Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Afeganistão: 24 mortos em dois atentados de talibãs e num bombardeamento aéreo da NAT

Afeganistão: 24 mortos em dois atentados de talibãs e num bombardeamento aéreo da NATO

26 de Abril de 2008, 11:28

Cabul, 26 Abr (Lusa) - Vinte e quatro pessoas, três das quais polícias e quatro talibãs, foram mortas no Afeganistão em dois atentados ocorridos hoje e num bombardeamento aéreo da NATO na sexta-feira, informaram fontes oficiais.

Dois polícias foram vítimas da explosão de uma bomba à passagem do veículo em que seguiam na província de Ghazni (sul), segundo um responsável provincial, Zia Wali, que atribuiu o atentado aos talibãs e em que ficaram feridos três outros agentes.

Um terceiro polícia foi morto na província de Farah (sudoeste), informou o comandante da polícia local, Khalilullah Ziayee, que também atribuiu o ataque a talibãs.

Quatro talibãs perderam a vida hoje quando o automóvel em que se deslocavam, carregado com explosivos, deflagrou na província de Laghman, segundo um responsável provincial.

Fonte dos serviços de segurança afegãos informou que dezena e meia de talibãs foram mortos sexta-feira em Paktia, num ataque aéreo desencadeado pela Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da NATO.

Este ataque não foi confirmado pela Isaf.

Os talibãs, muçulmanos fundamentalistas expulsos do poder no Afeganistão em finais de 2001 por uma coligação militar comandada pelos Estados Unidos, protagonizam desde essa altura uma guerrilha sangrenta contra o novo poder instaurado pela comunidade internacional e contra as forças estrangeiras que o apoiam.

Apesar da presença de 70.000 soldados estrangeiros no Afeganistão, os ataques das forças talibãs, em especial os atentados suicidas, aumentaram desde há dois anos.

JMS.

Fonte:Lusa/Fim
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Espanha anuncia soltura de tripulantes de pesqueiro sequestrado na Somália

A primeira vice-presidente do Governo da Espanha, Maria Teresa Fernandez de la Vega, anunciou neste sábado a libertação, em "perfeitas condições", dos tripulantes do pesqueiro "Playa de Bakio", sequestrado por piratas em águas da Somália no último domingo.

Em declarações a jornalistas no Palácio de la Moncloa, a sede do Governo, localizada em Madrid, De la Vega acrescentou que o pesqueiro já navega "rumo a águas mais seguras", escoltado por um navio da Marinha espanhola.

O navio "Playa de Bakio", com 26 tripulantes a bordo --13 espanhóis e 13 africanos--, foi tomado por piratas somalis a cerca de 250 milhas náuticas do litoral da Somália.

Segundo De la Vega, os 26 tripulantes estão em "perfeitas condições" e uma operação foi lançada para que todos possam voltar para casa e suas famílias "o mais rápido possível".

Enquanto a embarcação ainda estava sequestrado, o Governo espanhol tomou medidas como o envio imediato à região do seu embaixador no Quénia, Nicolás Martin Cinto, e de uma fragata da Marinha.

Durante o período em que ficaram sob o poder dos piratas, os tripulantes puderam ligar para famílias na Espanha, às disseram que estavam bem.

O governo da Espanha também manteve contactos com o da Somália, que expressou seu apoio aos trabalhos para uma solução rápida e satisfatória para o sequestro.


.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Marrocos: 55 mortos e 12 feridos em incêndio numa fábrica de colchões

Marrocos: 55 mortos e 12 feridos em incêndio numa fábrica de colchões
26 de Abril de 2008, 23:09

Casablanca, Marrocos, 26 Abr (Lusa) - Pelo menos 55 pessoas morreram e 12 ficaram gravemente feridas num incêndio numa fábrica de colchões em Casablanca, 100 quilómetros a sul de Rabat, informaram as autoridades marroquinas.

De acordo com um balanço inicial, o incêndio que hoje deflagrou na fábrica tinha causado 25 mortos e oito feridos graves.

Um primeiro inquérito às causas do sinistro aponta que o incêndio teve origem acidental.

O fogo propagou-se rapidamente devido aos materiais inflamáveis utilizados no fabrico dos colchões.

Os cerca de 100 bombeiros chamados a combater o sinistro demoraram mais de três horas a controlar as chamas.

Na altura do incêndio encontravam-se na fábrica cerca de 150 trabalhadores.

As autoridades abriram um inquérito para averiguar as causas do incêndio.
 
Última edição:

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
AFEGANISTAO: Presidente Karzai escapa ileso a ataque de talibãs a desfile militar

Cabul, 27 Abr (Lusa) - O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, saiu hoje ileso de um ataque armado de talibãs contra um desfile militar a que assistia em Kabul.

Minutos após ter começado o desfile para comemorar a vitória dos mujahidines afegãos contra os ocupantes soviéticos, foram ouvidos tiros, que forçaram a retirada de Karzai e de outros membros do Governo presentes no acto, como se viu em imagens difundidas em directo pela televisão.

Membros do Governo afegão, embaixadores estrangeiros, entre os quais dos EUA e do Reino Unido, o número dois da ONU no Afeganistão e dezenas de deputados e responsáveis militares que assistiam à cerimónia escaparam também ilesos, revelaram fontes oficiais.

"Houve vítimas afegãs, mas um pequeno número", indicou à agência AFP Aleem Siddique, porta-voz da ONU, sem precisar tratar-se de feridos ou mortos.

Pouco depois do ataque, o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, declarou por telefone à agência EFE que seis membros do movimento extremista tinham atacado a cerimónia.

Três deles morreram durante a troca de tiros que se seguiu, enquanto os restantes conseguiram escapar "para um lugar seguro", segundo o porta-voz dos fundamentalistas, que disse não estar em condições de garantir se o ataque causou vítimas na parte governamental.

Os antigos mujahidines afegãos têm uma forte presença no Parlamento e no Governo de Karzai e todos os anos comemoram com um desfile em Cabul a sua vitória contra a União Soviética, que invadiu o país em 1979 e teve de retirar dez anos depois.

Nos anos 90, os talibãs tomaram o poder pelas armas contra o Governo dos mujahidines, após vários anos de guerra civil sangrenta.

JMS.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Nuclear: Presidente sírio nega que alvo bombardeado em 2007 por Israel fosse instalaç

27 de Abril de 2008, 10:27

Doha, 27 Abr (Lusa) - O presidente da Síria, Bachar Al-Assad, negou hoje que o sítio bombardeado no ano passado por Israel em território sírio fosse um reactor nuclear militar como foi afirmado pelos Estados Unidos, garantindo que Damasco não pretende possuir a bomba atómica.

O ataque aéreo israelita de Setembro de 2007 "visou um complexo militar em construção, não uma instalação nuclear, como pretendem fazer crer Israel e os Estados Unidos", disse o presidente Al-Assad em entrevista publicada hoje pelo diário Al-Watan, do Qatar.

"Seria normal que construíssemos uma instalação nuclear no deserto e que não a protegêssemos com defesas anti aéreas, um sítio nuclear exposto aos satélites (de espionagem) no centro da Síria e em espaço aberto?", questionou Al-Assad.

"Não pretendemos possuir a bomba atómica, mesmo que o Irão adquira uma", insistiu o presidente sírio, cujo país é um forte aliado de Teerão.

O Irão é suspeito de desenvolver um programa nuclear militar, mas afirma que as suas intenções são meramente para fins civis.

"Onde utilizaria (o Irão) armamento nuclear, se as guerras na região continuam a ser convencionais", insistiu Bachar Al-Assad.

Os Estados Unidos afirmaram na semana passada que o alvo na Síria destruído pela aviação israelita em 06 de Setembro de 2007 eram instalações para um reactor nuclear construído secretamente com ajuda da Coreia do Norte.

O director da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) criticou há dias os Estados Unidos e Israel por não o terem informado sobre a existência dessa suposta instalação nuclear secreta na Síria.

A CIA apresentou quinta-feira ao Congresso dos Estados Unidos provas, entre as quais um vídeo, que segundo Washington revelam que a Síria estava a construir um reactor nuclear para fins militares com a ajuda da Coreia do Norte.

De acordo com os Estados Unidos, este reactor viria a permitir fabricar a bomba atómica se não tivesse sido destruído por Israel.


JMS.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
UE: Chefes de diplomacia dos 27 vão discutir acordos de associação com Sérvia e Bósni

27 de Abril de 2008, 10:01

Bruxelas, 27 Abr (Lusa) - Os chefes de diplomacia dos 27, reunidos terça-feira no Luxemburgo, vão discutir a assinatura de acordos de estabilização e associação com a Sérvia e com a Bósnia-Herzegovina, primeiro passo com vista à adesão destes dois países à União Europeia.

A assinatura do acordo com a Bósnia está iminente e isso mesmo deverá constar das conclusões da reunião do Luxemburgo, com os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia a aplaudirem as reformas que estão a ser levadas a cabo por Sarajevo e a manifestarem-se prontos a concluir o acordo.

Se em relação à Bósnia a assinatura do acordo fica pendente apenas de questões técnicas, já em relação à Sérvia a questão é mais complexa, ainda e sempre devido à cooperação de Belgrado com o Tribunal Penal Internacional para a antiga Jugoslávia.

Todavia, Holanda e Bélgica, os países que mais intransigentes se têm mostrado relativamente a Belgrado devido à alegada falta de empenho das autoridades sérvias em entregar todos os acusados de crimes de guerra, deram sábado sinais de uma maior abertura.

Numa carta conjunta enviada à actual presidência eslovena da UE, que será apreciada na reunião de terça-feira, os governos da Bélgica e da Holanda dizem-se dispostos a dar luz verde à assinatura do acordo de estabilização e associação com a Sérvia, ainda que defendendo que este só deva ser aplicado quando Belgrado completar a sua colaboração com a justiça internacional.

A maioria dos Estados-membros da UE deseja assinar o acordo com a Sérvia antes das eleições parlamentares de 11 de Maio, como "sinal" para promover o voto nos europeístas de Boris Tadic.

Além dos Balcãs Ocidentais, os chefes de diplomacia dos 27 vão discutir, entre outros assuntos, a situação no Zimbabué, após as eleições de 29 de Março, e o processo de paz no Médio Oriente.

Este Conselho ministerial vai também ratificar a reforma da organização comum do mercado (OCM) do vinho, acordada em Dezembro passado, durante a presidência portuguesa da União Europeia.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros darão assim o aval final ao acordo de reforma estabelecido no final de 2007 pelos ministros da Agricultura dos 27, que prevê o arranque de 175.000 hectares de vinha em toda a União Europeia, estimando-se de 10 a 12 mil em Portugal, mediante o pagamento de um prémio aos agricultores que desejem abandonar o sector durante três anos.


ACC.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Vaticano: Papa Bento XVI preocupado com o Burundi, Somália e Darfur

27 de Abril de 2008, 13:21

Cidade do Vaticano, 27 Abr (Lusa) - O papa Bento XVI exprimiu hoje "preocupação e sofrimento" pelos bombardeamentos e as confrontações armadas na Somália, no Burundi e no Darfur, onde "uma tragédia sem fim afecta centenas de milhares de pessoas".

O sumo pontífice fez estas considerações perante vários milhares de pessoas que assistiam, na Praça de S.Pedro, à Regina Coeli, a oração que substitui o Angelus no período da Páscoa.

Bento XVI exortou as autoridades políticas locais e a comunidade internacional a não pouparem esforços para obter o fim da violência e o cumprimento dos acordos assinados "com vista a criar pilares sólidos para a paz e o desenvolvimento".

"As notícias que chegam de alguns países africanos continuam a ser motivo de sofrimento profundo e viva preocupação. Peço-vos que não esqueçam estes trágicos acontecimentos nem os nossos irmãos e irmãs neles implicados", exortou o chefe da Igreja Católica.

O Bispo de Roma acrescentou que na Somália, especialmente em Mogadíscio, fortes confrontos armados tornam "cada vez mais dramática a situação humanitária dessa querida população, desde há anos oprimida pela brutalidade e pela miséria".

Bento XVI também referiu se referiu ao Darfur, sublinhando que apesar de haver um raio de luz, permanece a tragédia sem fim para centenas de milhares de pessoas indefesas e abandonadas à sua sorte".


JMS.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
UE: Bruxelas divulga Previsões Económicas da Primavera...

27 de Abril de 2008, 13:11

Bruxelas, 27 Abr (Lusa) - A Comissão Europeia divulga segunda-feira as suas previsões económicas da Primavera para os 27, que deverão antever, para 2008, uma diminuição do crescimento económico em relação às estimativas anteriores para Portugal.

Nas previsões económicas do Outono, divulgadas em Novembro passado, Bruxelas previa um crescimento de 2,0 por cento para Portugal em 2008, enquanto Lisboa estimava, em Dezembro, no Programa de Estabilidade actualizado, um aumento da riqueza de 2,2 por cento para o corrente ano.

Esses valores significavam um aumento do ritmo de crescimento económico português quando comparados com os 1,9 por cento verificados no ano passado (2007).

Em Janeiro, o Banco de Portugal também antecipava um crescimento de 2,0 por cento para 2008, mas no início de Abril o governador dessa instituição, Vítor Constâncio, disse que esse valor iria ser revisto em baixa.

Entretanto em Fevereiro, a Comissão Europeia baixou as suas previsões de crescimento económico para 2008 para o conjunto da UE e Zona Euro em 0,4 pontos percentuais, para 1,8 e 2,0 respectivamente, identificando como causas as perturbações nos mercados financeiros, abrandamento significativo nos Estados Unidos e preços elevados das mercadorias.

Segundo fonte comunitária, a revisão em baixa esperada para o crescimento económico não deverá ser tão pessimista como a estimada a 09 de Abril último pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que previu um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2008 de 1,3 por cento em Portugal e 1,4 na União Europeia (UE).

Por outro lado, alguma expectativa para saber qual será a previsão de Bruxelas para o défice orçamental português em 2008 depois da redução acentuada de 3,9 por cento em 2006 para 2,6 em 2007, enquanto Lisboa estima que no final do corrente ano esse valor poderá ser de 2,2 por cento.

A Comissão Europeia tem afirmado a sua intenção de propor já em Maio a saída de Portugal da lista de países em "défice excessivo" (acima dos 3,0 por cento) se esta segunda-feira se confirmar a continuação em 2008 da trajectória descendente do desequilíbrio orçamental.

O executivo comuitário apresenta duas vezes por ano, Primavera e Outono, previsões económicas para cada um dos Estados-membros da União Europeia, assim como números globais para os 27 e a Zona Euro (15 países).

Bruxelas publica segunda-feira as previsões até 2009 com números para o crescimento económico, inflação e emprego, assim como a dívida pública.

Bruxelas também publica previsões intermédias duas vezes por ano a fim actualizar o crescimento esperado do PIB e a inflação baseando-se apenas em dados fornecidos pelos maiores Estados-membros.


FPB.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Rússia: Milhares de moscovitas celebram Páscoa ortodoxa

27 de Abril de 2008, 12:54

Moscovo, 27 Abr (Lusa) - Centenas de milhar de ortodoxos russos encheram os templos da capital russa durante a madrugada de hoje para celebrar a Páscoa ortodoxa.

"Na noite da véspera da Páscoa, mais de 140 mil pessoas encheram os 225 templos ortodoxos e mosteiros da capital, mais de 110 mil crentes participaram em procissões e cerca de 150 mil moscovitas foram visitar as campas dos seus parentes nos cemitérios da cidade", declarou o coronel Victor Biriukov, porta-voz do Ministério do Interior da Rússia.

Segundo o responsável, "as celebrações realizaram-se sem qualquer tipo de incidentes", quando estavam "mobilizados mais 15 mil agentes da polícia e militares" do Ministério do Interior da Rússia.

O coronel da polícia moscovita sublinhou que "o maior número de crentes, seis mil pessoas, esteve no Templo de Cristo Salvador", onde a Missa de Aleluia foi celebrada por Alexei II, Patriarca de Moscovo e de toda a Rússia, e onde estiveram os presidentes cessante e eleito, respectivamente Vladimir Putin e Dmitri Medvedev, acompanhados pelas mulheres.

"Quero agradecer-lhe pela mensagem em que felicita todos os ortodoxos que festejam a Ressurreição de Cristo", declarou o Patriarca ortodoxo, dirigindo-se a Vladimir Putin.

"Deus lhe dê forças para realizar os seus grandes feitos heróicos em prol da Rússia. Estamos-lhe gratos, profundamente respeitado Vladimir Vladimirovitch (Putin), pelos oito anos da vossa presidência. Você fez tanto pela Rússia!", acrescentou Alexei II.

Dirigindo-se depois ao presidente eleito, o Patriarca acrescentou: "Dmitri Anatolievitch (Medvedev), ao realizar os projectos nacionais, visitou muitas regiões e sabe o que o país precisa, quais as necessidadeas das pessoas. Vós dois terão de realizar um feito heróico difícil em prol da Pátria, em prol do nosso povo".

"Prometo-vos que a Nossa Igreja irá sempre rezar e pedir a Deus que vos dê forças, coragem para superar todas as dificuldades, todas as provas. Para fazerem o que fazem em prol do homem, para bem do homem", concluiu o chefe da Igreja Ortodoxa Russa.

Depois, Putin e Medvedev aproximaram-se do Patriarca, agradeceram-lhe pelas suas palavras, beijaram-no três vezes, como manda a tradição ortodoxa, e Putin ofereceu a Alexei II o ícone "Deus Omnipotente".

"Quero garantir-lhe que o Estado continuará a prestar todo o apoio à Igreja no seu trabalho com vista à educação moral dos cidadãos da Rússia, ao reforço do prestígio dos valores da família na consciência social, à conservação e reforço da unidade da Ortodoxia", declarou Putin.

O sucessor de Putin no Kremlin, Dmitri Medvedev, sublinhou que a acção da Igreja "contribui em alto grau para a realização das transformações sociais nos interesses dos cidadãos da Rússia, abre novas possibilidades para a interacção do Estado e da Igreja na solução das questões actuais da cultura e da saúde moral da nação, na educação da geração jovem".

Não obstante a Igreja Ortodoxa Russa apelar aos seus crentes para que não visitem os cemitérios no dia de Páscoa, centenas de milhares de pessoas continuam a observar essa tradição pagã.

Neste dia, os russos colocam nas campas dos seus entes queridos ovos, kulitchi (espécie de pão-de-ló), alimentos e vodka.

Segundo um estudo do Centro de Estudo da Opinião Pública, 16 por cento dos russos visitam os cemitérios no dia de Páscoa, apesar dos apelos da Igreja Ortodoxa.


JM.

Lusa/fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Áustria: Mulher austríaca raptada pelo próprio pai...

27 de Abril de 2008, 12:47

Viena, 27 Abr (Lusa) - Uma austríaca de 42 anos esteve sequestrada pelo próprio pai durante mais de 20 anos numa cave perto de Amstetten, na Áustria, informou hoje a polícia local.

Os investigadores confirmaram assim uma reportagem da cadeia pública de rádio-televisão ORF, difundida hoje manhã, que referia um sequestro de cerca de 24 anos.

Ao sequestro junta-se a suspeita de incesto: segundo a ORF, a mulher, Elisabeth Fritzl, teria tido quatro filhos do próprio pai, incluindo uma jovem de 19 anos que se encontra hospitalizada em estado grave em Amstetten.

A ORF identifica o sequestrador como um homem de 73 anos e informa que a jovem foi encontrada inconsciente na casa do suspeito no passado fim-de-semana. Para tentar identificar a misteriosa doença da jovem, as autoridades procuravam a mãe desde então.

A mãe está agora a ser acompanhada por uma equipa de psicólogos.

O chefe da polícia criminal da Áustria indicou que são esperados os primeiros elementos de investigação ao início da noite de hoje.

A polícia ordenou a realização de testes de ADN.

A Áustria tem conhecido, nos últimos anos, casos mediáticos de sequestros, entre os quais o da jovem Natascha Kampusch, que esteve retida por um homem durante oito anos na cave de uma casa nos subúrbios de Viena, de onde acabou por conseguir fugir.


JMS.

Lusa/Fim
 

carlodani

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2006
Mensagens
73
Gostos Recebidos
0
Comboio choca com rebanhos de ovelhas.

Um comboio de alta velocidade descarrilou sábado à noite perto de Fulda, na Alemanha, após chocar com um rebanho de ovelhas, acidente de que resultaram 19 feridos entre os 135 passageiros, comunicou hoje a polícia de Coblença.:right:
 

carlodani

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 31, 2006
Mensagens
73
Gostos Recebidos
0
Por Portugal passa tudo!

O advogado de um português que afirma ter sido intermediário na venda de 50 helicópteros franceses à África do Sul, em pleno apartheid, diz que os aparelhos passaram por Portugal como material civil embora se destinassem às Forças Armadas sul-africanas.:unfair:
 

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
1
Empresa lança tênis que 'cresce' com pés das crianças

24_tenis.jpg

Empresa lança tênis que 'cresce' com pés das crianças

EUA - Um tênis que se expande de acordo com o crescimento dos pés das crianças está à venda nas lojas britânicas. O Inchworm é um calçado que pode variar em três tamanhos, chegando até a um número maior que o comprado.

Basta apertar um botão para que o tênis tenha seu tamanho alterado. O número pode ser controlado por meio de um contador na sola do calçado. A empresa Fat Shoes Day, responsável pela distribuição do calçado na Grã-Bretanha, acredita que comprando o tênis os pais podem economizar pelo menos um par por ano.

O porta-voz da empresa afirma que, como o tênis acompanha o crescimento dos pés, a duração do calçado se estende de três a seis meses além do que um tênis comum. O Inchworm foi criado nos Estados Unidos pelo americano Hank Miller e, segundo a empresa, pode ser encontrado em países da Europa, Ásia e Oriente Médio.

Na Grã-Bretanha, o modelo custa em média 49 libras (cerca de R$ 161).


24_tenis3.jpg
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Comissão investiga causa da morte de 55 operários em incêndio no Marrocos

Comissão investiga causa da morte de 55 operários em incêndio no Marrocos

O Governo marroquino anunciou hoje a criação de uma comissão ministerial para investigar as possíveis irregularidades administrativas e jurídicas que podem estar relacionadas ao incêndio que gerou a morte de 55 operários em uma fábrica de colchões de Casablanca.

A comissão foi formada pelo ministro do Interior, Chakib Benmusa, o ministro de Emprego e Formação Profissional, Jamal Agmhani, o ministro da Indústria e Comércio, Ahmed Chami e a ministra da Saúde, Yasmina Badú, além de representantes das autoridades locais, segundo o ministro marroquino de Comunicação e o Porta-voz do Governo, Khalid Naciri.

"A comissão foi encarregada de realizar uma investigação administrativa profunda e urgente em paralelo à da Procuradoria Geral, com o objetivo de deixar claro se irregularidades administrativas e jurídicas foram a causa deste incêndio", afirmou Naciri.

O comandante regional da proteção civil de Casablanca, Mustafa Tauil, disse, em declarações divulgadas ontem à noite pela primeira rede de televisão estatal, que "a gravidade do incêndio deveu-se à ausência de medidas de segurança necessárias neste tipo de atividades industriais".

O incêndio ocorreu ontem em uma fábrica de quatro andares, especializada na fabricação de colchões, situada no bairro de Lisasfa tendo se propagado de forma rápida por todo o imóvel devido à natureza de seus produtos químicos.

Dos cerca de 100 funcionários da fábrica Rosamor que estavam presentes, apenas 45 deles foram resgatados pela proteção civil, e 12 foram internados no hospital Ibn Rochd, de Casablanca, e no hospital militar Mohammed V, de Rabat, gravemente feridos.

Segundo as constatações de responsáveis da delegação do Ministério de Emprego em Casablanca, o edifício não possui saídas de emergência, o que deixou os operários sem alternativas nos quatro andares da fábrica.

Além disso, as janelas possuem grades de ferro, o que impediu os empregados de pular.

A fábrica que se encontra em um subúrbio de Casablanca, não respeita as normas legais do trabalho em questão de segurança e de direitos dos empregados, indicaram à Agência Efe fontes da delegação do Ministério de Emprego.

EFE
Agência EFE
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Clérigo iraquiano rejeita termos do governo para negociar

O clérigo radical Moqtada Sadr, controlador de uma das principais milícias do Iraque, o Exército Mahdi, rejeitou neste domingo pré-condições estabelecidas pelo governo iraquiano para iniciar um diálogo e encerrar a actual ofensiva oficial contra seus homens.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri Maliki, havia dito que só dialogaria com líderes milicianos se eles concordassem com uma série de condições, como entregar as armas e os homens procurados pelas autoridades, e denunciar todos os outros envolvidos na violência.

Um porta-voz de Moqtada Sadr disse que o clérigo rejeitou essas condições. Há semanas ele vem obedecendo um cessar-fogo com o governo iraquiano, apesar de relatos dando conta de que nem todos os seus homens respeitam o apelo.

Do outro lado, o governo parece determinado a restringir a força dos grupos armados paralelos, muitos dos quais também estão envolvidos em crimes comuns e em brigas de quadrilhas.

Há cerca de um mês, o primeiro-ministro Maliki ordenou uma ofensiva das forças iraquianas contra as milícias, incluindo o Exército Mahdi. Combates esparsos entre o grupo xiita e as tropas oficiais continuaram neste fim de semana em Cidade Sadr, no leste de Bagdad.

Os últimos confrontos resultaram na morte de pelo menos oito pessoas, levando o total de mortos nas últimas semanas a mais de 400 só no reduto do clérigo.

Forças iraquianas e americanas tentam expulsar os milicianos na tentativa de reduzir o número de ataques com morteiros na Zona Verde da capital, onde estão os prédios do governo iraquiano e de representações estrangeiras.

Na sexta-feira, Moqtada Sadr emitiu um comunicado afirmando que todos os lados deveriam abaixar as armas, acrescentando que iraquianos não deviam estar lutando entre si.

Recentemente, Moqtada Sadr chegou a ameaçar declarar guerra aberta caso os ataques contra seus seguidores não fossem interrompidos. Depois, o clérigo afirmou que a ameaça era direccionada somente aos americanos, e não às forças iraquianas.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Jovem mata pai, madrasta e irmãos nos EUA

Um jovem de 18 anos matou a tiros seu pai, sua madrasta e dois irmãos, informaram autoridades da Carolina do Sul (EUA). Nathaniel Dickson foi preso ontem à noite em Belton, a cerca de 30 km do condado de Anderson, local onde ocorreu o crime. Ele foi indiciado pelos quatro homicídios. Menos de 12 horas antes, a polícia recebeu uma chamada de emergência. Paramédicos encontraram o pai de Dickson morto no quintal da sua própria casa. Dentro da residência, foram encontradas as outras três vítimas - entre elas um garoto de 14 anos, irmão do acusado. A polícia ainda não sabe qual foi a motivação para o crime.


.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Galinhas descendem dos dinossauros

• INVESTIGAÇÃO
Galinhas descendem dos dinossauros T-Rex
Cientistas descobriram que as galinhas descendem do temível dinossauro T-Rex. A mesma descoberta representa também uma revolução na paleontologia, já que até agora os cientistas pensavam que as moléculas de proteína eram destruídas durante o processo de fossilização.

( 13:15 / 26 de Abril 08 )




Uma investigação conjunta entre as universidades norte-americanas de Harvard e da Carolina do Norte descobriu que as galinhas descendem do mais temível dos dinossauros, o T-Rex.

A descoberta, publicada na edição desta semana da revista Science, é vista como a primeira evidência molecular de que as aves são os descendentes mais próximos dos dinossauros na era moderna.

Os investigadores conseguiram recuperar e analisar fibras de colágeno de um osso de Tiranossauro T-Rex com 68 milhões de euros e compararam a proteína com 21 espécies existentes na actualidade, sendo que o jacaré é o primo mais afastado do temível dinossauro.

Esta descoberta representa também uma revolução na paleontologia, já que até agora os cientistas pensavam que as moléculas de proteína eram destruídas durante o processo de fossilização.

Os investigadores acreditam que, a partir de agora, vai ser possível construir matrizes de evolução animal mais precisas, apesar de avisarem que a molécula de DNA ainda não sobreviveu à passagem do tempo, pelo menos à passagem de milhares de anos.

Através do estudo das sequências moleculares foi possível também descobrir que os elefantes são os descendentes directos dos mastodontes que viveram há 600 mil anos.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Tubarão mata veterinário numa praia da Califórnia

David Martin foi mordido nas duas pernas quando nadava no Oceano Pacífico, perto de Solana Beach, cerca de 22 quilómetros ao norte de San Diego.

Martin era um veterinário que treinava uma equipa de triatlo a cerca de 137 metros da praia quando foi atacado. Depois do ataque, o tubarão deixou a área.

A vítima ainda foi levada ao posto de salva-vidas na praia, mas foi declarado morto ao chegar ao local.

Cerca de 10 quilómetros de praias, na região do ataque, vão permanecer fechadas.

Segundo o biólogo marinho Richard Rosenblatt, que mora na região, ataques como este são raros.

«Especialistas afirmam que o tubarão deve ter pensado que o nadador era uma foca. Houve apenas 71 em todo o mundo no ano passado, e o último na Califórnia ocorreu em 2004» .

O presidente da Câmara de Solana Beach, Joe Kelleejan, afirmou que já está a tomar precauções.

De acordo com dados do Departamento de Pesca e Caça dos Estados Unidos, que começou a registar ataques de tubarões nos anos 50, houve apenas 11 ataques fatais neste período, na costa da Califórnia.
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Choque entre dois trens mata mais de 60 na China

Número de mortos passa de 60 em choque de trens na China

O número de mortos no choque entre dois trens na província chinesa de Shandong, nesta segunda-feira, ultrapassou os 60, informou a agência oficial de notícias do país "Xinhua". O total de hospitalizados após o acidente também subiu e já passa dos 400.

De acordo com as autoridades locais, informa a "Xinhua", pelo menos 57 pessoas morreram no local do acidente, enquanto outras três vítimas morreram após serem encaminhadas a hospitais da região. O número, no entanto, pode aumentar. Pelo menos 70 pessoas encontradas ainda com vida foram internadas em estado crítico.

Um porta-voz do governo da província confirmou que pelo menos quatro dos passageiros feridos eram estrangeiros, de nacionalidade francesa, todos internados com fratura de ossos.

A "Xinhua" informa que apenas ambulâncias e veículos de tarefas
de tráfego têm permissão de acesso ao local do acidente. Cerca de 1500 voluntários estão participando de toda a operação de socorro, que envolve ações no local do acidente e o contato com familiares das vítimas. Nove hotéis e 34 centros hospitalares também estão sendo utilizados na operação.

O acidente
O trem de passageiros T195, que cobre a rota entre Pequim e
Qingdao (em Shandong) se chocou contra o trem número 5034, que liga
as cidades de Yantai e Xuzhou, na altura da cidade de Zibo, às 4h43
desta segunda-feira (17h43 de Brasília de domingo), segundo informou
um porta-voz do Governo de Shandong.

O Ministério de Ferrovias informou que o trem T195 descarrilou
antes de colidir com o segundo.

O acidente interrompeu o tráfego ferroviário entre Jinan, capital
de Shandong, e a cidade de Qingdao. O trecho faz parte da rota entre Pequim e Qingdao, concorrido balneário local e uma das sedes das Olimpíadas que começam em agosto.

Em janeiro, o trem de alta velocidade da mesma rota entre Pequim e Qingdao atropelou um grupo de trabalhadores ferroviários nesta mesma
província, causando a morte de 18 pessoas e deixando outras 9
feridas.

O trem é o principal meio de transporte no país mais populoso do
mundo, que conta com a maior rede ferroviária do planeta, com 74.000
quilômetros de vias que estão sendo ampliados para 100.000 em um
plano que durará até o ano 2020.

Fonte: UOL

*Com informações das agências EFE e Xinhua
 

luis_martins1

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
560
Gostos Recebidos
0
há pessoal que joga muito GTA e depois dá nisto! :isso_se_faz:
que cena!
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Indonésia: Centenas incendiaram mesquita de grupo muçulmano

Centenas de manifestantes incendiaram esta segunda-feira uma mesquita pertencente a um grupo muçulmano que os incendiários acusaram de ser herético. Segundo o porta-voz nacional da polícia, general Abubakar Nataprawira, ninguém ficou ferido no incêndio.

Trata-se do mais recente ataque ao grupo Ahmadiyah, na Indonésia, nação de maior população muçulmana.

O Ahmadiyah foi fundado no final do século XIX no Paquistão, onde é actualmente proibido. Responsáveis da «linha dura» afirmam que o grupo foi concebido por «colonialistas britânicos» para dividir os muçulmanos.

Segundo a polícia e testemunhas, os atacantes gritavam «queimem, queimem» e «matem, matem», enquanto incendiavam o edifício na localidade de Sukabumi.

O grupo Ahmadiyah, que conta com milhares de membros na Indonésia, foi declarado «aberrante» em Janeiro pelo Conselho Indonésio de Ulemas (MUI), principal autoridade islâmica da Indonésia.

Portugal Diário
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Ucrânia: Queda de helicóptero provoca 19 mortos

Pelo menos 19 pessoas morreram esta segunda-feira quando um helicóptero ucraniano caiu no Mar negro, com 20 pessoas a bordo.

Segundo a agência de notícias russa Itar-Tass, o helicóptero Mi-8 caiu logo após descolar de uma plataforma flutuante do consórcio de exploração de gás e petróleo Naftogaz Ukrainy.

O aparelho, com três tripulantes, caiu depois que a hélice de cauda tocou a plataforma Tavrida.

Em Março, um helicóptero do mesmo modelo caiu no Mar Negro e deixou 12 mortos na Ucrânia.

O helicóptero transportava duas toneladas de carga para a construção de um posto fronteiriço na ilha de Zmeini, que se encontra em frente ao litoral de Odessa.

Diário Digital
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
China: Colisão entre comboios mata 70 e fere centenas

O número de mortos causados pela colisão entre dois comboios na China ascende a 70, segundo o último balanço feito pelas autoridades.

Cerca de 400 pessoas foram levadas ao hospital, 70 das quais em estado grave, avançou a agência de notícias Xinhua, sugerindo que o número de mortos poderá aumentar crescer.

A agência adiantou que as autoridades determinaram que o acidente foi causado por «falha humana», mas não acrescentaram pormenores.

Um dos comboios seguia de Pequim para Qingdao, perto da costa. O segundo comboio era proveniente de Yantai, em Shandong.A colisão ocorreu em Zibo, na província de Shandong.

Ambos os comboios viajavam à velocidade máxima no momento do acidente, o pior da China desde 1997.

Diário Digital
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Espanha: Desmantelada rede de trabalho escravo que explorou cerca de três mil portugu

Espanha: Desmantelada rede de trabalho escravo que explorou cerca de três mil portugueses


Vinte e seis portugueses e dois espanhóis que dirigiam uma rede de trabalho escravo foram detidos numa operação conjunta da Polícia Judiciária portuguesa e espanhola, informaram hoje aquelas forças de segurança numa conferência de imprensa.

De acordo com as autoridades, os 28 detidos são acusados dos crimes de sequestro, escravidão, tráfico de pessoas, associação criminosa e branqueamento de dinheiro.

A polícia acredita que os detidos exploraram, pelo menos, três mil portugueses em trabalhos agrícolas nas regiões de La Rioja, Navarra, País Basco e Aragão.

Na conferência de imprensa hoje em Espanha, António Almeida Pereira, da Polícia Judiciária do Porto, adiantou que o desmantelamento da "rede de exploração de trabalhadores portugueses em Espanha teve lugar na semana passada".

"No dia 21 de Abril foram detidos 19 suspeitos em Espanha e nove em Portugal. Os detidos em Portugal já foram presentes ao juiz de investigação criminal e dois ficaram em prisão preventiva", acrescentou.

Por seu lado, o coronel da Guardia Civil espanhola Francisco Arribas sublinhou que os trabalhadores eram instalados "às vezes em barracões, em condições muito precárias".

Disse ainda que a rede angariava sobretudo pessoas "de baixa escolaridade e com problemas de álcool ou de droga" e que se "aproveitavam do seu baixo nível intelectual para ficarem com os seus cartões Multibanco e os códigos para manejarem as contas".

A operação, iniciada em 2005, teve também a colaboração do Eurojust, o organismo europeu criado em 2002 para lutar contra a delinquência organizada, o que permitiu emitir 31 mandatos europeus de detenção.

Desses 31 mandatos faltam cumprir três porque dois dos suspeitos estão na Suíça e outro está hospitalizado.

Todos os detidos vão ser julgados em Portugal, porque o Eurojust considerou ser a jurisdição mais competente, com independência do lugar onde os crimes foram cometidos.

A Polícia Judiciária portuguesa deteve nove pessoas em Portugal, enquanto em Espanha a Guardia Civil deteve os outros 19.

Segundo os investigadores, a organização, perfeitamente estruturada e hierarquizada, era formada por uma centena de pessoas de vários grupos familiares, com um chefe que controlava a organização.

Os alegados exploradores aliciavam os trabalhadores em zonas marginais da zona do Porto e aproveitavam-se do facto de pertencerem a famílias problemáticas, de serem analfabetos ou viciados em drogas ou álcool, indicaram as autoridades.

Com a promessa de pagarem salários elevados, os suspeitos levavam-nos para Espanha, onde se alojavam em condições "muito precárias".

Os detidos abriam contas bancárias em nome dos trabalhadores, onde os empresários espanhóis depositavam os salários, mas eram os supostos exploradores que ficavam com os cartões e os códigos de acesso, pelo que as "vítimas" não tinham acesso aos seus ordenados, de cerca de 700 euros.

Além disso, os alegados exploradores descontavam-lhes parte do ordenado para as despesas de alojamento e alimentação e, por vezes, proporcionavam-lhes drogas e serviços de prostitutas, cujos custos também lhes eram retirados da conta.

Foram os familiares dos trabalhadores quem apresentaram queixa às autoridades do seu desaparecimento e das suas suspeitas de que estavam a ser explorados.

Há precisamente um ano, surgiram também denúncias de trabalhadores portugueses que estavam a ser vítimas de exploração laboral na região espanhola de La Rioja.

MCL.


Fonte Inf.-Lusa/Fim


.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Venezuela: Avioneta cai numa quinta - quatro mortos --e susto para luso-descendentes

Venezuela: Avioneta cai numa quinta - quatro mortos --e susto para luso-descendentes

28 de Abril de 2008, 22:00

Caracas, 28 Abr (Lusa) -- Uma avioneta caiu, hoje, sobre uma quinta na localidade de Cátia La Mar, Estado de Vargas (30 quilómetros a Norte de Caracas), matando quatro pessoas e assustando vários luso-descendentes que assistiam a aulas numa quinta ao lado.

O acidente, segundo o Notisar (Serviço Aéreo de Resgate), ocorreu pelas 9:55 horas locais (15:25 horas em Lisboa).

A aeronave, uma avioneta Piper, modelo PA-31-310, matrícula N6463L, caíu pouco depois de descolar do Aeroporto Simón Bolívar de Maiquetía e despenhou-se no tecto da Quinta Jennymar, a escassos metros de uma escola primária.

"Há quatro pessoas falecidas e outras três feridas, entre elas o piloto que foi resgatado e transportado para o Hospital de Cátia La Mar", refere um comunicado oficial.

O acidente, segundo fontes da comunidade portuguesa radicada na localidade "provocou um grande estrondo" que "assustou quase uma dezena de luso-descendentes" que assistiaa a aulas no Colégio Emílio Gimón Sterling ,"situado ao lado" do local do acidente.

A Agência Lusa apurou que no acidente faleceram os passageiros da aeronave, Alfredo José Anzola Jaumotte (34 anos) e Eduardo Adan Ramírez Méndez (59 anos), bem como uma criança de oito meses e um adulto, que viviam na quinta em que a avioneta se despenhou.

FPG.

Fonte:Lusa/Fim
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo