- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,603
- Gostos Recebidos
- 1,026

Certas partes do corpo são facilmente esquecidas. É o caso dos dedos dos pés. Porquê? Estão quase sempre 'escondidos' pelas meias e sapatos. Deve, no entanto, estar atento e saber identificar alguns sinais de alerta que indicam problemas de saúde graves. Quer exemplos? Leia os que especialistas mencionaram no Mirror.
Dedos frios
Má circulação causa, em muitos indivíduos, este sintoma desagradável e pode estar associada a diferentes condições, incluindo diabetes, doenças cardíacas, distúrbios de coagulação, assim como problemas de tiroide e doenças como lúpus ou artrite reumatoide.
Dedos inchados
É possível que alguns problemas na circulação resultem em inchaço dos dedos dos pés. Pode ser um sintoma desencadeado por infeções fúngicas, lesões traumáticas, psoríase e gota. Existem ainda outros motivos, como a trombose venosa profunda, a insuficiência renal, a toma de antidepressivos e esteroides ou de hormonas.
Mudanças na forma das unhas
Por exemplo, as unhas dos pés que ficam com um aspeto curvo ou em forma de concha estão, muitas vezes, relacionadas com problemas como anemia, hipotiroidismo ou uma doença autoimune.
Sentir formigueiro ou dormência nos pés
Existe uma doença debilitante, chamada neuropatia periférica, capaz de provocar formigueiro, dormência ou ardor nos dedos dos pés. "É frequentemente causada pela diabetes e resulta na perda total de sensibilidade nos pés e nas mãos."
Marcas nas unhas
Marcas debaixo das unhas dos pés podem ser um sinal de psoríase, infeção fúngica, dermatite e, em alguns casos, melanoma, o tipo de cancro da pele mais grave. Bandas verticais escuras podem surgir graças a alterações hormonais durante a gravidez ou a utilização de verniz.
IN:NM