- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,086
- Gostos Recebidos
- 1,238
Há mais um efeito secundário associado à toma de medicamentos como o Ozempic. Neste caso está associado aos dentes. Quem o diz é um dentista que afirma ter aumentado o número de pacientes que o consultam com este tipo de problema e que poderá estar associado ao conhecido medicamento.
No podcast Him&Her, o dentista Gerry Curatola, aqui citado pelo agregador de blogues HuffPost, revelou que tem observado um aumento de problemas dentários associados ao uso de medicamentos como o Ozempic, algo que o leva a querer que poderá ser um efeito secundário, os Dentes de Ozempic.
Efeito de Ozempic nos dentes
“Estes medicamentos deixam a boca seca e os dentes mais frágeis porque reduzem os níveis de vitamina D. Estamos a ver o aumento na incidência de cáries e mais retração gengival", comenta o especialista.
Apesar dos problemas que tem vindo a assistir, o dentista revela que são questões que podem ser controladas com o objetivo de evitar outro tipo de questões graves. "Deve hidrate-se mais do que antes, aumentar a ingestão de proteínas e verificar os níveis de vitamina D".
Ozempic: Inflamação no pâncreas?
Um novo estudo publicado no British Medical Journal revelou que o uso de Ozempic pode estar relacionado com uma inflamação do pâncreas.
A revista científica emitiu um alerta neste sentido após detetar um aumento no números de casos desta inflamação em pessoas que estavam a tomar Ozempic. Apesar do alerta, revelam que “a grande maioria das pessoas que tomam estes medicamentos prescritos está segura e tem mais benefícios do que riscos”.
Ainda assim, este aumento repentino de pancreatite é algo que “exige alertar os profissionais de saúde e monitorar os sintomas associados", explicam em comunicado os responsáveis pelo estudo.
Estudo alerta para o uso de medicamentos tipo Ozempic
A investigação tem em conta dados entre 2007 e 2025. Durante esse período, foram detetados 1.296 casos de pancreatite no Reino Unido, 19 deles levaram mesmo à morte dos pacientes.
O Telecinco aponta que só em junho de 2025 foram identificadas 10 mortes decorrentes de pancreatite em pessoas que tomavam inibidores de GLP-1, tal como é o caso do Ozempic.
Mais efeitos secundários do Ozempic
‘Cara de Ozempic’
Ao The New York Times, uma pessoa disse que o seu rosto "parecia exausto e velho". "A rápida perda de peso leva à perda de volume no rosto, mas também pode afetar o colágeno e a elastina da pele", explicou àquele jornal a cirurgiã plástica Jennifer Levine. "O rosto de quem usa Ozempic pode parecer magro, murcho e flácido. Pense numa uva-passa."
‘Seios Ozempic'
O termo tem sido usado para descrever um aumento da flacidez dos seios. "Se perdeu muito peso num curto espaço de tempo, com qualquer um dos medicamentos injetáveis para perda de peso, como Ozempic, Wegovy ou Mounjaro, deve ter notado que, assim como o seu rosto, os seus seios também começaram a 'murchar'", começou por dizer Walter Joseph, médico norte-americano e cirurgião plástico, num vídeo publicado no Instagram. Na mesma rede social, explicou que, "tal como acontece com o 'rosto de Ozempic', a perda significativa e rápida de peso não permite que a pele tenha tempo suficiente para recuperar, recuar e encolher".
‘Dedos de Ozempic’
Várias mulheres têm alertado para um efeito secundário alegadamente relacionado com a toma de Ozempic. O fenómeno até já tem um nome: 'dedos de Ozempic'. "Nunca percebi que a perda de peso também acontecia nas mãos, mas, de repente, a minha aliança deixou de servir. Girava no dedo e quase caiu. Agora, estou sempre preocupada em perdê-la", contou Jessica, uma professora de Houston, nos Estados Unidos, em entrevista ao New York Post.
IN:NM
