billshcot
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:. Se possível utilize o Transporte Público
Se diariamente efectuasse menos 10 a 15 Km com o seu automóvel, podia poupar cerca de 400 litros de combustível por ano.
:. Atenção aos vidros abertos
Circular com os vidros abertos aumenta a resistência aerodinâmica, elevando o consumo em 5%. É preferível utilizar a ventilação de origem do veículo.
:. Não aqueça o motor do carro
Estará apenas gastando combustível sem tirar daí nenhum proveito. Inicie de imediato a marcha do veículo, logo após ligar o motor, limitando-se a rodar mais calmamente durante os primeiros minutos.
:. Não pise no acelerador antes de desligar o carro
É um hábito que não traz nenhuma vantagem. Estará apenas a provocar uma admissão de combustível que não será consumido mas antes completamente desperdiçado.
:. Cuidado com a aerodinâmica
A partir dos 60 Km/h a resistência aerodinâmica é o obstáculo mais importante a vencer. Quaisquer alterações como sejam; grades de transporte, bicicletas, pranchas, malas no tejadilho, ailerons e outras, afectarão o consumo de combustível.
:. Pior é o ar condicionado
Evite-o sempre que possível. Estes equipamentos eléctricos de alto consumo retiram potência ao motor. Para manter as mesmas prestações gasta-se até 10% mais combustível.
:. Deslocar peso inutilmente é desperdiçar combustível
Por cada 100 quilos de peso a mais, existe um gasto suplementar de 5% de combustível. Leve apenas o indispensável.
:. Motor afinado
Um motor mal afinado pode originar um incremento de consumo de quase 10%.
:. Pressão dos pneus em ordem
O estado dos pneus é fundamental para a segurança do veículo. O mínimo defeito ou falha de pressão exigirá um esforço suplementar do motor e um aumento de consumo.
:. Óleo apropriado
A escolha incorrecta do óleo pode originar incrementos do consumo de combustível, sobretudo em trajectos urbanos.
:. Filtro de ar limpo
A substituição periódica do filtro de ar é relevante para o consumo já que a quantidade de ar está directamente relacionada com a combustão e consequentemente com o rendimento do motor.
:. Regularidade na condução
Mantenha um funcionamento regular do motor do carro, num regime médio de rotações. Assim, estará conduzindo na faixa de utilização mais económica. A aceleração é um processo de alto consumo pelo que deverá evitar a condução com recurso a travagens e arranques bruscos.
Se diariamente efectuasse menos 10 a 15 Km com o seu automóvel, podia poupar cerca de 400 litros de combustível por ano.
:. Atenção aos vidros abertos
Circular com os vidros abertos aumenta a resistência aerodinâmica, elevando o consumo em 5%. É preferível utilizar a ventilação de origem do veículo.
:. Não aqueça o motor do carro
Estará apenas gastando combustível sem tirar daí nenhum proveito. Inicie de imediato a marcha do veículo, logo após ligar o motor, limitando-se a rodar mais calmamente durante os primeiros minutos.
:. Não pise no acelerador antes de desligar o carro
É um hábito que não traz nenhuma vantagem. Estará apenas a provocar uma admissão de combustível que não será consumido mas antes completamente desperdiçado.
:. Cuidado com a aerodinâmica
A partir dos 60 Km/h a resistência aerodinâmica é o obstáculo mais importante a vencer. Quaisquer alterações como sejam; grades de transporte, bicicletas, pranchas, malas no tejadilho, ailerons e outras, afectarão o consumo de combustível.
:. Pior é o ar condicionado
Evite-o sempre que possível. Estes equipamentos eléctricos de alto consumo retiram potência ao motor. Para manter as mesmas prestações gasta-se até 10% mais combustível.
:. Deslocar peso inutilmente é desperdiçar combustível
Por cada 100 quilos de peso a mais, existe um gasto suplementar de 5% de combustível. Leve apenas o indispensável.
:. Motor afinado
Um motor mal afinado pode originar um incremento de consumo de quase 10%.
:. Pressão dos pneus em ordem
O estado dos pneus é fundamental para a segurança do veículo. O mínimo defeito ou falha de pressão exigirá um esforço suplementar do motor e um aumento de consumo.
:. Óleo apropriado
A escolha incorrecta do óleo pode originar incrementos do consumo de combustível, sobretudo em trajectos urbanos.
:. Filtro de ar limpo
A substituição periódica do filtro de ar é relevante para o consumo já que a quantidade de ar está directamente relacionada com a combustão e consequentemente com o rendimento do motor.
:. Regularidade na condução
Mantenha um funcionamento regular do motor do carro, num regime médio de rotações. Assim, estará conduzindo na faixa de utilização mais económica. A aceleração é um processo de alto consumo pelo que deverá evitar a condução com recurso a travagens e arranques bruscos.