Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Gostos Recebidos
0
Minas: erradicação custa 7,5 milhões de euros

Nações Unidas fizeram as contas em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau

As Nações Unidas avaliam em 11,8 milhões de dólares (7,5 milhões de euros) a verba necessária este ano para os trabalhos de erradicação das minas terrestres nos três países lusófonos ainda afectados - Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.

Os casos mais complicados, segundo o último relatório do Serviço das Nações Unidas para Acção contra as Minas, registam-se em províncias angolanas como o Cuando-Cubango, onde cerca de 400 mil pessoas vivem em zonas afectadas, e Moxico, onde se registam mais acidentes do género em Angola, um dos países em destaque nos eventos que assinalam hoje o Dia Internacional de Sensibilização para o Perigo das Minas e Assistência à Acção Antiminas.

«Angola é considerado um dos países mais minados de África, resultado de 30 anos de guerra civil», que terminou apenas há seis anos, refere o relatório divulgado no final de 2007, que estima em 8,36 milhões de dólares o envelope necessário ao financiamento dos trabalhos.

Só neste país, foram identificadas quase duas mil comunidades, em 18 províncias de Cabinda a Luanda e ao Namibe, afectadas pelo problema das minas.

O número de vítimas situa-se entre 300 e 400 anualmente, cerca de cinco por cento o total mundial (6.000) no ano passado.

Na Guiné-Bissau, as origens do problema confundem-se com as da Guerra Colonial (1963), e este foi agravado pela guerra civil (1998-1999) e pelo conflito de Casamança, no sul do Senegal, com a agravante da maior contaminação de solos se registar em áreas agrícolas.

«Cerca de 480 mil metros quadrados de terras foram limpos até Julho de 2007, sobretudo para uso agrícola, mas também para fins residenciais», refere o relatório das Nações Unidas.

Na Guiné, a verba necessária para os projectos de desminagem é estimada em 2,4 milhões de dólares, mais do dobro do orçado para Moçambique (um milhão de dólares), onde os progressos são mais considerados significativos.

Nos últimos três anos, um programa em que participou a ONG britânica HALO Trust (MIFD) permitiu «a limpeza de todas as áreas minadas conhecidas nas quatro províncias do norte», cerca de 51 por cento do território moçambicano.

Em 2006 registaram-se 18 acidentes com minas e outro tipo de engenhos explosivos em Moçambique, que causaram 35 vítimas, das quais 19 mortais - 8 homens, uma mulher e dez crianças.

«Os resultados preliminares indicam uma redução significativa da área contaminada relativamente aos 160 quilómetros quadrados registados em 2006», para perto de 40 quilómetros quadrados, «um número que se espera que continue a recuar» até que esteja completo o trabalho de avaliação em curso, refere o relatório das Nações Unidas.

De 26 mil em 1997, o número de vítimas de acidentes do género caiu para 6 mil, segundo os últimos dados das Nações Unidas - uma redução de 75 por cento.

Ainda assim, os trabalhos em curso em todo o mundo implicam um esforço financeiro de cerca de 400 milhões de dólares, segundo as Nações Unidas.

Para sensibilizar a opinião pública mundial, o Dia Internacional do tema é assinalado em pelo menos 15 países.

Em Nova Iorque, Estados Unidos, será inaugurada a exposição de fotografias «Sobreviver à Paz e ao Terror em Grande Escala», sobre os efeitos das minas terrestres e engenhos explosivos de guerra nas populações do Afeganistão, Angola, República Democrática do Congo, Líbano e Sudão.

PD

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Gostos Recebidos
0
Martin Luther King foi morto há 40 anos

Defensor dos direitos da comunidade negra desapareceu em Memphis

Os Estados Unidos da América (EUA) recordam esta sexta-feira de forma especial Martin Luther King, 40 anos depois do mais emblemático defensor dos direitos civis da comunidade negra ter sido assassinado num motel em Memphis.

O desaparecimento do emblemático pastor da Igreja Baptista não travou a sua luta. Alimentou mais ainda o ideal do homem que disse que um dia teve um sonho com uma américa diferente.

Na véspera desta efeméride, o congresso dos EUA assinalou as quatro décadas da morte de Luther King como vários discursos, entre eles o de Martin Luther King III - filho do activista -, que esta sexta-feira estará também em Memphis, onde marcarão presença ainda o senador republicano John McCain e a senadora democrata Hillary Clinton, que se encontram na corrida à Casa Branca. O também democrata Barrack Obama, o outro nome envolvido nesta disputa, será o grande ausente.

Esta noite em Memphis, no Estado do Tennessee, vai ser realizada ainda uma vigília com velas, em memória de Luther King, no Museu Nacional de Direitos Civis, que se ergueu no Lorraine Motel, onde foi assassinado.

Um dos momentos mais marcantes da vida de Luther King aconteceu em Agosto de 1963, quando reuniu 250 mil pessoas em frente ao monumento a Abraham Lincoln, em Washington, e proferiu o célebre discurso «I have a dream» (Eu tenho um sonho).

No ano seguinte, com apenas 35 anos, a sua luta pacífica pelos igualdade de direitos, valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz.

A 4 de Abril de 1968, Luther King foi atingido a tiro, quando saiu à varanda de um motel em Memphis, onde se encontrava para se associar a um protesto de um grupo de trabalhadores do lixo da cidade em greve.

PD

mely

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 12, 2007
Gostos Recebidos
0
SUIÇA: Português despedido por descobrir pedofilia

SUIÇA: Português despedido por descobrir pedofilia

--------------------------------------------------------------------------------

Um cidadão português, residente na Suiça, trabalhador de uma das principais rádios locais, a Rádio Suisse Romande (RSR) descobriu ficheiros de pedofilia no seu local de trabalho e foi despedido.
"Eu não fiz nada e fui despedido, enquanto a pessoa envolvida foi protegida durante muito tempo e esteve para ser promovida a director", disse Jorge Resende à Agência Lusa.
A história deste emigrante há 18 anos na Suíça, administrador de sistemas informáticos na RSR, começou em Maio de 2005, quando estava a fazer "um trabalho de reciclagem" e encontrou ficheiros de carácter pedófilo.
"Avisei o meu chefe, que avisou a direcção. Descobrimos que tinham sido apagados 1.100 ficheiros. Como o programa permite identificar quem apaga os ficheiros, soube-se quem era a pessoa. Foi assim que descobrimos que (essa pessoa) tinha ainda nos 'Meus Documentos' mais de 300 fotografias e filmes pedófilos", contou Jorge Resende.
De acordo com o português, as crianças que apareciam nas fotografias e nos filmes eram "todas raparigas em poses eróticas e com brinquedos eróticos".
O emigrante foi de imediato chamado à direcção da rádio, onde lhe disseram "directamente" que se o assunto saísse da empresa, ele era despedido."Informaram-me depois que falaram com a pessoa em causa, que admitiu tudo, aceitou ter acompanhamento psicológico e ia ser 'controlado' no local de trabalho", afirmou.
Jorge Resende disse que "tentou viver" com essa situação "durante algum tempo", mas não conseguiu.
"Sentia-me um cobarde. As imagens destruíram-me completamente. O meu chefe dizia-me que tínhamos feito a nossa obrigação e que cabia à direcção tomar medidas, mas não me conformava", relatou o emigrante.
Por isso, depois de duas depressões decidiu, em Outubro passado, falar com um grupo de mediação de conflitos que existe na rádio."Quando a direcção soube que ia falar com esse grupo quis despedir-me por falta de confiança", afirmou.
Entretanto, de acordo com o português, "alguém da rádio" denunciou o caso à polícia."Tentei que a direcção denunciasse este caso. Nunca fui à polícia, mas quando o caso foi denunciado fui chamado e colaborei. Tinha provas – fez cópias das fotografias – e levei-as à polícia no dia 28 de Fevereiro. No dia 29 fui despedido", contou.
Jorge Resende acusou ainda a direcção da RSR de lhe ter oferecido dinheiro "para se calar", o que ele recusou."Era uma boa quantia, que me permitia viver bem, mas não me imagino a viver com esse dinheiro", afirmou o português, que há um mês não paga as contas porque está a "guardar o dinheiro para a alimentação".
No âmbito do processo que está a decorrer à suspeita de pedofilia, o emigrante foi chamado na sexta-feira ao juiz como testemunha, mas disse que o tratamento dado foi de "acusado"."Saí acompanhado por quatro polícias. Foram à minha casa e levaram-me o computador, computadores de amigos meus que estavam lá a arranjar e os computadores das minhas filhas", afirmou.
Na quarta-feira, ficou a saber que fora acusado "por ter guardado em casa as fotografias", que depois apresentou à polícia.
Jorge Resende acusa a rádio de estar a utilizar as provas que guardou contra ele próprio.Quase três anos depois do início deste caso, o português lamenta não ter ido logo à polícia e só quer voltar a trabalhar.
"Quando houve a primeira ameaça de despedimento não fui à polícia porque tive medo. Tenho três filhas adolescentes para criar", explicou.A apoiá-lo tem mais de uma centena de colegas que, além das mensagens de apoio que têm escrito na sua página de Internet (www.resendefamily.ch) e do filme que colocaram no Youtube, realizaram na quarta-feira uma manifestação frente à porta da RSR a exigir a sua reintegração na empresa.
Para segunda-feira está agendada uma assembleia-geral, na qual os funcionários da RSR vão decidir se avançam para uma greve se a situação do português não ficar resolvida.
A Lusa contactou a RSR para ouvir a versão da empresa sobre o despedimento do emigrante português, mas a funcionária que responde por estes assuntos não estava hoje disponível, remetendo para mais tarde um comentário sobre o assunto.

ad libitum

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Gostos Recebidos
0
E eu que tinha a Suiça como um país exemplar...:espi29:

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Gostos Recebidos
0
Chávez nacionaliza empresas de cimento

Venezuela: presidente diz que quer combater crise no sector imobiliário

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou a nacionalização de todas as empresas de cimento que operam no país. O chefe de estado argumentou que esta é uma medida para proteger os bens necessários para o combate à crise que afecta o sector imobiliário.

Chávez disse que as empresas que vão ser nacionalizadas vão receber compensações justas e que esta será uma indústria que sofrerá melhoramentos. «Vamos preparar um plano para modernizar estas cimenteiras», garantiu o chefe de estado durante um programa televisivo, transmitido esta quinta-feira.

Apesar de não ter avançado qualquer data para a concretização das nacionalizações, Chávez referiu que acontecerão a «curto prazo».

O sector cimenteiro venezuelano é controlado na sua maioria por empresas estrangeiras. A mexicana Cemex têm três fábricas, controlando metade do mercado, e o governo do México já reagiu a esta decisão.

«A secretaria das Relações Exteriores fará tudo o que estiver ao seu alcance para proteger os interesses legítimos das empresas mexicanas no exterior», lê-se numa nota do governo mexicano, citada pelo El País, em que é acrescentado quer o embaixador da Venezuela no México será convocado para uma reunião.

A CNN recorda que as empresas francesa Lafarge e a suíça Holcim são também algumas das mais afectadas por esta medida.

Antes de ter anunciado esta decisão, Chávez já tinha manifestado a sua preocupação pelos altos preços dos materiais de construção, e que estaria disposto a tomar medidas para debelar o problema da falta de casas na Venezuela, refere a cadeia televisiva norte-americana.

Hugo Chávez já nacionalizou os sectores petrolíferos, energéticos e de telecomunicações venezuelanos. Esta nova vaga de nacionalizações é vista como a execução de um plano de controlo estatal de todos os sectores estratégicos do país.

PD

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Gostos Recebidos
0
Heroína: portugueses presos em Espanha

Desmantelado laboratório de tratamento de heroína nas Canárias

ois portugueses estão entre um grupo de 13 pessoas detidas numa operação que permitiu desmantelar um laboratório de tratamento de heroína nas Canárias, noticia a agência Lusa.

Os dois portugueses, que não foram identificados, são acusados de delitos contra a saúde pública, tendo sido detidos na última semana no âmbito da operação Lâmina.

A operação começou há dois meses depois de se ter detectado um aumento do consumo de heroína na região, onde acabou por ser detectado o laboratório, no município de La Laguna.

Na operação, a polícia encontrou 1,5 quilos de heroína de grande pureza, confiscando ainda 60 mil euros em dinheiro.

O grupo de 13 pessoas, sete mulheres e seis homens de entre 25 e 40 anos, inclui, além dos portugueses, três espanhóis, dois dominicanos e seis guineenses.

Segundo a Guarda Civil a droga, oriunda do Afeganistão e que chegava a Tenerife através de «correios», era adulterada no laboratório para se aumentar o seu volume e peso, sendo depois distribuída num sistema de «entrega ao domicilio».

PD

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Gostos Recebidos
0
007: Sean Connery quer voltar

Actor, que foi Bond sete vezes, quer ser o vilão

25 anos depois de ter dado corpo a James Bond pela última vez, Sean Connery afirma que quer voltar à saga. Em declarações ao Daily Mail, o actor, que foi Bond por sete vezes, afirmou quer ser o vilão do próximo filme da série, Quantum of Solace.

Segundo o jornal, Sean Connery, reuniu-se em segredo com os produtores do filme e está a negociar uma participação no filme, que já está a ser feito.

O Daily Mail afirma que o actor pede um cachet mínimo de 20 milhões de dólares. Connery mostrou-se muito satisfeito com o sucesso do último filme de Bond, que foi interpretado pelo britânico Daniel Craig, que receberá 60 milhões de dólares para protagonizar os quatro próximos filmes da série.

«A escolha de Daniel Craig foi magnífica. Escolheram um Bond mais realista e os efeitos especiais não podiam ser melhores», declarou o veterano actor.

IOL

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Gostos Recebidos
0
Reino Unido: Príncipe Filipe hospitalizado com problemas pulmonares

O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, foi hospitalizado para tratamento a uma infecção hospitalar, anunciou hoje o Palácio de Buckingham.

Uma porta-voz disse que o príncipe Filipe, 86 anos, foi transportado para o Hospital Rei Eduardo VII, no centro de Londres, para «análise e tratamento de uma infecção pulmonar».

«O programa de compromissos de sua alteza real para o fim-de-semana foi cancelado» , adiantou a porta-voz.

Lusa/SOL

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Juiz que não executou sentença de prisão a suspeito pode ser alvo de acção disciplina

O juiz espanhol Rafael Tirado pode ser alvo de uma punição disciplinar grave por não ter ordenado a execução da sentença por abusos sexuais a que foi condenado o principal suspeito da morte da criança de Huelva, Mari Luz Cortés.

Uma proposta nesse sentido terá sido avançada já pelo Serviço de Inspecção do Conselho Geral do Poder Judicial (CGPJ), cuja Comissão Disciplinar analisará na segunda-feira o caso.

Fontes do CGPJ explicaram hoje que o juiz poderá ser sancionado com a transferência compulsiva, a suspensão e até o afastamento da carreira judicial, pelo que se considera ter sido uma «falta muito grave de atenção» no caso.

Santiago Del Valle Garcia, actualmente em prisão preventiva como suspeito da morte de Mari Luz, tinha sido previamente condenado a duas penas de prisão por abusos sexuais a menores, nenhuma das quais foi executada.

O juiz é acusado de durante três anos não ter aplicado a execução da sentença, permitindo a Del Valle estar em liberdade.

Tirado, no entanto, já rejeitou responsabilidade, afirmando que o processo de execução se atrasou devido a uma baixa de uma funcionária judicial que as autoridades não substituíram durante vários meses.

A decisão de um eventual processo administrativo ao juiz será o primeiro resultado da investigação que a CGPJ levantou na sequência da detenção de Del Valle pelo seu alegado envolvimento na morte de Mari Luz.

Os investigadores decidiram arquivar um outro processo disciplinar a um juiz de Sevilha que demorou três anos a confirmar a sentença inicial de Tirado, visto a falta em que o magistrado poderia ter incorrido já prescreveu.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Gostos Recebidos
0
Reino Unido: Pedreiros proibidos de assobiar às mulheres

A empresa britânica de construção civil George Wimpey proibiu os seus pedreiros de assobiar para as mulheres que passam pelas obras, escreve a BBC Brasil.

De acordo com a empresa, o tradicional «piropo» dos pedreiros que assobiam pode afastar um tipo sofisticado de compradoras de imóveis que se sentem incomodadas com a atitude.

Inicialmente, a proibição será direccionada apenas aos pedreiros que trabalham nas obras da região próxima de Bristol, a oeste de Inglaterra, mas a medida poderá ser ampliada a todas as obras da empresa.

Para garantir que os pedreiros cumprem a proibição, um director da empresa foi enviado a todas as obras da região para verificar o comportamento dos empregados.

Fora de moda

De acordo com o director de vendas da George Wimpey, Richard Goad, o assobio está fora de moda.

«No século XXI, o assobio não tem lugar», disse Goad, acrescentando que «as mulheres não iriam aturar receber um assobio e não esperam ouvir nada parecido quando estão num local comercial».

O director da construtora afirma ainda que os pedreiros concordaram com a proibição.

«Na opinião deles, o fim dos assobios encoraja mais mulheres a visitar as obras e, para eles, isso só pode ser uma coisa boa», afirmou.

Portugal Diário

camposlux

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2007
Gostos Recebidos
0
:naodigas::naodigas::naodigas::naodigas::naodigas:se fosse ekm portugal é que nao tinha piada, olha que boa que ali vai ,bcheeeeeeeeeeeeeet:Espi06::Espi06::Espi06::Espi06::Espi06::Espi06:

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Gostos Recebidos
0
Tibete : Polícia chinesa dispara contra manifestantes

A polícia chinesa abriu fogo contra manifestantes numa região do sudoeste com maioria de população tibetana, acusada de "rebelião" pelas autoridades, noticiou hoje a agência Nova China.

Os recontros entre a polícia e os manifestantes deixaram ferido com gravidade pelo menos um funcionário governamental local, adiantou a mesma fonte.

As hostilidades começaram quinta-feira à noite no exterior do complexo governamental da Prefeitura Autónoma de Garze, situada no topo das montanhas de Sichuan, fronteiriças com o Tibete.

A agência oficial chinesa garantiu que o funcionário governamental foi "atacado" e "ferido com gravidade", mas não adiantou pormenores.

Em Garze, no fim do mês passado, manifestantes atacaram a polícia à pedrada e com armas brancas, matando um dos agentes.

A vaga de violência está enquadrada nos protestos anti-governamentais que começaram há cerca de um mês em Lassa.

Lusa

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Cubanos fazem fila, nem que seja para ver os preços

Cubanos fazem fila, nem que seja para ver os preços

SUSANA SALVADOR

As filas que se formaram à porta de muitas lojas em Havana, nesta última semana, não deixaram ninguém indiferente. É verdade que a maioria dos cubanos foi apenas "ver as montras", com os leitores de DVD, os televisores ou os computadores a serem demasiado caros para as suas carteiras. Mas a verdade é que está aí: o fim das restrições "supérfluas", anunciado por Raúl Castro na sua tomada de posse, a 24 de Fevereiro, impensável quando o seu irmão Fidel estava no poder. O uso da palavra "reforma" é contudo tabu.

"Passo a passo sobe-se uma montanha. Pelo menos este senhor é mais realista que o irmão", disse uma jovem à entrada de uma loja, citada no site de imprensa independente cubana, www.cubanet.org. "Deviam ter feito isto há muito tempo", diz outro cubano ao sair da loja com uma bicicleta eléctrica que lhe custou cerca de 520 euros. Fabricadas na China, estão agora ao dispor de todos. Isto é, todos aqueles que possam pagar o equivalente a 40 ordenados médios cubanos, que rondam os 13 euros.

Esta abertura económica vai fazer transparecer aquilo que na realidade já existia, duas classes distintas em Cuba. Aqueles que têm acesso aos pesos conversíveis (os CUC), com os quais podem comprar estes novos bens, e os que só podem contar com os pesos normais. Os primeiros valem 24 vezes mais que os segundos e estão acessíveis a 40% ou 50% dos cubanos através do Turismo, dos bónus de algumas empresas ou dos familiares exilados. Anualmente, entram no país por esta última via cerca de dois mil milhões de dólares.

O dinheiro existe e circula. Não é por isso de estranhar que, no dia em que acabou o "apartheid turístico" e os cubanos puderam entrar nos hotéis do próprio país, um casal anónimo "elegante e seguramente bem informado" tenha ido ao Hotel Riviera, em Havana, para poder usufruir de uma noite por 130 euros.

"É triste que após 50 anos de sofrimento, 50 anos a viver com falta de tudo e 50 anos a viver com a repressão, os cubanos tenham agora o direito a comprar uma panela de pressão", disse o secretário do comércio norte-americano, Carlos Gutierrez, classificando de "mínimas" as mudanças. Contudo, Eusébio Leal, um destacado intelectual cubano, aplaudiu-as. "Cada dias as notícias que nos chegam são encorajadoras e não como dizem os nosso inimigos mortais [EUA], um tema cosmético", afirmou, tirando do bolso um telemóvel, agora ao alcance dos cubanos que possam pagar cerca de cem euros.

Contudo, as grandes mudanças estão a sentir-se no sector agrícola, quase sem ninguém dar conta, porque não são anunciadas com grandes alaridos. Começaram com a liberalização da compra de ferramentas agrícolas, passaram pela distribuição aos agricultores de terras desaproveitadas e terminaram com a autorização de venda directa dos produtos a privados, sendo que o Estado paga agora o dobro ou o triplo.

Estas mudanças, juntamente com uma diminuição das restrições de viajar e a possibilidade de os cubanos poderem criar "micro-empresas" (em estudo), podem pôr Cuba num caminho parecido com o da China, rumo a uma economia de mercado, mas controlada politicamente, dizem os especialistas.

Fonte:DN Online

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
Zimbabué/Eleições: Oposição alerta para "vingança" de Mugabe e eventual "banho de san

Zimbabué/Eleições: Oposição alerta para "vingança" de Mugabe e eventual "banho de sangue"

05 de Abril de 2008, 10:55

Harare, 05 Abr (Lusa) - A oposição zimbabueana considerou hoje que o chefe de Estado, Robert Mugabe, está a exercer pressão para uma segunda volta presidencial para se "vingar" e apelou a uma intervenção da comunidade internacional a fim de evitar um "banho de sangue".

"Para Mugabe, uma segunda volta é uma estratégia de vingança", declarou Nelson Chamisa, porta-voz do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), principal partido da oposição.

"Perdeu e quer vingar-se", referiu Chamisa, sublinhando que a comunidade internacional deve intervir para evitar uma repetição da vaga de violência que ocorreu após a derrota do presidente Mugabe há oito anos num referendo sobre um projecto de nova Constituição.

"Foi derrotado no referendo de 2000 e todos estamos muito bem recordados da enorme violência que se seguiu", disse o porta-voz do MDC.

"Queremos evitar uma situação semelhante e só uma intervenção da comunidade internacional poderá evitar um banho de sangue", disse Nelson Chamisa, acrescentando que o mundo "deve persuadir Mugabe a aceitar a vontade do povo zimbabueano".

Antecipando-se contra a eventual manipulação da contagem de votos, o MDC já tinha reivindicado a presidência para o seu líder, Morgan Tsvangirai, após o encerramento das urnas das eleições gerais de 29 de Março, cujos resultados finais ainda não foram proclamados oficialmente.

Do seu turno, o partido de Mugabe afirmou sexta-feira estar disponível para uma segunda volta do escrutínio presidencial e contestou a contagem de votos para as legislativas em pelo menos 16 distritos.

A oposição reconheceu o "direito democrático" da União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (Zanu-PF, no poder) - de contestar os resultados legislativos, nos quais o MDC obteve oficialmente 109 dos 210 assentos do parlamento, contra 97 da Zanu-PF.

JMS.

Fonte:Lusa/Fim

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Gostos Recebidos
0
FRANCA; As exigências do Presidente francês Sarkozy

As exigências do Presidente francês Sarkozy exige abertura de diálogo da China com Dalai Lama para ir aos jogos de Pequim

A França impõe três condições para o Presidente Nicolas Sarkozy participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, nomeadamente abertura de diálogo com o Dalai Lama, indicou uma fonte do governo francês.

Em entrevista ao jornal Le Monde publicada hoje, a secretária de Estado dos Direitos Humanos, Rama Yade, referiu que Sarkozy "tomará uma decisão consoante a evolução dos acontecimentos e após consulta aos parceiros europeus, porque nessa altura se exprimirá como presidente em exercício da União Europeia".

"No entanto, três condições são indispensáveis para ele lá ir: o fim da violência contra a população, libertação dos prisioneiros políticos e abertura de diálogo com o Dalai Lama", acrescentou.

"Estas discussões com o chefe espiritual do Tibete devem pautar-se por um "diálogo construtivo" e versar sobre o reconhecimento da autonomia tibetana e da sua identidade espiritual, religiosa e cultural", especificou a secretária de Estado.

"Até agora, a China tem executado uma política de assimilação através da colonização do território tibetano e marginalizando a sua população. Assiste-se também ao folclorismo da cultura tibetana e, só em 2007, pelo menos 132 monges foram presos por motivos políticos", aponta Rama Yade na entrevista ao Le Monde.

Durante a sua visita a Londres, em finais de Março, Nicolas Sarkozy já tinha deixado em aberto a possibilidade de boicotar as festividades dos Jogos Olímpicos.

"Em função da evolução da situação no Tibete, anunciarei se vou ou não à cerimónia de abertura", declarou o chefe de Estado francês.

"A China, se não respeitar os direitos humanos, nunca será verdadeiramente uma grande potência", considerou ainda a secretária de Estado francesa.
lusa

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Gostos Recebidos
154
Iraque: Padre cristão ortodoxo assassinado no centro de Bagdad

Bagdad, 05 Abr - Um padre cristão ortodoxo foi assassinado hoje por desconhecidos no centro de Bagdad, informaram fontes da segurança iraquianas.

Homens armados não identificados que seguiam numa viatura dispararam sobre o padre que saía da sua casa no bairro central de Karrada, indicaram aquelas fontes, que não quiseram ser identificadas.

O padre teve morte imediata. O incidente ocorreu cerca das 12:00 (10:00 em Lisboa) e os atacantes fugiram, segundo as mesmas fontes.

O corpo da vítima foi transportado para o hospital Ibn Nafis.

Yusef Adel era padre da igreja síria ortodoxa e dava missa na paróquia São Pedro, no bairro de Karrada.

Os cristãos do Iraque, acusados de apoiar os "cruzados invasores", são regularmente alvo de violência, raptos, assassínios e atentados à bomba contra igrejas são realizados por insurgentes, xiitas e sunitas.

Antes da invasão de Março de 2003, a comunidade cristã do Iraque totalizava cerca de 800.000 membros, cerca de três por cento da população de maioria muçulmana. Desde então numerosos representantes da comunidade deixaram o país ou migraram para o Curdistão iraquiano (norte).

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
1
Piratas tomam veleiro francês

Somália
Piratas tomam veleiro francês

Um grupo de piratas apoderou-se de um enorme veleiro de luxo francês ao largo da Somália e mantém reféns os 32 membros da tripulação. A embarcação está a ser perseguída por um navio de guerra da Marinha francesa.

O veleiro de 88 metros voltava das Seychelles sem passageiros e dirigia-se para o Mediterrâneo quando foi atacado, no Golfo de Adén. Paris activou o "plano pirata mar", mobilizando todos os meios disponíveis e contactando os aliados na região.

O primeiro-ministro francês explica que "os Ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros estão a agir o mais rápido possível" e espera que "nas próximas horas", possam "garantir a libertação dos reféns". A maioria da tripulação é francesa, mas também inclui cidadãos ucranianos.

As águas costeiras da Somália constituem uma das principais zonas de pirataria do Mundo, o que levou a criação da Task Force 150, uma força de intervenção naval sob comando norte-americano.

EuroNews

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Gostos Recebidos
0
Tibete: 8 mortos em manifestação num mosteiro

Polícias armados atiraram aos moradores e monges. 17 detidos na Índia

Multimédia:

* fotografias Fotografias

Oito pessoas morreram durante uma manifestação num mosteiro, no sudoeste da China, anunciou a Campanha Internacional pelo Tibete, após um confronto com a polícia.

Segundo a imprensa oficial, um polícia ficou seriamente ferido, noticia a Reuters.

Vários polícias armados atiraram na direcção dos moradores e monges do local, após alguns monges do mosteiro Tongkor, na região tibetana da província de Sichuan, terem sido detidos pela polícia. Estava em curso uma operação de busca de imagens do Dalai Lama, revelou a organização pelo Tibete no seu site oficial. O mosteiro abrigava 350 monges.

Na sexta-feira, a agência de notícias estatal chinesa Xinhua disse que «um oficial foi atacado e seriamente ferido num protesto», acrescentando que «oficiais locais agiram para responder», sem dar detalhes sobre o incidente.

«A polícia foi obrigada a dar tiros de alerta e acabar com a violência, uma vez que oficiais e pessoas estavam em grande perigo», disse a Xinhua.

A imprensa local chinesa em chinês não fez qualquer referência ao incidente deste sábado.

A polícia indiana deteve 17 exilados tibetanos que se preparavam para uma marcha de protesto em direcção ao Himalaia, no noroeste da Índia, informou uma fonte local.

O grupo foi detido em Ladakh, um distrito que faz fronteira com o Tibete, por alegada violação de uma lei que proíbe a entrada em zonas fronteiriças sensíveis.

As manifestações de protesto contra a China tiveram início em Março no Tibete, especialmente na sua capital, Lassa, mas também em algumas províncias chinesas vizinhas, sendo o maior protesto contra Pequim nas últimas décadas.

2008/04/05 PD

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Gostos Recebidos
0
Zimbabwe: Tsvangirai acusa Mugabe de preparar "guerra" para a segunda volta

O líder da oposição no Zimbabwe declarou-se hoje vencedor das presidenciais realizadas há uma semana e acusou o partido no poder de estar a mobilizar milícias e a preparar uma “guerra” destinada a invalidar os resultados das eleições. Morgan Tsvangirai desafia, por isso, o Presidente Robert Mugabe a dialogar com a oposição, permitindo “uma transição pacífica, ordenada e democrática”.
fonte;publico

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Gostos Recebidos
0
Montenegro vota nas primeiras presidenciais pós-independência

Mais de 500 mil montenegrinos votam este domingo nas primeiras presidenciais em dois anos de independência da Sérvia.

Há quatro candidatos e se nenhum alcançar mais de metade dos votos haverá uma segunda volta daqui a duas semanas. Os quatro estão a favor da entrada do Montenegro na União Europeia e querem urgência nas reformas exigidas por Bruxelas.

O favorito, de acordo com as sondagens, é o candidato governamental Filip Vujanovic, colaborador próximo do primeiro-ministro Milo Djukanovic. O partido socialista está no poder desde a década de 90.

Segundo os inquéritos de opinião, Vujanovic deverá conseguir alcançar a vitória à primeira volta. Outro candidato é Andrija Mandic, candidata-se pelos 25 por cento de sérvios que permanecem no Montenegro. Mandic promete estreitar relações com Belgrado e Moscovo.

Taco a taco para alcançar o segundo lugar no sufrágio está Nebojsa Medojevic, forte crítico do governo, que se propõe combater a miséria num país onde 10 por cento da população vive em pobreza extrema.
(euronews)

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Gostos Recebidos
0
Honduras: Avião aterra choca com camião em aterragem de emergência - quatro feridos

Tegucigalpa, 06 Abr (Lusa) - Um avião ligeiro chocou sábado com um camião na capital das Honduras após ter sido obrigado a uma aterragem de emergência, provocando quatro feridos ligeiros, disse hoje fontel policial.

O piloto do avião detectou problemas mecânicos no aparelho pouco depois da descolagem e tentou regressar ao Aeroporto de Tegucigalpa, mas já não conseguiu alcançá-lo, tendo sido forçado a aterrar numa rua próxima.

Ao fazê-lo, o aparelho tocou com uma asa num camião que passava e capotou, ficando virado ao contrário.

O acidente provocou ferimentos ligeiros no piloto e em três passageiros do avião, que foram hospitalizados, tendo o condutor do camião ficado incólume.

MSP.

Lusa

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Gostos Recebidos
0
Brasil: 15 mortos e 50 mil desalojados em inundações no Nordeste

Brasil: 15 mortos e 50 mil desalojados em inundações no Nordeste

Rio de Janeiro, Brasil, 06 Abr (Lusa) - Chuvas diluvianas que caem há cerca de duas semanas na região árida do nordeste do Brasil já provocaram pelo menos 15 mortos e 50 mil desalojados, informou a defesa civil.

O Estado mais afectado é Paraíba, onde cerca de 15 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas. Quinze pessoas morreram nas inundações provocadas pelo aumento do caudal do rio Paraíba, segundo um último balanço divulgado no sábado.

No Estado vizinho de Piauí, cerca de 19 mil pessoas foram retiradas das suas habitações e três dezenas de localidades estão isoladas dado que as estradas se encontram intransitáveis.

O Estado de Maranhão conhece uma situação idêntica, com oito mil desalojados. As inundações também atingiram os Estados de Pernambuco e do Ceará, onde quatro mil pessoas foram obrigadas a abandonar os seus lares.

Face a esta catástrofe, que atinge a região pobre do nordeste do país, o governo federal desbloqueou cerca de 280 milhões de dólares para ajudar as regiões sinistradas.

NV.

Lusa

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Gostos Recebidos
0
França: Profanação de campas muçulmanas causa indignação

A profanação de mais de uma centena de campas muçulmanas num cemitério militar do norte de França provocou este domingo emoção e indignação, tendo o presidente Nicolas Sarkozy criticado um acto relevante do "racismo mais inadmissível que existe".

As inscrições descobertas hoje de manhã no cemitério Notre-Dame de Lorette, perto de Arras, "visam directamente o Islão e insultam gravemente Rachida Dati", a ministra da Justiça, de origem magrebina, indicou à agência noticiosa francesa AFP o procurador da República de Arras, Jean-Pierre Valensi.

"Uma cabeça de porco foi mesmo colocada numa das campas", adiantou o procurador, que deu conta de 148 campas profanadas na noite de sábado para hoje.

O incidente ocorreu quase um ano depois de factos semelhantes no mesmo cemitério.

Na noite de 18 para 19 de Abril de 2007, 52 campas do lado muçulmano foram cobertas de inscrições nazis, de cruzes gamadas e célticas. As inscrições "Heil Hitler" e "Skinhead não está morto" foram também encontradas num dos ossários do cemitério.

"Este acto resulta do racismo mais inadmissível que existe e o presidente da República partilha a dor de toda a comunidade muçulmana de França", declarou hoje a presidência num comunicado, que indica 136 campas profanadas.

Sarkozy "pretende ser informado do seguimento do inquérito judicial", que espera seja rápido "para que os autores deste acto sejam punidos como merecem", adianta.

O primeiro-ministro, François Fillon, e a ministra do Interior, Michèle Alliot-Marie, exprimiram igualmente a sua "indignação" e condenaram "com a maior firmeza" aqueles actos.

O partido socialista, por seu turno, deu conta da sua "fúria e indignação" e pediu uma "investigação eficaz seguida de sanções exemplares".

Hoje de manhã, uma centena de polícias encontrava-se no local e o acesso ao local estava impedido ao público e aos jornalistas.

Representantes da comunidade muçulmana puderam, no entanto, aceder à zona.

"É vergonhoso ver isto. Quando falta o respeito é uma catástrofe", declarou à imprensa o presidente regional do culto muçulmano Bahssine Saaidi, defendendo que se trabalhe em conjunto para "parar este problema de racismo".

Na sequência da primeira profanação, dois jovens de 18 e 21 anos foram condenados a dois anos de prisão e um menor de 16 a sete meses de prisão, dos quais cinco e meio de pena suspensa.

Inaugurado em 1925, o cemitério ocupa um local que assinala os combates mortíferos de 1915, numa das zonas mais disputadas da frente ocidental no início da Primeira Guerra Mundial.

Cerca de 40 mil soldados estão sepultados no local, dos quais 20 mil em campas individuais. A zona muçulmana integra 576 campas orientadas para Meca.
fonte;sapo noticias

Amoom

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Fev 29, 2008
Gostos Recebidos
14
..estes seres... com estas atitudes! só provam aquilo que sao... :isso_se_faz:

Amoom

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Gostos Recebidos
0
França: Paris "não suspenderá nunca" os esforços para libertar Ingrid Betancourt - Ko

França: Paris "não suspenderá nunca" os esforços para libertar Ingrid Betancourt - Kouchner
06 de Abril de 2008, 15:56

Paris, 06 Abr (Lusa) - O chefe da diplomacia francesa, Bernard Kouchner, assegurou hoje que a França "não suspenderá nunca" os seus esforços para libertar Ingrid Betancourt, antes da partida de uma marcha em Paris pela refém franco-colombiana, na qual participa Carla Bruni-Sarkozy.

"Hoje, as pessoas colocam-nos questões sobre aquela missão humanitária, para perguntar se a vamos parar", declarou Kouchner diante da ópera de Paris, onde se reuniram milhares de pessoas, constatou uma jornalista da agência noticiosa francesa AFP.

"Não a vamos parar, não suspenderemos nunca" os nossos esforços para a libertação de Ingrid Betancourt, disse, junto da presidente argentina Cristina Kirchner, a secretária de Estado para os Direitos Humanos francesa, Rama Yade, e a família da refém.

A França enviou quarta-feira, em conjunto com a Suíça e a Espanha, uma missão humanitária para tentar entrar em contacto com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que detém a ex-candidata à presidência colombiana há mais de seis anos.

"Marchas brancas" para exigir a libertação da refém, onde os participantes são convidados a vestirem-se de branco em sinal de paz pela Colômbia, são organizadas hoje em cerca de 20 cidades francesas.

Em Paris, numerosos manifestantes têm "t-shirt" brancas ou braçadeiras da mesma cor. Uma faixa onde se pode ler "Libertem Ingrid já" foi colocada na fachada da ópera Garnier, assim como o seu retrato.

Sob aclamação da multidão, o filho da refém, Lorenzo Delloye, de 19 anos, pediu: "Liberdade, liberdade para todos! Que estes gritos de liberdade atravessem o Atlântico, para que a mamã os ouça".

A guerrilha marxista, que o presidente colombiano, Alvaro Uribe, prometeu eliminar, propõe trocar Ingrid Betancourt e 38 outros reféns, entre os quais um luso descendente, ditos "políticos por 500 guerrilheiros detidos na Colômbia, no quadro de um acordo global.

"Esta marcha não pode ser a última. Estaremos aqui até ao último refém", declarou a irmã da refém, Astrid Betancourt, que desfilará ao lado da Federação Internacional dos Comités Ingrid Betancourt e da Federação Internacional dos Direitos Humanos, em Paris.

O desfile deverá terminar na Assembleia Nacional.

O presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoe, o dirigente centrista François Bayrou e personalidades do mundo cultural, como o escritor Marek Halter também devem participar na marcha, assim como a antiga refém no Iraque, a jornalista Florence Aubenas.

PAL.

Fonte:Lusa/fim

Status
Não está aberto para novas respostas.