Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Stasi usava prostitutas para espiar turistas

Prática é revelada em depoimentos e documentos por TV alemã

A Stasi, polícia secreta da antiga Alemanha Oriental, usava prostitutas como espias, instruindo-as a extrair informações de turistas ocidentais e membros do governo socialista, segundo revela um documentário do canal alemão MDR.

Em «Sexo no socialismo» são revelados documentos e depoimentos que provas esta tese, embora a prostituição fosse uma prática proibida pelo regime da altura, podendo mesmo ser punida com cinco penas até cinco anos de prisão. Uma das revelações foi feita por um ex-oficial da polícia secreta, afirmando que as candidatas tinham entre 20 e 30 anos de idade, eram solteiras, bonitas e tinham «convicção patriótica».

As mulheres actuavam principalmente durante as duas feiras internacionais na cidade de Leipzig, quando centenas de turistas e homens de negócios do lado ocidental da Alemanha visitavam a cidade. Muitas das informações eram obtidas nas Honigfallen, «armadilhas de mel».

Os relatórios das espias eram detalhados, sendo que algumas delas chegaram mesmo a ganhar compensações em dinheiro por colaborarem com a Stasi.

PD
 

Railroad

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
574
Gostos Recebidos
0
depois desta publicidade essa marca deve ir à falência :msnm_com_br007-03:

é que beleza não vejo muita
tirando os air-bags artificiais o resto é pele e osso :est48:
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Colômbia: Avião francês escala Lajes, eventualmente ligado à missão humanitária de Be

02 de Abril de 2008, 22:33

Lajes, Ilha Terceira, 02 Abr (Lusa) - Um avião Falcon francês escalou hoje, cerca das 19:00 locais (20:00 de Lisboa) a Base das Lajes, nos Açores, com destino à Guiana Francesa, eventualmente integrado na missão humanitária relacionada com a refém franco-colombiana Ingrid Betancourt.

Uma fonte confirmou à agência Lusa que o voo do Falcon partiu de França e que se dirigia para a Guiana Francesa, escusando-se, porém, a fornecer mais informações.

A mesma fonte adiantou que se supunha, sem confirmação, que viaja a bordo do avião uma equipa médica.

A aeronave, de cor branca e sem qualquer bandeira ou número, esteve estacionada na placa militar da Base das Lajes, na Ilha Terceira, durante uma hora para reabastecimento.

Ingrid Betancourt está, há mais de seis anos, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) na selva colombiana, sofrendo de hepatite B e de uma doença de pele. O chefe de Estado francês falou terça-feira em "risco de morte iminente".

Uma "missão humanitária" foi lançada hoje para tentar chegar à refém franco-colombiana detida na Colômbia pela guerrilha das FARC, anunciou a presidência francesa.

Uma missão humanitária dos três mediadores - Espanha, França e Suíça - iniciou-se, em ligação com as autoridades envolvidas", indicou a presidência num comunicado de uma linha, não precisando se a missão se dirigiu ou não à Colômbia.

A presidência francesa tinha anunciado terça-feira o envio de uma "missão humanitária ao local" para contactar com a guerrilha das FARC e "conseguir acesso à (sua) compatriota", após uma conversa telefónica do presidente francês, Nicolas Sarkozy, com o seu homólogo colombiano, Alvaro Uribe.

Sarkozy e os filhos de Betancourt, que vivem em França, apelaram aos rebeldes para a libertar antes de morrer.

A Espanha, a França e a Suíça realizam, há vários anos, uma mediação com as FARC para chegar a um "acordo humanitário" visando trocar reféns ditos "políticos", entre os quais Ingrid Betancourt, por guerrilheiros presos.


JAS/PAL.

Fonte:Lusa/Fim
 

noites

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 14, 2007
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
Fidel preocupado com os perigos da electrónica

Fidel preocupado com os perigos da electrónica
Cuba: Telemóveis e outros objectos digitais têm agora venda livre no país




O ex-dirigente cubano Fidel Castro alertou quarta-feira contra os danos que podem provocar as «ondas electrónicas» dos telemóveis e outros objectos digitais, na altura em que o seu irmão acaba de autorizar a sua venda livre em Cuba, noticia a agência Lusa.

Numa mensagem dirigida ao VII Congresso da Associação dos Artistas e Escritores Cubanos (UNEAC), Fidel Castro, que renunciou ao poder em Fevereiro, pretende «exprimir algumas preocupações que lhe vêm ao espírito» depois de ter escutado terça-feira as intervenções dos participantes.

«Há dois dias, num artigo da imprensa estrangeira, falou-se de 30 invenções geniais que transformaram o mundo: os CD, GPS e DVD, telemóvel, Fax, Internet, micro-ondas, Facebook, máquinas fotográficas digitais, correio electrónico, etc.,et.,etc.», escreve Fidel Castro.

As multinacionais que estão na origem destes produtos ganharam dólares em tais quantidades «que é incompreensível», acrescenta.

«Pior ainda: cada um deles (estes aparelhos) será substituído por uma outra invenção mais eficaz» e «nem se pode mesmo garantir o segredo do que diz um casal no banco de um parque», lamenta o dirigente cubano.

«Como garantir a saúde mental e física quando são ainda desconhecidos os efeitos de tantas ondas electrónicas para as quais nem o corpo nem o espírito estão preparados», alarma-se o histórico líder da revolução cubana, hoje com 81 anos.

Castro não faz qualquer alusão à decisão tomada a semana passada pelo irmão, Raul, que lhe sucedeu na chefia do Estado a 24 de Fevereiro, da venda livre de computadores, telemóveis micro-ondas, leitores de DVD e outros electrodomésticos.
 

noites

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 14, 2007
Mensagens
25
Gostos Recebidos
0
Blog mais lido de Cuba foi censurado

:espi29:Blog mais lido de Cuba foi censurado
Autoridades do país bloquearam o acesso ao blog da autora Yoani Sánchez, que escreve sobre restrições políticas




As autoridades cubanas bloquearam os acessos ao blog mais lido de Cuba, da autoria de Yoani Sánchez. Foi a própria licenciada em linguística, que escreve sobre restrições políticas e dificuldades económicas, quem revelou a informação, na segunda-feira.

Sánchez referiu que os internautas deixaram de poder visitar o seu blog e outros dois, que estão hospedados num servidor alemão, aparecendo apenas uma mensagem a dizer «erro no download».

Mais de um milhão de visitas num ano

O blog crítico «Generación Y» (www.desdecuba.com/generaciony) recebeu, só em Fevereiro, 1,2 milhões de visitas.

«Os censores anónimos do nosso famélico ciberespaço tentaram-me trancar num quarto, apagar a luz e não deixar os meus amigos entrar», escreveu Sánchez no seu blog na segunda-feira.

A autora diz que não consegue entrar directamente no blog a partir de Cuba, o que a impede de realizar novas actualizações. No entanto, revela ter descoberto uma maneira de driblar a censura comunista.

Yoani Sánchez põe em causa as promessas «vagas» de mudança do novo líder, Raúl Castro, que assumiu o poder formalmente no mês passado, depois da renúncia do irmão Fidel.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Registo de escravos disponível na Internet

Reino Unido: objectivo é permitir aos descendentes que encontrem as suas origens

O sítio Ancestry.co.uk, especializado em genealogia, colocou na Internet os detalhes de milhões de escravos do império britânico, para permitir aos descendentes destes o encontro com as suas origens, noticia a agência Lusa.

A informação, que fica disponível ao público esta quinta-feira, inclui detalhes relativos a 2,7 milhões de escravos e 280 mil proprietários oriundos de 17 antigas colónias britânicas, entre as quais a Jamaica.

Os processos vão de 1812 a 1834 e podem ser consultados por nome, por ano de nascimento e pelo sexo do escravo, bem como pelo nome do «senhor» que o detinha.

De acordo com o sítio, mais de um milhão de britânicos é originário das antigas colónias das Caraíbas - como a modelo Naomi Campbell ou o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton - e descendem maioritariamente de escravos.

«O registo dos escravos representa um recurso vital e, para muitos, estes são os únicos arquivos que existem sobre os seus antepassados», declarou Simon Arpoar, porta-voz do espaço Ancestry.co.uk, citado pela agência France Presse.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Durão lamenta demissão de PM irlandês

Presidente da Comissão enaltece trabalho a favor da União Europeia

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, lamentou esta quarta-feira, a título pessoal, a demissão do primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern, numa altura em que é alvo de um inquérito por alegado envolvimento num escândalo de corrupção, refere a Lusa.

Salientando que a decisão do chefe do Governo de Dublin é «uma questão interna da Irlanda», José Manuel Durão Barroso salientou ter «pessoalmente, muita pena que Bertie Ahern tenha decidido abandonar o cargo».

Durão Barroso, que falava em Bruxelas durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, elogiou ainda o trabalho do primeiro-ministro demissionário a favor da União Europeia, da Irlanda e da pacificação da Irlanda do Norte.

Em relação ao Ulster, o presidente da Comissão de Bruxelas salientou que «a reconciliação não teria sido possível sem o empenho de pessoas como Bertie Ahern».

O primeiro-ministro da Irlanda anunciou hoje que vai apresentar a sua demissão a 06 de Maio, após 11 anos no poder, salientando que a decisão nada tem a ver com o inquérito de que é alvo.

O anúncio tem lugar a um mês do referendo irlandês ao Tratado de Lisboa da UE, assinado em Dezembro de 2007 e que substitui o fracassado projecto de Constituição Europeia.

O escândalo em causa prende-se com alegados pagamentos em dinheiro que o chefe de governo terá recebido de empresários na década de 1990.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Al Qaeda: Apela a ataques contra a ONU

O número dois da al-Qaeda, Ayman Al-Zawahri, apelou ontem aos muçulmanos para que ataquem os edifícios das Nações Unidas, por ser uma organização "inimiga do Islão." Assegurou ainda que bin Laden está bem de saúde.

CM
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Mortes ocultadas

Rio de Janeiro: Epidemia da dengue alastra

As 67 mortes provocadas este ano pela epidemia da dengue oficialmente reconhecidas pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro não reflectem as reais dimensões da tragédia.

Um levantamento feito por repórteres do jornal ‘Folha de S. Paulo’ em cemitérios do Rio encontrou em pouco tempo12casosdemortepor dengue que não constam nas estatísticas oficiais.

Os jornalistas da ‘Folha’ pesquisaram nos arquivos da Santa Casa, que controla 13 dos 24 cemitérios do Rio, e foram directamente a outros, procurando atestados de óbito que dessem a dengue como causa da morte e depois compararam-nos com a lista oficial, achando em pouco tempo os novos casos.

A Secretaria de Saúde argumentou que os atestados de óbito indicam apenas a causa provável da morte, e que exames posteriores podem negar a dengue como o principal motivo, mas adiantou não estar em condições de garantir que era o caso nas 12 mortes em causa. O levantamento do jornal dá força aos que têm denunciado que o número de mortes por dengue no Rio é bem acima do divulgado e que os órgãos do governo em vários casos ignoraram o veredicto médico.

Entretanto, nem os três hospitais de campanha das Forças Armadas – instalados na via pública na segunda-feira para desafogarem os hospitais cariocas – conseguiram dar resposta à necessidade de atendimento a pessoas com sintomas da doença. No da Força Aérea, as 400 senhas para atendimento diário esgotam-se em três ou quatro horas. Nos hospitais públicos não há mais leitos para internação e o governo do estado alugou cem à Santa Casa de Misericórdia, mas o número ainda é insuficiente e obriga os médicos e funcionários à dramática situação de terem de escolher quem é ou não internado, mandando devoltaparacasa crianças e adultos que muitas vezes nem se seguram de pé.

Ontem, a Secretaria de Segurança Pública ofereceu os estacionamentos das esquadras e dos quartéis da polícia para que novos hospitais de campanha possam ser instalados e a Defensoria Pública instaurou uma acção judicial para obrigar todos os postos de saúde do município a funcionarem 24 horas. No fim de semana quase todos estavam fechados, o que revoltou a população das zonas mais afectadas.

Em São Paulo, onde este ano houve uma redução de 97% nos casos da dengue, foi no entanto confirmada uma morte, e outras três estão a ser analisadas.

LULA BATE RECORDE DE POPULARIDADE

O presidente Lula da Silva não pára de bater recordes de popularidade no Brasil, apesar da sucessão de escândalos envolvendo o seu governo. Segundo uma sondagem da DataFolha, ele é o presidente mais popular desde 1990, quando Fernando Collor de Melo foi eleito.

Lula obteve agora, de acordo com o DataFolha, 55% de aprovação dos brasileiros, o seu maior índice de aprovação em cinco anos e três meses de governo, cinco pontos a mais do que o resultado da sondagem de Novembro e muito acima do seu pior resultado, 28% no final de 2005, no auge da crise do ‘Mensalão’. Em Março de 2000, então também com cinco anos e três meses de governo, o seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, não passava dos 18% de aprovação popular. Antes dele, Itamar Franco teve como aprovação máxima 41% e Collor nunca passou dos 36%. Uma das razões do aumento de popularidade foi o crescimento da aprovação nos estados do nordeste do Brasil, que recebem 31,9% de todos os benefícios sociais concedidos pelo governo Lula. l
Domingos G. Serrinha, São Paulo (Correspondente)
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
“A morte está por horas”

Colômbia: Ingrid Betancourt em risco de vida
“A morte está por horas”



A libertação de Ingrid Betancourt parece estar iminente. A ex-candidata presidencial colombiana, sequestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em 2002, corre risco de vida. O seu filho, Lorenzo Delloye, de 19 anos, lançou um apelo desesperado à guerrilha, o último segundo ele, já que a mãe vai morrer se não receber urgentemente uma transfusão sanguínea.

'Na selva colombiana, uma mulher, a minha mãe,caminhaparaa morte', começou por dizer numa conferência de imprensa em Paris. 'Sofre de malária, hepatite B, e leishmaniose e precisa de uma transfusão nas próximas horas.'
'Na selva colombiana, uma mulher, a minha mãe,caminhaparaa morte', começou por dizer numa conferência de imprensa em Paris. 'Sofre de malária, hepatite B, e leishmaniose e precisa de uma transfusão nas próximas horas.'

O jovem, que também apelou ao presidente colombiano, Álvaro Uribe, para que 'possibilite a libertação da mãe e evite a sua morte', mostrava estar bastante bem informado sobre o quadro clínico de sua mãe. Tal poderá dever-se à comissão de apoio a Betancourt, que, segundo se afirma, tem formas de obter informações sobre a refém mais conhecida das FARC. Foi aliás, através desta comissão que se soube que Betancourt iniciou uma greve de fome no passado dia 23 de Fevereiro.

Terão sido estas informações que levaram o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a lançar uma advertência intimidatória ao chefe da guerrilha, Manuel Marulanda: 'Não perca esta ocasião. Seria um erro político grave, uma tragédia humanitária, um crime. Você seria responsável pela morte de uma mulher.'

A ex-candidata presidencial é uma refém valiosa para as FARC, que pretendem usá-la como moedadetrocapara conseguiralibertação dos500guerrilheiros presos. Mas se ela morresse nas suas mãos ficariam ainda mais desacreditados. Ingrid tem consciência disso e por isso iniciou uma greve de fome e recusa medicação para pressionar a sua libertação.

A fragilidade da saúde de Betancourt é, por isso, uma esperança. Não para todos, já que o ex-marido da refém, Juan Carlos Lecompte, receia que Ingrid esteja já morta. 'Ela é a refém mais humilhada das FARC porque as confronta', afirmou recentemente no Brasil.

Suspensão de operações

Esperançado no bom senso das FARC, Sarkozy anunciou o envio para a Colômbia uma missão humanitária internacional (ver caixa). Por sua vez, Álvaro Uribe assegurou na terça-feira que as operações militares no Sueste do país foram suspensas e que apoia a missão humanitária internacional, liderada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha. Paralelamente, Sarkozy anunciou, num comunicado, que porá em marcha uma operação para contactar as FARC e conseguir acesso a Betancourt. Recorde-se-se que o presidente francês prometeu a Marulanda que acolheria guerrilheiros no seu país se ele libertasse Betancourt e outros reféns com saúde debilitada.

Marulanda afirmou há dias que a morte de um dos seus líderes,Raúl Reyes, às mãos das tropas colombianas no Equador, comprometeu a libertação de Betancourt. Mas face ao delicado estado de saúde da refém, poderá estar disposto a abrir mão da sua mais valiosa refém.

FRANÇA ANUNCIA MISSÃO

A França anunciou que foi iniciada uma operação para contactar as FARC e enviada uma missão humanitária à Colômbia para tratar de Ingrid Betancourt. Antes disso, Sarkozy telefonou ao seu homólogo colombiano, Álvaro Uribe, para que este desse garantias de que as operações militares seriam mesmo suspensas. Segundo as últimas informações, a operação humanitária foi organizada conjuntamente pela França,Espanha e Suíça. A equipa que se deslocou à Colômbia é composta, entre outros, por um médico e vários diplomatas conhecedores do caso Betancourt.

Paris não quis avançar pormenores sobre esta missão de resgate, porque considera importante a discrição. No entanto, o chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, assegurou: 'Está a ser feito tudo o que é possível.'

SAIBA MAIS

- 6000 pessoas foram sequestradas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) nos últimos dez anos. Os reféns são mantidos em condições sub-humanas.

- 800 pessoas continuavam reféns das FARC em finais de 2007. Ingrid Betancourt foi sequestrada em 23 de Fevereiro de 2002. É a refém mais mediática das FARC.

DROGA

Apesar de as FARC traficarem drogas para financiar as suas acções, os seus soldados são proibidos de as consumir. O uso de drogas representa um grave crime na organização, sendo severamente punido.

ADOLESCENTES

As FARC são acusadas de recrutar adolescentes como soldados. A organização Human Rights Watch calcula que cerca de 20% dos soldados é menor de idade.

Sabrina Hassanali com agências
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Al Qaeda: «Não matamos inocentes»

Declaração é feita pelo número dois da organização terrorista

O «número dois» da organização islâmica Al-Qaida, Ayman al-Zawahiri, afirmou que a ONU é inimiga do Islão e dos muçulmanos e que Bin Laden «está de boa saúde». Citado pela CNN, al-Zawahiri confessa: «Não matamos inocentes».

«As Nações Unidas são o inimigo do Islão e dos muçulmanos, uma vez que legitimaram a instauração do Estado de Israel e a apropriação das terras dos muçulmanos», declarou Zawahiri num registo áudio captado pela Intelcenter, uma sociedade norte-americana especializada na vigilância de portais islâmicos, escreve a Lusa.

O «número dois» da organização respondia a uma questão na Internet de um estudante argelino, que lhe perguntava por que razão os departamentos da ONU na Argélia tinham sido alvo de atentados, que mataram 41 pessoas, das quais 11 funcionários das Nações Unidas.

Ayman al-Zawahiri sustentou que os que morreram nos atentados não eram inocentes.

No mesmo registo, o «número dois» garantiu que o líder da Al-Qaida, Bin Laden, «está de boa saúde».

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Tom Cruise receia fracasso do novo filme

Actor tentou a reaproximação aos estúdios Paramont
Tom Cruise está a tentar uma reaproximação com os estúdios Paramont com receio do fracasso de bilheteira dos próximos filmes, noticia a FoxNews.com. foi o estúdio quem decidiu não renovar contrato com o actor depois de este ter estado envolvido em várias polémicas, sobretudo relacionadas com a cientologia.

Com «Valkyrie», o novo filme a sair em Outubro, o actor parece estar preocupado em garantir alguma segurança caso as coisas corram mal, até porque a popularidade de Tom Cruise tem vindo a diminuir.

A Paramont, estúdio com o qual o actor trabalhou durante vários anos, decidiu não prolongar o contrato após o lançamento de «Missão: Impossível III», que foi um sucesso internacional, tendo rendido 264 milhões de dólares fora dos EUA, mas sucesso modesto no país e no Canadá, onde rendeu apenas 134 milhões de dólares.

IOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Membros de seita ortodoxa atacam o líder

Rússia: estavam há 5 meses refugiados do fim do mundo num abrigo subterrâneo

Os membros de uma seita ortodoxa russa agrediram violentamente, na quarta-feira, o seu líder, provocando-lhe um traumatismo craniano. A seita regressou à superfície, após cinco meses de refúgio num abrigo subterrâneo, informa a agência Lusa.

Segundo Oleg Melnitchenko, vice-governador da região de Penza (700 quilómetros a Sudoeste de Moscovo), houve uma luta entre os membros da seita e o seu líder, o auto-proclamado profeta Piotr Kouznetsov, que tinha estado internado num hospital psiquiátrico.

A seita estava refugiada no abrigo desde Novembro de 2007 para se proteger do fim do mundo, que seria em Maio de 2008, ameaçando fazer-se explodir se a polícia os tentasse retirar à força. Três dos últimos 14 membros da seita, uma mãe com duas crianças (uma delas um bebé de 20 meses), foram convencidos por Kouznetsov a abandonar o abrigo.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Obama pisca o olho a Al Gore

Senador garante lugar destacado na administração ao antigo «número dois» de Bill Clinton


Barack Obama, candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas, revelou esta quinta-feira ter proposto a Al Gore, antigo «número dois» de Bill Clinton e Nobel da Paz em 2007, um lugar de destaque na administração, se for eleito, informa a Lusa.

Gore, derrotado à tangente por George W. Bush nas eleições em 2000, terá recebido do senador por Illinois a garantia de que «terá um lugar na administração e um papel central na tentativa de resolução do problema do aquecimento global».

«Falamos regularmente, porque o problema tem de ser resolvido agora, e não dentro de uma década ou duas», afirmou Obama na Câmara Municipal de Wallingford, Pensilvânia.

O senador não quis ir mais longe quando adiantou ser «ainda cedo» para dizer quem poderá ser o seu vice-presidente e, de resto, Al Gore não foi ouvido nesta matéria.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Adolescente dá a luz na casa de banho da escola

EUA: três dias antes outra rapariga deu à luz na casa de banho de um avião


Uma rapariga de 14 anos da área de Houston, no Texas, deu à luz quarta-feira numa casa de banho da escola. A adolescente tentou depois descarregar o bebé pela sanita, matando o recém-nascido, disse a polícia, escreve a agência Lusa.

O incidente na escola secundária Cedar Bay ocorreu apenas três dias depois de uma outra adolescente de 14 anos ter dado à luz um feto nado-morto na casa de banho de um avião quando regressava a Houston de uma viagem de curso.

O Ministério Público do Condado de Harris decidiu não processar criminalmente a estudante que deu à luz no avião, mas os investigadores da brigada de homicídios de Houston interrogaram tanto a rapariga como o rapaz que se pensa ser o pai. A adolescente disse à polícia que não sabia que estava grávida.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Zimbabué: Mugabe perde maioria parlamentar

Comissão Eleitoral divulgou resultados oficiais


O partido de Robert Mugabe, presidente do Zimbabué, perdeu a maioria parlamentar nas eleições gerais de sábado, segundo anunciou a Comissão Eleitoral, noticia a agência Lusa.

O Movimento para a Mudança Democrática (MDC), o principal partido oposicionista, obteve 109 dos 210 lugares de deputados, enquanto a União Nacional Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (ZANU-PF), até agora no poder, só conseguiu 97.

Os resultados das eleições presidenciais estão ainda por divulgar. A oposição diz que não será necessária uma segunda volta, porque o candidato do MDC, Morgan Tsvangirai, obteve 50,3 por cento dos votos. No entanto, outras fontes, admitem uma segunda ronda, que terá de se realizar nos 21 dias posteriores à primeira.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Bombista suicida mata sete pessoas no Iraque

Ataque aconteceu junto a uma barreira militar, em Mossul


Um bombista suicida fez-se explodir junto a uma barreira militar, perto de Mossul, causando a morte de sete pessoas, noticia a agência Lusa.

O ataque causou também 12 feridos, entre os quais uma criança de 5 anos.

A explosão ocorreu na área de Addyah, a cerca de 30 quilómetros a oeste de Mossul, quando soldados iraquianos estavam a inspeccionar veículos.

Mossul é considerado o último centro urbano importante iraquiano onde a Al-Qaeda mantém uma presença substancial.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Chipre: aberta passagem fechada há 45 anos

Zona tampão de Nicósia está sob administração da ONU


oi aberto um novo ponto de passagem no centro de Nicósia, esta quinta-feira, noticia a Lusa. A passagem, encerrada há 45 anos, assinala uma etapa simbólica nos esforços de reunificação do Chipre.

Representantes das edilidades cipriota-grega e turca assistiram à cerimónia de abertura desta passagem na zona tampão de Nicósia, administrada pela ONU.

A vedação metálica, localizada na rua Ledra, que limitava o acesso ao lado cipriota-grego de Nicósia, foi retirada antes do amanhecer, por uma dezena de soldados.

Esta barreira foi das primeiras a ser erguidas em Nicósia na sequência da violência entre as duas comunidades cipriotas em 1963.
PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Espanha precisa de dois milhões de imigrantes

Actuais 4,4 milhões não são suficientes para responder à oferta do mercado, diz estudo



Espanha necessitaria de 157 mil novos imigrantes por ano até 2020, ou cerca de dois milhões nos próximos 12 anos, para responder às necessidades do mercado laboral, segundo um estudo que reconhece estas carências apesar da desaceleração económica, noticia a Lusa.

O estudo considera que os actuais 4,4 milhões de estrangeiros a viver em Espanha não são suficientes, a médio prazo, laboral, perante uma tendência de redução da força laboral espanhola.

A análise é da Fundação Empresa e Sociedade que considera vital «acabar com as mensagens catastrofistas» do suposto impacto negativo da imigração na sociedade espanhola, uma questão que ressurgiu no debate político em Espanha devido à desaceleração económica actual.

O estudo sustenta que a imigração deve ser vista como um «fenómeno transcendental» para a economia espanhola, já que «50 por cento do crescimento do PIB nos últimos cinco anos» se deve a este processo.

Francisco Abad, director da Fundação Empresa e Sociedade, que desde 1985 se dedica a promover a integração de pessoas desfavorecidas nas empresas, recordou que já em 2005 os imigrantes ocuparam mais de 50 por cento dos novos empregos.

O economista Josep Oliver, outro colaborador do estudo, recorda que os imigrantes são um facto imprescindível para a economia espanhola, contribuindo para a segurança social e recebendo pouco em pensões e educação.

Um facto a contabilizar neste debate é o número de ilegais em Espanha, que Puyol estima possam ser de 600 mil o que, somando aos legais, demonstra o impacto deste grupo numa força laboral de cerca de 20 milhões de pessoas.

Oliver recorda que nas principais comunidades autónomas os imigrantes representam entre 20 e 30 por cento da força laboral, duas ou três vezes mais do que representam em termos populacionais.

Todos os responsáveis pelo estudo sustentam que é importante que se desenvolva um «discurso construtivo» e «mensagens positivas» sobre o tema, reconhecendo a contribuição económica dos imigrantes.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
British Airways assina novos contratos com Groundforce

Empresas
Renovação para Lisboa



Companhia aérea vai começar a ter dois voos diários para Faro no VerãoA British Airways (BA) acaba de assinar um novo contrato com a empresa portuguesa de handling Groundforce para assistência em Faro. Para além desse, foi também firmada a renovação do contrato para o aeroporto de Lisboa, onde a assistência é apenas na «placa lost & found» e de carga.

«Este novo contrato, resultado da compra da sua franchisada GB Airways pela Easy Jet, prevê assistência em regime de full handling, bem como assistência de Lounge e Ticketing, e contrato de carga. Sem os voos da GB, a British Airways inicia agora a sua própria operação em Faro, com dois voos diários previstos para o Verão», adianta a Groundforce em comunicado.

AF
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
El País: «Bush e Zapatero ignoram-se»

Zapatero entrou na sala da cimeira da NATO e pôs-se a ler ensimesmado. A escassos metros, Bush falava com vários governantes de outros países. O grupo ia crescendo, mas o primeiro ministro espanhol não se moveu

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
FARC condiciona libertação de Betancourt

Colômbia: guerrilheiros exigem uma troca de prisioneiros




Um avião humanitário francês chegou quinta-feira à Colômbia para auxiliar reféns, entre eles a franco-colombiana Ingrid Betancourt, mas os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram que não os libertarão, a menos que haja um acordo negociado numa zona desmilitarizada, noticia a Lusa.

«Não é admissível que nos peçam mais gestos de paz», afirmaram os chefes rebeldes Rodrigo Granda e Jesús Santrich, do bloco guerrilheiro Caraíbas, numa nota publicada pela Agência Bolivariana de Imprensa.

A divulgação da mensagem coincide com a chegada a Bogotá de um avião militar francês numa missão humanitária que procura assistir médicamente a franco-colombiana Ingrid Betancourt e outros reféns doentes.

Lembrando a libertação de seis reféns em Janeiro e Fevereiro, os dois guerrilheiros consideram que já deram provas da sua boa vontade para encontrar soluções para o conflito.

Sublinham que, futuramente, pedirão mais garantias. «Seguramente tornar-nos-emos mais exigentes e só nos valerão as nossas próprias garantias», acrescentaram.

Depois de referirem a exigência rebelde de um território desmilitarizado com cerca de 800 quilómetros, os guerrilheiros declaram que não haverá «encontro governo-guerrilha, por exemplo, sem a existência de uma zona desocupada».

«Só em consequência de uma troca de prisioneiros sairão em liberdade os que estão cativos nos nossos acampamentos», adiantaram os guerrilheiros, precisando que nenhum dos sequestrados «está em piores condições» do que dirigentes políticos e líderes populares que foram presos sem serem guerrilheiros.

PD
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo