Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Iraque: Libertados 42 estudantes universitários raptados de manhã por homens armados

Iraque: Libertados 42 estudantes universitários raptados de manhã por homens armados em Mossul
06 de Abril de 2008, 15:39

Mossul, Iraque, 06 Abr (Lusa) - Quarenta e dois estudantes da universidade de Mossul, raptados hoje por desconhecidos armados a sul da cidade, foram libertados horas depois, já se encontrando a salvo, informou fonte da polícia local.

Segundo o porta-voz do exército iraquiano em Mossul, general Khaled Abdul Sattar, dois autocarros que transportavam estudantes universitários foram interceptados por homens armados a cerca de 30 de quilómetros da cidade, perto da localidade de Jurm, mas o incidente acabou por ter um desfecho menos grave do que era esperado.

Os assaltantes, que instalaram um falso controlo de estrada, utilizaram camiões equipados com metralhadoras pesadas. Um dos autocarros dos estudantes conseguiu pôr-se em fuga, mas foi atingido a tiro, tendo ficado feridos três passageiros.

O segundo autocarro foi feito refém pelos assaltantes e os 42 passageiros que transportava metidos à força em viaturas dos sequestradores.

Os estudantes eram provenientes da localidade de Ash Sahrqat, 70 quilómetros a sul de Mossul.

Mossul converteu-se nos últimos meses no principal foco de acção dos insurrectos sunitas no Iraque, principalmente da rede terrorista Al-Qaida, que encontrou aqui um dos seus refúgios.

JMS.

Fonte:Lusa/Fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Pequim2008: Polícia deteve 36 manifestantes pró-Tibete

Pequim2008: Polícia deteve 36 manifestantes pró-Tibete durante passagem da chama olímpica.

A polícia inglesa deteve hoje 36 pessoas que tentaram perturbar a passagem da chama olímpica por Londres enquanto protestavam contra a alegada repressão no Tibete pela China, país anfitrião dos Jogos Olímpicos em 2008.

Um dos manifestantes mais audazes tentou apagar a chama, transportada desde a cidade grega de Atenas, com um extintor, tendo sido rapidamente impedido pela polícia.

Outro tentou arrancar a tocha da mão da apresentadora de televisão Konnie Huq e chegou a segurá-la durante alguns segundos, até ser arrastado e imobilizado para que a marcha continuasse.

Os incidentes registaram-se ao longo dos cerca de 48 kilómetros que a chama percorreu desde o estádio nacional de Wimbledon, no norte da cidade, à O2 Arena, no sul, onde chegou perto das 18:00 horas.

Milhares de manifestantes pró-tibete aproveitaram a ocasião para protestar contra a China, que organiza este ano os Jogos Olímpicos em Pequim, e a forma como lidou com os recentes tumultos na capital tibetana, Lassa.

A chama foi transportada por diversos atletas e personalidades britânicas e passou pela residência do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que já recusou um boicote político aos Jogos, como já foi sugerido.

Apesar de as organizações pró-tibete terem apelado à realização de manifestações pacíficas, registaram-se alguns episódios violentos, com a polícia a ser também acusada de ter aplicado "mão pesada" na forma como lidou com os transgressores.

A certa altura, dezenas de polícias correram ao lado da tocha e do seu transportador para evitar intromissões indesejadas, tendo parte do percurso sido feito em autocarro por questões de segurança.

Pelo menos dois mil polícias foram alocados para proteger a chama olímpica e os intervenientes duraste os 48 kilómetros do percurso, numa operação com um custo estimado em um milhão de libras (1,27 milhões de euros).

A chama olímpica vai agora viajar até Paris e outras 19 cidades até regressar ao território chinês, que também vai percorrer, incluindo o Tibete, antes de voltar a Pequim onde se realizam os Jogos Olímpicos este Verão.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
França entra em contato com os seqüestradores de iate na Somália

O governo francês entrou em contacto com os homens que invadiram na sexta-feira um iate francês no litoral da Somália, sequestrando seus 30 tripulantes. A informação foi divulgada neste neste domingo pelo chefe da diplomacia, Bernard Kouchner.

