boas pessoal
Fui fazer exame de carta de caçador ontem e felizmente passei:espi28:.No final tive que preencher um papel para a psp para o curso.Quando escolhi a classe (C ou D) para o uso e porte de arma enganei-me.Queria a D que é de espingardas caçadeiras de caça mas escolhi a C:Espi42:Gostava de saber se alguem é capaz de me dizer se a classe C também dá para espingardas caçadeiras ou se é apenas para carabinas.Ou entao gostava de saber onde me vou dirigir para rectificar este assunto.
Obrigada
Boas tardes 1/4 de caçarretas:
Tal como tu, também fiz exame esta semana. Foi em Santarém, no salão do Governo Civil, a 12/5/2009 ás 9H30.
Calhou os testes 22 e 29. Eramos 16 e só passaram 7....
Acho que fui o único que passei com o teste 29, que é igual ao que está aqui no forum de um colga que fez exame a 5/5/2009, no entanto, as perguntas que errei foram

e q no teste desse jovem n vinham):
3 - Quando a fêmea da perdiz tem esporão, como se distingue do macho?
a) Quando o esporão da fêmea ......... é curto e arredondado (não era esta)
b) " " " " " ....... é curto e bicudo (era esta)
c) " " " " " ......... é comprido e bicudo (tb n era esta)
4 - Como se distingue os Pombos-Torcaz dos outro pombos?
a)
b) era esta
c)
nestas resposta só referenciavam as riscas brancas que todos os pombos têm, umas nas asas, outras no cú e outras no pescoço.E era qq coisa parecida com riscas no pesçoco e urupigio branco, etc, etc, vejam o manual, é facil.
As outras perguntas era todoas iguais aos testes que estão aqui no forum.
Eu penso que quem fizer os teste todos que vêm em word, menos os mais antigos, passam nas calmas.
Em relação ao documento que se preenche para o curso na PSP, haviam realmente duas hipóteses.
No caso de dúvida os examinadores respondiam, que foi o no entanto, quem escolher a classe C (carabinas), esta abrange a classe D, e o curso irá custar 125€. Quem escolher a classe D, irá pagar 100€, e só poderá obter a LUPA (Licença de uso e porte de arma) dessa classe...a D.
Não têm de frequentar os dois curso......A diferença é que quem escolher a classe D paga menos 25€, sai mais cedo do curso, e não tem nem que responder a questões sobre carabinas na prova teorica, nem quando os disparos tem que manusear carabina....
A formação está prevista para volta dos dias 15 de Junho 2009.
Mas a PSP nada sabe, ou não quer comunicar.
P.S.-Quem quiser a documentação que acompanha o curso mande um mailpara xxxxxxxxxxxxxxxx(está em .pdf e tem 28 paguinas)