Portal Chamar Táxi

Rock in Rio compensa emissões CO2 com 15 mil árvores

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Lisboa: Rock in Rio compensa emissões CO2 com 15 mil árvores

A organização do festival Rock in Rio vai plantar 15 mil árvores como forma de compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas durante o evento, revelou hoje o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS).

«Pelo menos 15 mil árvores serão plantadas para compensar as emissões que resultam do próprio festival», disse António Costa durante a assinatura do acordo entre a autarquia e a Better World, promotora do Rock in Rio.

No âmbito deste acordo, a Câmara vai receber 800 mil euros de contrapartidas pela organização do festival pelas edições deste ano e de 2010, uma parte das quais será investida na construção de uma ponte pedonal e ciclável que ligará o parque da Bela Vista às Olaias.

O autarca prevê que em Maio seja lançado o concurso e que a ponte comece a ser construída no final do ano.

Esta ponte ligará «duas zonas da cidade, socialmente distintas, que se vão poder unir na fruição do parque da Bela Vista» e vai «começar a estruturar um corredor verde» que culminará no parque florestal de Monsanto.

«O parque da Bela Vista tem sido um parque de Chelas e vai passar a ser um parque da cidade», afirmou António Costa.

A vice-presidente da Better World, Roberta Medina, afirmou duvidar encontrar «uma cidade do Rock tão bonita como o parque da Bela Vista», um espaço verde que desde a primeira edição do evento constatou ser desconhecido da maioria dos lisboetas.

«Não acreditávamos muito bem que os lisboetas não conheciam o parque da Bela Vista, mas não conheciam«, contou Roberta Medina, defendendo que o festival valorizou o espaço.

Para o presidente da Câmara, o acordo estabelecido com a organização do Rock in Rio »diminuiu a polémica e alargou a base de consenso« em relação ao festival, graças ao »esforço negocial« de ambas as partes.

A autarquia está actualmente a estudar uma localização para a edição de 2012, já que a construção do novo Instituto Português de Oncologia (IPO) no Parque da Bela Vista Sul impossibilitou a organização do evento naquele espaço.

Roberta Medina manifestou o interesse da Better World em prosseguir a organização dos festivais em várias cidades »sempre com um palco em Lisboa de dois em dois anos«.

O Rock in Rio acontece este ano pela terceira vez em Lisboa, realizando-se em duas partes no Parque da Bela Vista, dias 30 e 31 de Maio e 01 de Junho, e 05 e 06 de Junho, e terá também uma edição em Madrid, pela primeira vez, dias 04, 05 e 06 de Julho.


Diário Digital / Lusa
 
Topo