"Estabelecemos contacto e estamos tentando de tudo para que não seja derramado sangue", afirmou o ministro. Indagado se a França está disposta pagar um resgate aos piratas, Kouchner respondeu: "Vamos ver".

O iate Ponant foi atacado no Golfo de Aden por uns dez piratas, que se encontram a bordo_O armador do barco, a companhia CMA-CGM, informou que os membros da tripulação são em sua maioria franceses e que o navio foi retido quando se dirigia ao Mediterrâneo vindo das ilhas Seychelles.

O governo francês accionou seu Plano Pirata-Mar, que consiste na "mobilização de todos os meios disponíveis na área", e anunciou que entrará "em contacto" com seus "aliados" na região.

O primeiro-ministro francês, François Fillon, expressou seu desejo de que os tripulantes sejam liberados "o mais rápido possível". Segundo o Estado-Maior, a França conta com presença militar na área, onde também está a Task Force 150, força marítima multinacional lançada sob o comando norte-americano e engajada no combate ao terrorismo.

A marinha francesa também dispõe de um avião de patrulha Atlantique 2, baseado em Djibuti.

O Le Ponant é um cruzeiro de luxo com capacidade para 64 passageiros. O navio deveria realizar um cruzeiro no final de Abril entre Alexandria (Egipto) e La Valeta (Malta), segundo a CMA-CGM, baseada em Marselha.

A costa da Somália é conhecida por ser uma das principais áreas do mundo de actuação de piratas, que atacam navios com o objectivo de tomar seus carregamentos e obter resgates em troca da libertação dos tripulantes.

Bem organizados e armados, esses grupos formam uma "poderosa máfia do mar", de acordo com especialistas, e partem de costas e portos que ninguém controla.


.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Petróleo: Presidente do Irão quer a OPEP influencie a economia mundial

Petróleo: Presidente do Irão quer a OPEP influencie a economia mundial
06 de Abril de 2008, 19:35
lusa.jpeg

Teerão, 06 Abr (Lusa) - O Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadineyad, cujo país é o quarto exportador mundial de petróleo e o segundo da OPEP, pediu hoje à organização que proteja os direitos dos seus membros para influenciar a economia mundial.

O Chefe de Estado fez estas declarações durante uma reunião na capital iraniana com o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o líbio Abdalla Salem El-Badri, a quem instou para que todos os países do cartel "estabeleçam um banco comum e empreguem a mesma moeda".

"A OPEP deve elaborar um bom programa e empregar todas as suas capacidades para proteger os directos dos exportadores e influenciar a economia mundial", disse Mahmoud Ahmadineyad, depois de se referir ao "papel essencial da energia nos acontecimentos mundiais".

Ahmadineyad, citado pela agência IRNA, sublinhou a necessidade dos membros da OPEP aumentar a cooperação entre si, "especialmente na produção e exportação do crude e desempenhem um papel activo na economia mundial".

O líder iraniano opinou que "os países importadores obtêm muito mais benefícios do que os exportadores e alguns deles criaram uma situação em que o petróleo nunca será vendido pelo seu verdadeiro preço, estando a pescar em águas turvas".

O secretário-geral da OPEP reiterou, por seu turno, que os actuais preços do petróleo "não são reais" e que esta organização "utilizará nas suas transacções outras moedas em vez do dólar" norte-americano.

NL.

Fonte:Lusa/Fim
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Campanha de Hillary com baixa de peso

Principal estratega demitiu-se devido a controversos contactos com a Colômbia

Multimédia:

* fotografias Fotografias

O principal estratega de Hillary Clinton, Mark Penn, demitiu-se no domingo devido à controvérsia causada pelos contactos que manteve com o governo da Colômbia, informou fonte da campanha, citada pela agência EFE.

«Depois dos acontecimentos dos últimos dias, Mark Penn pediu a demissão do cargo de estratega principal», refere uma nota de Maggie Williams, a directora da campanha da senadora Clinton.

Penn reuniu-se na segunda-feira com a embaixadora da Colômbia em Washington, Carolina Barco, para falar sobre o Tratado de Livre Comércio entre os Estados Unidos e aquele país, ao qual Hillary se opõe.

O ex-estratega da senadora Clinton é conselheiro delegado da agência de relações públicas Burson Marsteller Worldwide, contratada pelo Governo da Colômbia para promover a ratificação do tratado no Congresso dos Estados Unidos. Na reunião com Barco, Penn abordou a estratégia para atingir esse objectivo, apesar da oposição de Hillary Clinton ao acordo.

Depois de ter vindo a público o encontro, Penn afirmou em comunicado que cometeu «um erro» ao reunir-se com a embaixadora. Em resposta, a Colômbia cancelou o contrato com a empresa de relações públicas, que desde Março de 2007 promovia o tratado e o Plano Colômbia, o programa de ajuda, principalmente militar, dos Estados Unidos no país andino para o combate ao tráfico de droga.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
El País: «Zapatero exclui diálogo com a ETA»

Proposta anti-terrorista no discurso de tomada de posse


Outros títulos:

- «Bush e Putin apoiam sistema comum de defesa». Cimeira entre EUA e Rússia terminou com acordo entre chefes de Estado;

- «Supremo pode rever penas a violadores». Com nova resolução, violador de Vall d`Hebron, condenado a 311 anos de prisão por 17 anos, dos quais apenas cumpriu 16, pode pedir revisão de pena.

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
CNN: «São gueixas, mas são homens»

A última moda no Japão é a versão masculina das gueixas. Mulheres, ocupadas com as carreiras, pagam para ter companhia masculina


Outros títulos:

- «Paris está pronta para receber a chama olímpica»;

- «Três militares norte-americanos mortos; 31 feridos»;

- «Estratega de campanha de Hillary Clinton demite-se».

PD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Thandie Newton vai interpretar Condoleezza Rice em «W»

Filme sobre George W. Bush com elenco quaase completo
Thandie Newton foi a actriz escolhida pelo realizador Oliver Stone para interpretar Condoleezza Rice, a secretária de Estado dos EUA no filme «W», informa a Reuters.

O filme pretende retratar a vida privada do presidente norte-americano George W. Bush, nos antes que antecederam a sua ascenção ao poder.

O elenco do filme está quase completo. Josh Brolin e Elizabeth Banks vão dar vida ao casal presidencial George W. Bush e Laura.

Os actores James Cromwell e Ellen Burstyn vão interpretar George Bush e a ex-primeira-dama, Barbara. Entretanto, Jeffrey Wright está em vias de encarnar Colin Powell e Robert Duvall poderá vir a interpretar o papel do vice-presidente Dick Cheney.

A rodagem do filme deve começar em Abril, segundo referiu o realizador Oliver Stone, que pretende estrear o filme antes das eleições presidenciais.


_http://www.cinema.iol.pt/noticia.php?id=936976&div_id=2903
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Mischa Barton receia cenas intímas com Johnny Depp

Protagonista de OC está ansiosa para trabalhar com o seu ídolo
Mischa Barton está ansiosa para trabalhar com o seu ídolo Johnny Deep, mas está céptica perante uma possível cena intíma, informa a imprensa britânica.

A actriz que foi a protagonista da série OC, «Na terra dos Ricos», revelou a sua «obsessão»: «Eu adoro-o, apesar de toda a gente gostar dele, mas honestamente, não consigo pensar em ninguém melhor. No entanto, se tivesse de fazer uma cena intíma com ele, iria ficar muito intimidada».

Barton vai protagonizar o filme «Assassination of a High School President».

_http://www.cinema.iol.pt/noticia.php?id=936986&div_id=2903
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Novo vídeo de Madonna continua na Internet

«4 Minutes» conta com a participação de Justin Timberlake e Timbaland



O novo teledisco de Madonna, o single «4 Minutes» chegou a semana passada à Internet. Apesar da Warner Bros ter obrigado que fosse retirado do site YouTube, a verdade é que o vídeo já se espalhou pela Web.

«4 Minutes» conta com a participação de Justin Timberlake e Timbaland e é o cartão de visita para o novo álbum da «rainha da pop». «Hard Candy» deverá chegar às lojas no próximo dia 28 de Abril.


IOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Gueixas masculinas são nova moda no Japão

Cada vez mais mulheres japonesas pagam para ter companhia


Uma nova moda está a nascer, em Tóquio, capital do Japão. No país onde antigamente gueixas entretinham homens com conversa, uns passos de dança e canções melodiosas, hoje, são as mulheres que pagam a homens para as acompanharem e lhes darem atenção.

Segundo a CNN, num bar em Tóquio, ao primeiro olhar podem parecer casais convencionais pela maneira como se comportam, mas não são. Não se trata de uma saída romântica, mas sim de negócios.

A mulher, uma executiva de sucesso, faz parte de um grupo crescente de mulheres dispostas a pagarem entre mil e 50 mil dólares, por uma companhia masculina.

«Não há nada de errado com o facto de uma mulher pagar para ser entretida por um homem», declarou uma cliente feminina. «É mais uma passo para a igualdade».

«Faço as mulheres felizes»

«Eu faço às mulheres o que os homens normalmente não fazem, como elogiar a sua aparência e faço-as felizes»,
diz Yonosuke, de 24 anos, «gueixa masculina».

Segundo a «Air Group», uma empresa que dirige bares de acompanhantes, o desenvolvimento deste negócio deve-se ao aumento exponencial do poder financeiro das mulheres japonesas.

«As mulheres japonesas estão a trabalhar mais e a ganhar mais dinheiro», afirmou Yuko Takeyama, uma mulher de 30 anos, que gere a Air Group.

PD
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Chama olímpica apagada em Paris

Chama olímpica apagada em Paris.

Centenas de polícias tentam afastar manifestantes pró-Tibete.

[EM ACTUALIZAÇÃO]

Portugal Diário
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Chama olímpica apagada em Paris

Três mil polícias tentam acalmar ânimos de manifestantes pró-Tibete.

A chama olímpica dos Jogos de Pequim foi apagada esta segunda-feira pelos manifestantes de um grupo de pró-tibetanos, pouco minutos depois de ter começado o seu percurso em Paris, o que obrigou as autoridades a introduzir o símbolo num autocarro.

Para evitar incidentes, as autoridades mobilizaram um dispositivo de segurança impressionante com mais de três mil agentes e um perímetro de segurança com cerca de 200 metros em torno da chama olímpica e das oitenta personalidades que a carregaram desde a Torre Eiffel até ao estádio Charléty.

Estas medidas extremas de segurança foram decididas antes da passagem da chama olímpica por Londres, este domingo, ter espoletado incidentes, com dezenas de manifestantes detidos, depois de terem tentado apagar a chama.

Portugal Diário
 
T

TIN

Visitante
Banco perde dados de milhares de clientes


O gigante da banca mundial HSBC perdeu um disco de computador com os dados de 370 mil clientes, nomeadamente nomes, datas de nascimento e valores dos respectivos seguros.


Um porta-voz do banco assegurou que o disco não contém quaisquer moradas ou detalhes de contas bancárias dos clientes, pelo que não terá grande uso para eventuais criminosos que se apoderem dele.

O HSBC fez ainda saber que o disco, desaparecido durante um envio por correio dos escritórios em Southampton para a sua companhia de seguros Swiss Re, no início de Fevereiro, está protegido por uma 'password'.

O banco já informou a agência que supervisiona os serviços financeiros, que poderá investigar o caso. Caso seja considerado culpado de uma falha de segurança, o HSBC poderá ser multado.


Correio da Manhã
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Mandar uma coisa destas por correio?
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
2
dizer que
está protegido por uma 'password':shy_4_02::shy_4_02::Espi06::Espi06:

da para rir ate pareçe que hoje em informatica não se descobre pass
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Ramos Horta admite renunciar

Ramos Horta admite renunciar ao mandato quando recuperar do atentado de que foi alvo há cerca de dois meses. Em declarações ao jornal The Australian, o presidente timorense garantiu que quando voltar a Timor vai dirigir-se ao Parlamento e avaliar a sua situação e a situação política.

O presidente acrescenta ainda que só quando regressar a casa, ao local onde foi alvejado, perceberá se está completamente recuperado e preparado para continuar o mandato para o qual foi eleito em 2007.

Esta não é a primeira vez que o Nobel da Paz admite abandonar a vida política. Ramos Horta já disse outras vezes ter vontade de sair e dedicar-se ao ensino e escrever as suas memórias dos tempos da luta pela independência de Timor.

IOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Pagou 1,7 milhões por um camelo

O príncipe herdeiro do Emirado do Dubai pagou 1,7 milhões de euros por um camelo, um preço recorde, num concurso de beleza com dez mil destes animais, no deserto de Abu Dhabi, anunciou segunda-feira a organização, citada pela agência Lusa.

Os habitantes das monarquias do Golfo são conhecidos pela sua paixão pela criação de camelos, mantendo-se fiéis às tradições beduínas desta região desértica onde aquele mamífero foi sempre o companheiro do homem.

Na região do Golfo organizam-se leilões de camelos destinados a corridas de velocidade.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Argentina: carne de cão para rechear empadas

Uma pizaria de Buenos Aires, na Argentina, foi encerrada depois de uma inspecção ter encontrado num frigorífico os cadáveres de dois cães, cuja carne servia suspostamente para rechear empadas.

Os factos ocorreram, no fim-de-semana, numa pizaria de Ituzaingó, na periferia da capital argentina, quando os inspectores de saúde descobriram os animais - que conservavam ainda o pêlo mas já não tinham cabeça - junto a duas pernas de presunto.

Um tribunal ordenou o encerramento do estabelecimento e a apreensão de vários alimentos em mau estado de conservação ou sem data de validade.

A autoridade municipal multou ainda a pizaria por lançar desperdícios para a via pública, uma vez que o seu proprietário atirava água com gordura e sabão para o colector pluvial da rua.

O dono da pizaria pode ser acusado dos crimes de maus-tratos a animais e atentado contra a

IOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
China: H5N1 transmitida de humano para humano

As autoridades de saúde chinesas confirmaram que um pai contraíu a gripe das aves através do filho, em Dezembro, informou o jornal de medicina «The Lancet», citado pela agência Lusa.

No passado, a transmissão da gripe das aves de humano a humano aconteceu uma dúzia de vezes em países como o Camboja, Tailândia, Vietname e Turquia. Em quase todos os casos, a transmissão ocorreu entre familiares que estiveram em estreito contacto e o vírus não se espalhou na comunidade.

No caso sucedido na China, na província de Jiangsu, um homem de 54 anos e o seu filho de 24 foram diagnosticados com o H5N1 - a estirpe mais letal do vírus da gripe das aves - com uma semana de intervalo um do outro. Na altura, agentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) disseram não se poder excluir a possibilidade de transmissão de humano a humano.

Depois de o filho ter morrido, a pai foi tratado com anti-virais e participou num ensaio de uma vacina ao H5N1 tendo sobrevivido. A exposição do filho à gripe das aves ocorreu num mercado de criação, enquanto o pai, aparentemente, não foi exposto directamente às aves contaminadas. O seu único contacto conhecido com a gripe das aves foi estar em contacto com o filho doente.

Investigadores do Centro chinês para o controlo e prevenção das doenças indicaram no jornal de medicina The Lancet que esta transmissão do vírus H5N1 de humano a humano foi limitada e ocorreu no núcleo familiar. «Não há indicação nesta altura que estejamos próximos de uma pandemia», disse Ian Jones, um professor de virologia da Universidade de Reading. A gripe das aves não é facilmente apanhada por humanos, e os peritos pensam que muitos casos estão ligados ao contacto muito estreito com as aves infectadas.

IOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
EUA: 534 pessoas retiradas de seita

As autoridades norte-americanas evacuaram, desde sexta-feira, 534 mulheres e crianças de um rancho do Texas pertencente a uma seita mormon poligâmica e continuam as investigações para encontrar mais crianças, revelaram as autoridades, informa a agência Lusa.

Um juiz ordenou a evacuação de todas as crianças, devido aos riscos de eventuais agressões sexuais e físicas.

Desde sexta-feira, foram retiradas do rancho 401 crianças e 133 mulheres decidiram ficar a seu lado, sob protecção judicial, revelou Marleigh Meisner, porta-voz dos Serviços de Protecção á Infância do Texas.

A operação no templo da Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias em Eldorado começou quinta-feira, depois das autoridades terem recebido um telefonema de uma jovem de 16 anos, afirmando ter sofrido agressões sexuais e ter um filho de um homem de 50 anos, com quem casara ilegalmente.

Até ao momento, não foi possível identificar a jovem entre os evacuados.

IOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Israel: ex-presidente julgado por delitos sexuais

O ex-Presidente israelita Moshé Katzav, acusado de uma série de delitos sexuais, vai ser julgado em tribunal, em Jerusalém, avançam fontes judiciais, citadas pela agência France Press.

O tribunal do distrito de Jerusalém ordenou a comparência de Katzav depois de ter recusado um novo pedido de adiamento apresentado pelos advogados de Moshé Katzav, que se queixou de não ter acesso a todos os documentos constantes da acusação.

Na sequência de um acordo proposto pelo Procurador, Moshé Katzav deve dar-se como culpado de parte das acusações apresentadas por mulheres, nomeadamente de se ter aproveitado das suas funções para assediar sexualmente funcionárias.

No final de Fevereiro, o Supremo Tribunal de Israel deu o seu aval a um compromisso assumido pelo Ministério Público que permitiu a Moshe Katsav não ser incriminado por «assédio sexual», «actos indecentes» e suborno de testemunha, mas que manteve a acusação de violação.

O compromisso então assumido causou a indignação de numerosas organizações de defesa dos Direitos das mulheres de Israel.

Katzav foi forçado a demitir-se em Junho de 2007 na sequência deste escândalo, tendo sido substituído no cargo por Shimon Peres, 84 anos. O ex-Presidente incorre numa pena de prisão e no pagamento de indemnização a duas das queixosas.

IOL
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Portugueses infectados com dengue

Dois cidadãos portugueses estão internados com a febre do dengue, confirmou à Antena 1 fonte da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Os dois portugueses estiveram recentemente no Rio de Janeiro e em Fortaleza onde contraíram a doença. O estado clínico dos dois doentes é estável.

Em declarações à Antena 1, Ana Leça, da DGS, esclareceu que a situação foi detectada pelos clínicos portugueses que pediram as respectivas análises que vieram «confirmar» a patologia.

Os dois portugueses começaram por sentir dores musculares e manchas na pele quando chegaram a Portugal depois de uma semana de férias no Brasil. A DGS esclarece que não há perigo para os restantes passageiros do avião, uma vez que a doença só se transmite através de picada de mosquito.

O período de recuperação dos dois turistas será, em princípio de duas semanas.

A directora dos Serviços de Qualidade Clínica da Direcção-Geral da Saúde, Ana Leça, disse à Lusa que entre 31 de Março e hoje foram confirmados laboratorialmemte dois casos de dengue, um homem e uma mulher.

«São portugueses que em Março estiveram no Brasil e que lá foram picados pelo mosquito», explicou a responsável. Ana Leça garantiu no entanto que «estes casos não representam riscos de saúde pública e não há perigo de importação da epidemia de dengue do Brasil para Portugal», uma vez que a doença não se transmite entre humanos e em Portugal continental não existe o mosquito responsável pela transmissão.

iol
 
T

TIN

Visitante
Francesa pede ajuda para morrer


A cidadã francesa Clara Blanc, de 31 anos, é vítima de uma doença genética rara e degenerativa chamada de Síndrome de Ehlers-Danlos, que cria múltiplas hemorragias internas e a diminuição na flexibilidade nos membros superiores e inferiores. A sua história tem protagonizado nos últimos dias o reacender de um novo debate sobre a eutanásia activa e o suicídio assistido.


Clara reclama o seu direito de morrer dignamente, vontade que já manifestou por carta ao presidente francês, Nicolas Sarkozy.

A doente apela a que a deixem morrer por sua própria vontade, pois não quer estar acamada, dependente dos outros nem ficar em estado vegetativo. Nesta sequência a francesa apela ao seu país que reabra novamente espaço ao debate sobre a eutanásia.


Correio da Manhã
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo