Portal Chamar Táxi

Vela

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
"Telecom Itália" vence regata Les Sables/Horta/Les Sables

O veleiro "Telecom Itália", tripulado pela dupla Giovanni Soldini e Karinne Fauconnier, garantiu esta quarta-feira o triunfo na regata Les Sables/Horta/Les Sables, ao ganhar as duas etapas desta importante prova internacional.

A dupla italiana cumpriu o percurso à 01:41:32 (hora de França), tendo demorado 6 dias, 5 horas, 39 minutos e 32 segundos a percorrer a distância entre os portos da Horta, na ilha do Faial (Açores), e Les Sables d'Olonne, na costa atlântica francesa.

O iate "CG Mer", tripulado por Wilfrid Clerton e Loic Lehelley, ficou em 2.º lugar, enquanto o "Tzu-Hang", da dupla Axel Strauss/Juerg Burger, ficou na 3.ª posição.

Até ao momento, apenas concluíram a prova 4 dos 24 veleiros que largaram dos Açores no passado dia 15, para disputarem a segunda etapa. Esta competição teve um percurso total de cerca de 2.540 milhas náuticas.

RECORD
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bigamist 7 vence na Sardenha

O Troféu Audi Região da Sardenha, 3ª etapa da Audi MedCup, que decorre até sábado, em Cagliari, está a correr de feição aos portugueses. No penúltimo dia de competição, o Bigamist 7, de Pedro Mendonça, somou o segundo triunfo em águas italianas e subiu ao 5.º lugar da geral das TP52 Series. Álvaro Marinho, ao leme doRoma/MK2, foi 2.º e 3.º nas duas da jornada e ocupa a 2.ª posição nas GP42 Series, a dois ontos do líder Islas Canárias Puerto Calero.

O Bigamist 7 somou a segunda vitória, em sete regatas disputadas No Troféu Audi Região da Sardenha. Aconteceu na segunda, de uma jornada marcada pelo calor intenso e o vento muito instável de direcção e velocidade. À semelhança do acontecido no Troféu de Marselha, o triunfo português foi sofrido. Largada adiantada, voltar a sair, optar pelo lado direito do campo e um salto de vento a ajudar os portugueses a recuperar posições.Chegada à primeira bóia na 2ª posição. Voltar a rondar em segundo nas "portas" e, nasegunda bolina, um festival de bem andar à vela, logrando ultrapassar a imparávelmáquina chamada Emirates Team New Zealand. A última popa foi feita a controlar os adversários neozelandeses e os espanhóis do Bribón: "Sofri muito. Foi uma regataimprópria para cardíacos", afirma, bem humorado, Pedro Mendonça.

O Bigamist 7 subiu ao 5º lugar, estando a 1.5 pontos dos espanhóis do Bribón, antevendo-se um Portugal-Espanha nas regatas de sábado.

GP42 Series

Álvaro Marinho, ao leme do Roma/MK2, continua na luta pelo triunfo no Troféu Audi Região da Sardenha. O velejador nacional foi 3.º e 2.º nas duas regatas disputadas e está na 2.ª posição a escassos dois pontos do Islas Canárias Puerto Calero, de Daniel Calero.

"Foi um dia muito difícil. Era muito complicado prever qual o lado certo do campo. Na primeira falhámos algumas manobras à popa. Na segunda, houve algum azar. Amanhã espero bom vento e conseguir velejar bem", afirma.

Sábado, está prevista a realização das duas regatas finais nas TP52 e GP42 Series.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Atlantis Cup já teve início

Os 15 veleiros que participam na Atlantis Cup 2009 partiram este sábado de Vila do Porto, na ilha açoriana de Santa Maria, com destino a Ponta Delgada, cidade onde terminará a primeira etapa da Regata da Autonomia.

Nesta 21.ª edição da prova, o trajeto integra pela primeira vez a ilha de Santa Maria, já que anteriormente apenas incluía São Miguel, Terceira e Faial.

A primeira etapa estende-se por 60 milhas, das quais as últimas 11 decorrerão junto à costa de São Miguel, desde o ilhéu de Vila Franca do Campo até Ponta Delgada.

A Atlantis Cup, realizada desde 1987, é uma das mais importantes provas náuticas do Arquipélago dos Açores, integrando o programa do Campeonato Regional de Vela.

A largada para a segunda etapa, que vai ligar Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, está marcada para segunda-feira, enquanto a terceira e última etapa, entre a Terceira e o Faial, terá início a 31 de Julho.


A Atlantis Cup 2009 - Regata da Autonomia terminará a 2 de Agosto, na cidade da Horta.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bigamist 7 vence regata e acaba em 4.º

O Bigamist 7, com o velejador olímpico português Afonso Domingos, venceu hoje a última regata da 3.ª etapa da Audi MedCup, na região da Sardenha, e terminou no 4.º lugar da classificação geral da categoria TP52. Após a vitória de sexta-feira, o veleiro português alcançou novo triunfo este sábado e ficou a 7 pontos da 3.ª posição, numa competição ganha pelo Emirates Team New Zealand.

"Na primeira [regata], cometemos erros tácticos nas duas bolinas. Na segunda, largámos adiantados e já não conseguimos recuperar", referiu o armador do Bigamist 7, Pedro Mendonça. No entanto, tudo seria diferente na 3.ª regata. "Tivemos aquela pontinha de sorte que é necessária no desporto. É muito bom terminar em 4.º lugar", reconheceu Álvaro Domingos, que prevê "um campeonato de muito vento, com muita manobra" no próximo evento que terá lugar na cidade de Portimão, entre os dias 18 e 23 de agosto.

Na GP42 Series, o Roma/MK2, com o português Álvaro Marinho ao leme, terminou também na 4.ª posição da geral, a apenas 3 pontos de conseguir o pódio, com o velejador nacional a reconhecer que "a experiência foi super-positiva". No entanto, Marinho lamenta ter tido "apenas um dia de treino, porque torna a tarefa quase impossível".

RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Atlantis Cup 2009: Xcape e Fun-Tastic vencem classes

Os veleiros Xcape, na classe ORC2, e Fun-Tastic, na classe ORC3, foram os vencedores da Atlantis Cup 2009 - Regata da Autonomia, uma das mais importantes provas oceânicas que se realizam em Portugal, disputada nos mares dos Açores.

A última etapa, entre Angra do Heroísmo, na Terceira, e Horta, no Faial, foi disputada pelos 16 veleiros participantes na regata com vento inconstante, nevoeiro e chuva.

Dispondo de três rumos possíveis, a maior parte das tripulações optou pelo canal Pico/S. Jorge, o que também aconteceu com o Xcape, de Luís Quintino.

"Foi uma etapa muito trabalhosa, mas conseguimos sempre sair dos buracos em que nos metemos", afirmou o velejador da Horta, em declarações no final da prova.

O Xcape cortou a linha de meta às 5:39 (6:39 em Lisboa), seguido pelo Ilha da Ventura, de Carlos Garcia, com mais de uma hora de atraso.

O veleiro Fun-Tastic, de José Correia, que venceu a sua classe, passou a linha de chegada às 8:16.

A Atlantis Cup 2009, organizada pelo Clube Naval da Horta, começou a 25 de julho com a etapa entre Vila do Porto, em Santa Maria, e Ponta Delgada, em S. Miguel.

A segunda etapa, entre Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, teve início a 27 de julho.

Esta foi a primeira vez que a denominada Regata da Autonomia incluiu a ilha de Santa Maria, já que nas anteriores edições o trajecto apenas passava por S. Miguel, Terceira e Faial.

A Atlantis Cup - Regata da Autonomia, que se realiza desde 1987, é uma das mais importantes provas náuticas que se disputam no país, integrando o programa do Campeonato Regional de Vela

RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Taça América de 2010 nos Emirados Árabes Unidos

A 33ª edição da Taça América irá, em 2010, ser disputada em Ras al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo sindicato suíço Alinghi, que venceu a prova em 2007 e como tal reservou o direito de escolher o local da competição.

Segundo Fred Meyer, da Sociedade Náutica de Genebra (SND), a realização da prova neste local "permitirá uma meteorologia perfeita e boas condições de navegação" para as regatas de Fevereiro, data em que se realiza o duelo.

Depois da vitória em Valência em 2007, o Alinghi escolheu os Emirados Árabes Unidos pelas condições serem muito parecidas com as verificadas durante o Verão no Mar Mediterrâneo.

"Treinámos nos Emirados durante o Inverno com o Alinghi e em particular em Ras al-Khaiman. Tivemos uma bela brisa marítima durante a jornada, que é semelhante às condições que temos no Mediterrâneo no Verão", explicou o "skipper" da embarcação, Brad Butterworth.

As autoridades do país irão agora criar uma ilha de 22 hectares no lago da vila Al Hamra, onde o Alinghi e os norte-americanos do Oracle, a outra formação em prova, poderão montar as suas estruturas.
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Já largou a 2ª etapa da Vannes/Horta/Vannes

Os oito veleiros que concorrem na regata Vannes/Horta/Vannes, uma prova para embarcações da classe Pogo com 8,5 metros de cumprimento, largaram hoje dos Açores para a segunda e última etapa da prova, que os levará de regresso a França.

A partida foi dada às 16:00 horas (17:00 horas em Lisboa) na Baía da Horta, tendo os veleiros que percorrer cerca de 1240 milhas até Vannes, no Golfo de Morbihan, costa da Bretanha francesa.

O "Demain, dês l'aube", tripulado por Claude Dabir e Michel Bellau, foi o vencedor da primeira etapa, depois de concluir a distãncia entre Vannes e Horta em 10 dias, 11 horas e 15 minutos. Já o "Pogotine", de Eric Stindel e Vincent Sauleau, foi o "lanterna vermelha da etapa, depois de uma avaria no espalha-brandais ter retirado o veleiro das primeiras posições. O ''Pogotine" chegou ao destino apenas no sábado de manhã, ou seja, quatro dias depois do vencedor da etapa.

Nesta segunda etapa, além dos sete veleiros que fizeram a ligação entre Vannes e Horta, participa também o 'Zenzero', tripulado pela velejadora solitária Cristina Lombardi, de Itália.

Com início a 25 de julho, a regata Vannes/Horta/Vannes, deverá terminar entre 17 e 19 de Agosto, período previsto para a chegada à costa francesa dos veleiros participantes na prova.
RC
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bigamist 7 prepara prova de Portimão

Entre hoje e o próximo dia 23 a 4.ª etapa do Circuito Audi MedCup em vela realiza-se em Portimão com a participação do Bigamist 7, de Pedro Mendonça.

Neste Troféu de Portugal - Cidade de Portimão, a frota das TP52 Series (10 barcos, o dobro do que vai suceder em TP42) tem regata de treino agendada para hoje e o Bigamist chega a esta prova com 5 vitórias em regatas, ocupando a 5.ª posição da geral no circuito.

Os olímpicos Afonso Domingos, Hugo Rocha e Nuno Barreto estarão a bordo, integrando uma tripulação experiente. Odomínio tem pertencido ao Emirates Team New Zealand que lidera.
RC
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Olímpicos invadem Algarve

Já chegaram a Portimão os melhores do mundo nas provas de veleiros. Os TP52 e GP42 tripulados pelos experientes homens da Taça América e alguns olímpicos lusos competem entre hoje e domingo no Troféu de Portugal, penúltima prova do circuito Med Cup. Na prova da João Lagos Sports, o barco português Bigamist 7 prepara-se para surpreender.

OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Bigmaist foi 6º na regata treino

O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, conseguiu o sexto lugar na Regata de Treino do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, 4ª etapa da Audi MedCup, que se realiza até 23 de Agosto, nas águas algarvias.

Segundo Mendonça, esta Regata foi um bom teste para o Bigamist 7 porque a tripulação nacional, ocupa a 5ª posição na geral do circuito, chegando ao nosso país com cinco vitórias e com o título de revelação da temporada.
Nesta quarta-feira, e com condições difíceis, prevendo-se vento instável com direcção irregular, os portugueses largaram mal mas recuperaram alguns lugares, finalizando no 6º posto, “fizemos uma largada péssima mas conseguimos recuperar alguns lugares até ao final da segunda bolina. Há ainda algumas coisas para melhorar. As previsões apontam para que o vento suba até aos 12 nós, o que é o ideal para nós”, disse o táctico do Bigmist 7, Hugo Rocha.

“Manter o que temos feito até a esta etapa. Fomos 5º, 4º e 4º nas três provas anteriores, o que é fabuloso. Seria um prazer, redobrado, conseguir ganhar uma regata no meu país”, finalizou Rocha sobre o objectivo para o Troféu de Portugal – Cidade de Portimão. Para amanhã, quinta-feira estão agendadas mais três regatas nas TP52 Series.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Nuno Ribeiro, vencedor da 71.ª Volta a Portugal em bicicleta, foi hoje homenageado em

Não podia ter corrido melhor o primeiro dia do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, 4ª etapa da Audi MedCup, que decorre até Domingo, no Algarve. O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, venceu a terceira regata do dia, assinando a 6ª vitória da época 2009, e ocupa uma sensacional 3ª posição da geral. O Quantum Racing, de Terry Hutchinson, triunfou nas duas primeiras da jornada e lidera.

Num dia a roçar a perfeição, no que a vento diz respeito, foram disputadas as três regatas previstas no programa do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão. O único barco português presente no circuito líder mundial voltou a conhecer o sabor da vitória, conseguindo o 6º triunfo da época, estando no 3º lugar, a apenas 2 pontos do segundo, os suecos do Artemis, de Torbjorn Tornqvist.

Este foi igualmente uma jornada de sucesso para o Quantum Racing, que somou duas vitórias e já comanda.

Terry Hutchinson e a sua tripulação norte-americana do Quantum Racing venceram a
primeira regata do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, mostrando que as águas algarvias podem ser um talismã para o leme dos Estados Unidos.

Em 2008, Hutchinson conquistou o Troféu de Portugal e a Audi MedCup, no nosso país e 2009 começa com triunfos. Primeiro na Regata de Treino e depois, na primeira do campeonato.

O Quantum dominou a regata, tendo apenas rondado na primeira passagem pela bóia de barlavento na 2ª posição, atrás dos portugueses do Bigamist 7, de Pedro Mendonça.

Depois, foi consolidar a liderança, apesar das ameaças do Artemis e do Emirates Team New Zealand. Os “kiwis”, liderados por Dean Barker, foram segundos, enquanto o Artemis, do sueco Torbjorn Tornqvist, terminou em terceiro.

Uma segunda bolina menos positiva, acabou por ser decisiva para o 5º lugar do Bigamist 7. O barco português, com Afonso Domingos ao leme, esteve na frente, acabando por perder quatro postos na segunda ‘perna’ contra o vento.

“On fire” é a expressão que melhor descreve o Quantum Racing. Os norte-americanos, liderados pelo experiente Terry Hutchinson, passearam classe na segunda regata do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão assinando o segundo triunfo em duas regatas.

Muito boa também foi a prestação dos espanhóis do Bribón, de José Cusí, sendo segundos.

O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker foi terceiro, numa regata disputada com mais vento, subiu até aos 14 nós, e com a frota de dez TP52 a terminar muito próxima.

A terceira regata do primeiro dia do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão foi a mais emocionante. O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, comandou durante a primeira bolina. Depois, na primeira popa, um bordo a mar feito por uma parte da frota, onde estavam o Bigamist 7, o Artemis e o Quantum, valeu aos portugueses para superarem os “kiwis” e assumirem a liderança da frota. O barco de Pedro Mendonça, não mais perdeu o primeiro lugar e cumpriu a tradição do ano 2009 de, pelo menos, vencer uma regata em cada Troféu realizado.

Esta é a sexta vitória da época para o único barco português no circuito de regatas líder mundial, a Liga dos Campeões da vela. O Artemis, de Torbjorn Tornqvist, foi segundo e o Bribón, de José Cusí, terminou na terceira posição.

Ricardo Sá Pinto passou hoje pela Village da Audi MedCup, o antigo internacional do Sporting Clube de Portugal, teve a oportunidade de assistir à primeira regata do dia e mostrou-se impressionado com a largada: “Nunca tinha visto uma regata desta categoria ao vivo.

Por isso, fiquei admirado com a forma como uma tripulação com uma maioria de velejadores portugueses se tem portado tão bem. Nunca pensei que os
barcos andassem tão depressa e que as manobras fossem tão rápidas”, afirma Sá Pinto.


TP52 Series

Geral – 1º Dia

1. Quantum Racing (USA), 1+1+4= 6 pontos
2. Artemis (SWE), 3+4+2= 9 pontos
3. Bigamist (POR), 5+5+1= 11 pontos
4. Bribón (ESP), 6+2+3= 11 pontos
5. Emirates Team New Zealand (NZL), 2+3+6= 11 ponto
OJOGO
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Bigamist 7 ganha uma regata mas cai para 4.º

O segundo dia do Troféu de Portugal - Cidade de Portimão, 4.ª etapa da Audi MedCup ficou marcado pela vitória na primeira regata do português Bigamist 7 e pelo triunfo do Emirates Team New Zealand na segunda, o que lhes valeu a subida à liderança da competição.

Na primeira regata, o Bigamist 7 provou que é um dos barcos mais velozes em prova. A largada foi boa e a chegada à bóia de barlavento foi feita em terceiro. Na primeira popa, a embarcação portuguesa optou por uma tática diferente da dos seus oponentes e logrou alcançar a liderança da regata, que não mais largou até final.

A segunda regata de quinta-feira foi totalmente dominada pelo Emirates Team New Zealand, que contrastou com o Bigamist 7 que, depois de uma largada adiantada, tentou recuperar posições, mas não foi além do 8.º posto, o que lhe valeu a descida para o 4.º lugar da geral.

Afonso Domingos, leme do barco luso, mostrou-se bastante satisfeito com a vitória na primeira regata: "Correu muito bem. Basicamente, conseguimos fazer o que queríamos. Gostámos muito de ter o apoio do público, até porque não estamos habituados".

Por fim, Domingos aponta baterias para a presença do Bigamist 7 no pódio: "Mantemos a esperança de terminar no pódio. No entanto, temos de ser mais rápidos, garante".

Classificação - TP52 Series (2.º dia):

1. Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia), 2+3+6+3+1= 15 pontos
2. Artemis (Suécia), 3+4+2+2+4= 15 pontos
3. Quantum Racing (Estados Unidos), 1+1+4+8+3= 17 pontos
4. Bigamist 7 (Portugal), 5+5+1+1+8= 20 pontos
5. Bribón (Espanha), 6+2+3+7+7= 25 pontos
rc
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mundial: João Rodrigues luta pelas medalhas

O velejador João Rodrigues alcançou a qualificação para a Regata das Medalhas do Campeonato do Mundo de RS:X, em Weymouth, na Grã-Bretanha.

Nesta quarta-feira o português alcançou o sétimo e 15.º lugar nas duas regatas do dia, alcançando assim 6.ª posição da geral, com 53 pontos, menos 10 pontos que o holandês Dorian Van Rijsselberge, terceiro colocado.

A regata decisiva é na quinta-feira e João Rodrigues defende o título de vice-campeão mundial, conquistado o ano passado na Nova Zelândia.
D/D
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Rodrigues ataca medalhas

João Rodrigues ocupa a segunda posição da geral da Skandia Sail for Gold Regatta, última etapa da ISAF World Sailing Cup. Hoje, inserido na regata das medalhas, o madeirense ataca o ouro e a vitória na Taça do mundo 2009. Entretanto, na Med Cup, em Cartagena, Afonso Domingos, ao leme do Bigamist, venceu uma regata e é segundo da geral.
OJOGO
 

Brandy

GF Ouro
Entrou
Mai 2, 2009
Mensagens
1,641
Gostos Recebidos
0
Regata Transat 6.50: Francisco Lobato luta para manter 1º lugar

Muito pressionado pelo adversário directo, o francês Charlie Darlin, Francisco Lobato continua a lutar por manter o primeiro lugar na mítica regata Transat 6.50.

A excelente prestação de Francisco nesta prova de extrema dureza e duração é elogiada nos blogues e sites dedicados à travessia do Atlântico, numa altura em que a frota se aproxima da ilha brasileira Fernando de Noronha.

A tarefa de Francisco não está hoje simplificada já que Darlin mantinha-se, às 14h30, de acordo com informações da organização francesa, a umas escassas 3,54 milhas náuticas. Ainda assim muitas milhas há a percorrer até Salvador da Bahia pelo que nada está decidido e a vitória de Francisco na 1ª etapa – a da Madeira – torna-o na verdade o grande favorito à vitória final.

Com preciosos apoios conseguidos em Portugal a aventura do velejador solitário português tornou-se realidade e promete ser uma aposta ganha pelos patrocinadores principais – ROFF, TMN e BIZ.

Na Marina de Cascais, o espaço de acolhimento do veleiro ROFF TMN, espera-se o regresso em triunfo do velejador português e, de novo, a presença de uma embarcação medalhada.

Recordamos que Francisco Lobato já na edição da Transat anterior tinha contado desde a primeira hora com o apoio de todos os serviços da Marina de Cascais. Foi aí que o seu ROFF TMN esteve afim de ser preparado em pormenor contando também com esta fantástica porta de entrada portuguesa para a realização de vários eventos. Pedro Garcia, Administrador da Marina de Cascais, também ele velejador, colocou desde a primeira hora à disposição de Francisco Lobato e da sua equipa todos os apoios disponíveis para que o velejador luso pudesse de uma forma profissional avançar com o seu projecto.

Foi no edifício da Recepção da Marina que foi realizada a apresentação do projecto da Transat que contou com a presença de entidades oficiais, jornalistas, velejadores e patrocinadores. No cais dos Mega Iates teve lugar a acção realizada com as jovens mães da Associação Humanidades, uma entidade que apoia jovens mães em condições precárias, que ao longo do dia puderam fazer uma saída com Francisco Lobato.
OJOGO
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Gustavo Lima em nono na terceira regata


Depois de ter sido classificado na segunda regata do Campeonato do Mundo da classe Star, o português Gustavo Lima, fazendo dupla com o sul-africano Charles Nankin, terminou o terceiro dia da prova na nona posição.

Lima deu, por isso, salto significativo na classificação geral, sendo agora o 28.º classificado. A melhor representação portuguesa cabe, porém, à dupla Afonso Domingos/Frederico Pinheiro de Melo, que foi 16.ª do dia, ocupando a 22.ª posição na «geral». Patrick Monteiro de Barros e Bernardo Santos são 66.º, depois de ter sido 60.º nesta regata.
"a bola"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Sails of White Nights: Seth Sailing Team em 'dia não'

A Seth Sailing Team teve hoje um dia de muito azar na Sails of White Nights – National Congress Palace Cup, uma prova de grau 1 da Federação Internacional de Vela realizada em São Petersburgo.

Na primeira regata do quarto dia de competição, a Seth Sailing Team teve uma avaria na vela grande que não conseguiu resolver, e, ao tentar solucionar o problema, embateu contra o barco da comissão de regatas, ficando presa por algum tempo e acabando por perder o primeiro ‘match’ do dia.

Na segunda regata, uma pré-largada menos bem conseguida e algumas decisões tácticas erradas ditaram outra derrota.

Enquanto a equipa portuguesa esperava pelo adversário (que tinha uma regata em atraso) para realizar o terceiro match do dia, acabou por partir o mastro do barco que navegava durante umas manobras de preparação.

Depois de ter trocado de barco para fazer a regata em falta, mesmo antes da
pré-largada, o azar voltou a bater à porta da Seth Sailing Team, que partiu uma peça na retranca e teve de regressar a terra para trocar por uma retranca nova.

A equipa lusa não esteve bem mais uma vez na pré-largada, acabando por perder a regata contra a equipa dos espanhóis de Manuel Weiller mesmo em cima da chegada, por escassos metros.

"Hoje foi um dia muito negativo para a nossa equipa! Não velejámos bem, embatemos contra a comissão de regatas, partimos um mastro, rasgámos uma vela grande, partimos uma retranca… não tenho palavras. Nunca tínhamos tido um dia assim”, lamentou o ‘skipper’ e CEO da Seth Sailing Team, Álvaro Marinho.

A liderar a classificação geral continua a equipa gaulesa de Damien Iehl, seguida da equipa da casa, de Eugeny Neugodnikov. A Seth Sailing Team está neste momento na oitava posição com 3 vitórias e 5 derrotas.

Jornal o Jogo
___________
 

RSCSA

GForum VIP
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
15,094
Gostos Recebidos
1
Mundial da Juventude da ISAF: António Mourão vence 4ª regata

António Mourão venceu a 4ª regata de Laser Radial do Campeonato do Mundo da
Juventude da ISAF (Federação Internacional de Vela) que decorre, até dia 17 de Julho, em Istambul, na Turquia. O velejador português subiu a 5º da geral mantendo a excelente prestação dos atletas nacionais nesta prova. João Villas-Boas/Tomás Camelo mantêm o 2º lugar nos 420 Masculinos, enquanto Patrícia Costa/Filipa Barros são 6ª nos 420 femininos.

A frota do Campeonato do Mundo da Juventude da ISAF cumpriu hoje o terceiro dia de competição em Istambul.

António Mourão foi o maior destaque entre os portugueses presentes, vencendo
a 4ª regata do Mundial. Com este resultado, o velejador nacional subiu à 5ª posição, empatado em pontos (45) com o 4º classificado, o italiano Giovanni Coccoluto. Lidera o polaco Aleksander Arian (36 p.)

Nos 420 Femininos, Patrícia Costa/Filipa Barros foram 14ª classificadas na 4ª regata e desceram ao 6º lugar da geral. As austríacas Lara Vadlau/Hannah Hanke seguem na frente.

Nos 420 Masculinos, João Villas-Boas/Tomás Camelo foram 16º na única regata disputada mas mantêm a segunda posição da geral, os espanhóis Jordi Xammar/Joan Herp. Os brasileiros Felipe Caldeira/Alan Dale são terceiros.
"JG"
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Jogos Olímpicos da Juventude: "Lusos" estreiam-se amanhã

Faltam poucas horas para a estreia de Inês Sobral e Gonçalo Pires. Os dois velejadores representam Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorrem entre amanhã e 25 de Agosto, em Singapura. As regatas de treino, femininas e masculina, da classe Byte CII, hoje realizadas, foram abandonadas a meio devido ao vento instável de direcção e velocidade.

Depois de alguns dias de treino no Campo de Regatas de Singapura, a estreia aproxima-se para os dois velejadores portugueses que competem na classe Byte CII. Gonçalo Pires, do Clube Naval de Portimão, está confiante numa boa participação: “Vou para dar o meu melhor e tentar chegar às medalhas”, refere.

O jovem algarvio fez uma boa preparação para estas primeiras Olimpíadas da Juventude: “Treinei bastante tanto a parte física como no mar. Venho com vontade e confiança até porque o vento médio, que habitualmente se faz sentir no local da prova, é favorável para as minhas aspirações”, refere.

Inês Sobral, do Clube Náutico de Tavira, também está confiante: “Vou dar o meu máximo. Preparei-me muito, tendo trabalhado na água e em ginásio. Se estou aqui é por alguma razão, por isso vamos ver como corre”, declara.

No total, estão em Singapura 100 velejadores de 60 nações, divididos em 4 classes.

Portugal qualificou-se na classe Byte CII, nos sectores masculino e feminino. Inês Sobral e Gonçalo Pires estão acompanhados pelo treinador Frederico Rato.


ojogo
_____
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
Seth Sailing Team aposta nas repescagens

A Seth Sailing Team completou hoje o terceiro dia de regatas da Bermuda
Gold Cup, a prova rainha do World Match Racing Tour, e prepara-se agora para disputar a segunda fase, onde poderá ser apurada para os quartos-de-final através das repescagens.

Depois de não ter conseguido vencer a última regata da primeira fase,
contra a equipa sueca de Johnie Berntsson, a equipa portuguesa não pôde garantir directamente a passagem aos quartos-de-final mas poderá conseguir qualificar-se na próxima fase.

No final da prova, Álvaro Marinho, skipper e CEO da Seth Sailing Team, recordou as surpresas desta etapa. "Esta é, sem dúvida, a prova mais difícil do Tour visto que não permite erros a quem tem aspirações de passar directamente para os quartos-de-final. Houve algumas equipas nos grupos um e dois que surpreenderam os 'top ranking 'skippers' e isso fez com que velejadores como o Ben Ainslie, Ian Williams e Adam Minoprio não conseguissem entrar directamente na fase final. Apesar de não termos navegado o suficiente para obtermos mais vitórias, a verdade é que tem sido muito difícil navegar na baía de Hamilton e, juntando esse factor à excelente qualidade das equipas adversárias, não é nada fácil vencer".

Para Álvaro Marinho é preciso continuar a trabalhar para atingir os objectivos da equipa: "regata a regata temos feito um trabalho de habituação ao barco e estamos a melhorar nesse aspecto e é isso que tentaremos fazer nesta fase seguinte. Termos chegado até aqui já é muito positivo mas tentaremos fazer mais e melhor!".

A Seth Sailing Team vai assim juntar-se à equipa neo-zelandesa de Phil Robertson na tentativa de se apurarem para os "quartos" nas repescagens. A equipa portuguesa já disputou uma regata da fase de repescagens contra a equipa líder do "ranking" mundial, Adam Minoprio, que acabou por vencer, devido a um erro táctico na primeira bolina cometido pela equipa lusa.

ojogo
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
Francisco Lobato lidera 4.ª etapa do Cap Istambul

Penúltima regata do campeonato francês

O velejador português Francisco Lobato assumiu a liderança da 4.ª etapa da Cap Istambul, a penúltima regata do campeonato francês de vela em solitário.

Francisco Lobato foi o primeiro velejador a rondar a bóia de desmarque depois de ter sido disparado o tiro de larga em Didim, numa regata que terminará em Bozcaada e antecederá o troço entre Gallipoli e Istambul.

De acordo com a organização, a largada de hoje de manhã foi feita com ventos fortes de 30 a 35 nós, e poderá manter-se assim durante as primeiras 50 a 70 milhas da regata.

Dificuldades até Bozcaada

"O que é curioso, é que parece que o mesmo vento da Grécia e da Turquia que puxa de perneira, passado umas horas deixa de soprar e ficamos numa calmaria, com o mar quase espelhado. Vai ser difícil chegar a Bozcaada por causa do pouco vento", disse o velejador português.

RC
 

aiam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 11, 2007
Mensagens
4,596
Gostos Recebidos
0
'Seth Sailing Team' é vice-campeã do 'Masters' de Espanha

A ‘Seth Sailing Team’ completou este sábado o último dia de regatas no ‘Masters’ de Espanha, prova de grau 2 da ISAF, terminando a prova na segunda posição.

A equipa de Álvaro Marinho começou bem a final ganhando a primeira regata do dia, colocando-se assim provisoriamente na frente. Nas 3 regatas finais, não se conseguiu superiorizar ao Nº 7 do Mundo, a equipa do francês Pierre Antoine Morvan e acabou por perder a final do ‘Masters’ por 3-1.

A ‘Seth Sailing Team’ não conseguiu estar tão forte como nos outros dias na
fase de pré-largada, fase crucial das regatas de hoje que tinham um percurso
ligeiramente mais curto do que nos outros dias, para que se cumprisse o
programa previsto que tinha como hora l imite as 15 horas.

“Hoje tivemos um dia misto, onde acreditamos ter navegado muito bem
durante a regata mas nas pré-largadas não tivemos tão bem, muito também
pela qual idade do nosso adversário. Fizemos claramente um óptimo
campeonato tendo sido batidos apenas por uma equipa que tem mais
experiência do que nós mas a quem demos uma luta renhida, com várias
penalizações a sair para ambos os lados. A equipa fez um excelente trabalho
a bordo e estamos muito contentes com o resultado obtido.” comentou o
skipper e CEO da Seth Sailing Team, Álvaro Marinho.

A Seth Sailing Team termina assim o Masters de Espanha em 2º lugar, com a
vitória a sorrir aos gauleses de Pierre Antoine Morvan, e com a equipa do Ian
Ainslie a fechar o pódio.



ojogo
______
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
José Leandro é o único candidato às eleições da Federação

José Leandro, actual presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV), anunciou esta sexta-feira a recandidatura às eleições intercalares do organismo, agendadas para 10 de Novembro. Esta é a única lista a ir a sufrágio.

«Como esperava, sou o único candidato. Gostava que os arautos da desgraça tivessem vindo a votos, mas não quiseram sujeitar-se a uma derrota histórica. Era previsível que tal acontecesse, dado que as regras democráticas não são o seu forte. Preferem golpes palacianos e formar associações», pode ler-se no comunicado da candidatura de José Leandro.

O actual presidente apresentou a recandidatura com o objectivo ver resolvida «no mais curto espaço de tempo, a situação precária dos últimos meses» vivida no seio da entidade, assim como resolver a questão dos estatutos da federação, para que «fique ultrapassada com as eleições».

«Se já não havia qualquer razão para a suspensão da utilidade pública desportiva, depois do sufrágio, resta ao secretário de Estado do Desporto [Laurentino Dias] repor aquilo que nos foi indevidamente negando ao longo dos últimos meses», acusa o actual líder federativo, na nota.

«Na vertente interna, queremos trabalhar a tempo inteiro em prol da vela, não gastando energias preciosas com pessoas sem credibilidade, que insistem em fundar uma agremiação», acrescentou, em alusão à criação, no passado dia 22 de Setembro, da Federação de Vela de Portugal, em alternativa à FPV, que não tem os estatutos de acordo com o novo Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Por esse motivo, a FPV perdeu estatuto de utilidade pública, o reconhecimento da Federação Internacional de Vela e o estatuto de autoridade nacional da modalidade, que o actual presidente e único candidato quer recuperar.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
Tribunal reitera suspensão de utilidade pública da Federação

O Tribunal Administrativo de Lisboa rejeitou a providência cautelar que a Federação Portuguesa de Vela (FPV) interpôs contra a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, visando contrariar a suspensão do estatuto de utilidade pública desportiva imposta ao organismo.

A suspensão, imposta à FPV por não ter adaptado os seus estatutos ao novo Regime Jurídico das federações desportivas, mantém-se assim em vigor desde 1 de Junho.

A Bola
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
39,063
Gostos Recebidos
438
Vela: João Rodrigues colabora com Brasil

projeto de preparação para londres'2012

O velejador português João Rodrigues vai integrar, a convite do Comité Olímpico Brasileiro, um projeto da entidade responsável pela preparação de atletas com potencial para conquistar medalhas em Londres'2012.

De acordo com a assessoria de imprensa do velejador, o projeto, patrocinado pela Time Rio, engloba 12 atletas de várias modalidades.

João Rodrigues, campeão e vice-campeão do Mundo e tetracampeão Europeu, vai estar no Brasil entre 30 de novembro e 20 de dezembro, e voltará nos meses de fevereiro e março.

No segundo período no Brasil, João Rodrigues vai participar num estágio que inclui a participação na Búzios Internacional Sailing Week, na pré-olímpica do Brasil e no campeonato sul-americano.

João Rodrigues integra ainda um outro grupo de trabalho, composto por atletas de windsurf e velejadores RS:X, com o qual vai continuar a sua preparação para os Jogos Olímpicos Londres2012, naquela que poderá ser a sua sexta participação no evento.

RC
 
Topo