Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Bento XVI chegou aos Estados Unidos da América

Washington, - O Papa Bento XVI aterrou hoje às 20:50 (hora de Lisboa) na Base Militar norte-americana de Andrews, próximo de Washington, para a sua primeira viagem aos Estados Unidos.

Durante a viagem, o Papa considerou uma "profunda vergonha" o escândalo de abuso sexual de menores envolvendo padres católicos norte-americanos e prometeu tudo fazer para que pedófilos não possam tornar-se padres.

O Sumo Pontífice respondia aos jornalistas que o acompanham a quatro questões seleccionadas da totalidade de perguntas submetidas antecipadamente por escrito.

"É um grande sofrimento para a Igreja nos Estados Unidos, para a Igreja em geral e para mim pessoalmente", disse. "É-me difícil compreender como foi possível padres traírem desta maneira a sua missão ... para com estas crianças", acrescentou.

"Sinto profunda vergonha e vamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para que isto não possa voltar a acontecer no futuro", disse o Papa, frisando que vai "excluir os pedófilos do ministério sagrado" e que "é mais importante ter bons padres do que muitos padres".

"Vamos fazer todos os possíveis para sarar esta ferida", disse também.

A pedofilia que abalou as dioceses norte-americanas em 2000 e deu origem a processos judiciais que custaram milhões de dólares à Igreja Católica.

"A pedofilia é absolutamente incompatível com o sacerdócio", afirmou Bento XVI.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
França: 24 detidos e quatro feridos em manifestação contra despedimento de professore

Paris, 15 Abr - Vinte e quatro pessoas foram hoje detidas em Paris (França) numa manifestação de estudantes, pais e professores contra o fim de 11.200 postos de trabalho de docentes no próximo ano lectivo, e que causou pelo menos quatro feridos.

Entre 20 mil pessoas, segundo a polícia, e 40 mil a 50 mil, de acordo com os organizadores, participaram na manifestação, a sexta dos estudantes do ensino secundário em três semanas contra a medida do governo.

A polícia teve de usar gás lacrimogénio para dispersar grupos rivais de bairros periféricos da capital que se envolveram em confrontos durante a manifestação.

Três agentes ficaram ligeiramente feridos, enquanto que um manifestante, agredido na cabeça, teve de ser hospitalizado.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Zimbabué/Eleições: 30 detidos no primeiro dia da greve geral

Harare, 15 Abr - Trinta pessoas foram hoje detidas no Zimbabué, no primeiro dia da greve geral, convocada pelo Movimento para a Mudança Democrática (MDC, oposição) para que sejam divulgados os resultados das eleições presidenciais de 29 de Março, revelou a polícia.

Quinze pessoas foram detidas em Harare, sendo acusadas de terem bloqueado as ruas e perturbado a circulação, precisou o porta-voz da polícia nacional, Wayne Bvudzijena, em comunicado.

Os restantes detidos foram surpreendidos noutras quatro cidades quando obrigavam lojas a fechar ou por se terem comportado de "modo ameaçador", refere o documento.

O apelo à greve obteve fraca resposta. Nas duas maiores cidades do país, Harare e Bulawayo, a maior parte dos estabelecimentos comerciais funcionou normalmente.

Segundo a polícia, um autocarro foi incendiado hoje à tarde num bairro popular de Harare e três pessoas ficaram feridas.
 

vitalis1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
789
Gostos Recebidos
0
RDCongo : 21 mortos confirmados em terra em acidente de avião em Goma

RDCongo : 21 mortos confirmados em terra em acidente de avião em Goma
15 de Abril de 2008, 22:51

Kinshasa, 15 Abr (Lusa) - O acidente de um avião de carreira de Hewa Bora, uma companhia privada da República Democrática do Congo, fez hoje "21 mortos" em Goma (leste) mas nenhum ainda confirmado entre os passageiros, afirmou o presidente da companhia.

"Há 21 mortos confirmados, cujos corpos foram encontrados e levados para a morgue (do Hospital Geral) de Goma. Mas, nesta altura, não se pode confirmar qualquer morte entre os passageiros", declarou Stavros Papaioannou, estimando que as vítimas foram "ceifadas" no solo na altura da queda.

"Havia no total 85 pessoas a bordo: 79 passageiros e seis membros da tripulação. A tripulação está bem. Tentámos contactar todos os passageiros. Até agora conseguimos juntar 53 pessoas, que estão bem", prosseguiu.

"Sabemos que estavam a bordo sete estrangeiros, quatro norte-americanos ( e outros três cujas nacionalidades não são conhecidas) e nenhum morreu", acrescentou.

Papaioannou disse que a companhia criou uma "célula de crise" e que espera dar mais pormenores quarta-feira.

"Não excluímos que não haja mortos entre os passageiros mas a tripulação disse ter procedido a uma evacuação. O avião partiu-se em dois. Isso permitiu a muita gente sair", precisou ainda.

O avião, um DC-9 fretado por Hewa Bora que efectuava a ligação Goma-Kinshasa, despenhou-se às 14:30 hora local (13:30 em Lisboa) pouco depois de descolar do Kivu Norte.

O acidente fez "dezenas de mortos", segundo fontes aeroportuárias, que tinham afirmado à tarde que muitos passageiros continuavam presos no aparelho que acabou a sua corrida no bairro popular e comercial de Birere, destruindo casas antes de se incendiar.

Pelo menos 70 feridos, essencialmente habitantes do Bairro de Birere, foram internados em hospitais de Goma.

Por seu lado, a Missão da ONU na República Democrática do Congo (MONUC) anunciara à tarde que "sete sobreviventes" tinham sido identificados entre os passageiros, sem contudo poder fazer um balanço.

As causas do acidente ainda não são conhecidas mas alguns sobreviventes dizem ter ouvido um "pneu rebentar", outros falam de explosão quando o avião se preparava para descolar.

Segundo fontes aeroportuárias, que se baseiam também em declarações da tripulação, o avião terá tido um problema de motor depois de ter passado uma poça de água e o piloto terá tentado prosseguir o rumo antes de decidir travar e perder o controlo do aparelho.

TM.

Lusa/Fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Brasil: Nove mortos em tiroteio entre polícias e narcotraficantes

Nove pessoas morreram hoje num tiroteio entre narcotraficantes e uma unidade de élite da polícia, numa favela a Norte do Rio de Janeiro, disse a polícia.

Durante a operação na Vila Cruzeiro, 14 pessoas foram detidas.

A operação envolveu uma centena de elementos do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar.

Foram apreendidas drogas e armas, nomeadamente duas metralhadoras, disse a polícia.

A polícia adiantou que as vítimas mortais eram todas narcotraficantes e que seis pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente.

O tiroteio começou de manhã, quando a polícia de élite derrubou, com uma viatura blindada, as barreiras de protecção da entrada da Favela, e entrou no bairro.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Papa/EUA: Bento XVI reúne-se hoje com George W. Bush

O Papa Bento XVI, no segundo dia da sua primeira viagem aos Estados Unidos da América e em que faz 81 anos, reune-se hoje com o presidente George W. Bush - apesar de ter recusado um convite deste para um jantar em sua honra.

Questões como direitos humanos, imigração e tolerância religiosa estão na agenda do encontro.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, disse terça-feira que Bush também se interessará pelo trabalho papal na promoção do diálogo entre as diferentes confissões.

A situação no Líbano, onde vive uma importante comunidade cristã e que atravessa uma crise política, completa, segundo Perino, a agenda prevista entre os dois dirigentes.

Antes da sua reunião na Sala Oval, Bush e a mulher, Laura, recebem o Papa com uma cerimónia de boas-vindas nos jardins da Casa Branca, em que se esperam entre nove mil e 12 mil pessoas.

A Casa Branca oferece também um jantar em honra do Sumo Pontífice mas Bento XVI rejeitou o convite, optando por participar numa reunião com os bispos norte-americanos.

A estada do visitante em Washington termina com uma missa num estádio de basebol, perante 45 mil pessoas, uma reunião com representantes de outras confissões e outra com personalidades do mundo universitário católico.

O Papa Bento XVI chegou terça-feira a Washington para uma visita de seis dias aos Estados Unidos com uma mensagem de desculpas pelos abusos sexuais contra menores perpetrados por alguns sacerdotes neste país, que qualificou de "vergonha".

O chefe da Igreja católica foi recebido na Base Aérea de Andrews, nos arredores de Washington, por George W. Bush, num gesto sem precedentes nos sete anos e meio de mandato deste presidente norte-americano.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
França: Piratas somalis chegam a França em avião militar

Os seis piratas somalis, presumíveis autores do rapto da tripulação do veleiro de luxo "Ponant", a 4 de Abril, chegaram a França a bordo de um avião militar, aguardando julgamento, disseram fontes policiais.

Os seis piratas tinham sido capturados por militares franceses, no dia 11, ao largo da Somália.

Os 30 membros da tripulação do "Ponant" foram libertados uma semana após o rapto, ocorrido em águas somalis.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Índia: Autocarro cai em canal no Guzerate, morrem 15, na maioria crianças

Pelo menos quinze pessoas, na maioria crianças, morreram esta manhã na queda de um autocarro num canal no município Bodeli, estado de Guzerate, no litoral oeste da Índia, anunciaram autoridades.

Entre 40 a 50 pessoas viajavam no autocarro quando, às 06:30 locais (01:00 de Lisboa), caiu no canal de Narmada.

Foram recolhidos 15 cadáveres, a maior parte crianças que se dirigia, para a escola.

Na Índia, morrem por ano cerca de cem mil pessoas em acidentes de tráfego, devido ao mau estado das estradas, má sinalização e pouco respeito pelas regras de trânsito.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Berlusconi anuncia jantar com Bush

O vencedor das eleições gerais italianas, Silvio Berlusconi, anunciou hoje que nos próximos dias jantará com o presidente norte-americano, George W. Bush.

Berlusconi indicou, num programa da emissora de TV Canale 5, de sua propriedade, que o convite para jantar tinha sido feito por Bush durante um telefonema, mas não informou sobre o dia exacto.

O líder do partido conservador Povo da Liberdade confirmou ainda que quarta-feira se reunirá com o presidente cessante da Rússia, Vladimir Putin, na ilha italiana de Sardenha.

O encontro entre os dois foi anunciado ontem por Moscovo, que assinalou que Putin, no final da sua viagem à Líbia, realizará uma visita de trabalho à Sardenha.

Berlusconi também indicou que hoje se ocupará da formação do seu futuro Governo, mas não acrescentou nomes aos já conhecidos, e disse que a equipa terá cerca de 60 pessoas, entre ministros, vice-ministros e secretários de Estado.

DD
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Espanha: Guggenheim de Bilbau denuncia director financeiro por desfalque

Museu: Guggenheim de Bilbau denuncia director financeiro por desfalque de meio milhão euros.

O Museu Guggenheim de Bilbau despediu e denunciou o seu director financeiro, Roberto Zearsolo, por um alegado desfalque de quase meio milhão de euros, anunciou hoje o responsável da instituição, Juan Ignacio Vidarte.

Vidarte explicou que o director financeiro devolveu ao museu quase 300 mil euros quando o alegado desfalque foi descoberto.

As irregulares foram descobertas numa investigação interna aberta pelo museu no início do mês que comprovou que Zearsolo desviava fundos e fez falsificações de recibos e transferências bancárias das sociedades Tenedora e Imobiliária do museu.

O próprio director financeiro admitiu o desfalque, que ascende a 490 mil euros, numa carta remetida à direcção do Museu, na qual explica como desviava os fundos.

A denúncia judicial foi efectuada na tarde de terça-feira pela direcção do museu, que despediu também Zearsolo.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Espanha: Sete polícias feridos em explosão de bomba em Bilbau

Sete agentes da polícia basca, a Ertzaintza, sofreram ferimentos ligeiros na explosão de uma bomba hoje de madrugada em Bilbau que provocou danos materiais importantes e levou ao corte da distribuição de água na zona.

A bomba foi reivindicada pela ETA que avisou da sua colocação pouco tempo antes, numa altura em que já tinha sido localizada por agentes policiais.

Fonte do Departamento de Interior basco confirmaram que dois dos agentes foram afectados nos ouvidos pelo sopro da explosão, um outro foi lançado ao solo quando voltava de socorrer um deficiente que vivia na zona e quatro outros ficaram com cortes provocados por estilhaços de janelas.

Além de danos na sede do Partido Socialista Basco (PSE) em La Peña, a explosão provocou estragos na Casa do Povo e em várias lojas da zona, bem como em vário carros estacionados.

A explosão, que ocorreu cerca das 06:00 locais (05:00 em Lisboa), afectou ainda a rede geral de distribuição de água, o que obrigou ao corte do abastecimento naquela área.

Agentes da Ertzaintza mantêm um amplo cordão de segurança em torno à zona onde cerca das 05:00 uma patrulha policial encontrou o explosivo, meia hora antes da ETA avisar da sua colocação num telefonema para a associação de assistência rodoviária DYA (Detente y Ayuda).

"Escute com atenção, falo em nome da ETA. Dentro de meia hora vai explodir uma bomba na Casa do Povo do bairro bilbaíno de La Peña. Gora ETA askatuta (Viva ETA livre)", disse o homem que informou sobre a existência da bomba.

O atentado de hoje foi o segundo da ETA nos últimos seis meses no mesmo bairro de Bilbau, onde no passado dia 09 já se tinha verificado um ataque contra um guarda-costas de um vereador do PSE.

O guarda-costas ficou gravemente ferido devido à explosão do engenho, colocado na parte traseira do seu veículo.

Recorde-se que no seu último comunicado, a ETA advertia os militantes do partido socialista de que não ia "ficar de braços cruzados", prometendo reagir contra o que considerou ser "a tortura, detenção e condenação perpétua ou ilegalização de partidos com total impunidade".

O comunicado, de 01 de Abril, reivindicava vários atentados da organização incluindo o assassínio do ex-vereador socialista Isaías Carrasco em Mondragon.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Timor-Leste: Ramos-Horta acolhido com aplausos e danças em Díli

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, regressou hoje ao seu país depois de dois meses na Austrália para se tratar dos ferimentos sofridos num atentado.

No aeroporto de Díli, Ramos-Horta era aguardado, entre fortes medidas de segurança, pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão e pelo antigo chefe do governo Mari Alkatiri.

Populares saudaram o regresso do Chefe de Estado com aplausos e danças tradicionais.

Na viagem entre Darwin e Díli, o presidente foi acompanhado por 24 pessoas, incluindo os embaixadores da Austrália em Dili e de Timor-Leste na Austrália.

O bispo norueguês Gunnar Stalsettgg, o filho Loro Horta, o médico pessoal, Rui Araújo, jornalistas e familiares acompanharam também o Presidente de Timor-Leste.

No ataque à sua residência pelo grupo do major Alfredo Reinado, a 11 de Fevereiro, José Ramos-Horta foi ferido com balas que lhe rebentaram a parte inferior do pulmão direito "e abriram um buraco negro de quase um palmo nas costas", como recordou à agência Lusa uma das irmãs do Presidente, Rosa Horta Carrascalão.

"O anestesista da clínica australiana do heliporto disse-me mais tarde que, quando mudaram o meu irmão da sala de anestesia para a sala de operações, ele estava a morrer. A cara estava toda azul", contou Rosa Horta Carrascalão.

"Se a ambulância tivesse demorado mais uns minutos ou se o tivessem levado para o hospital central, o Presidente estaria morto", acrescentou.

"Tenho duas costelas soltas, a décima e a décima primeira do lado direito, que foram separadas da coluna por uma bala", contou Ramos-Horta à agência Lusa.

"Também fiquei com três estilhaços cá dentro. Um dia, talvez sejam expulsos naturalmente pelo corpo", disse Ramos-Horta ao explicar as dores que ainda sente, "um desconforto" para o qual continua a ser medicado.

As costelas suspensas e, sobretudo, o facto de as balas terem atingido dois nervos vitais na região abdominal acentuam as dores na posição sentada.

"Não posso estar muito tempo sentado", explicou o Presidente.

O atentado tem ainda contornos por esclarecer.

Ramos Horta disse à Lusa que "Não foi mão timorense", repetindo a sua convicção de envolvimento estrangeiro.

Marcelo Caetano, o militar que o Presidente reconheceu como sendo o autor dos disparos que o atingiram, é, assim, "uma mão que teve uma mão por trás".

"Alfredo Reinado e Angelita Pires (assessora legal do major) tinham uma conta em conjunto, com um milhão de dólares, aqui na Austrália", disse, citando a informação que lhe foi prestada pela Polícia Federal Australiana.

Acredita também que "elementos ligados aos Kopassus indonésios", as forças especiais com uma longa história durante a ocupação de Timor-Leste, estiveram ligados ao 11 de Fevereiro.

José Ramos-Horta volta a um país ainda com rebeldes à solta mas diz que não tem medo que alguém lhe faça mal."Nunca tive. Mesmo em 2006 (ano da crise institucional e de segurança em Timor-Leste), ia a todo o lado, até onde havia tiros. Às vezes diziam-me, depois, que tinha sido uma loucura", contou.

O Presidente vai voltar para a casa onde tudo aconteceu, em Metihaut, e diz ter consciência de que o que se passou a 11 de Fevereiro pode voltar a acontecer.

"Pode. Mas eles não voltam duas vezes ao mesmo sítio", rematou.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Papa reconhece danos causados à Igreja por abusos nos EUA

O papa Bento 16 tratou do tema dos abusos sexuais praticados por padres católicos em uma missa realizada nesta quinta-feira em Washington, a capital americana, com a presença de mais de 42 mil pessoas.
"Reconheço a dor que a Igreja nos Estados Unidos viveu por conta da experiência resultante do abuso sexual de menores", disse Bento 16, no estádio de beisebol da equipe dos Washington Nationals.

"Nenhuma palavra minha pode descrever a dor e o mal causado por tais abusos", acrescentou o pontífice.

O papa também reconheceu os danos sofridos pela Igreja com o escândalo, que emergiu em 2002, na arquidiocese de Boston. A partir de então, diversos casos semelhantes foram descobertos em outras paróquias do país.

Diante da multidão reunida na missa, Bento 16 disse não ser capaz de "descrever o estrago ocorrido dentro da comunidade da Igreja".

Esforços

"Grandes esforços já foram feitos para lidar de forma justa e honesta com esta trágica situação e em garantir que nossas crianças, a quem Deus ama tão profundamente e que são nosso maior tesouro, possam crescer em um ambiente seguro", afirmou o papa.

Essa foi a terceira vez que Bento 16 falou sobre os escândalos desde o início de sua viagem aos Estados Unidos, para uma visita oficial que termina no domingo, em Nova York.

O papa fez o primeiro comentário sobre o tema a bordo de seu avião oficial, ainda em Roma, quando estava a caminho dos Estados Unidos.

Na terça-feira, ele voltou a tratar do assunto, durante um encontro com bispos católicos, como frisou em seu sermão.

"O esforço para proteger nossas crianças deve continuar", disse Bento 16. "Ontem, falei com os seus bispos a esse respeito. Hoje, clamo a cada um de vocês que busquem a cura e a reconciliação."

A organização Snap, formada por vítimas de abusos sexuais cometidos por padres, divulgou um comunicado nesta quinta-feira em que afirma que espera mais ações por parte de Bento 16.

"Apesar de ter feito duas breve declarações sobre os correntes casos de abusos sexuais e das tentativas de acobertá-los, ainda não vimos nenhuma ação", diz a nota. "Nenhuma criança hoje está mais segura graças ao que o papa falou."


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Idosas são condenadas por matar mendigos em Los Angeles

Duas mulheres idosas foram condenadas nos Estados Unidos pelo assassinato de dois mendigos em Los Angeles. Helen Golay, 77, e Olga Rutterschmidt, 75, teriam iniciado uma amizade com eles e, depois, cometido os assassinatos para ficar com o dinheiro do seguro de vida das vítimas.

Golay foi considerada culpada por homicídio e Rutterschmidt, de conspiração para cometer homicídio. A sentença ainda será definida pela Justiça americana, mas as duas podem ser condenadas à prisão perpétua.

Kenneth McDavid, 50, foi encontrado morto no bairro de Westwood, em Junho de 2005. Paul Vados, 73, morreu em Hollywood, em 1999.

As duas mulheres teriam um plano elaborado que envolvia fazer amizade com os mendigos, providenciar um apartamento para eles, estabelecer planos de seguro de vida, drogar as vítimas e, por fim, atropelar os mendigos até a morte.

As duas mulheres, que são amigas há 20 anos, foram presas em maio de 2006.

Gravação

Em declarações, familiares das vítimas aprovaram o resultado do julgamento. "Os planos delas eram pura maldade", disse Stela Vados, filha de Paul Vados. "Não temos pena destas mulheres."

O julgamento durou quatro semanas e, segundo o jornal "Los Angeles Times", os crimes ficaram conhecidos como "os assassinatos da Viúva Negra".

De acordo com a acusação, Helen Golay e Olga Rutterschmidt tiraram Kenneth McDavid e Paul Vados das ruas e colocaram os dois em apartamentos durante dois anos.

Este período é o mínimo necessário para que a maioria das apólices de seguro não seja contestada nos Estados Unidos.

Uma gravação de áudio feita logo depois da prisão das duas mulheres em Los Angeles foi tocada durante o julgamento.

Na gravação, Rutterschmidt diz que Golay levantou as suspeitas da polícia por ter "feito todos estes extras nas apólices (de seguro)".

"Você não poderia fazer isso. (Foi) estupidez", diz a mulher na gravação. "Você foi gananciosa. Este foi o problema."


.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
África do Sul: Português reclama em tribunal belga 600 milhões

África do Sul: Português reclama em tribunal belga 600 milhões pela venda de armas durante apartheid.

Um português reclama na justiça belga 600 milhões de dólares ao banco KBC que terá facilitado a venda de material militar à Africa do Sul no tempo do apartheid, por comissões alegadamente não pagas.

Jorge Pinhol, antigo piloto do desporto automóvel agora ligado aos negócios, apresentou queixa contra o KBC e a sua filial luxemburguesa KBL.

Uma primeira audiência, puramente formal, decorreu no Tribunal de Comércio da capital belga, indicou o advogado do queixoso, Mischaël Modrikamen.

O caso é complexo e remonta a meados dos anos 1980 quando a África do Sul estava submetida a um embargo de armamento devido ao seu regime racista e os grandes países evitavam negociar com ela, pelo menos oficialmente.

Pinhol, segundo o seu advogado, terá facilitado a venda a Pretória de 50 helicópteros Super Puma de fabrico francês e peças sobresselentes. Para iludir as pistas, os helicópteros oficialmente destinados a operações civis, como o socorro no mar, terão transitado por Portugal antes de seguirem para a África do Sul.

Próximo dos meios militares portugueses, terá sido prometido a Pinhol uma comissão para este mercado, um dos numerosos contratos discretamente assinados, segundo ele, pelos dirigentes sul-africanos. No total, a venda de material militar terá ultrapassado os dez mil milhões de dólares, de acordo com o queixoso.

Baseando-se em documentos confidenciais recentemente descobertos, Pinhol e o seu advogado afirmam que todas estas transacções só se fizeram graças a uma miríade de sociedades fantasmas criadas em paraísos fiscais pelo KBC e KBL.

"O banco criou centenas de sociedades off-shore chegando mesmo a fornecer os administradores que eram escolhidos entre os seus funcionários", declarou Modrikamen. "Não se pode montar um sistema como esse sem assumir a sua responsabilidade", acrescentou.

O banco KBC defende-se, dizendo que foram respeitadas todas as regras e ameaçou os seus acusadores com um "processo por acção temerária e vexatória".

A próxima audiência ainda não foi marcada.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Angola: Deutch Bank da Espanha concede crétido de 225 milhões de euros a Angola

Angola vai beneficiar de um crédito de 225 milhões de euros do Deutch Bank da Espanha, resultado de um acordo a ser assinado, sexta-feira, em Londres, entre o Ministério angolano das Finanças e aquela instituição bancária.

A informação foi prestada, quarta-feira, em Luanda pelo ministro das Finanças de Angola, José Pedro de Morais, antes da sua partida para a capital inglesa.

A assessora do ministro das Finanças, Madalena Ramalho, em declarações à agência de notícias angolana "Angop", disse que esta verba foi disponibilizada para a realização, durante dois anos, de obras de reabilitação de estradas e diversas infra-estruturas de capitais provinciais do país.

As obras, aprovadas pelo Conselho de Ministros desde Novembro de 2007, vão ser executadas nas capitais das Províncias de Luanda e Cuanza Norte (Norte), Cuando Cubango (Sul) e Moxico (Leste).

O pagamento deste empréstimo, que não é o primeiro de uma linha de crédito já existente entre o governo angolano e o Deutch Bank, deverá ser feito num período de oito anos.

Em Novembro de 2007, os ministros das Finanças de Angola e do Comércio, Turismo e Indústria da Espanha, Joan Clos, assinaram, em Luanda, um acordo de promoção e protecção recíproca de investimentos e um memorando de cooperação financeira avaliado em cerca de 600 milhões de dólares.

Estes acordos constituem o primeiro programa financeiro subscrito por Angola, tendo em conta a normalização da sua dívida no âmbito do Clube de Paris.

Na altura, o governante espanhol disse que estes acordos serviam para a recuperação da cooperação entre os dois países, face à grande presença de empresários espanhóis a investirem neste país africano.

O volume de comércio bilateral de Angola com a Espanha ascendeu em 2006 a 671,8 milhões de euros e, nos primeiros meses de 2007, aumentou 61 por cento, devido às exportações angolanas para Espanha, com destaque para a área energética.

Várias empresas de capital espanhol estão presentes em diferentes segmentos da economia angolana, nomeadamente nos ramos das infra-estruturas, obras públicas, energia, meio ambiente, pescas e fornecimento de equipamentos de saúde.

Durante a sua visita, Joan Clos revelou a intenção de a Espanha ultrapassar a China no volume de investimentos em Angola, país onde admitiu existir uma "excepcional" oportunidade para o desenvolvimento de negócios.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
EUA: Pentágono vende ferro-velho na Internet

O exército norte-americano vai leiloar, na próxima semana, mais de 12 milhões de quilos de ferro-velho pertencente às aeronaves que protagonizaram distintos episódios bélicos como a Guerra Fria e as guerras do Vietname e do Iraque. O que torna o leilão particular é, porém, o seu carácter digital, pois as negociações serão feitas via Internet durante três dias consecutivos.

O Pentágono aproveitou a subida do preço dos metais para liquidar aparelhos obsoletos, onde estão incluídos 2400 aviões. Os 12,25 milhões de quilos de metais como alumínio, ferro, magnésio e titânio deverão render ao Governo norte-americano 10 milhões de dólares (cerca de 6,3 milhões de euros), segundo Tum Burton, presidente da Government Liquidation, filial da Liquidity Services, responsável pelo leilão online.

Os compradores só irão receber o avião desmantelado em peças de 10 centímetros cada, pois “existe alguma preocupação em que os aparelhos saiam do controlo do Governo e ponham em risco a segurança nacional”, explicou Tim Burton.

As aeronaves estão, por enquanto, à espera de novo dono no cemitério de ferro-velho da base aérea de Tucson, no Arizona.

Público
 

R@ul

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 28, 2006
Mensagens
1,518
Gostos Recebidos
0
ETA volta a atentar contra alvos socialistas bascos

098199.jpg



Os habitantes do bairro de La Peña, em Bilbau, País Basco, passaram a madrugada de ontem na estação de comboios, de pijama, à espera que a polícia autónomica desactivasse uma bomba deixada pela ETA à porta da sede dos socialistas bascos.

Os cinco quilos de explosivos deixados numa mala acabariam por explodir às 06.00 (05.00 em Lisboa). Ficaram feridos, de forma ligeira, sete agentes da polícia autónoma basca, a Ertzaintza, a rede de distribuição de água foi afectada, havendo registo de estragos na Casa do Povo e em várias lojas e automóveis.

Este é o primeiro atentado da organização terrorista basca desde que o segundo Governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero tomou posse e o segundo contra os socialistas bascos no espaço de dois meses. A 7 de Março o ex-vereador socialista em Mondragon, Isaías Carrasco, foi abatido a tiro quando saia de casa. Faltavam dois dias para as eleições.
"DN"
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Bruxelas valida défice de 2,6% para Portugal

O ministro das Finanças congratulou-se ontem com o aval dado pelo Eurostat aos valores das contas públicas nacionais de 2007, sublinhando que os números transmitidos em Março por Lisboa "não foram objecto de qualquer reserva ou observação".

Os dados publicados pelo organismo responsável pelas estatísticas europeias dão conta de um défice orçamental de 2,6% do PIB (Produto Interno Público) em 2007 e de uma dívida pública de 63,6% do PIB, no mesmo ano.

"De destacar que Portugal regista um peso da despesa no PIB que é inferior à média da Zona Euro e dos 27 países membros", realçou Teixeira dos Santos. A despesa pública foi 45,7% do PIB, para uma média de 46,3% na Zona Euro e 45,8% na União Europeia.

O ministro salientou ainda que, com o défice de 2,6% registado em 2007, o país atinge "um ano antes do que era previsto" os objectivos de redução do défice o que permite "sair formalmente da situação de défice excessivo muito em breve".
fonte;jornal de noticias
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Rússia vai enviar mais ajuda humanitária aos sérvios Kosovo

Rússia vai enviar mais ajuda humanitária aos sérvios Kosovo

A Rússia planeia começar uma nova etapa de fornecimento de ajuda humanitária à população sérvia do Kosovo, anunciou Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia, depois de um encontro com Pedrag Bubala, ministro da Economia da Sérvia.
Nos tempos mais próximos começaremos a fornecer medicamentos, aparelhos médicos e trigo, num volume até 10 mil toneladas. Trata-se da segunda etapa da ajuda à população sérvia do Kosovo», declarou Choigu, que se encontra em Belgrado em visita oficial.

Além disso, na próxima segunda-feira, a Rússia tenciona dar início a uma operação de limpeza de minas na Sérvia.

«Começaremos a realização de um programa de limpeza de minas de lugares na Sérvia, sendo esse programa financiado pela parte russa«, informou Choigu.

Pedrag Bubala, pelo seu lado, agradeceu »à parte russa pela compreensão manifestada face à situação dos cidadãos do Kosovo e pelo plano de limpeza das minas«.

Iúri Brajnikov, porta-voz do Ministério para Situações Extraordinárias, precisou hoje que quarto sapadores russos já se encontram na Sérvia para estudar a situação.

«O primeiro local de neutralização de minas será um aeródromo na cidade sérvia de Nic. Depois de avaliar o trabalho a realizar, definiremos 3 a 4 lugares, formaremos um destacamento que será enviado para a Sérvia», acrescentou Brajnikov.

«Além disso, temos de ver se necessitaremos da ajuda de cães especialmente treinados para o feito. Será um trabalho complexo e responsável», concluiu.

Fonte:Diário Digital / Lusa
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Iraque: Sócrates instado a recusar utilização Base das Lajes

Iraque: Sócrates instado a recusar utilização Base das Lajes

A segunda audiência portuguesa do Tribunal-Iraque exigiu na sexta-feira que Lisboa recuse a utilização da Base das Lajes para prosseguir com a ocupação do Iraque e colabore «plenamente» na investigação dos «voos da CIA» que passaram por Portugal.

A segunda audiência portuguesa do Tribunal Mundial para o Iraque, que assinala os cinco anos da intervenção e ocupação militar daquele país pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, decorreu na noite de sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

A elaboração do libelo acusatório pertenceu a Eduardo Maia Costa, juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

Na proposta de resolução, os cerca de 60 jurados exortam o governo de José Sócrates a desenvolver «esforços políticos e diplomáticos» para a «reposição» da legalidade internacional no Iraque, a começar pela retirada dos ocupantes.

Exigem ao Governo português a «colaboração plena na investigação dos chamados ´voos da CIA´ que cruzaram o espaço aéreo português ou que fizeram escala em Portugal, com vista à responsabilização, inclusivamente a nível criminal, de todos os que colaboraram ou participaram nessa prática ilegal».

Antes, a «Acusação» constatara com «estranheza» a ausência de colaboração do Governo de Sócrates com a comissão do Parlamento Europeu (PE) que se deslocou a Portugal para recolher informações sobre estes voos, acusando-o de a ter «hostilizado», pela voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

Os jurados reiteram ainda a anterior condenação da invasão e ocupação daquele país e do «apoio e colaboração» prestados pelos sucessivos Governos de Portugal, salientando nomeadamente o Executivo de Durão Barroso que «organizou» e «participou» na Cimeira das Lajes que anunciou a guerra.

Exigem aos Estados Unidos que iniciem de «imediato» um processo de retirada «incondicional» e «total» das suas tropas estacionadas no Iraque e o encerramento «imediato» do «campo de concentração» de Guantánamo e demais prisões secretas da CIA em todo o mundo.
CONTINUA ...

Fonte:Diário Digital
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Iraque: Sócrates instado a recusar utilização Base das Lajes

(continuação)
Defendem ainda que os detidos naquela base naval norte-americana sejam julgados em tribunais comuns e os seus direitos de defesa «integralmente» reconhecidos.

Salientam o direito do povo iraquiano «à resistência armada contra os ocupantes e seus cúmplices» e à escolha de soluções políticas «adequadas à recuperação da sua soberania (...)

Esta segunda Audiência Portuguesa do Tribunal Mundial sobre o Iraque avaliou os cinco anos de ocupação na perspectiva dos autores da »agressão« (EUA e Reino Unido) e da »cumplicidade« das autoridades portuguesas.

Sem esquecer a resistência iraquiana, através do testemunho de Eman Khamas, refugiada em Espanha desde 2006, centrou também a sua denúncia nas »violações« do direito, e nos »crimes« cometidos pelos ocupantes, a par das restrições individuais a coberto da luta antiterrorista patrocinada pelos Estados Unidos.
O TMI é um tribunal de opinião pública constituído em 2003 por diversas organizações internacionais integradas no movimento contra a guerra, com o objectivo de alertar a população de todo o mundo para as violações dos direitos humanos levadas a cabo pelas forças de coligação no Iraque.

A Audiência Portuguesa deste tribunal (AP-TMI), criada em Lisboa em Maio de 2004, integra como jurados 43 individualidades, entre os quais juristas, cineastas, músicos, jornalistas ou professores, como Alberto Seixas Santos, almirante Rosa Coutinho, Daniel Oliveira, Eduarda Dionísio, Fausto Bordalo Dias, Fernando Rosas, Francisco FanhaIS, João Gil, José Luís Saldanha Sanches, José Barata-Moura, Luís Miguel Cintra, Maria José Morgado, Oscar Mascarenhas, Paulo de Carvalho e Vasco Lourenço, entre outros.

Cinco anos depois da intervenção da coligação internacional para depor Saddam Husssein, o dia-a-dia dos cerca de 27 milhões de iraquianos não melhorou: o desemprego continua elevado e, segundo a ONU, quatro milhões de iraquianos lutam diariamente contra a fome e mais de dez milhões não têm água potável.

Nestes cinco anos, a guerra custou aos Estados Unidos 320 mil milhões de euros, cinco vezes o valor dos prejuízos causados pelo furacão Katrina.

Mas o balanço mais pesado é o humano: entre 85.000 (confirmados) e 1 milhão (calculados) de civis iraquianos mortos, quase 4.000 norte-americanos mortos, 300 soldados de outras nacionalidades.

Aos mortos junta-se um número muito elevado de feridos. Por cada soldado morto neste conflito, há em média, sete feridos em combate. No Vietname esta proporção era de 1 para 2,6.


Fonte:Diário Digital / Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Actores de Hollywood ameaçam entrar em greve

O Sindicato de actores de Hollywood, apoiado por outras organizações, iniciou terça-feira uma marcha de três dias em Los Angeles para reivindicar melhores condições laborais.

Juntaram-se aos artistas 30 outros sindicatos da cidade, incluindo os dos professores, dos profissionais da saúde e dos serviços de limpeza, na manifestação mais concorrida que se realizou em Los Angeles nos últimos anos.

Milhares de pessoas estavam presentes na marcha «Hollywood to the Docks», que começou no coração da Meca do cinema e terminará, quinta-feira, no porto de San Pedro em Long Beach, um percurso de 42 quilómetros.

Segundo a Los Angeles County Labor Federation (AFL-CIO), organizadora do evento, a mobilização é um símbolo da luta pelos direitos laborais de 350.000 trabalhadores que este ano terão de acordar com as empresas os seus novos contratos colectivos. Entre eles, estão os actores, que não excluem a possibilidade de uma greve.

«Estamos a pedir justiça, algo equilibrado, que não nos tirem o que se conseguiu em décadas. Ao mundo corporativo não interessam tanto os direitos e os salários, o que o move é o lucro. Basta, isto é um abuso», disse Esaí Morales, membro da direcção da Screen Actors Guild (SAG).

Morales confia em que as conversações com as companhias de Hollywood terminem com um resultado satisfatório para ambas as partes e evitem uma greve como a que convocaram recentemente os guionistas.

«Se os produtores deixarem de tentar tirar-nos o que ganhámos no passado e nos derem mais alguma coisa, não haverá greve. Eu não a quero, eles não a querem, mas o contrato tem de ser justo», insistiu Morales.

Os representantes da SAG tiveram terça-feira um primeiro encontro com a patronal de Hollywood, a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP).

A SAG está a negociar sozinha com as produtoras, por não ter chegado a acordo com o outro grande sindicato de actores, American Federation of Television and Radio Artists (AFTRA), que dará a conhecer as suas próprias reivindicações dia 28 de abril.

Nas últimas décadas, ambas as organizações se apresentaram unidas face às companhias de espectáculo, mas desta vez a AFTRA, centrada nos trabalhadores de televisão, considerou que a SAG ultrapassou os limites da sua competência.

Apesar deste diferendo, tanto a AFTRA como a SAG decidiram apoiar a manifestação de terça-feira.


Lusa/SOL
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Autor de livro rival sobre Harry Potter chora e nega plágio

O autor de uma enciclopédia sobre Harry Potter chorou ao falar num tribunal de Nova Iorque sobre a sua devoção ao jovem mágico e negou as acusações de plágio que J.K. Rowling moveu contra ele.

Rowling e a Warner Bros. estão a processar a editora independente americana RDR Books, que pretende lançar The Harry Potter Lexicon, um livro de referência de 400 páginas escrita por Steve Vander Ark.

O livro do ex-bibliotecário de ar juvenil é baseado no site que criou, w.w.hp-lexicon.org.

Rowling, 42 anos, disse ao tribunal que os planos de Vander Ark de lançar um livro-enciclopédia sobre Harry Potter e o stress provocado pela acção judicial fizeram muito mal à sua criatividade e a impediram de continuar a escrever um novo romance.

Na terça-feira, Vander Ark, 50 anos, que usa óculos redondos como os do Harry Potter, afirmou que a sua enciclopédia é apenas um guia de referência para ajudar fãs e leitores e que a sua intenção é celebrar a obra de Rowling, e não plagiar.

Com a autora sentada directamente à sua frente e depois de passar mais de três horas no banco das testemunhas, Vander Ark irrompeu em lágrimas quando questionado sobre se ainda se considera parte da comunidade dos fãs de Harry Potter.

«Sim», disse, aos tremeliques e a chorar compulsivamente. «Tem sido difícil porque tenho recebido muitas críticas, mas este livro tem sido uma parte muito importante de minha vida nos últimos nove anos»

Rowling descreveu o livro de Vander Ark, que inicialmente se pretendia que fosse publicado em Novembro passado, um trabalho «muito mal-feito e mal enjorcado» comparado com outros manuais Harry Potter já publicados.

Para a autora, os outros livros acrescentaram comentários e críticas originais, o que não é o caso do livro de Vander Ark.

A escritora britânica disse sentir-se explorada. Afirmou ainda que quer escrever sua própria enciclopédia, que deve conter materiais que não entraram nos livros, e que os lucros serão doados a organizações beneficentes.


Reuters/SOL
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Hollywood - Filme erótico de Marilyn Monroe...

Um filme de quinze minutos que mostra Marilyn Monroe num momento muito íntimo com um homem não identificado deverá continuar longe do público, anunciou o empresário que o adquiriu pela quantia de 1,5 milhão de dólares.

O coleccionador Keya Morgan afirmou que organizou recentemente a venda do filme mudo em preto e branco, que pertencia ao filho de um informante morto do FBI. Quem o comprou foi um rico empresário de Manhattan, que quer proteger a privacidade de Marilyn.

«O cavalheiro que o comprou disse que, por respeito a Marilyn, não vai transformar as imagens em brincadeira, colocá-las na Internet ou tentar explorá-las», disse Morgan. «Não é essa a sua intenção, e eu não envolveria meu nome na transação se isso fosse acontecer»

Morgan, que assistiu ao filme, disse que Marilyn Monroe está vestida e que a cabeça do homem fica fora do quadro durante os 15 minutos do filme.

Marilyn teria tido um caso com o ex-presidente americano John F. Kennedy, segundo rumores da época, e Morgan disse que o ex-director do FBI J. Edgar Hoover, rival de Kennedy, se esforçou ao máximo para provar que era Kennedy o homem que aparece no filme.

Um dos ex-maridos de Marilyn, o falecido astro do beisebol Joe DiMaggio, tentou comprar o filme por 25 mil dólares, mas «o coleccionador negou-se a vender», segundo arquivos do FBI antes sigilosos fornecidos por Morgan.

Keya Morgan é um colecionador conhecido que possui objectos dos herdeiros de Marilyn Monroe e Joe DiMaggio e disse ter sido amigo dos dois outros maridos de Marilyn, Jim Dougherty e o dramaturgo Arthur Miller.


Reuters/SOL
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo