Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
ESPANHA; Acidente com autocarro provoca pelo menos nove mortos

Um acidente com um autocarro em Espanha provocou pelo menos nove mortos e 19 feridos graves. O veículo que transportava turistas finlandeses despistou-se numa auto-estrada perto de Málaga.




O acidente causou também 35 feridos, 19 em estado considerado grave. Todos os passageiros do autocarro sinistrado são de nacionalidade finlandesa e as vítimas do acidente estão a ser evacuados para vários hospitais da região.

O jornal «El Mundo» diz que as primeiras informações indicam que o acidente foi provocado por um todo-o-terreno que fez uma ultrapassagem à margem da lei. O veículo terá embatido numa das laterais do autocarro, que saiu da via e capotou.

As condições do tempo na zona de Malaga têm também sido adversas durante todo o dia.

O condutor do jipe circulava com uma taxa de alcoolemia de 0,5 miligramas, duas vezes superior ao permitido por lei. O homem foi detido pela polícia.

Este acidente é o mais grave do tipo desde 14 de Novembro de 2001, quando 20 pessoas morreram e 22 ficaram feridas no momento em que um autocarro saiu da estrada perto de Huelva.
FONTE;TSF
 

vitalis1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
789
Gostos Recebidos
0
Geórgia: Abkhazia concentra tropas na fronteira - Tbilissi

Geórgia: Abkhazia concentra tropas na fronteira - Tbilissi
19 de Abril de 2008, 22:29

Tbilissi, 19 Abr (Lusa) - Tbilissi acusou hoje os responsáveis da região separatista pró-russa da Abkhazia de ter destacado grande número de tropas para a fronteira noroeste comum na região de Galski, em pleno desfiladeiro de Kadori.

O ministro georgiano para a Reintegração, Temur Yakobashvili, citado pela agência russa Interfax afirmou que "a Geórgia não vai responder a provocações" e apelou a Sukhumi para retirar as tropas e o equipamento bélico.

As autoridades georgianas instaram as Nações Unidas (ONU) e as organizações internacionais a acompanhar de perto o desenrolar dos acontecimentos, sobretudo uma eventual presença russa no teatro do conflito.

Porém, o chefe do Estado-Maior da Abkhazia, Anatoli Zaitsev, negou a concentração de efectivos na fronteira com a Geórgia.

Na sexta-feira, Sukhumi acusou Tbilissi de violar os acordos comuns, ao estacionar mais de 2.500 militares e agentes de segurança na região de Zugdidsk, número três vezes acima dos 850 permitidos.

Tbilissi foi ainda acusada de destacar mais 800 soldados em Kadori, única área da região separatista sob controlo georgiano.

O líder abkhaze Serguéi Bagapsh deu várias horas às forças georgianas para retirar e avisou que, caso contrário, retaliaria.

A tensão entre as partes subiu desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o reforço da cooperação económica e social com os órgãos do poder nas separatistas Abkhazia e Ossétia do Sul (centro-norte da Geórgia).

Nos últimos anos, Moscovo concedeu cidadania a quase todos os abkhazes e ossetas, que são pró-russos e se confrontam ao poder pró-ocidental do presidente georgiano Mikhail Saakachvili.

JHM.

Lusa/fim
 

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
Nave Soyuz aterrou a 420 quilómetros do local previsto

ESPAÇO
Nave Soyuz aterrou a 420 quilómetros do local previsto
A nave Soyuz TMA-11, trazendo a bordo o cosmonauta russo Yuri Malenchenko, a sua colega da NASA Peggy Whitson e a primeira astronauta sul-coreana, Yi So-yeon, regressou este sábado à Terra proveniente da Estação Espacial Internacional (EEI).



A nave, no entanto, aterrou a 420 quilómetros do lugar previsto. O módulo traçou uma trajectória balística durante a sua aproximação e desviou-se do seu percurso, tendo aterrado nas estepes do Cazaquistão, perto da cidade russa de Orsk, às 08:51 TMG, 21 minutos após o previsto.

Era esperado que a Soyuz TMA-11 aterrasse a 80 quilómetros da cidade de Arkalyk, às 08:30 GMT. Os cosmonautas estão de perfeita saúde, assegurou o director da Agência Espacial Russa (Roscomos), Anatoli Perminov, citado pelas agências internacionais.

Peritos do Centro de Controlo de Voos Espaciais (CCVE) indicaram ser pouco frequente um módulo desviar-se do seu percurso e recordou que na história da EEI isso apenas ocorreu por duas vezes, em 2003 e 2007.

Os astronautas da expedição, Whitson e Malenchenko, voltaram à Terra
após ter permanecido quase 192 dias na plataforma orbital, à qual tinham chegado em 12 de Outubro.

Na sua segunda missão espacial, Whitson transformou-se na primeira mulher a ser enviada à Estação Espacial Internacional e bateu o recorde de
permanência no espaço quanto a astronautas norte-americanos, com 376 dias no cosmos, mais três que o cosmonauta Michael Foale.

Esta expedição foi a quarta na carreira do russo Malenchenko, que conta actualmente com 517 dias de permanência no espaço.

Durante a sua estada na EEI, onde efectuou uma série experiências e trabalhos no âmbito do programa da missão permanente, o cosmonauta russo teve por duas vezes ocasião de votar em eleições no seu país: para a e Câmara de Deputados, em Dezembro, e para presidencial russa de Março.

Durante a permanência na plataforma orbital, a cosmonauta sul-coreana, Ye So-yeon, realizou uma série de experiências biológicas, geofísicas, científicas e médicas e comunicou em directo com estudantes sul-coreanos para lhes explicar com exemplos as leis físicas da imponderabilidade.

Yi So-yeon, que foi assistida antes de partir para o espaço por Valentina Tereshkova, a primeira cosmonauta da história, afirmou que após o seu regresso à Terra criará um blogue na Internet onde vai expor as fotografias e os registos em vídeo captados durante a sua missão no cosmos.

in TSF online
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Espanha: Barcelona vive pior seca de sempre, água para beber pode faltar no Verão

Barcelona, 20 Abr (Lusa) - Barcelona vive a pior seca de sempre. Se não chover nas próximas semanas, os seus quase 5 milhões de habitantes poderão ficar sem água para beber no próximo Verão.

Em busca de soluções urgentes, os governos central e regional decidiram fazer o transvase do Rio Ebro, mas as contestações de vários quadrantes não se fizeram esperar. Para já, como medida preventiva, serão aplicadas multas a quem desperdiçar água. As coimas podem ir até aos 3.000 euros.

A chuva este ano não se faz sentir em Barcelona e quando chove é insuficiente. Os depósitos e barragens atingiram o seu nível mínimo.

O último Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei com medidas "excepcionais e urgentes" para garantir o abastecimento de água em Barcelona. Os governos espanhol e o catalão acordaram em levar por diante o mini-transvase do Rio Ebro como medida de carácter urgente e excepcional.

A obra "de interesse geral e de emergência" está orçamentada em 180 milhões de euros e a sua conclusão está prevista para o Outono e consiste em colocar uma canalização subterrânea ao longo da Auto-estrada A7, de Tarragona a Barcelona.

O Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marinho assegura que o problema da escassez de água em Barcelona estará resolvido quando entrar em funcionamento a planta desalinizadora do El Prat, prevista para Junho de 2009.

Por seu turno, o presidente do governo catalão, José Montilla, adiantou que estão a trabalhar em projectos e soluções pensados para o período de 2012 a 2025.

José Montilla afastou a proposta do partido Convergência i Unió (CiU), o partido de Jordi Pujol, no sentido de se avançar com o transvase do rio francês Ródano. O líder do executivo regional disse achar conveniente não depender de um canal de água proveniente de França.

Mantilha confessou que, para já, o transvase do Ebro é, dadas as circunstâncias, uma medida aceitável.

Os governos regionais de Múrcia e Valência opõem-se ao transvase do Rio Ebro e já ameaçaram levar o caso ao Tribunal Constitucional. Não concordam que a Catalunha tenha um tratamento diferente ao de outras regiões com falta de água. A comunidade de Aragão, o distrito anfitrião da Expo 2008, dedicado à água, também reclama atenção, já que também padece também das consequências da seca.

Entretanto, e enquanto o chefe do executivo catalão apela à solidariedade, a Plataforma em Defesa do Ebro (PDE) prepara uma grande manifestação e defende a realização de um referendo para que os cidadãos de Garagens "tenham a última palavra".

Juan António Panisello, o porta-voz da PDE, receia que o transvase não seja uma medida temporária e não acredita que a canalização que levar a água deixe de ser utilizada no futuro. Considera ainda que está a ser utilizado o mesmo argumento usado nos anos 80 para levar a cabo o mini-transvase do Ebro.

O sindicato agrário também contesta esta medida e agendou para o dia 10 de Maio uma manifestação para mostrar a sua discordância em relação à primeira saída de água de barco desde Tarragona a 15 de Maio.

Por outro lado, as associações de regantes do Delta de Ebro não autorizam que se capte a água dos seus canais. Dizem que tudo foi feito nas suas costas e não acreditam que seja uma medida de carácter provis��rio, mas sim que se prolongará no tempo.

O Conselho de Governo das Terras do Ebro comprometeu-se, no entanto, a lutar para que "este seja um transvase pontual".

A desconfiança é muita por parte da Iniciativa das Terras do Ebro que, aliás, já pediu a demissão do "Conseller" - o titular catalão pela pasta do Meio Ambiente - Francesc Baltasar.

Na passada sexta-feira, Francesc Baltasar reuniu-se com os presidentes de câmara da província de Garagens para explicar pormenores desse abastecimento de água à rede de Barcelona. Esclareceu que a operação a levar a cabo não representará uma perda de caudal do Rio Ebro.

O responsável do Meio Ambiente do Governo catalão foi recebido por manifestantes que despejaram vários sacos de sal à porta do local onde decorria a reunião.

Para já, as medidas preventivas em curso consistem em não desperdiçar água. O governo catalão proibiu práticas como encher piscinas, regar jardins ou lavar automóveis. As polícias autonómica e municipal têm recebido frequentes denúncias e estão a ser aplicadas coimas.

Um dos casos mais recentes foi o de uma cidadã sexagenária que estava a lavar alcatifas no jardim da sua vivenda com uma mangueira. Agentes da polícia local que patrulhavam a zona aperceberam-se do desperdício da água e lavraram o auto de denúncia.

As coimas podem ir até aos 3.000 euros, de acordo com o regulamento de abastecimento de água potável, aprovado pela Entidade de Meio Ambiente (EMA) composta por 33 municípios da Área Metropolitana de Barcelona.

Existem sanções leves cujo montante pode ir até aos 750 euros, graves com multas até 1.500 euros e muito graves cujo máximo são 3.000 euros.

Se o cidadão reincidir duas vezes no mesmo comportamento, considera-se que há uma infracção muito grave e pode até ser restringido o abastecimento de água ao infractor.

Estas contra-ordenações são processadas nas câmaras municipais. Tanto os inspectores municipais, como a polícia local e a polícia regional ("Mossos d'Esquadra") estão empenhados em autuar o consumo indevido de água potável.

E enquanto se tomam medidas para poupar a água da torneira como um bem precioso, também há casos em que essa água deixou de ser considerada potável. A Câmara de Angles proibiu que se utilize a água da rede para beber ou cozinhar. A autarquia diz que a degradação da qualidade da água deve-se à seca. A oposição atribui culpas à câmara, que acusa de "desleixo". A partir de agora serão os camiões cisterna a abastecer a povoação.

Nos campos, em Lérida, a seca está a causar prejuízos como não há memória em anos anteriores. Em algumas zonas, os agricultores perderam definitivamente as colheitas de cereais. Prevê-se que as indemnizações a atribuir sejam as mais elevadas de sempre num total de cerca de 25 milhões de euros. Ainda assim, espera-se que as últimas chuvas possam beneficiar zonas onde os prejuízos têm sido mais tardios.

Neste momento, Catalunha espera que o líquido precioso caia do céu.

Lusa/fim
fonte;sapo noticias
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Algarve: Princesa da Arábia Saudita comprou 1.500 peças de cortiça algarvia para palá

São Brás de Alportel, Faro, 20 Abr (Lusa) - Uma princesa da Arábia Saudita recebeu esta semana no seu palácio em Riade, capital daquele reino, 110 quilos de cortiça algarvia transformada em individuais para dar jantares aos convidados. Os "table-mate" exclusivos lançaram a empresa portuguesa no mundo árabe.

O museu da cortiça em Silves e um português a viver em Paris, que por coincidência é secretário pessoal da princesa Jawaher Abdulaziz, foram os principais aliados para que a marca portuguesa Pelcor inaugurasse a aventura da exportação para o Médio Oriente.

A história começou em 2007 quando a princesa Jawaher Abdulaziz, que "gosta muito de Portugal", esteve de visita à Fábrica do Inglês, em Silves, onde existe um museu da cortiça e onde estão expostos produtos Pelcor, marca que transforma a casca do sobreiro em acessórios de moda luxuosos que desfilam nas passerelles de Paris.

"Em Agosto passado recebemos a visita surpresa de uma assistente da princesa Jawaher na loja de São Brás de Alportel. Em Novembro, o secretário da princesa em Paris pediu-nos catálogos sobre as colecções da Pelcor e a partir daqui começou o negócio", recorda Sandra Correia, mentora da marca e filha do proprietário da empresa que também fabrica rolhas para os mais finos champanhes, licores e vinhos do mundo.

Fez-se um mostruário que seguiu para Riade e a encomenda da princesa chegou em Fevereiro: 1.500 "table-mates" (individuais) feitos em pele de cortiça impermeável, com funcho e salpicos de dourado a imitar ouro.

Em Março, artesãos portugueses já confeccionavam as mil e quinhentas peças, exclusivas, para o Reino da Arábia Saudita.

Esta semana os individuais foram armazenados em cinco caixas, com medidas especiais, e partiram de São Brás com destino a Riade, contou Sandra Correia, a senhora da cortiça, que não se cansa de repetir à Lusa que "cork is fashion" (a cortiça está na moda).

Os 1.500 "table-mates", ou seja individuais para colocar nas mesas e colocar por cima os pratos e talheres, são o início da aventura no Médio Oriente, mas depois de conquistar os mercados europeus e até o americano, e depois de se lançar na alta-costura a desfilar junto a criadores de moda internacionais no Prêt-à-Porter, em Paris, a marca Pelcor tem a ambição de vencer o mercado da Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Com um volume de negócios em ascensão, onde em 2007 superou o meio milhão de euros em 2006, a "senhora da cortiça" espera que em 2008 aumente um terço da exportação, e a aposta é no mercado do Médio Oriente.

A marca Pelcor já se está a preparar, inclusivamente, para participar em Fevereiro de 2009 na feira "Expo Riva Garda", no Dubai (Emirados Árabes) com a gama "footwear" (calçado) e acessórios de moda.

Em Março de 2009 acessórios de moda e brindes de cortiça regressam ao Dubai para apresentar a cortiça da Pelcor na maior feira de acessórios de moda daquele país, a Motexha.

Malas executivas, carteiras de homem e de mulher ou bonés específicos para os jogadores de golfe e corridas de cavalos (dois desportos muito praticados nos Emirados Árabes) são alguns dos acessórios que a Pelcor vai levar ao Médio Oriente.

O toque aveludado, a impermeabilidade e o facto de ser um produto ecológico s��o as principais características das peças feitas em cortiça que podem ir desde a carteira de negócios a mochilas em pvc com pedaços de casca de sobreiro injectado, até a elegantes chapéus-de-chuva resistentes à água e luxuosos pufes para tornar a sala mais "cosy".

Sandra Correia revelou à Agência Lusa que a novidade para a estação deste Verão são as sandálias em cortiça desenhadas pela consagrada estilista portuguesa Ana Salazar.

É uma espécie de conto das mil e uma noites a tornar-se realidade para uma pequena empresa portuguesa que se abriu ao mundo árabe através da mais fina pele da cortiça.

Lusa/Fim
** Por Cecília Malheiro (textos) e Luís Forra (Fotos), da Agência Lusa **
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
ESPANHA - Acidente com autocarro provoca pelo menos nove mortos

Um acidente com um autocarro em Espanha provocou pelo menos nove mortos e 19 feridos graves. O veículo que transportava turistas finlandeses despistou-se numa auto-estrada perto de Málaga.

( 21:24 / 19 de Abril 08 )

O acidente causou nove mortos e 35 feridos, 19 em estado considerado grave. Todos os passageiros do autocarro sinistrado são de nacionalidade finlandesa e as vítimas do acidente estão a ser evacuadas para vários hospitais da região.

O jornal «El Mundo» diz que as primeiras informações indicam que o acidente foi provocado por um todo-o-terreno que fez uma ultrapassagem à margem da lei. O veículo terá embatido numa das laterais do autocarro, que saiu da via e capotou.

As condições do tempo na zona de Malaga têm também sido adversas durante todo o dia.

O condutor do jipe circulava com uma taxa de alcoolemia de 0,5 miligramas, duas vezes superior ao permitido por lei. O homem foi detido pela polícia.

Este acidente é o mais grave do tipo desde 14 de Novembro de 2001, quando 20 pessoas morreram e 22 ficaram feridas no momento em que um autocarro saiu da estrada perto de Huelva.


"in TSF one line"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Princesa saudita aposta na cortiça portuguesa

Uma princesa da Arábia Saudita recebeu esta semana no seu palácio em Riade, capital daquele reino, 110 quilos de cortiça algarvia transformada em individuais para dar jantares aos convidados. Os «table-mate» exclusivos lançaram a empresa portuguesa no mundo árabe.

O museu da cortiça em Silves e um português a viver em Paris, que por coincidência é secretário pessoal da princesa Jawaher Abdulaziz, foram os principais aliados para que a marca portuguesa Pelcor inaugurasse a aventura da exportação para o Médio Oriente.

A história começou em 2007 quando a princesa Jawaher Abdulaziz, que «gosta muito de Portugal», esteve de visita à Fábrica do Inglês, em Silves, onde existe um museu da cortiça e onde estão expostos produtos Pelcor, marca que transforma a casca do sobreiro em acessórios de moda luxuosos que desfilam nas passerelles de Paris.

«Em Agosto passado recebemos a visita surpresa de uma assistente da princesa Jawaher na loja de São Brás de Alportel. Em Novembro, o secretário da princesa em Paris pediu-nos catálogos sobre as colecções da Pelcor e a partir daqui começou o negócio», recorda Sandra Correia, mentora da marca e filha do proprietário da empresa que também fabrica rolhas para os mais finos champanhes, licores e vinhos do mundo.

«Cork is fashion»

Fez-se um mostruário que seguiu para Riade e a encomenda da princesa chegou em Fevereiro: 1.500 «table-mates» (individuais) feitos em pele de cortiça impermeável, com funcho e salpicos de dourado a imitar ouro. Em Março, artesãos portugueses já confeccionavam as 1.500 peças, exclusivas, para o Reino da Arábia Saudita.

Esta semana os individuais foram armazenados em cinco caixas, com medidas especiais, e partiram de São Brás com destino a Riade, contou Sandra Correia, a senhora da cortiça, que não se cansa de repetir à Lusa que «cork is fashion» (a cortiça está na moda).

Os 1.500 «table-mates», ou seja individuais para colocar nas mesas e colocar por cima os pratos e talheres, são o início da aventura no Médio Oriente, mas depois de conquistar os mercados europeus e até o americano, e depois de se lançar na alta-costura a desfilar junto a criadores de moda internacionais no Prêt-à-Porter, em Paris, a marca Pelcor tem a ambição de vencer o mercado da Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Com um volume de negócios em ascensão, onde em 2007 superou o meio milhão de euros em 2006, a «senhora da cortiça» espera que em 2008 aumente um terço da exportação, e a aposta é no mercado do Médio Oriente.

O toque aveludado, a impermeabilidade e o facto de ser um produto ecológico são as principais características das peças feitas em cortiça que podem ir desde a carteira de negócios a mochilas em pvc com pedaços de casca de sobreiro injectado, até a elegantes chapéus-de-chuva resistentes à água e luxuosos pufes para tornar a sala mais «cosy».


"IOL Diário"
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Iraque: al-Qaeda ameaça com nova ofensiva

A al-Qaeda no Iraque ameaçou no sábado desencadear uma nova ofensiva contra as forças norte-americanas no Iraque, tal como o clérigo xiita Moqtada al-Sadr, se Washington não mandar travar a campanha contra o seu Exército do Mahdi.

O egípcio Abu Hamza Al-Muhajir, considerado o líder da Al-Qaida no Iraque, alertou para que os seus combatentes (mujaidines) querem «oferecer a cabeça de um norte-americano a Bush, o mentiroso», de acordo com o centro Site Intelligence Group.

O terrorista falava num registo de meia hora intitulado «Os Caminhos da Liberdade», divulgado para «celebrar» a morte de 4.000 soldados norte-americanos desde a invasão do Iraque, em 2003.

Al-Muhajir, aliás Abu Ayyoub al-Masri Al-Um, é tido por Washington como o cabecilha da al-Qaeda no Iraque, depois da morte do seu predecessor, Abu Mussab al-Zarqawi. Para os serviços secretos norte-americanos, o nome de Omar al-Baghdadi, apresentado pelos mujaidines como o seu líder, não passa de uma «invenção».

Sob pressão norte-americana, os combatentes fiéis ao saudita Osama bin Laden estão presentemente confrontados à resistência iraquiana, que não se quer submeter à hegemonia do extremismo islâmico.

Por seu turno, Maqtada al-Sadr garantiu que promoverá um levantamento geral contra os Estados Unidos se não for posto fim ao acosso do seu Exército do Mahdi. O clérigo radical xiita deu no sábado um ultimato às autoridades de Bagdad - no seu site na Internet - para chegarem a entendimento com Washington, caso contrário «será declarada a guerra total até à libertação» do país.


"IOL Diário"
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Britânico se hipnotiza e é operado sem anestesia

Um terapeuta britânico usou hipnose em si mesmo para se submeter a uma cirurgia na sua mão direita sem anestesia.
O terapeuta Alex Lenkei, de 61 anos, disse que estava perfeitamente consciente de tudo à sua volta durante a operação, mas que não sentiu dor alguma.

Durante a cirurgia de 83 minutos, médicos removeram partes do osso da base do dedo polegar do terapeuta, que sofre de artrite.

A cirurgia foi realizada nesta sexta-feira no hospital da cidade de Worthing, no sudeste da Inglaterra.

'Martelos e serras'

"Levou entre 30 segundos e um minuto para que eu me colocasse sob hipnose, e deste ponto em diante me senti muito relaxado", disse Lenkei, que pratica hipnose desde os 16 anos.

"Eu estava consciente de tudo à minha volta, das pessoas falando até o uso de martelos e serras, mas eu não senti dor alguma."

Durante a cirurgia, um anestesista ficou de plantão, caso houvesse necessidade.

O cirurgião David Llewellyn-Clark, que fez a operação, disse que concordou sem problemas com o procedimento de Lenkei.

"Algumas pessoas ficam muito ansiosas por terem de receber anestesia, portanto estou sempre procurando alternativas. Eu tinha confiança que o senhor Lenkei era um hábil hipnoterapeuta, e estou feliz que tudo deu certo", disse.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Loiras russas já têm seu próprio partido

As loiras russas, objecto de admiração por sua beleza e de brincadeiras em seu país por sua suposta falta de inteligência, já têm seu próprio partido, embora para ser membro não seja preciso ter fios de ouro brilhantes, mas ter "alma de loira".

"Ser uma loira é um estado mental. Você pode ser loira por fora ou interiormente. Trata-se de ser optimista e não levar a vida tão a sério", assinalou à Agência Efe Marina Voloshinova, secretária-geral do Partido das Loiras e morena natural.


O que originariamente era um minoritário clube de amantes das loiras na Internet, se transformou agora em uma formação política que pretende apresentar uma candidata nas eleições presidenciais de 2012.


O partido já conta com cinco mil membros - um terço deles homens - e a lista de espera é "longa", segundo Marina, economista de profissão.


"Pintei meu cabelo uma vez, mas não ficou muito bom. Para ser membro não é preciso ser loira. Mas é necessária a recomendação de outros dois membros e superar um período de teste, no qual o aspirante deve demonstrar um compromisso activo com o partido", explicou.


O emblema do partido é um retrato da famosa "Mandy", a jovem loira que protagoniza uma famosa série de desenhos e que aparece com um super decote e uma margarida na mão.


"Uma loira nunca passa despercebida. Sempre chama a atenção. Além disso, é o elo mais fraco. Tanto homens como mulheres as ridicularizam e ninguém as leva a sério. Façam o que façam, são sempre bonitas e tolas", comentou.


Apesar da União Soviética ter sido um dos estados pioneiros quanto à inserção da mulher no mercado de trabalho na primeira metade do século XX, o movimento feminista na Rússia ainda é imaturo.


Duas mulheres, Elvira Nabiullina e Tatiana Golikova, de apenas 40 anos, lideram os ministérios de Economia e Saúde, mas na Duma (câmara baixa do parlamento russo) existem apenas 45 deputadas de um total de 450.


Uma mulher, Valentina Matviyenko, é governadora da segunda cidade russa, São Petersburgo; enquanto no mundo dos negócios sobressai a empresária da construção Elena Batúrina, esposa do prefeito de Moscovo, com uma fortuna de US$ 7 milhões.


Voloshinova adiantou que o partido pensa entrar em contacto com loiras "famosas" como a tenista Maria Sharapova; Svetlana Medvedev, a esposa do presidente eleito russo, ou Ksenia Sobchak, apresentadora de televisão conhecida como a "Paris Hilton russa".


"Esperamos receber o apoio delas, nos seria de grande ajuda para combater os preconceitos. Para os homens russos, é mais fácil tratar as loiras mal, do que de igual para igual. Isso demonstra que são mais fracos que as mulheres", opinou.


O líder do Partido das Loiras insiste que essa é uma formação com objectivos políticos sérios e que não tem intenção de representar somente as loiras (uma de cada cinco mulheres na Rússia).


"Um dos principais pontos de nosso programa é promover a pequena empresa. As mulheres russas são mais activas que os homens na hora de abrir lojas ou pequenos negócios. No entanto, na Rússia, as grandes corporações sempre são a prioridade", disse.


Além disso, defendem a necessidade de incentivar que as mulheres com filhos possam estudar e promovem valores como a não-violência, o respeito à tradição e a tolerância.


"No dia 31 de maio realizaremos nosso primeiro congresso e tornaremos público o programa eleitoral", adiantou.


Voloshinova afirmou que já receberam ofertas de colaboração de vários países, entre eles Itália, o que a deixa optimista em relação ao futuro.


"Se conseguimos ter presença em todo o país, em alguns anos seremos o principal partido opositor. As pessoas estão cansadas de políticos como Ziuganov (líder comunista) e Zhirinovski (nacionalista)", manifestou.

A representante prevê que seu partido encherá o vazio existente no panorama político russo desde o fracasso dos liberais nas eleições de 2003.

"O povo deseja uma alternativa, ainda que colorida. Muitos vêem os governistas da Rússia Unida como uma encarnação do Partido Comunista da União Soviética (PCUS)", ressaltou.

Voloshinova, de 39 anos, acredita que seu partido será bem recebido nas grandes cidades e entre os jovens, que são os que têm menos preconceitos em relação ao outro sexo.

"No campo russo é onde as mulheres são tratadas da pior maneira.

Talvez, por isso, seja onde existem mais loiras, já que pintam seus cabelos para chamar mais a atenção", assinalou.

O Partido das Loiras espera recrutar até 50 mil militantes nos próximos meses - o mínimo necessário para ser registado como força política - e planeia abrir escritórios em todas as regiões e províncias do país.

"Queremos que nos levem a sério. Com um pouco de sorte, poderemos apresentar uma mulher, bonita, inteligente e loira, nas eleições presidenciais de 2012", disse.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Irão insiste em que não tem programa secreto diante de visita da AIEA

O Irão insistiu hoje em que não tem nenhum programa nuclear secreto, como alegam alguns países ocidentais, antes da chegada a Teerão do número dois da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Olli Heinonen.


"Não temos nenhuma actividade secreta e nosso programa (atómico) é desenvolvido sob a supervisão da AIEA", disse o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores do Irão, Mohamad Ali Hosseini, segundo a agência "Irna".


Além disso, negou que Heinonen vá tentar obter respostas de Teerão sobre as alegações de serviços secretos ocidentais acerca da suposta elaboração pelo Irão de estudos militares secretos com fins nucleares.


"A visita de Heinonen se centrará apenas na cooperação entre o Irão e a AIEA (...), é uma visita normal", disse o porta-voz iraniano, após reiterar que os iranianos já responderam a "todas as perguntas" da agência internacional sobre as atividades atômicas de Teerã.


No entanto, porta-vozes da AIEA disseram que, durante sua visita de dois dias, Heinonen conversará com os responsáveis iranianos sobre os supostos estudos secretos do Irão.


O director da AIEA, Mohamed ElBaradei, tinha expressado sua preocupação com as alegações dos EUA e de outros países ocidentais sobre esses estudos iranianos.


Em seu último relatório sobre o dossier iraniano, ElBaradei reconheceu em Fevereiro que a investigação do programa atómico do Irão está avançando, mas destacou que vários pontos faltam ser esclarecidos.


Teerão qualificou esse relatório de "vitória para o Irão", e o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, considerou "fechado" o caso nuclear de seu país.


.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Estados Unidos:Nove anos sobre massacre de Columbine

Nove anos sobre massacre de Columbine

Os Estados Unidos fazem hoje luto nacional para homenagear a morte dos 12 alunos de uma escola em Columbine, no Colorado, provocada pela loucura de dois estudantes que entraram no liceu, atiraram indiscriminadamente e se suicidaram de seguida
Hoje, domingo dia 20 de Abril, completam-se nove anos do massacre do Liceu de Columbine, quando os estudantes Eric Harris, 18, e Dylan Klebold,17, entraram armados na escola e mataram doze colegas.

As câmaras do liceu gravaram as imagens do pânico quando os adolescentes entraram, munidos com caçadeiras de canos cerrados e metralhadoras, disseminando o terror. Os jovens suicidaram-se de seguida, com uma nota: «não culpem ninguém pelos nossos actos. É desta forma que queremos partir»

A polícia encontrou ainda 30 bombas escondidas na escola e em carros estacionados nas redondezas, o que levou os agentes a considerar que o objectivo final dos dois jovens era destruir o edifício. Os explosivos, de fabrico caseiro, não foram detonados.

Eric Harris e Dylan Klebold faziam parte de um grupo conhecido como «a máfia do casaco» e eram alvo do ‘bullying’ dos colegas. Antes do massacre, planearam a vingança e filmaram-se a si próprios com as mesmas roupas que vestiam no dia fatídico. Sem respostas e com muita mágoa, o episódio inspirou os americanos.

Foi o mote para Michael Moore criar Bowling for Columbine, o documentário sobre a loucura armamentista americana, e também Elephant, de Gus Van Sant, um exercício cinematográfico que pretende recriar uma situação inexplicável.

dora.guennes@sol.pt

Fonte: Sol
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Eua:papa reza contra terrorismo no Ground Zero

Papa reza contra terrorismo no Ground Zero

papa_ground_zero_epa.jpg

Bento XVI rezou uma oração contra o terrorismo, este domingo, numa cerimónia no local onde ocorreram os atentados de 11 de Setembro em Nova Iorque. O Papa pediu a Deus «paz para todas as mentes violentas do mundo».
( 16:13 / 20 de Abril 08 )

O Papa Bento XVI rezou uma oração contra o terrorismo, este domingo, numa cerimónia carregada de emoção no Ground Zero, o local ocupado pelas Torres Gémeas antes dos atentados de 11 de Setembro de 2001.

Na cerimónia, que marca o sexto e último dia da sua primeira visita aos Estados Unidos, o Santo Pontífice meditou, acendeu uma vela e rezou uma oração onde pediu a «Deus que conceba a paz a todas as mentes violentas do mundo».

Bento XVI solicitou a Deus que ajude aqueles «cujo coração e espírito estão consumidos por ódio a reencontrar o caminho do amor».

O Papa foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Nova Iorque, Michael Bloomberg, por sobreviventes e familiares das vítimas dos atentados e ainda por uma delegação de serviços de socorro que tentou salvar vidas a 11 de Setembro de 2001.


Fonte:TSF Online
 
Última edição:

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
ESPANHA:Bomba da ETA explode sem provocar vítimas

Bomba da ETA explode sem provocar vítimas

bomba_eta_elgoibar_epa.jpg


Uma bomba atribuída à ETA explodiu, este domingo, no norte de Espanha, sem fazer vítimas, mas danificando vários edifícios, entre os quais o do partido socialista espanhol (PSOE) local. A polícia já cercou a zona e evacuou os edifícios adjacentes.
( 12:17 / 20 de Abril 08 )

Uma bomba explodiu, na madrugada deste domingo, na Casa das Associações de Elgoibar, no norte de Espanha, sem fazer vítimas, mas danificando vários edifícios próximos, entre os quais o do partido socialista espanhol (PSOE) local.

Antes do ocorrido, a assistência rodoviária (DYA) recebeu um telefonema de aviso por parte da organização separatista basca ETA, segundo a rádio pública espanhola RNE.

As autoridades policiais cercaram a zona e ordenaram a evacuação dos edifícios adjacentes.

A explosão aconteceu três dias depois de sete polícias terem sofrido ferimentos ligeiros, após a deflagração de uma bomba numa representação do PSOE em Bilbau, a principal cidade basca espanhola.

Fonte:TSF Online
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Zimbabué: Pelo menos 10 mortos e 400 militantes da oposição detidos desde eleições ge

Zimbabué: Pelo menos 10 mortos e 400 militantes da oposição detidos desde eleições gerais
lusa.jpeg

20 de Abril de 2008, 15:09

Joanesburgo, 20 Abr (Lusa) - Pelo menos 10 pessoas foram mortas no Zimbabué e 400 militantes da oposição foram detidos desde as eleições gerais de 29 de Março, denunciou hoje a oposição que acusa o regime de estar em "guerra" contra a população.

"Está em curso uma guerra no Zimbabué, levada a cabo pelo regime (do Presidente Robert) Mugabe", afirmou, em conferência de imprensa, em Joanesburgo, África do Sul, o secretário-geral do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), Tendai Biti.

"Dez pessoas foram mortas desde 29 de Março, 3.000 pessoas viram-se obrigadas a abandonar as suas casas, cerca de 400 militantes da oposição foram detidos, e mais de 500 pessoas foram hospitalizadas", denunciou Biti.

"É uma situação desesperada", adiantou, referindo ainda "centenas de casas incendiadas, um número indeterminado de pessoas em fuga e uma vontade deliberada de privar a população de alimentos".

Três semanas após as eleições gerais, o Zimbabué continua à espera, num clima de tensão, do resultado do escrutínio presidencial disputado por Robert Mugabe, 84 anos, que luta por um sexto mandato, e o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, 56 anos.

O MDC convocou uma greve geral, iniciada na terça-feira passada para exigir a divulgação do resultado das eleições presidenciais, mas o partido no poder exigiu a recontagem parcial de votos, que está a realizar-se desde sábado em 23 das 210 circunscrições eleitorais.

A União Nacional Africana do Zimbabué - Frente Patriótica (ZANU-FP), no poder desde a independência do Zimbabué, em 1980, perdeu oficialmente as legislativas, mas a nova contagem pode permitir-lhe recuperar a maioria no Parlamento, onde apenas alcançou, segundo os dados eleitorais oficiais, 97 assentos contra 109 para o MDC.

A recontagem dos votos pode inverter o resultado das eleições legislativas. O partido ZANU-PF perdeu em 16 das circunscrições onde os votos estão a ser recontados, segundo a Comissão Eleitoral do Zimbabué.

De acordo com a estação de televisão britânica Sky News, a ZANU-PF só necessita de nove assentos para obter uma maioria no Parlamento.

A Sky News adianta haver uma forte preocupação no Ocidente e entre a oposição de que Mugabe esteja a viciar os resultados eleitorais, e que a situação possa resultar em violência nas ruas.

Segundo a mesma estação televisiva, o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, acusado de traição pelo regime de Mugabe, afirmou em Joanesburgo, recear ser atacado ou preso se regressar ao Zimbabué.

Neste clima de tensão, o embaixador dos Estados Unidos no Zimbabué, James McGee afirmou ter recebido "informações confirmadas sobre ameaças, agressões, raptos, casas incendiadas e mesmo homicídios".

No sábado, a associação internacional de defesa dos Direitos Humanos Human Rights Watch denunciou a existência de "campos de tortura" criados pelo regime de Mugabe.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, está hoje a discutir no Gana, com dirigentes africanos, a crise no Zimbabué.

MV.

Fonte:Lusa/Fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Sri Lanka: Padre activista dos direitos humanos morre em ataque do Exército - guerril

Sri Lanka: Padre activista dos direitos humanos morre em ataque do Exército - guerrilha tamil
20 de Abril de 2008, 16:35

Nova Deli, Índia, 20 Abr (Lusa) - O conhecido padre e activista dos direitos humanos M.X. Karunaratnam morreu hoje vítima de um ataque do Exército do Sri Lanka no norte da ilha, segundo um comunicado divulgado pelos Tigres de Libertação da Pátria Tamil (LTTE).

Segundo a nota da guerrilha tamil, um grupo de soldados governamentais infiltrou-se na região de Mallaavi, sob domínio tamil, para matar o sacerdote e presidente do Secretariado do Nordeste de Direitos Humanos (NESOHR).

Fonte policial citada no documento, avança que M.X. Karunaratnam se deslocava de carro para casa a partir da Igreja onde celebrava missas, quando foi atingido por disparos de metralhadora na cabeça, que causaram a sua morte.

Os Tigres de Libertação da Pátria Tamil sublinham que o sacerdote dirigia a "única" associação que denunciava e divulgava a "voz" dos aldeões do nordeste da ilha.

O padre Karunaratnam era conhecido pelas suas duras críticas ao Governo do Sri Lanka, que acusava de violar sistematicamente os direitos humanos.

Segundo a guerrilha tamil, dois dos onze membros fundadores do Secretariado do Nordeste de Direitos Humanos já foram mortos pelo Exército do Sri Lanka.

SK.

Fonte:Lusa/Fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Zimbabué: Navio chinês com armas para Harare navega em direcção a Luanda

Zimbabué: Navio chinês com armas para Harare navega em direcção a Luanda

20 de Abril de 2008, 17:34

Maputo, 20 Abr (Lusa) - O navio chinês, que transporta armas para o governo do Zimbabué, e que estava ancorado ao largo de Durban, na África do Sul, navega em direcção a Angola onde espera conseguir aportar, segundo o ministro dos Transportes moçambicano.

O navio abandonou águas sul-africanas sexta-feira depois de um tribunal de Durban ter recusado que as armas fossem transportadas através do país, para o Zimbabué, refere hoje a SW Radio Africa, uma rádio independente zimbabueana de ondas curtas, citada pelo serviço de notícias on-line AllAfrica.com.

Segundo a AllAfrica.com, o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Paulo Zucula, disse à Reuters que Maputo tem estado atento aos movimentos do navio, desde que zarpou do porto sul-africano.

"Sabemos que o registo do seu próximo destino explicita Luanda porque não permitimos que penetrasse em águas moçambicanas sem diligências prévias", disse.

O navio "Na Yue Jiang" estava ancorado ao largo do porto de Durban desde segunda-feira.

O comandante foi informado sexta-feira de que um tribunal de Durban proibiu o transporte dos seis contentores de armas e munições para o Zimbabué através de território sul-africano, tendo decidido partir com destino incerto.

A cadeia televisiva norte-americana CNN avançou por seu lado que, segundo o Departamento Sul-africano de Transportes, o navio tem como destino o porto de Luanda.

Entre as armas transportadas, encontram-se milhões de munições de vários calibres, com predominância do calibre utilizado nas espingardas automáticas AK-47, RPG (morteiros com auto-propulsão) e granadas de morteiro.

Nos últimos dois dias, a generalidade da comunicação social tem dado destaque ao "Na Yue Jiang", uma vez que a ausência de resultados das eleições presidenciais zimbabueanas de 29 de Março ameaça mergulhar toda a região numa grave crise.

South African government source told CNN the China-flagged An Yue Jiang had sailed away from Durban Friday evening before the High Court's order could be served to the ship's captain.

MV.

Fonte:Lusa/Fim
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Iraque: Forças de segurança abatem meia centena de radicais xiitas

Bagdad, 20 Abr - As forças de segurança iraquianas abateram meia centena de radicais xiitas ao ripostarem a um ataque, sábado, em Nassiriyah, a sul de Bagdad, anunciou hoje o exército norte-americano.

Além dos islamitas mortos, outros tantos foram capturados durante uma operação centrada no bairro de Suk al-Chiuk, precisa um comunicado.

Na operação participaram forças de segurança iraquianas formadas por três centenas de soldados e polícias treinados por instrutores norte-americanos e dotados com armamento especial.

O general Rick Lynch pôs em destaque a sofisticação cada vez maior do equipamenrto bélico à disposição dos insurrectos xiitas e apuntou o dedo à ajuda de grupos organizados e enviados por Teerão.

O comandante das forças norte-americanas nas províncias de maioria xiita do centro do Iraque deu como exemplo as granadas de foguete e de morteiro, de alta precisão, usadas pelos extremistas e apreendidas no terreno, juntamente com grandes quantidades de munições.

Lynch foi mais longe ao revelar que cada vez mais xiitas iraquianos estão a ser treinados dentro do vizinho Irão.

O regime dos ayatollahs tem desmentido sistematicamente este tipo de acusações vindas das autoridades norte-americanas, segundo as quais a 'zona verde' das instituições e embaixadas na capital iraquiana foi atingida por 600 granadas de foguete e morteiro entre 23 de Março e o passado dia 12.

O general adiantou que nas regiões de Babel, Wassit, Kerbala e Najaf, 25 radicais xiitas detidos pelos seus homens confessaram ter recebido treino de forças iranianas, ou mesmo dentro do Irão.

Nas regiões indicadas, 146 soldados norte-americanos foram mortos com armamento iraniano.
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
China Southern Airlines regressa ao lucro no primeiro trimestre

A transportadora aérea China Southern Airlines, que detém a maior frota de aviões do País, regressou ao lucro nos primeiros três meses deste ano, com a apreciação do yuan a compensar os cancelamentos de voos devido às piores tempestades de neve dos últimos 50 anos, que assolaram a região.

Em comunicado ontem divulgado, e citado pela Bloomberg, a China Southern informa que o seu resultado líquido totalizou 769 milhões de yuan (69,3 milhões de euros) no primeiro trimestre, um valor que compara com o prejuízo de 188 milhões de yuan (16,9 milhões de euros) obtidos um ano antes, tendo saído melhor que o esperado.

Para este resultado contribui essencialmente a valorização do yuan em cerca de 4% entre Janeiro e Março de 2008, o que reduziu o valor da sua dívida denominada em dólares, tendo compensado o impacto do mau tempo, que forçou a companhia a cancelar mais de oito mil voos nos primeiros dois meses do ano, adianta o documento.

A China Southern é a maior beneficiária da apreciação do yuan (&) o foco da companhia no tráfego doméstico também significa que irá beneficiar dos Jogos Olímpicos este ano , comentou um especialista à Bloomberg.

No documento, a China Southern acrescenta que acordou a compra de 20 aviões à Boeing. Os aparelhos, que serão ser entregues entre Abril de 2014 e Outubro de 2015 deste ano, custam cerca de 75 milhões de dólares (47,3 milhões de euros). Para ajudar a financiar a compra dos aviões, a China Southern vai emitir 4 mil milhões de yuan em obrigações.

As acções da China Southern chegaram a disparar quase 9%, depois de terem sido conhecidos os resultados do primeiro trimestre.
MAFALDA AGUIAR .;diario economico
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Tibete: Durão Barroso vai discutir o Tibete e os Direitos Humanos...

Tibete: Durão Barroso vai discutir o Tibete e os Direitos Humanos com primeiro-ministro chinês


Pequim, 21 Abr (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, vai discutir com o primeiro-ministro Wen Jiabao a repressão da China aos protestos no Tibete, durante a sua visita a Pequim esta semana, disse hoje à Agência Lusa um diplomata europeu.

"É como ter uma vaca na sala de estar. Seria impossível Durão Barroso vir à China e não falar na questão tibetana", disse o diplomata, da representação da União Europeia (UE) na China, que pediu o anonimato por questões de protocolo.

Um comunicado da representação da UE em Pequim, que anuncia para os dias 24 e 25 de Abril a visita de Durão Barroso à China, diz também que no encontro com o primeiro-ministro chinês, "serão também discutidas as questões relacionadas com os direitos humanos e a liberdade de expressão".

"A Comissão Europeia (CE) sempre manteve um diálogo muito franco com a China sobre estes assuntos. Os recentes acontecimentos no Tibete são ainda mais uma razão para que se fale sobre eles", diz a nota de imprensa da UE.

Em Março registaram-se as mais fortes manifestações contra a administração da China no Tibete nas últimas décadas, que começaram na capital tibetana Lassa e se espalharam a outras províncias ocidentais chinesas de forte influência étnica tibetana.

A China, que mantém ainda seladas a estrangeiros as regiões onde decorreram os protestos, diz que os manifestantes de Lassa e das outras províncias mataram 18 civis e dois polícias.

O governo tibetano no exílio nega e afirma que foi a China que matou pelo menos 150 pessoas para esmagar as manifestações.

A UE não esclareceu se Barroso vai também debater a questão tibetana durante o encontro com o presidente chinês Hu Jintao.

Para debater sobretudo temas comerciais e ambientais Barroso liderará uma equipa de nove comissários europeus na visita à China : Peter Mandelson, (Comércio), Benita Ferrero-Waldner (Relações Externas), Vladimir Spidla (Emprego e Assuntos Sociais), Janez Potocnik (Ciência e Investigação), Stavros Dimas (Ambiente), Andris Piebalgs (Energia), Louis Michel (Desenvolvimento e Ajuda Humanitária), László Kovács (Assuntos Fiscais e União Aduaneira) e Meglena Kuneva (Protecção do Consumidor).

Barroso e Wen vão também inaugurar um novo mecanismo de alto nível entre a UE e a China para discussão de temas comerciais e económicos, aprovado em Novembro de 2007 durante a 10ª Cimeira UE-China, à qual Portugal presidiu.

"Este mecanismo será uma nova ferramenta para resolver os problemas que as empresas europeias enfrentam quando se tentam estabelecer na China, em especial nos sectores do investimento, acessos ao mercado e protecção dos direitos de propriedade intelectual", refere a nota da delegação da EU na China.

Bruxelas conta com o mecanismo de alto nível para reduzir as tensões comerciais causadas pelo défice comercial da Europa com a China que, segundo a UE, cresceu para os 170 mil milhões de euros em 2007, contra 131 mil milhões de euros em 2006.

Barroso e Wen Jiabao, segundo a CE, vão também dar início a um diálogo entre Bruxelas e Pequim para tratar de questões como o desenvolvimento sustentável e aquecimento global, uma vez que a China é já, segundo diversos estudos, o país do mundo que emite mais gases de efeitos estufa, causadores do aquecimento global.

RBV

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
EUA/Papa: Termina visita de Bento XVI

O Papa Bento XVI concluiu hoje a sua visita de seis dias aos Estados Unidos com uma missa oficiada no estádio de basebol dos Yankees, em Nova Iorque, perante 57.000 fiéis.

Num cenário espectacular, dominado pelo branco e amarelo, cores do Vaticano, o bispo de Roma recebeu sobretudo o fervor dos hispanos, que o aplaudiram enquanto gritavam "I Love You" (Gosto de Ti), ao som do hino da alegria de Ludwig van Beethoven.

A missa foi oficiada em inglês e espanhol, já que quase 30 por cento dos católicos norte-americanos são latinos, percentagem que sobe para cerca de 50 por cento no escalão etário dos 18 aos 39 anos.

O arcebispo de Nova Iorque, cardeal Edward Egan, também leu em espanhol a mensagem papal, numa cerimónia onde participaram os cantores José Feliciano, Marcello Giordano y Harry Connick Jr.

Bento XVI reiterou um dos grandes propósitos da sua viagem, o imperativo da defender da vida, contra o aborto.

Convidou os fiéis a "garantir o respeito pela dignidade e direitos de qualquer ser humano, sobretudo os mais indefesos, como os bebés nos ventres maternos".

A educação dos jovens, a atenção aos pobres, doentes e estrangeiros foi igualmente pedida pelo Sumo Pontífice da Igreja Católica.

Os Estados Unidos foram elogiados como o país onde "os católicos encontraram uma terra de liberdade para praticarem a sua fé e participarem plenamente na vida civl, cooperando com os vizinhos para forjar uma sociedade democrática".

Bento XVI destacou os valores da "autoridade" e da "obediencia", instando os crentes a lutar contra o egoísmo.

A derradeira jornada do Papa ficou marcada por uma missa pelas vítimas dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001.

Lusa
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Espanha-Governo recomenda não consumir Herbalife depois de casos de toxicidade.

O Ministério da Saúde espanhol desaconselhou, esta segunda-feira, o consumo de produtos da marca Herbalife, depois de ter tido conhecimento de casos de toxicidade hepática presumivelmente associados ao consumo destes produtos.

Em comunicado, refere haver registo de pelo menos nove casos suspeitos relacionados com o consumo dos medicamentos, entre 2003 e 2007.

O governo recorda que a empresa Herbalife Internacional comercializa em Espanha e em diversos países, incluindo Portugal, produtos considerados dietéticos, complementos alimentares a que, em alguns casos, atribui benefícios de emagrecimento e melhorias do bem-estar geral do consumidor.

Os produtos Herbalife são comercializados directamente ao domicílio, sem lojas da empresa abertas aos público e, em alguns casos, são os próprios consumidores que se convertem em distribuidores.

Este modelo de distribuição dificulta o acompanhamento dos produtos como deve legalmente ocorrer em toda a cadeia alimentar, segundo a legislação europeia em vigor.

Neste caso, os produtos foram acompanhados pelo centro de Farmacovigilância Regional do Principado das Astúrias que registou os primeiros casos de possível toxicidade hepática.

Os nove casos acabaram, posteriormente, por ser registados pela Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS) através do Sistema Espanhol de Vigilância de Fármacos.

Até ao momento, há registo de pelo menos nove outros casos em outros países da UE, entre 1992 e 2006, de mais seis na Islândia e de 22 na Suíça e em Israel.

Apesar disso, as redes de alerta alimentar europeias não têm até ao momento qualquer notificação sobre o produto.

As autoridades espanholas continuam a investigar os produtos, incluindo solicitando informação à empresa, tendo hoje incluído a sua recomendação na Rede Europeia de Alerta Rápida de Alimentos e na rede mundial Infosan.

A Herbalife opera em vários países, incluindo Portugal. Contactada pela TSF, a Direcção-Geral de Saúde remete a emissão de qualquer recomendação para o gabinete de planeamento do Ministério da Agricultura, já que os produtos desta marca são considerados suplementos alimentares.
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Directora-geral surpreendida.
A directora-geral da Herbalife em Portugal confessa que ficou espantada com a recomendação espanhola que desaconselhou o consumo dos produtos da marca.

A notícia surpreendeu a empresa em Portugal. Gertrudes Soares, directora-geral da Herbalife, garante que não tem conhecimento de qualquer caso de problemas de saúde ligado ao consumo destes produtos nem conhece qualquer recomendação.

A empresa está a consolidar o negócio em Portugal. Só nos últimos dois anos as vendas cresceram mais de 36 por cento e não foi registada qualquer queixa por parte dos consumidores, garante esta responsável.

A Herbalife Portugal adianta ainda que vai contactar a empresa em Espanha para tentar perceber o que se está a passar e saber se será preciso fazer alguma recomendação em Portugal.

Contactada pela TSF, a direcção-geral de Saúde diz que não tem conhecimento do alerta que veio de Espanha. A DGS afirma, no entanto, que se vier a revelar-se necessário tomará as medidas que julgar convenientes.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo