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Comboios antigos

Nelson14

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Imagens da emigração Portuguesa em França.
Chegada à estação de Austerlitz, em Paris, com a casa às costas!...1965



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Locomotiva estacionada no Pocinho.

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Passagem do comboio a meio caminho entre Carviçais
e Freixo de Espada à Cinta em 10-04-1973.


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Locomotiva em Bragança
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Estação de Vila Pouca de Aguiar anos 60
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Comboio Histórico a caminho do Tua
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Comboio a vapor na estação de Vila Real (Anos 70 do século XX)




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Comboio a vapor na estação de Vidago (Anos 70 do século XX)



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Comboio a vapor na Linha do Corgo (Anos 70 do século XX)




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mjtc

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É impressionante que ainda na década de 60 e 70, com o avanço da tecnologia mundial, ainda se via a circular comboios a vapor a par dos comboios a diesel e eléctricos; isso acontecia em Portugal, em pleno anos 70. Era um contraste entre a tecnologia antiga e moderna.

Eu cresci na zona de Sintra, e sempre andei desde a infância, nos comboios eléctricos, porque a linha de Sintra-Rossio (Lisboa), foi a segunda linha electrificada em Portugal, a seguir à linha de Cascais-Cais do Sodré (Lisboa). Também cheguei andar em automotoras a diesel, na estação de Santa Apolónia (Lisboa), e algumas vezes na linha Oeste (raras vezes).

Quanto a comboio a vapor, não me lembro de ter andado; mas recordo que os meus pais disseram-me que eu andei com eles, no comboio a vapor na linha do Alto Minho até Monção (esta estação já está fora de serviço), no princípio dos anos 70. Mas aprecio muito ver os famosos comboios a vapor que marcaram a história dos caminhos de ferros portugueses e mundiais.
 

Nelson14

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mjtc aqui tens a Linha férrea Lisboa-Sintra no tempo do vapor

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Nelson14

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Estação de Algueirão - Mem Martins, 1953


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Estação do Treixedo, Santa Comba Dão
Pertencia ao Ramal do Dão, hoje desactivado
que fazia a ligação entre a Estação de Santa Comba Dão
na Linha da Beira Alta à cidade de Viseu



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Comboio na linha do Sabor, antes de chegar
à estação de Mogadouro, proveniente de Duas Igrejas


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À entrada da estação de Farminhão
A Estação de Farminhão tinha a particularidade de ser composta
por um edificio pequeno e térreo, o que a distinguia de todas as outras.
Precedida pela ponte de Farminhão, construída em 1890,
com 9 metros de comprimento, era a última paragem do Concelho de Viseu.


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A “LINHA DO DÃO”, que inicialmente foi chamada de “Ramal de Viseu”
ou por “Linha de Santa Comba a Viseu”, era uma ferrovia histórica
de via estreita (bitola de mil milímetros), situada no centro do nosso país.
Foi inaugurada em 25 de Novembro de 1890, sendo o serviço ferroviário
de mercadorias encerrado em 1972 e o de passageiros manteve-se até ao ano de 1988.
Os carris, travessas e balastro foram retirados, totalmente, até finais de 1999


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Nelson14

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Nuzedo.
Aldeia de Vila Pouca de Aguiar situada a norte da sede do concelho,
que ficavava este antigo apeadeiro da linha do Corgo


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mjtc

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Curiosidades Ferroviárias Portuguesas: Linhas Electrificadas

A tracção eléctrica da Linha de Cascais foi inaugurada em 15 de Agosto de 1926, tendo sido a primeira linha ferroviária em Portugal a adoptar a tracção eléctrica. A tracção eléctrica só foi no entanto, aplicada definitivamente a 22 de Dezembro do mesmo ano. Nesta altura, esta companhia era devido ao seu material circulante, técnicas utilizadas e exploração, considerada uma das mais modernas em termos ferroviários no país.
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Automotora eléctrica belga "Baume & Marpent" da Sociedade Estoril em 1928,
em serviço na Linha de Cascais.

A segunda linha ferroviária com tracção eléctrica foi realizada na Linha de Sintra, inaugurada em 28 de Abril de 1956. Em 28 de Abril de 1957, entraram ao serviço as primeiras automotoras eléctricas da Linha de Sintra, da Série 2000.
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As Séries 2000/2050/2080 referem-se a três tipos semelhantes de automotora, que compunham-se de automotoras que circulavam em composições de unidades triplas eléctricas, na configuração de motora-reboque-reboque piloto:
- A Série 2000 era formada por 25 automotoras, numeradas de 2001 a 2025;
- A Série 2050 tinha 24 automotoras;
- E a Série 2080 contava apenas com 10 automotoras.
Todas atingiam uma velocidade máxima de 90 km/h, atingido uma potência de 1097 kW e um esforço de tracção de 117 kN, e utilizavam uma voltagem de 25 kV e 50 Hz. Os motores de tracção eram monofásicos.

Diferiam na lotação, contando cada automotora da Série 2000 com 68 lugares de 1ª classe e 180 de 2ª classe, enquanto as unidades das Séries 2050 e 2080 possuíam 52 lugares de 1ª classe e 192 de 2ª classe. A Série 2080 tinha portas automáticas de 4 folhas.
 

mjtc

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Uma das recordações que a Linha de Sintra me faz recordar, era o tempo em que a malta ia de pendura nos degraus das portas dos comboios, e muitas vezes fugindo ao Pica (revisor dos bilhetes), para não pagar. Era o tempo em que os comboios tinham casa de banho e assentos largos, em que cada um deles tinha capacidade para três passageiros. Muitas vezes, apanhei o comboio ao fim de semana em Sintra para o Rossio (Lisboa), para ir ao cinema, comer umas belas bifanas junto à estação dos Restauradores, beber um Pirata ou Perna de Pau, e ir à sala de jogos de vídeos. Era o tempo da minha juventude, antes de ter o meu primeiro carro aos 23 anos de idade.
 

mrsat

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Ora aqui um belo exemplar de 1925 (Foto tirada na estação do Pinhão 6/2016, com Maquinistas a proceder a lubrificação veios/chumaceiras...etc, após paragem de alguns instantes)

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Estação de Arco de Baúlhe


A 15 de Janeiro de 1949 é inaugurada com solenidade a estação de Arco de Baúlhe.
A linha do Tâmega era de via estreita (1000 mm), tinha à volta de 52 km e demorou
cerca de quarenta anos a ser terminada (1908-1949). Com o encerramento da linha
entre Amarante e Arco de Baúlhe, em 1990, o espaço foi reconvertido no núcleo
ferroviário de Arco de Baúlhe integrado no Museu das Terras de Basto.


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Estação de Salsas, linha do Tua
que servia a localidade de Salsas conselho de Bragança


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Nelson14

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Estação Ferroviária de Azibo
Situava-se no troço entre Macedo de Cavaleiros e Sendas,
que foi aberto à exploração em 18 de Dezembro de 1905
Para além de um edifício de passageiros de 2 andares,
possui torre de água e um cais coberto.
Aqui, as locomotivas a vapor abasteciam-se de água para uma
longa subida até Salsas, onde existia a torre de água seguinte.
A 450 metros da estação encontra-se a Ponte do Azibo, sobre o rio Azibo


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