Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Austríaco se nega a dar mais respostas sobre filha

austríaco Josef Fritzl, que admitiu ter mantido a filha Elizabeth presa em um porão por 24 anos, está se recusando a responder novas perguntas, de acordo com a polícia. Os policiais dizem que Fritzl assinou um documento em que confessa ter mantido Elizabeth encarcerada, ter abusado sexualmente dela e ter tido sete filhos com a filha, mas se recusa a explicar os motivos.

A filha, Elizabeth, disse à polícia que era estuprada pelo pai antes mesmo de ser levada para o porão. Segundo a polícia, todos os aspectos da vida de Fritzl estão sendo investigados.

O chefe da polícia da Áustria Baixa, Franz Prucher, disse que os policiais estão investigando se Fritzl cometeu outros crimes.

"Temos que trazer à tona todos os aspectos da vida do suspeito", disse Prucher em entrevista à imprensa em Amstetten. "É a nossa obrigação investigar as circunstâncias que possibilitaram um crime que nos chocou tão profundamente."
Campanha
Na terça-feira, a polícia disse estar investigando a possível ligação de Fritzl com o assassinato de uma jovem há 22 anos.

O corpo de Martina P., de 17 anos, foi encontrado em 22 de novembro de 1986, enrolado em um plástico à beira do lago de Mondsee, no norte do país. Na época, Fritzl era proprietário de uma pensão que ficava em frente ao local.

Frtizl pode passar até 15 anos na prisão se for condenado por estupro e outros crimes.

Autoridades autríacas estudam a possibilidade de indiciar Fritzl por "assassinato por omissão", que pode levar a uma sentença maior, em conexão com a morte de um dos filhos que ele teve com Elizabeth.

O governo da Áustria disse que vai lançar uma campanha para restaurar a imagem do país no exterior e apagar os possíveis estragos causados pela grande repercussão do caso.

Fonte: Último Segundo
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Começa a vigorar proibição de fumo em Pequim

Começou a vigorar nesta quinta-feira em Pequim a proibição do fumo na maioria dos prédios públicos. A medida é uma tentativa de desencorajar alguns dos cerca de 350 milhões de fumantes da China e também parte dos esforços para limpar a capital chinesa às vésperas dos Jogos Olímpicos, que começam no dia 8 de agosto.

A China responde por um em cada três cigarros fumados no mundo. Calcula-se que quase 25% dos chineses sejam fumantes.

O fumo tem contribuído para o aumento rápido nos casos de câncer e doenças cardíacas na China, que é o país mais populoso do mundo.

Bares e restaurantes
Em Pequim, os fumantes estão em todos os lugares. Agora, isso deve mudar.

As autoridades da cidade afirmam estar organizando um grupo de 100 mil funcionários públicos que vai atuar para garantir o cumprimento da nova lei.

Inicialmente, as autoridades chinesas queriam que bares e restaurantes também fossem incluídos na proibição, mas houve muita resistência (principalmente por parte dos clientes).

Ficou decidido que esses estabelecimentos terão de oferecer áreas reservadas para não-fumantes.

"Se não forem tomadas medidas, com tantos fumantes na China, em 10, 20 ou 30 anos, o sistema de saúde terá ainda mais dificuldade para atender aos pacientes com doenças cardiovasculares e câncer", disse o representante da China na Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Troedsson.

Jogos Olímpicos
A proximidade dos Jogos Olímpicos de Pequim reforçou a motivação para a nova lei.

A China quer promover a imagem de Pequim como uma cidade moderna e limpa.

Menos fumaça e pontas de cigarros nas ruas podem ajudar a difundir essa imagem.

O fumo está profundamente ligado à cultura chinesa e ainda há uma falta geral de consciência sobre seu impacto na saúde.

A OMS está discutindo outras medidas com o governo, como um aumento nos impostos sobre o cigarro.

O fumo, porém, é um negócio rentável, e algumas autoridades estão preocupadas com a possibilidade de prejudicar esse mercado.

No entanto, perdas financeiras agora podem ser mais do que compensadas pela economia em gastos com saúde no futuro.

Fonte: Último Segundo
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Hillary alcança Obama na corrida nacional democrata, diz CNN

A corrida presidencial democrata está cada vez mais acirrada em termos nacionais, aponta um cálculo feito pela rede de TV americana CNN que leva em conta três diferentes pesquisas.

A liderança do pré-candidato Barack Obama caiu para um ponto percentual sobre sua rival Hillary Clinton --o senador aparece com 45% das intenções de voto e Hillary, com 44%.

