Boa noite a todos.
Antes de mais, muito obrigado por toda a ajuda que me foi disponibilizada aqui pelo forum!
Acabei hoje a última etapa para adquirir a carta de caçador com arma de fogo e acho que é uma boa altura para vir aqui explicar todos os procedimentos para quem aqui venha procurar informações (tal como fiz à uns meses).
Por ordem cronológica:
* Fiz o pedido de exame para a carta de caçador junto do ICNF (prazo até Dezembro de 2013)
* Estudei, como aqui foi dito, as 400+ perguntas que eles próprios disponibilizam no seu site e fiz o exame de caçador na data a que fui convocado (através de uma carta)
* Peguei no papel que me forneceram a dizer que passei no exame e fui-me inscrever à PSP na semana seguinte (para além desse tal papel é necessário o "registo criminal", "atestado médico" (atenção, o atestado tem de dizer que é para o "uso e porte de arma"!!), duas "fotografias" e o "Cartão de Cidadão"
* Passadas umas semanas fui à PSP fazer o curso de formação para o uso e porte de arma (fui também convocado por carta) das 8h30 até às 17h30
* Na semana seguinte fui fazer o exame para o uso e porte de arma (descrição em baixo!)
* Depois de ter sido aprovado voltei ao ICNF para requerer a carta de caçador (tem de se levar o "Cartão de Cidadão", outro "registo criminal", mais duas "fotografias" e outro "atestado médico" a dizer que é para a prática de actos venatórios)
* Agora vou receber uma carta da casa da moeda em nome da PSP para pagar a licença de uso e porte de arma e eles depois enviam a definitiva para casa (enquanto isso a PSP passou-me um papel provisório que substitui a licença durante 3 meses)
Boa sorte para quem estiver agora a iniciar esta etapa e, já agora, boas (futuras) caçadas a todos !
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exame Uso e Porte de Arma
Este exame consiste em duas partes, sendo que a segunda está dividida em dois exames.
A primeira parte consiste num exame teórico de 20 questões com respostas de escolha múltipla (10 questões sobre o funcionamento de armas e questões de segurança a valer 75% e 10 questões sobre leis e afins a valer 25%).
Este exame não é muito difícil (basta estar com atenção no curso teórico ou então ler o manual uma vez ou duas) e para passar basta ter 60% da cotação.
Depois temos um exame teórico-prático que consiste em realizar os procedimentos de segurança e identificar armas (a valer 60% da parte prática).
E no final realiza-se uma prova de tiro a valer 40% da prática (onde temos de voltar a colocar em prática os procedimentos de segurança e efectuar alguns disparos).