Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Itália:Gangue rouba um milhão de euros em assalto na auto-estrada

Gangue rouba um milhão de euros em assalto na auto-estrada

Um gangue de ladrões roubo um milhão de euros de um carro blindado que seguia na autoestrada perto de Bérgamo, na Lombardia, zona norte da Itália
Cerca de dez homens, em quatro automóveis, bloqueram o carro blindado na auto-estrada perto de Bérgamo, na Lombardia. Em seguida, os suspeitos dispararam sobre o veículo, forçando os seguranças a sair.

A polícia afirma que o gangue parou vários automóveis que circulavam na auto-estrada, obrigando os motoristas a abandonarem os carros, que depois foram incendiados numa manobra de distracção para a fuga.

A RAI, emissora de televisão estatal, afirma que a auto-estrada estava quase deserta no momento do assalto porque o jogo da selecção italiana estava prestes a começar.

O assalto rendeu aos ladrões cerca de um milhão de euros.

Fonte:SOL com agências
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Atentado em Bagdad causa 51 mortos

ng1029429.jpg



Atentado em Bagdad causa 51 mortos

A explosão de um carro armadilhado em Bagdad provocou 51 mortos e 75 feridos. Este foi o atentado mais mortífero do último mês.
Cinquenta e um mortos e 75 feridos é o balanço de um atentado que marcou a tarde desta terça-feira em Bagdad. Um carro armadilhado explodiu ao princípio da tarde junto a uma estação de autocarros num bairro xiita da capital iraquiana. Até ao momento o atentado de hoje ainda não foi reivindicado.
Este é considerado o atentado mais mortífero do último mês e acontece numa altura em que tanto os Estados Unidos como o Governo iraquiano sublinham a melhoria da segurança no país.
Também esta terça-feira, o executivo iraquiano anunciou a mudança da localização do Parlamento.
Desde a invasão do território em 2003, que estava instalado dentro da chamada zona verde, sob fortes medidas de segurança.
Em Setembro, o Parlamento vai ser instalado fora dessa zona verde, num novo edifício. As autoridades iraquianas dizem que esta mudança de localização só é possível gralas à melhoria da segurança o país.


Fonte: TSF
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
500 mil manifestam-se na rua contra Sarkozy

500 mil manifestam-se na rua contra Sarkozy

A França saiu, esta quarta feira, em peso à rua contra as políticas sociais de Nicolas Sarkozy. Mas o presidente francês praticamente passou ao lado e anunciou mexidas nas Forças Armadas e a adesão breve da França à OTAN.

Milhares de pessoas manifestaram-se, ontem, de novo em França contra as reformas do presidente Nicolas Sarkozy sobre a semana de trabalho de 35 horas e alterações na reforma, mas a mobilização foi menos forte do que a esperada pelos sindicatos, sobretudo quando comparada com a de 22 de Maio: 700 mil de então contra os cerca de 500 mil de ontem.

A paralisação foi sobretudo sentida nos transportes públicos das pequenas cidades, mas o transporte aéreo pouco sofreu e o metro e autocarros de Paris estiveram a funcionar quase como se um de dia normal se tratasse.

Pelo contrário, o protesto fez- -se sentir ao nível dos portos, onde se verificou uma adesão fortíssima dos funcionários contra as mudanças em curso na contabilidade dos anos para a reforma.

Os números de ontem podem, apesar disso, encorajar o presidente Sarkozy a avançar com as suas políticas, apesar da sucessão de protestos dos últimos meses em vários sectores sociais.

"Estou aqui para ajudar a cavar a sepultura de Sarkozy", gritava Alex Boulet, um funcionário dos caminhos-de-ferro, acenando uma bandeira em Paris, onde a Polícia apontava como sendo de 18 mil os participantes na marcha de protesto.

A centrais sindicais CGT e CFDT marcaram manifestações em 120 cidades e vilas contra os planos do Governo em aumentar o número de anos de trabalho para obter a totalidade da reforma e em permitir às empresas estender a semana para lá das habituais 35 horas. A CGT (equivalente à CGTP portuguesa), que tinha estabelecido como meta mais de um milhão de manifestantes nas cidades de França, já anunciou que os números não podem desmoralizar os trabalhadores e que, após uma pausa para as férias, Setembro será um mês marcante.

"Vamos lançar, muito rapidamente, novas formas de protesto para manter a pressão sobre o legislador. Teremos, com certeza, um Setembro quente", disse Bernard Thibault, líder da central sindical. Ontem, os sindicatos apelaram, além das manifestações, a greves generalizadas, mas segundo números oficiais só 2,8% dos funcionários públicos pararam.

A baixa participação, para os habituais parâmetros franceses, pode, em grande medida, dever- -se a meses seguidos de greves e manifestações de diversos sectores sociais, como os professores (contra os despedimentos), trabalhadores por causa das reformas, ou pescadores e camionistas contra os preços dos combustíveis.

No mesmo dia, e passando à margem dos protestos, o presidente Sarkozy virou-se essencialmente para a política externa. Confirmou que o país vai integrar muito em breve o comando militar da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), 43 anos depois da decisão do general de Gaulle, então presidente da França, ter retirado a França do comando militar integrado. Sarkozy sublinhou, no entanto, que a dissuasão nuclear francesa permanecerá "estritamente nacional". "Nada impede que participemos nas estruturas militares da OTAN", afirmou o governante, durante a apresentação das conclusões do Livro Branco sobre o futuro da defesa francesa.

O documento prevê a redução de 54 mil dos 320 mil efectivos e instalações militares nos três ramos e indica que o Estado deve caminhar em direcção à criação de umas Forças Armadas mais pequenas e melhor equipadas.

Sarkozy defende, também, a criação de uma força de intervenção militar para a União Europeia composta por 60 mil efectivos.

Fonte: JN
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Afeganistão: NATO lança ofensiva contra talibãs

Centenas de rebeldes foram detidos, mas operação de «limpeza» prossegue.

O exército afegão e a força multinacional da NATO anunciaram esta quarta-feira que lançaram uma «operação» contra grupos de guerrilheiros talibãs nas aldeias próximas de Kandahar, no sul do Afeganistão, avança a agência France Press.

«Esta manhã, às 09:00, o exército afegão iniciou uma operação de limpeza no distrito de Arghandab, na província de kandahar», refere um comunicado do general Mohammad Zahir Azimi, porta-voz do Ministério da Defesa.

«As operações prosseguem na província de Kandahar e estenderam-se ao distrito de Arghandab, realizadas pelas forças de segurança afegãs, com o apoio das tropas canadianas da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF)» da NATO, confirmou Mark Laity, porta-voz da NATO.

«Houve alguns contactos menores e nenhuma baixa a assinalar. Não houve intervenção aérea», acrescentou.

Segundo as autoridades afegãs, centenas de talibãs armados foram capturados no distrito de Arghandab, a menos de 20 quilómetros de Kandahar.

Os rebeldes estão entrincheirados em duas localidades do sul do Afeganistão, pouco depois de um ataque à prisão de Kandahar, que originou a fuga de cerca de mil presos, entre eles, cerca de 400 talibãs.

Nas últimas horas, muitas famílias afegãs que vivem nas proximidades fugiram com receio de serem apanhadas no confronto.

Portugal Diário
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Afeganistão: Explosão mata soldados na NATO

No Sul do Afeganistão

A explosão de uma bomba colocada junto a uma estrada causou a morte de quatro soldados da NATO destacados no sul do Afeganistão, anunciou esta quarta-feira uma fonte da Aliança Atlântica.

Os soldados vítimas do atentado bombista, ocorrido ontem à noite na província de Helmand, efectuavam uma patrulha na região. Dois outros soldados ficaram feridos. Não foram reveladas as nacionalidades dos militares.

Correio da Manhã
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Irão - Ahmadinejad considera "falsa e artificial" a subida do preço dos combustíveis

O Presidente Iraniano diz que a produção de petróleo é abundante e atribui a responsabilidade da escalada do preço dos combustíveis a um dólar norte-americano enfraquecido. Numa reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Mahmoud Ahmadinejad disse que a subida do preço do petróleo é "falsa e artificial" e que o mercado está bem abastecido de petróleo.

Vejam o vídeo :left: http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=959223


Noticia TSF
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Ilha assolada pelo fogo e falta de água

Um incêndio florestal de grandes dimensões obrigou hoje à evacuação de seis aldeias no sudoeste de Chipre, que também está a braços com um problema de falta de água.


A ilha situada no Mar Mediterrânico enfrenta uma das piores secas dos últimos anos e está a usar as suas reservas de água para combater o fogo.

As chamas lavram numa zona montanhosa entre as cidades de Limassol e Larnaca e já destruíram, pelo menos, três casas de férias, armazéns agrícolas e quintas.

O ministro cipriota do Interior, Neoclis Sylikiotis, já apelidou a situação de “desastre ambiental”.

Helicópteros de uma base militar britânica estão a ajudar bombeiros, soldados e civis a combater o incêndio. A Grécia enviou duas aeronaves para tentar travar o avanço das chamas

<RR>
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Rede de pornografia infantil desmantelada

A polícia dinamarquesa anunciou hoje a realização de 42 buscas e a detenção de várias pessoas suspeitas de envolvimento numa rede de pornografia infantil na Internet.


De acordo com a comunicação social, cerca de duas dezenas de homens foram formalmente acusados.

Esta acção foi o culminar de investigações levadas a cabo desde Abril, nas quais as autoridades detectaram um sistema de troca de pornografia infantil através da Internet.

Vários endereços localizados fora da Dinamarca também foram identificados

<RR>
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Líder sul-africano não acredita em eleições livres

O líder do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder na África do Sul, não acredita que a segunda volta das eleições presidenciais no Zimbabwe seja livre.


“Penso que teremos muita sorte se esta for uma eleição livre”, afirmou Jacob Zuma, em entrevista à Reuters. Questionado sobre a possibilidade de as eleições, agendadas para o próximo dia 27, culminarem num resultado justo, o líder do ANC respondeu: “Acho que não”.

Zuma – que em Dezembro derrotou Thabo Mbeki nas eleições para a liderança do partido – tem sido muito duro em relação ao regime Zimbabué, distanciando-se da posição assumida pelo Presidente sul-africano, que tem liderado os contactos com Harare sem nunca assumir uma posição crítica da actuação de Robert Mugabe.

A segunda volta das eleições presidenciais está agendada para dia 27 deste mês.

Tanto os EUA como o Reino Unido têm insistido para que os líderes africanos convençam Mugabe a aceitar uma missão de observadores mais abrangente, para além dos que serão enviados pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Nas legislativas, que decorreram em simultâneo com as presidenciais em Março último, a ZANU-FP, o partido no poder desde a independência do país em 1980, perdeu pela primeira vez o controlo do Parlamento para o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), de Morgan Tsangirai.

<RR>
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Brasil:Se conduzir, não beba (mesmo nada)!!

Brasil: se conduzir, não beba (mesmo nada)

Taxa de álcool no sangue permitida nos automobilistas foi reduzida para zero

A partir desta quinta-feira, os automobilistas brasileiros têm tolerância zero relativamente ao álcool. A taxa de alcoolémia, que era de 0,6 gramas por litro de sangue, foi reduzida para zero, refere o El País. Ou seja, a partir de agora, se for conduzir no Brasil, é melhor não beber mesmo nada.

Lula da Silva promulgou uma lei que proíbe qualquer taxa de álcool no sangue e aumentou as sanções para quem for «apanhado». A multa por uma «sanção muito grave» passará a ser de 955 reais, cerca de 385 euros, e inibição de conduzir por um ano.

A nova lei do presidente brasileiro também obriga os condutores a submeterem-se à prova do balão, pois anteriormente isso era opcional. As bebidas alcoólicas não poderão ser vendidas em estabelecimentos perto das estradas, exceptuando as redes urbanas. Para os estabelecimentos que violem esta lei a multa será de 1.500 reais (cerca de 600 euros).

Segundo pesquisas do Ministério da Justiça do Brasil, cerca de 80 por cento das vítimas mortais em acidentes rodoviários nos últimos quatro anos tinham taxas de álcool no sangue superiores a zero.


IOL
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Angola: Empresa portuguesa de joalharia, Ouronor, avança para produção em África

A Ouronor, empresa portuguesa do ramo da joalharia, vai investir cerca de um milhão de dólares na criação de uma empresa em Angola, cujo projecto contempla a abertura de escritório, lojas e uma fábrica.

O projecto foi divulgado durante a Feira Internacional de Minas de Angola(FIMA), onde a Ouronor participou pela segunda vez.

A empresa vai ter como designação Ouronor-Angola, contará com sócios angolanos e uma das metas do projecto é a produção local de joalharia, aproveitando a "matéria-prima de qualidade" existente no país, explicou Álvaro Freitas, administrador da empresa portuguesa.

Até ao momento, a Ouronor-Angola já dispõe de escritura legal e escritório, prometendo Álvaro Freitas o arranque "para breve" da produção local de joalharia, aproveitando o crescente desenvolvimento da economia angolana e aumento da prosperidade social.

A transferência de saber acumulado pela empresa portuguesa é apontada como uma mais valia essencial na criação da Ouronor-Angola, cuja aposta no mercado da classe média alta permite aproveitar o resultado do trabalho desenvolvido pelos criativos da empresa, que já leva 60 anos de vida.

Garantida está também a formação em Angola prestada pelos técnicos da empresa, bem como a mais valia que representa os funcionários portugueses assegurarem os primeiros passos da Ouronor-Angola.

Álvaro Freitas garante igualmente que a qualidade da matéria-prima existente em Angola permite produzir joalharia com a mesma qualidade daquela que é actualmente produzida em Portugal e noutros cantos do mundo.

O administrador da Ouronor avança ainda que o objectivo central do projecto é cruzar a capacidade e conhecimento existente na empresa com a matéria-prima para a produção de joalharia existente em Angola, como o ouro e as pedras preciosas.

Uma vertente social está igualmente prevista porque, segundo Álvaro Freitas, o projecto prevê, no âmbito da formação de novos artesãos, integrar pessoas portadoras de deficiência, permitindo a sua integração no mercado de trabalho.

Lusa
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
17 alunas engravidam em pacto

Um grupo de dezassete alunas de um liceu do estado norte-americano de Massachusetts engravidaram ao mesmo tempo, após terem feito um pacto para criarem os filhos juntas.

“Cerca de metade das jovens - nenhuma delas tem mais de 16 anos – confessou ter estabelecido um pacto”, confirmou Joseph Sullivan, reitor do liceu de Gloucester.

As gravidezes elevam drasticamente as estatísticas referentes ao número de adolescentes grávidas no estabelecimento de ensino, representando o quadruplo dos casos registados no ano lectivo anterior.CM
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Afinal, o que vai na cabeça dos nos Jovens de hoje????.................


.
 

cagareu

GF Prata
Entrou
Nov 23, 2006
Mensagens
118
Gostos Recebidos
0
E logo na América que dizem ser um dos paises mais desenvolvidos do Mundo.

:right:
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Rússia: Explosão de bomba faz 17 feridos em Moscovo

Rússia: Explosão de bomba faz 17 feridos em Moscovo

A explosão de uma bomba de fabrico artesanal este sábado em Moscovo feriu 17 pessoas, encontrando-se cinco internados em estado grave, anunciou a polícia russa.

Segundo a polícia, o acidente teve lugar num bairro da zona leste da capital russa e ocorreu de madrugada, logo após a transmissão do jogo entre a Croácia e a Turquia, para o Euro 2008.

«De súbito, no meio da multidão, deu-se uma explosão. Para o local do acidente, dirigiram-se várias equipas de pronto socorro, salvadores do Ministério para Situações de Emergência e agentes da polícia», disse uma fonte policial à agência Ria-Novosti, referindo que «a explosão, provocada provavelmente por um explosivo de fabrico artesanal, fez 17 feridos, 14 dos quais foram hospitalizados, encontrando-se 5 em estado grave».

Esta fonte afirma que, por enquanto, ainda não é possível determinar o número de atingidos pela explosão, visto que alguns dos presentes no local puseram-se em fuga após o incidente.

A Procuradoria-Geral da Rússia já começou as investigações, apontando como possíveis causas do sucedido «tentativa de assassinar duas ou mais pessoas» e «porte ilegal de explosivos». Os feridos eram jovens que trabalhavam numa Fábrica de Linhas Automáticas e bebiam cerveja junto da residência onde viviam.


Diário Digital / Lusa
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Itália: Justiça pára obras da base dos EUA em Vicenza

Itália: Justiça pára obras da base dos EUA em Vicenza

O Tribunal Administrativo da região do Veneto (noroeste de Itália) determinou a paragem das obras da ampliação da base do Exército norte-americano em Vicenza, acedendo aos pedidos de várias associações, revelaram fontes judiciais.

O Tribunal argumentou que sobre a polémica ampliação da base militar os cidadãos de Vicenza não foram consultados, assim como «não existem documentos» que demonstrem o acordo que o governo italiano assinou com as autoridades norte-americanas para esta obra.

Associações de cidadãos, apoiadas por movimentos pacifistas e anti-sistema e partidos de esquerdas empreenderam há um ano uma dura batalha para parar as obras de ampliação da base militar, construída a poucos quilómetros do centro. A ampliação da base «Camp Ederle» consistia em duplicar a extensão do quartel para poder albergar 4.500 soldados norte-americanos em lugar dos actuais 2.750.

«Finalmente fez-se justiça. Esta sentença defende a legalidade que muitos pisaram», explicou Cinzia Bottene, líder da comissão que reúne as associações de cidadãos que se opunham à construção. Por seu lado, o presidente da Câmara de Vicenza, Achille Variati, salientou que a sentença do Tribunal Administrativo «será absolutamente respeitada».

A Câmara decidirá, numa reunião a 26 de Junho, se convoca um referendo para que os cidadãos se manifestem sobre a ampliação da base, cujas obras deviam começar em Outubro.

Este assunto foi objecto de duros confrontos entre o ex-primeiro ministro Romano Prodi e os seus aliados de esquerda, como o partido Refundação Comunista, que apoiaram os protestos dos cidadãos de Vicenza. Prodi assegurou nas suas intervenções que o seu governo não podia romper o acordo para o projecto de ampliação da base norte-americana a que se tinha comprometido o anterior executivo de Silvio Berlusconi.


Diário Digital / Lusa
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Nicolas Sarkozy herda a crise criada pela Irlanda

856165.jpg



Nicolas Sarkozy herda a crise criada pela Irlanda

Europa. A Eslovénia termina a sua presidência da União Europeia sem conseguir luz verde de todos os Estados membros ao Tratado de Lisboa, documento que o Chefe do Estado francês considera essencial para continuar a abrir a porta do clube a outros países. Posição que nem todos os líderes apoiam
Sarkozy diz que sem Lisboa não há alargamento
Do último Conselho da presidência eslovena da União Europeia não saiu qualquer decisão sobre o que fazer após o "não" irlandês ao Tratado de Lisboa. Os chefes de Estado e de Governo, reunidos em Bruxelas, adiaram o debate sobre possíveis soluções para a Cimeira de Outubro, já sob a presidência francesa.

Brian Cowen, primeiro-ministro irlandês, disse em Bruxelas que precisa de tempo para analisar as razões que levaram o eleitorado a votar contra a ratificação do Tratado de Lisboa. O melhor que os líderes conseguiram foi que os sete estados-membros que ainda não ratificaram o documento o façam sem bloqueios. Neste grupo, a República Checa é o país que pode ainda trazer problemas, já que o Senado do país enviou o documento ao Tribunal Constitucional para averiguar se está conforme com a Constituição.

À saída da reunião, o primeiro- -ministro José Sócrates reiterou a determinação de todos os estados-membros em ratificar o documento. Por seu turno, o chefe do Governo checo, Mirek Topolanek, chegou a afirmar que "se (o Tratado) fosse a votos no Parlamento hoje, não apostaria" que passasse.

Os 27 também não definiram um calendário que leve à entrada em vigor do Tratado de Lisboa. Sócrates reafirmou a necessidade de que o processo fique completo "o mais rapidamente possível", pois "a Europa precisa deste tratado e o mundo também precisa dos valores e da política europeia". Em sua opinião, "a pressa é má conselheira" e, portanto, "voltaremos a discutir" no primeiro Conselho Europeu da presidência de Nicolas Sarkozy. "Queremos fazê-lo com a Irlanda", disse Sócrates, que repete a fórmula avançada no primeiro dia de reunião: depois de analisadas as razões do "não", os líderes vão tentar "achar as soluções jurídicas" que assentem nesses motivos e que "permitam à Irlanda ratificar o Tratado de Lisboa".

O Presidente francês, a quem caberá a moderação dos debates sobre o futuro institucional da UE e do roteiro para a saída da crise inaugurada com o voto irlandês, afirmou, também no final da reunião de ontem, que "sem Lisboa, não há alargamento", declaração que a Polónia rejeitou.

ALEXANDRA CARREIRA,

Fonte: DN Online
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Robert Mugabe ataca tudo e todos

Robert Mugabe ataca tudo e todos

O presidente do Zimbawe já traçou o resultados da segunda volta das eleições presidenciais do próximo dia 27. "Só deixarei o poder quando tiver a certeza de que a terra fica na mão da maioria negra", diz Robert Mugabe.

Vestindo a pele de "comandante Mugabe", o presidente garante aos seus apoiantes que "a terra roubada por colonizadores britânicos tem de ser devolvida aos seus proprietários, o povo negro", acrescentando que, "enquanto isso não acontecer, terá de continuar a ser o presidente". Ou seja, "vou ganhar para evitar que os ingleses tomem conta do país".

"Quando tiver a certeza de que a devolução da terra aos negros está verdadeiramente cumprida, então poderei dizer: o meu trabalho está terminado", afirma Mugabe, acrescentando que esse desiderato "nunca será possível com o país entregue ao MDC e a Morgan Tsvangirai".

Perante estas afirmações, Morgan Tsvangiri, líder e candidato presidencial do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), diz que "o melhor é afastar-me da corrida".

Tsvangirai, que venceu a primeira volta, no passao dia 29 de Março, mas não conseguiu (segundo a Comissão Eleitoral) os 50% mais um voto necessários para garantir a vitória, diz "que, ou a comunidade internacional garante condições para que as eleições não sejam mais uma farsa, ou terá de abandonar a corrida".

"Tudo indica que, e basta ver que Robert Mugabe já se considera o vencedor, as eleições serão uma farsa", salienta Tsvangirai, perspectivando que "o MDC não pode, nem deve, participar numa fraude porque, se o fizer, estará a dar cobertura a um acto ilícito que, aliás, é conhecido de toda a comunidade internacional".

Segundo Mugabe, "o Zimbabwe não pode voltar a cair nas mãos dos britânicos, que mutilaram e mataram a população indígena por resistir à colonização e querem continuar, agora pelas mãos do MDC, a colonizar um país que quer ser independente".

Mugabe afirmou que a segunda volta das presidenciais, na próxima sexta-feira, é uma oportunidade para "todos os zimbabweanos patriotas rejeitarem tentativas de nova colonização do país, de uma vez por todas".

De acordo com Mugabe, os veteranos da guerra pela libertação do Zimbabwe ter-lhe-ão dito que "a defesa da independência, soberania e da terra não é uma questão que possa ser decidida num processo eleitoral como o que se realiza na próxima sexta-feira".

Perante os alertas e dúvidas, a União Europeia afirmou ontem que está pronta para "adoptar medidas adicionais contra os responsáveis pela violência no Zimbabwe".

Em comunicado elaborado após a Cimeira de Bruxelas, a União Europeia pede à União Africana e à Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral a disponibilização urgente de um número significativo de monitores para as eleições, assim como a garantia da presença contínua dos mesmos no país até o fim do processo eleitoral.

Observadores regionais admitem, contudo, que o cenário é fácil de antever: Ou Mugabe ganha e continua como presidente, ou a violência vai continuar

Orlando Castro

Fonte: JN
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Afeganistão: Quatro soldados da NATO mortos por bomba

Afeganistão: Quatro soldados da NATO mortos por bomba
Cabul, 21 Jun (Lusa) - Quatro soldados da coligação sob comando dos Estados Unidos foram mortos e dois feridos hoje pela explosão de uma bomba no sul do Afeganistão, anunciou a coligação.

"Quatro soldados da coligação foram mortos e dois outros feridos com gravidade sábado pela explosão de uma bomba artesanal durante uma operação na província de Kandahar", indicou a coligação num comunicado.

Este anúncio surge algumas horas após a morte de um soldado da coligação na sexta-feira à noite nas mesmas circunstâncias, na província de Farah, na região sudoeste do país.

A coligação não divulgou nem a identidade, nem a nacionalidade das vítimas, deixando habitualmente isso ao cuidado das autoridades dos países de origem.

A província de Kandahar é um forte bastião dos talibãs.

Um total de 98 soldados estrangeiros morreram no Afeganistão desde o início do ano, de acordo com balanços militares. Com 31 mortos, o mês de Junho revela-se já o mais mortífero desde o início de Janeiro e a principal causa de morte foram bombas artesanais.

Os talibãs iniciaram uma mortífera revolta após terem sido expulsos do poder em finais de 2001 por uma coligação internacional comandada pelos Estados Unidos.

A violência recrudesceu de intensidade desde há quase dois anos, apesar da presença de 70 mil soldados de duas forças multinacionais, uma da NATO, em que participa Portugal, e outra sob comando norte-americano.

JMS
Fonte:Lusa/Fim
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Fidel: suspensão de sanções da UE é 'hipocrisia'

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, disse que houve "hipocrisia" na decisão tomada pela União Europeia (UE) na quinta-feira de suspender as sanções impostas contra a ilha há cinco anos.
"Desejo manifestar meu desprezo pela enorme hipocrisia" dessa decisão, disse em artigo assinado que aparece no site oficial «».

A iniciativa não vai ter impacto económico em Cuba, porque o embargo económico imposto pelos Estados Unidos continua em vigor, disse o líder cubano.

A União Europeia afirmou que a decisão tem o objectivo de encorajar mudanças na ilha caribenha depois da substituição de Castro pelo irmão, Raul, no início do ano.

Não houve reacção oficial de Raul Castro ou de outras autoridades cubanas até o momento.

Castro afirmou que a "hipocrisia" da União Europeia fica "ainda mais evidenciada quando coincide com a medida europeia brutal de expulsar os imigrantes não autorizados procedentes dos países latino-americanos". Esta foi uma referência às novas medidas anunciadas pelo Parlamento Europeu.


.
 
Última edição:

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Doze pessoas morreram esmagadas numa discoteca

México
Doze pessoas morreram esmagadas numa discoteca


Nove adolescentes e três polícias morreram esmagados, na tarde de ontem, numa discoteca no México. A polícia realizava uma operação de fiscalização e o pânico entre os jovens para saírem do estabelecimento deu origem à tragédia

Os jovens celebravam o fim do ano escolar na discoteca News Divine, na zona Norte da Cidade do México, quando a polícia entrou para fiscalizar a venda de álcool a menores. No espaço estavam cerca de mil pessoas, excedendo a capacidade de segurança.

O gerente da discoteca anunciou que estava a decorrer uma operação policial, o que causou um movimento de pânico as pessoas dirigiram-se para a saída de emergência, que estava bloqueada por caixas de cerveja e cedeu com a pressão.

Sete jovens e três polícias morreram no local, enquanto outras duas pessoas faleceram no hospital, informou em conferência de imprensa Rodolfo Felix, procurador no México.


Alfredo Maya Ortz, o responsável pelo estabelecimento foi detido, juntamente com outras pessoas.


SOL com agências
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mais uma manhã sangrenta

Pelo menos dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas na sequência de um atentado suicida junto a um tribunal.


Tudo aconteceu na cidade de Baquba, a norte da capital, Bagdad.

Da pouca informação que existe sabe-se que este foi mais um ataque levado a cabo por uma mulher.


AC
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo