforma. As mais recentes medidas de contenção - como o corte dos salários já a partir de Janeiro - e o seu reflexo no valor da pensão vieram impulsionar um novo aumento nos pedidos de aposentação.

Antecipações baixam valor

Os dados da execução orçamental libertados pela direcção-geral do Orçamento mostram que, ao longo de 2010, só houve três meses (Janeiro, Agosto e Outubro), em que o valor médio das novas pensões "ultrapassou" a barreira dos 1300 euros. No conjunto do ano, os 1196 euros da pensão média nova atribuída em Novembro constituem o quarto valor mais baixo.

Com a subida do número de pessoas que opta pela reforma antecipada e com o corte salarial é de esperar que o valor médio das novas pensões do Estado continue a baixar nos próximos meses.

Ao longo dos últimos anos, o regime da aposentação da função pública sofreu várias alterações. Começou com a convergência da idade e tempo de serviço face ao regime geral da segurança Social. Este ano entrou em vigor a penalização de 6% nas reformas antecipadas e o valor das novas pensões é calculado tendo em conta a remuneração auferida em 2005. Em 2011, verá ainda a pensão repercutir o corte salarial.

Jornal de Notícias
 
Topo