Portal Chamar Táxi

Plataforma para cadeira de rodas na UAc

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,877
Gostos Recebidos
26
Plataforma para cadeira de rodas na UAc

Foi inaugurada ontem uma plataforma de ascensão para cadeiras de rodas no edifício dos Serviços de Acção Social da Universidade dos Açores (SASUA), em Ponta Delgada.

Foi inaugurada ontem uma plataforma de ascensão para cadeiras de rodas no edifício dos Serviços de Acção Social da Universidade dos Açores (SASUA), em Ponta Delgada. As escadas de acesso a diversos serviços deixam assim de ser um obstáculo para os portadores de deficiências motoras.
Gabinetes de atendimento dos serviços de acção social, bar, snack bar e associação académica passam agora a estar acessíveis às duas alunas da universidade que se deslocam em cadeiras de rodas, assim como a qualquer visitante do campus de Ponta Delgada com as mesmas limitações.
A angariação de fundos para a concretização do projecto revelou-se difícil, uma vez que quase todas as entidades públicas e privadas contactadas pela Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA) responderam negativamente ao pedido de apoio financeiro, que acabou por ser assumido, na totalidade, pelo Governo Regional.
Para além disso, o facto do equipamento ser construído na Alemanha e exigir um trabalho técnico minucioso, contribuiu também para que este processo se arrastasse por mais de dois anos.
Apesar das alterações que têm vindo a ser feitas nos últimos anos no campus universitário de Ponta Delgada, ao nível da circulação de cadeiras de rodas no exterior, no acesso à biblioteca e agora aos SASUA, os portadores de deficiência motora continuam a não ter acesso à Reitoria nem aos pisos superiores do edifício de Ciências Humanas.
Uma das alunas que vai beneficiar deste novo equipamento “disse que já não conseguia subir ao bar há mais de um ano, altura em que alguns colegas a transportaram na sua cadeira de rodas”, revelou André Carvalho, vice-presidente da AAUA.
As duas alunas que actualmente necessitam da plataforma para subir ao primeiro piso do edifício possuem uma chave que acciona o aparelho, sendo que haverá sempre uma chave no local, com uma funcionária, para qualquer outra pessoa que se desloque em cadeira de rodas.
Felicitando a associação académica pelo esforço na concretização do projecto, Avelino Meneses, reitor da universidade, salientou que “com mais iniciativas como esta, a associação ganhará cada vez mais a confiança dos estudantes e perderá o carácter que às vezes tem de grupo que organiza festas e torneios”.
Para além das actividades lúdicas a que o reitor se referiu, André Carvalho adianta que a associação pretende avançar com um programa de voluntariado cujo trabalho seria realizado na área de formação de cada aluno e que iria permitir o enriquecimento do seu currículo com unidades de crédito. Em representação do presidente do Governo Regional, o subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona, lembrou que este aparelho tem “grande importância para quem apresenta mobilidade reduzida e que necessita de recorrer aos serviços de acção social da universidade”.
O governante considerou que “uma sociedade moderna deve garantir que qualquer cidadão, independentemente de alguma limitação, consiga ter acesso de forma segura e digna a todos os espaços e serviços de que necessite”, salientando o trabalho do governo, que “tem vindo a promover adaptações nos edifícios públicos para permitir melhor acesso à informação e à prestação dos serviços a que todos têm direito”.
UAc facilita circulação
de cadeiras de rodas

Positivo Depois da biblioteca foi a vez dos serviços de acção social, bar, snack bar e associação académica passarem a estar ao alcance de todos os alunos. ||

Negativo Apesar das melhorias realizadas nos últimos anos, o edifício da Reitoria e os pisos superiores do edifício de Ciências Humanas continuam a ser zonas que não permitem circulação de cadeiras de rodas.



Fonte:Açoriano Oriental
 
Topo