A diferença é três pontos percentuais menor que em outra sondagem semelhante feita dois dias atrás, em que o senador por Illinois tinha 47% das intenções de voto e a senadora por Nova York 43%.

Se considerada a sondagem da CNN de 18 de abril, quando Obama tinha 11 pontos de vantagem, nota-se uma tendência de queda nas intenções de voto para o senador Obama enquanto Hillary, ao contrário, ganha força.

O cálculo da CNN foi feito com três pesquisas de intenção de voto nacionais; do canal de TV Fox News, do Instituto Gallup e da revista Newsweek. A resultante do cruzamento das três pesquisas não apresenta margem de erro significativa.

A pesquisa da Fox News também mostra que Obama perdeu a vantagem que tinha sobre Hillary entre os eleitores independentes.

Em relação ao provável candidato republicano John McCain, os independentes dão vantagem ao senador pelo Arizona de 4% sobre Hillary-- 42% contra 38%-- e de 10% sobre Obama -- 47% contra 37%.

Fonte: Folha Online
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Chávez ridiculariza relatório americano antiterrorista

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ridicularizou nesta quarta-feira o relatório do departamento americano de Estado sobre a luta antiterrorista, que cita a Venezuela por sua falta de cooperação e possíveis relações com a guerrilha.

"A Venezuela está incluída na lista como um país que não coopera plenamente com os esforços antiterroristas americanos. Estão preocupados com as ligações do governo venezuelano com a guerrilha (colombiana) das Farc. Dizem que estão nos vigiando de perto... Ui, que medo!", disse Chávez em Caracas durante um ato pelo Dia do Trabalho.

O relatório divulgado nesta quarta-feira afirma que a Venezuela tem aprofundado sua relação com o "Irã e Cuba, Estados que apóiam o terrorismo", e que Chávez tem "simpatia ideológica" com a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

"Todos os dias vemos ataques contra a Venezuela, contra os governos que estão empenhados conosco para construir a Pátria Grande", lamentou o presidente.

Fonte: France Presse, em Caracas
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Itália: Encontrados mortos cinco alpinistas franceses surpreendidos por avalancha.

Cinco alpinistas franceses desaparecidos quarta-feira à noite após uma avalancha no norte da Itália, no parque do Grand Paradis, em Piémont, foram encontrados mortos hoje de madrugada, noticiou a rádio italiana RAI.

As cinco pessoas e o seu guia foram surpreendidos por uma tempestade de neve a cerca de 2.500 metros de altitude.

O guia foi salvo pelos serviços de socorros, mas as buscas para encontrar outros alpinistas tiveram de ser suspensas durante a noite, o que foi fatal para os restantes.

As cinco vítimas foram localizadas após o recomeço das buscas, na madrugada de hoje.

Encontravam-se abraçados uns aos outros, presumivelmente para resistirem melhor à força da avalancha.

O guia, igualmente de nacionalidade francesa, foi hospitalizado quarta-feira à noite, em Val d'Aoste, "quase inconsciente e incapaz de fornecer informações" sobre o paradeiro dos seus companheiros, segundo a agência Ansa.

O alerta de perigo sobre os alpinistas foi dado pelos responsáveis do refúgio de alta montanha onde as seis pessoas eram esperadas.

As avalanchas já causaram este ano uma dezena de mortes na Itália. O acidente mais grave ocorreu em meados de Janeiro, quando uma tempestade surpreendeu um grupo de 11 pessoas, quatro das quais perderam a vida.


Lusa
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Timor-Leste: Salsinha em prisão preventiva

Díli, 01 Mai - O Tribunal Distrital de Díli decretou hoje a prisão preventiva do ex-tenente Gastão Salsinha e cinco elementos do seu grupo por envolvimento nos ataques de 11 de Fevereiro, contra o Presidente e o primeiro-ministro de Timor-Leste.

O ex-líder dos peticionários das Forças Armadas timorenses e os outros cinco suspeitos foram constituídos arguidos quarta-feira ao final do dia, tendo regressado hoje ao tribunal para concluir o primeiro interrogatório.

Nenhum dos arguidos quis prestar declarações em tribunal.

Os seis arguidos ouviram nas instalações do Tribunal de Recurso (o Tribunal Distrital está em obras) os factos que justificam que o Ministério Público tenha pedido a sua prisão preventiva.

Os factos são relativos aos ataques de 11 de Fevereiro contra o Presidente da República, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, nos quais o chefe de Estado ficou gravemente ferido.

Gastão Salsinha, que após os ataques de 11 de Fevereiro se pôs em fuga com um grupo de cerca de 30 elementos, rendeu-se às autoridades a 25 de Abril, e foi transferido para Díli segunda-feira, sob fortes medidas de segurança.

Inicialmente sob custódia do comando conjunto da operação "Halibur", de captura dos fugitivos, sete dos 12 elementos que desceram de Ermera (oeste) com Gastão Salsinha foram postos em liberdade e não tiveram que ser presentes ao juiz, uma vez que não existia sobre eles nenhum mandado de captura.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Geórgia: Tropas russas começam a chegar a Abkházia

Moscovo, 01 Mai - Os militares do contingente suplementar de forças de manutenção da paz russas começaram a chegar à zona do conflito georgiano-abkhaze, anunciou hoje o Ministério da Defesa da Rússia.

"O contingente acaba a sua concentração nos lugares onde ficará aquartelado, na região de Tkvartchel. Os capacetes azuis começaram a preparar o lugar para guardar armamentos e tecnologia, para preparar as refeições. Organiza-se também a segurança do aquartelamento, as comunicações", precisou o comando militar russo.

Porém, o Ministério da Defesa da Rússia sublinhou que "o número de capacetes azuis não ultrapassa os parâmetros quantitativos previstos nos acordos anteriormente conseguidos no quadro da decisão do Conselho de Chefes de Estado da Comunidade de Estados Independentes".

Moscovo considera que, segundo esses acordos, pode aumentar o número dos seus capacetes azuis de dois para três mil.

Serguei Chamba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Abkházia, república separatista da Geórgia, saudou essa decisão, sublinhando que o aumento da presença de soldados russos dá "maior confiança e segurança".

As autoridades georgianas, pelo seu lado, consideraram a acção da Rússia "um sinal de agressão militar".

"Essa acção contradiz todas as normas fundamentais do Direito Internacional. Não existe qualquer documento que permita o aumento da presença militar no território de um Estado soberano sem o seu acordo", considerou David Bakradzé, representante da Geórgia junto da NATO e da União Europeia.

"Existe um processo especial para aumentar o contingente de manutenção de paz: é necessário o acordo da Geórgia, informar as Nações Unidas, realizar consultas com outros Estados que participam no Processo de Genebra", precisou o diplomata georgiano.

Segundo ele, "sem o cumprimento de todas essas condições, semelhantes acções não podem ser chamadas de operações de manutenção de paz, mas trata-se sim do início real do processo de agressão militar".
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Ataque aéreo mata líder rebelde na Somália

O líder de um grupo insurgente islâmico foi morto na madrugada de quinta-feira na Somália num ataque aéreo atribuído às forças americanas.
Aden Hashi Ayro, comandante militar da milícia Al-Shabab, morreu quando sua casa foi bombardeada na cidade de Dusamareb, no centro do país.

Outras oito pessoas também morreram no atentado.

O Al-Shabab, considerado como grupo terrorista pelos Estados Unidos, é o braço armado da União das Cortes Islâmicas (UCI), que controlava o centro e o sul do país até o início de 2007, quando foi expulsa por tropas etíopes.

Há indícios, no entanto, de que o grupo ainda domine várias áreas do país.

Os Estados Unidos afirmam que o Al-Shabab faz parte da Al-Qaeda, apesar de analistas não confirmarem ligações entre os grupos extremistas.

Em seu relatório anual sobre terrorismo publicado na quarta-feira, o governo americano disse que os insurgentes da Al-Shabab, junto com os da Al-Qaeda representam, no leste da África, “a mais séria ameaça aos interesses de americanos e seus aliados na região”.

O grupo tem estado na linha de frente da insurgência contra o governo interino que governa a Somália e os aliados etíopes desde o início do ano passado.

Este não seria o primeiro ataque aéreo realizado por forças americanas na Somália.

Em Janeiro de 2007 bombardeiros americanos lançaram vários ataques contra supostos militantes ligados à Al-Qaeda no sul do país.


.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Armador irlandês pagou ordenados em atraso

Armador irlandês pagou ordenados em atraso
Três dos quatros pescadores portugueses regressam a Vila do Conde
Data: 01-05-2008

Três dos quatro pescadores portugueses abandonados na Galiza, Espanha, pelo armador do navio em que trabalham devem regressar entre hoje e sexta-feira a Vila do Conde, depois de receberem os salários em atraso.

Segundo fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, o quarto pescador decidiu permanecer na Galiza.

"Todos eles estão com os ordenados pagos", disse a mesma fonte.

Os quatro pescadores portugueses e um lituano encontram-se a bordo do navio 'Cappal Ban', da armadora irlandesa Paddy O'Malley, que está atracado no Porto de Oza, na Corunha.

A situação dos cinco pescadores foi denunciada terça-feira pelo presidente da Associação Espanhola de Titulados Náutico-Pesqueiros (AETINAPE) de Espanha, José Manuel Muniz.
:36_2_51::36_2_51:
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
China inaugura maior ponte marítima do mundo

A Ponte da Baía de Hangzhou, a mais extensa do mundo sobre o mar, com 35,6 quilómetros, foi inaugurada hoje no litoral leste da China, região onde se espera que a nova estrutura dinamize a economia da região.


A construção, que cruza de norte a sul a baía de Hangzhou, foi inaugurada em uma cerimónia à qual compareceram centenas de pessoas entre líderes políticos locais, policiais, jornalistas e uma representação de trabalhadores da ponte.


O ato aconteceu sobre as águas do Mar da China Oriental, no centro da ponte, entre as cidades de Cixi e Zhapu.


Após a cerimônia, começou um percurso de teste pela ponte com 180 carros de passeio e 22 ónibus, após o qual a estrutura foi aberta ao tráfico faltando dois minutos para a meia-noite de hoje (hora local), para que fosse inaugurada simbolicamente no Dia do Trabalho.


A espectacular obra de engenharia, que receberá mais de 40 mil veículos por dia - quantidade que se espera que aumente para cem mil diários até 2026 -, foi projectada para resistir a todos os tipos de tufões, já que se encontra em uma região propícia ao surgimento deste fenómeno no verão (hemisfério norte).


A ponte também foi construída para evitar que os motoristas se distraiam ao volante e causem acidentes, já que tem forma de S, em cumprimento à lei chinesa que proíbe estradas com mais de dez quilómetros em linha recta, e cada cinco quilómetros de guard-rail foi pintado com uma cor diferente.


Sustentada com mais de 600 pilares e com aproximadamente 90 metros de altura acima do nível da água, a ponte gigantesca estimulará ainda mais o desenvolvimento económico da província de Zhejiang, onde fica, e do delta do rio Yang Tsé, por aproximar as regiões comerciais de Xangai e Ningbo.


Quando a ponte Sutong, de 15,1 quilómetros de extensão, for inaugurada este ano sobre o Yang Tsé, entre as cidades de Nantong e Changsu, na província chinesa de Jiangsu, a economia do delta do imenso rio chinês receberá um impulso ainda maior.


Com a ponte inaugurada hoje, a distância por terra entre Xangai, o maior porto mundial de carga, e Ningbo, que já é o segundo terminal marítimo chinês e o quarto do mundo em fluxo de mercadorias, foi reduzida de cerca de 400 quilómetros para apenas 120 quilómetros.


Isso significa mais de uma hora e meia a menos de viagem para um trajecto que até hoje demorava cinco horas.


A ponte, que terá pedágio e deve se tornar uma atracção turística, conta com seis cabines, três em cada sentido, custou 1,067 bilhão de euros (mais de US$ 1,682 bilhão), e contou com 30% de capital privado.


Um dos pontos mais espectaculares do projecto é a ilha de serviços, que ficará sobre uma barragem concebida para não interromper o curso das marés, e cuja construção no centro da ponte, junto ao viaduto, está em fase de conclusão.


A única estrutura similar no mundo é a Ponte Causeway, na Louisiana (Estados Unidos), com 38,4 quilómetros, mas que não atravessa águas marítimas, e sim o Lago Pontchartrain.


A ponte marítima mais extensa do mundo até hoje em funcionamento fica em Xangai, também na China: a Ponte do Mar Oriental, de 32,5 quilómetros, que liga a metrópole com seu porto de águas profundas ao arquipélago de Yangshan.


A inauguração da Ponte da Baía de Hangzhou é especialmente simbólica em Jiaxing, no extremo norte, já que essa cidade concluiu, em 1921, o primeiro congresso nacional que deu origem ao Partido Comunista Chinês (PCCh), que comanda o país desde 1949.


.
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
muito bela... talvez em 31 de fevereiro eu passe por ela.
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Garota belga promete tirar virgindade de homem em troca apoio à causa nobre

Tanya Deberaux, uma jovem belga, está oferecendo 30 minutos de sexo a um jovem virgem para mostrar apoio a causa da neutralidade da rede, através de posts, vídeos, artigos ou cartazes.

Esse princípio obriga as empresas de telefonia e de TV a cabo a darem o mesmo tratamento a todas as mensagens geradas por sites, blogs ou usuários de e-mail, abrindo aos interessados as portas da rede via provedores de acesso.

Essa idéia democratiza comunicação online, e deixa na mão dos provedores garantirem que tudo na internet trafegue com a mesma rapidez, sem privilégios.

Sobre a ação da belga, todas as despesas da viagem para a Bélgica serão bancadas por ela, o vencedor não terá nenhum gasto.

Algumas regras devem ser observadas:

1. O pretendente tem que ser virgem, se não for, corre o risco de voltar para casa e ter que pagar todas as despesas;

2. O pretendente tem que ser maior de 18 anos;

3. Uso de camisinha é imprescindível e sexo anal é negociável;

4. O candidato tem ainda que ter boa higiene física;

Fonte: IG
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Venezuela pede ajuda das Farc para se defender dos EUA, diz jornal

O governo venezuelano pediu às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) que "compartilhem sua experiência em guerrilha" diante de uma eventual "invasão americana", afirmou hoje o jornal "Miami Herald".

A informação foi publicada no diário junto com uma série de documentos que teriam sido encontrados em um computador que pertencia ao guerrilheiro "Raúl Reyes", um dos líderes das Farc morto em 1º de março último.

Em uma das cerca de 15 mensagens eletrônicas agora reveladas, uma pessoa que assina como "Ivan" indica ao comando das Farc que a "solicitação de cooperação militar" teve origem no "ministro do Interior da Venezuela, Ramón Rodríguez Chacín", ainda de acordo com o "Miami Herald".

Um membro de alto escalão do Estado colombiano, e que pediu para não ser identificado, teria afirmado ao jornal que "Ivan" seria Ivan Márquez, um dos líderes das Farc e quem, segundo Bogotá, era contato direto do grupo rebelde na Venezuela.

Chacín "indagou sobre a possibilidade de nossa experiência em guerrilha ser transmitida", afirma --segundo o "Miami Herald"-- uma mensagem assinada por "Ivan" e datada de 14 de novembro de 2007.

"Querem modalidade operacional, explosivos, cátedra bolivariana, acampamentos na selva, emboscadas, logística, mobilidade", acrescentaria "Ivan", que explica que tudo isso estaria sendo feito "em resposta à possibilidade de uma invasão dos Estados Unidos".

O diário diz ter tentado localizar Chacín, e que não conseguiu seu objetivo.

Funcionários do governo colombiano afirmaram ao "Miami Herald" que os documentos divulgados foram armazenados depois da operação militar de 1º de março contra um acampamento das Farc no Equador.

Fonte: Folha Online
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Inglaterra: trabalhistas enfrentam derrota histórica

O Partido Trabalhista do primeiro-ministro britânico Gordon Brown encaminha-se para uma humilhante derrota nas eleições municipais de quinta-feira, em Inglaterra e no País de Gales, com o pior resultado nestes escrutínios em 40 anos, segundo a BBC, citada pela Lusa.

O Partido Trabalhista coloca-se, em termos de votos, numa humilhante terceira posição, com apenas 24 por cento, atrás dos Liberais Democratas (25 por cento) e dos Conservadores (44 por cento), de acordo com uma estimativa da cadeia britânica BBC, que se baseia em resultados ainda parciais.

O Partido Trabalhista mantém apenas 1.555 assentos, ou seja, perdeu 146 eleitos, dos 4.102 que estavam em causa em Inglaterra e no País de Gales.

Os Conservadores lideram a corrida com 1.972 assentos (com um aumento de 143 eleitos), seguidos dos Liberais Democratas com 1.084 (mais nove), segundo os resultados parciais hoje disponíveis referentes a 99 dos 159 conselhos.

O Partido Trabalhista perderá assim o controlo de cinco municípios, enquanto que os conservadores ganham oito e os Liberais Democratas perdem um.

Os resultados ainda aguardados relativos a cerca de 50 concelhos poderão aumentar ainda mais as perdas dos Trabalhistas para a oposição.

Os Conservadores poderão ver confirmada a sua vitória retirando aos Trabalhistas a Câmara de Londres, cujos resultados eleitorais serão conhecidos hoje à noite.

Eleitorado não perdoa aumento da carga fiscal

Segundo observadores, os resultados reflectem, até certo ponto, a indignação do eleitorado com o recente aumento da carga fiscal dos mais desfavorecidos, algo que muitos não esperavam de um governo trabalhista.

Os resultados definitivos são esperados hoje ao fim da manhã para os escrutínios locais e apenas à noite para Londres, onde o presidente é eleito por sufrágio universal directo.

Muito esperado e simbólico, o escrutínio de Londres anuncia-se muito disputado entre o presidente da Câmara cessante, o trabalhista Ken Livingstone, que luta pelo terceiro mandato consecutivo, e o conservador Boris Johnson.


iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
2007 bateu recorde de jornalistas assassinados

87 mortos. Bloggers e onlines reprimidos. Os países inimigos da imprensa





O ano de 2007 registou um número recorde de jornalistas assassinados (87) , segundo dados das organizações Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), refere a Lusa.

Registou-se um aumento de 244 por cento de actos de violência contra jornalistas no espaço de cinco anos, com 87 jornalistas mortos e 887 encarcerados em 2007.

Oposição denuncia entraves à liberdade de imprensa

O Médio Oriente, especificamente o Iraque, é dos locais onde morrem mais jornalistas, atingindo o número de 48 mortos no ano de 2007, seguido pela Ásia e pela África.

No mesmo ano, contabilizaram-se 130 jornalistas encarcerados e 63 que foram presos por produzirem conteúdos online, da mesma forma que se conta a censura a 528 empresas de media e centenas de páginas de Internet encerradas ou suspensas.

Bloggers e jornalistas online reprimidos

Bloggers e jornalistas online são alvo de repressões em países que aplicam fortes políticas de censura segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), enquanto, nos Estados Unidos, a questão da neutralidade da Internet continua a ser discutida nos tribunais.

No Irão, Tunísia e Egipto vários bloggers foram presos e encerradas páginas de notícias na Internet, denunciando um aumento da censura online no mundo.

Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), cerca de 50 pessoas estão presas na China pelos conteúdos que lançaram na Internet, colocando o país como líder na censura on-line.

No Egipto, um jovem de 23 anos, Kareem Amer, foi preso em 2006 por ter exposto conteúdos no seu blogue sobre a repressão política, o extremismo religioso e a discriminação contra as mulheres no seu país.

Os piores do mundo

A Eritreia é colocada pela primeira vez no último lugar da lista anual da liberdade de imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF),enquanto os G8 são elogiados pela sua ligeira melhoria.

A Eritreia, país africano que faz fronteira com a Etiópia e com o Sudão, é criticada pela RSF pela opressão contínua de figuras políticas e militares que se opõem ao Governo do Presidente Issaias Afeworki e pela desintegração de uma série de jornais independentes sob a justificação de que «prejudicam a segurança nacional».

A Federação Internacional dos Jornalistas salienta que a Eritreia é o único país do mundo que não tem empresas de média independentes ou correspondentes estrangeiros.

A China e a Coreia do Norte são dois dos países asiáticos com menos liberdade de imprensa, segundo o «ranking» de 2007 divulgado pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

O «ranking» anual da liberdade de imprensa, divulgado em Outubro de 2007, mediu o nível da liberdade da imprensa em 169 países e indicou que os países com maior liberdade de imprensa são a Islândia, a Noruega e a Estónia, enquanto a Eritreia está em último lugar, seguida pela Coreia do Norte e o Turquemenistão.

iol
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Hong Kong, China: Activistas detidos em Hong Kong libertados

Os activistas hoje detidos em Hong Kong depois de pequenos distúrbios à passagem da tocha olímpica foram libertados, refere a agência France Presse, citando uma porta-voz policial.

De acordo com a mesma responsável, os activistas, que se tinham envolvido em trocas de palavras com "militantes" pró-Pequim e em pequenas escaramuças, "foram levados para a esquadra de Yau Ma Tei de forma a prevenir qualquer alteração da ordem pública" e depois foram colocados em liberdade.

Entretanto, um comunicado divulgado em separado pela polícia indica que nenhuma detenção foi efectuada.

As polícias de Hong Kong e Macau, onde a tocha vai percorrer as ruas da cidade no sábado, estão em alerta máximo tendo sido colocados nas ruas da antiga colónia britânica 3.000 agentes e 2.300 polícias no antigo território sob administração portuguesa.

Apesar de não estarem previstas manifestações e de, mesmo em Hong Kong, ser pouco provável a realização de qualquer acto de violência na passagem da tocha, as medidas de segurança implementadas, a redução dos percursos nos dois territórios e o forte controlo de acesso à zona onde irá passar a chama olímpica demonstram cuidados dos responsáveis dos programas nas duas cidades.

Depois de uma jornada de cerca de sete horas em Hong Kong, a tocha olímpica chega hoje à noite (início da tarde em Lisboa) a Macau onde sábado percorre as ruas da cidade pela mão de 120 portadores, entre os quais o magnata do jogo Stanley Ho.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Iraque: Duplo atentado de quinta-feira em Balad Ruz fez 35 mortos

O atentado de quinta-feira à noite na cidade de Balad Ruz, província iraquiana de Diyala, fez 35 mortos e 76 feridos, segundo o mais recente balanço avançado hoje pela polícia iraquiana.

O duplo atentado - perpetrado com dez minutos de intervalo por dois bombistas suicidas, uma mulher e um homem - tinha como alvo um casamento, no qual o noivo era um proeminente membro da milícia pró-governamental Sahwa, criada por tribos sunitas para lutar contra a Al-Qaida.

"Ambos os ataques tinham como aparente alvo líderes da Sahwa", adiantou fonte policial.

Muitos dos feridos encontram-se em estado muito grave, sendo de esperar o aumento do número de mortos.

O atentado foi um dos mais graves registados nas últimas semanas na província de Diyala, e demonstrou que a Al-Qaida continua activa apesar dos contínuos ataques do governo, das milícias leais ao Executivo e dos grupos xiitas.

Diyala é actualmente a província do Iraque mais complicada devido à luta pelo controlo entre xiitas e sunitas, e entre estes últimos, a Al-Qaida e os seus rivais.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Sudão: Queda de avião

Um avião onde seguia o Ministro da Defesa sudanês caiu na zona de Juba. Desconhecem-se ainda as consequências do acidente.

Em actualização...

Sapo
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
União Budista Portuguesa sublinha manobra de diversão da China

A União Budista Portuguesa considera que a viagem de dois emissários do Dalai Lama a Pequim para se reunirem com responsáveis chineses não é mais do que uma manobra de diversão para melhorar a imagem da China junto da opinião pública mundial.

( 19:49 / 02 de Maio 08 )

Chegam no sábado a Pequim os dois emissários tibetanos do Dalai Lama para se reunirem com responsáveis chineses. Em debate está a crise no Tibete e a violência registada há cerca de um mês que terá provocado largas dezenas de mortos.

De acordo com um comunicado do governo tibetano no exílio os emissários vão dizer ao Governo de Pequim que o Dalai Lama está profundamente preocupado acerca do modo como as autoridades chinesas têm gerido o processo.

Mas as expectativas das Comunidades Tibetanas sobre este encontro não são muito elevadas.

Paulo Borges, Presidente da União Budista Portuguesa, entende que esta abertura para o diálogo por parte de Pequim não é mais do que uma manobra de diversão para melhorar a imagem da China junto da opinião pública mundial.

O Presidente da União Budista Portuguesa considera também que nesta fase em que há abertura ao diálogo seria útil a entrada em cena de um intermediário internacional que pudesse moderar as negociações.

É a sugestão de Paulo Borges que salienta que uma terceira parte, por exemplo timorense, podia ajudar na conversa que amanhã as autoridades chinesas encetam em Pequim com representantes do Dalai Lama.


TSF on line
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Nuclear : Seis concordam em fazer nova oferta ao Irão

02 de Maio de 2008, 21:19

Londres, 02 Mai (Lusa) - As seis grandes potências envolvidas nas discussões sobre o programa nuclear iraniano acordaram apresentar uma nova oferta a Teerão, anunciou hoje, em Londres, o chefe da diplomacia britânico, David Miliband.

"Estou contente de anunciar que chegámos a um acordo sobre uma oferta que será apresentada ao governo iraniano", declarou Miliband no final de uma reunião em Londres dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Seis (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha.

O ministro britânico não precisou os pormenores desta oferta, indicando apenas que se trata de uma versão "actualizada" dos incentivos apresentados em 2006 ao regime iraniano para que este renuncie ao seu programa nuclear.

O ministro britânico indicou que estas propostas deverão mostrar a Teerão "os benefícios de uma cooperação com a comunidade internacional".

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha procuram persuadir a República islâmica a parar com o enriquecimento de urânio.

Os ocidentais temem que o Irão queira utilizar o seu programa nuclear com fins militares enquanto Teerão assegura que desenvolve um programa nuclear civil destinado apenas a produzir energia para fazer face ao aumento da população.


TM.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Aborto: Igreja polaca contra texto do Conselho da Europa que defende a despenalização

Varsóvia, 02 Mai (Lusa) - Os bispos polacos "protestaram vivamente" contra uma recente resolução da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa que apelara aos Estados membros para despenalizarem o aborto.

"O Conselho permanente do episcopado polaco reunido em Jasna Gora (Santuário mariano em Czestochowa, no Sul da Polónia) na presença dos bispos diocesanos, exprime o seu vivo protesto contra esta resolução", segundo um comunicado oficial.

"Os bispos manifestam a sua firme oposição face à tentativa de impor, por via administrativa, princípios opostos à sensibilidade fundamental da consciência humana", segundo este texto.

A 16 de Abril, a Assembleia apelou aos seus 47 Estados membros para despenalizarem o aborto que deve ser, segundo ela, sem riscos e legal.

Na sua resolução, a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa pediu que sejam assegurados às mulheres que queiram abortar os cuidados médicos e psicológicos desejados assim como uma adequada assistência financeira.

A interrupção voluntária da gravidez (IVG) só é autorizada na Polónia nos casos de violação, incesto e perigo para a vida ou saúde da mãe, tal como no caso de malformação irreversível do feto.

Segundo as organizações feministas, são praticados anualmente na Polónia até 180 mil abortos clandestinos.

As estatísticas oficiais referem apenas 200 a 300 abortos legais.


TM.

Lusa/Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Iémen: 18 mortos e 45 feridos em atentado contra mesquita

Sanaa, 02 Mai (Lusa) - Pelo menos 18 pessoas, na sua maioria soldados, morreram hoje num atentado à entrada de uma mesquita de Saada (Noroeste), que o exército iemenita imputou à rebelião xiita activa nesta região.

A explosão, que fez também 45 feridos, ocorreu no final das orações, na altura em que os fiéis deixavam a mesquita ben Salmane, situada perto de um campo militar, segundo testemunhas.

De acordo com fontes militares no local, o atentado foi feito com uma moto armadilhada.

Soldados mas também mulheres e crianças, que pediam esmola às portas da mesquita figuram entre os mortos e a maioria dos feridos são militares, segundo as fontes.

O atentado ainda não foi reivindicado.

À noite, o Ministério do Interior anunciou a detenção na região de Saada de vários homens armados suspeitos de serem os autores do atentado.

A Província de Saada é o feudo de uma rebelião xiita, onde combates com as forças governamentais fizeram milhares de mortos desde 2004.

Segundo testemunhas, a explosão terá visado o imã da mesquita, que é também um oficial do exército e que adere à tendência salafista (rigorista, sunita) do Islão - mas ele não foi ferido, segundo as testemunhas.


TM.

Lusa/Fim
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Iémen: 18 mortos e 45 feridos em atentado contra mesquita

Iémen: 18 mortos e 45 feridos em atentado contra mesquita
02 de Maio de 2008, 22:17

Sanaa, 02 Mai (Lusa) - Pelo menos 18 pessoas, na sua maioria soldados, morreram hoje num atentado à entrada de uma mesquita de Saada (Noroeste), que o exército iemenita imputou à rebelião xiita activa nesta região.

A explosão, que fez também 45 feridos, ocorreu no final das orações, na altura em que os fiéis deixavam a mesquita ben Salmane, situada perto de um campo militar, segundo testemunhas.

De acordo com fontes militares no local, o atentado foi feito com uma moto armadilhada.

Soldados mas também mulheres e crianças, que pediam esmola às portas da mesquita figuram entre os mortos e a maioria dos feridos são militares, segundo as fontes.

O atentado ainda não foi reivindicado.

À noite, o Ministério do Interior anunciou a detenção na região de Saada de vários homens armados suspeitos de serem os autores do atentado.

A Província de Saada é o feudo de uma rebelião xiita, onde combates com as forças governamentais fizeram milhares de mortos desde 2004.

Segundo testemunhas, a explosão terá visado o imã da mesquita, que é também um oficial do exército e que adere à tendência salafista (rigorista, sunita) do Islão - mas ele não foi ferido, segundo as testemunhas.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Cinco milhões de e-mails perdidos pela Casa Branca

Apagados
Cinco milhões de e-mails perdidos pela Casa Branca
A descoberta foi feita quando várias organizações dos EUA, como a Citizens for Responsability and Ethics ou a National Security Archive (NSA), pediram à Casa Branca cópias destas mensagens sobre determinados assuntos, nomeadamente o planeamento da guerra ao Iraque, refere o portal VNUNet.

fonte Sol .
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo