- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,084
- Gostos Recebidos
- 1,238
Está tudo bem com a sua saúde intestinal? À partida poderia dizer que sim, mas a verdade é que existem sinais claro que podem mostrar o contrário. O melhor é estar atento a alguns sintomas em particular e perceber se algo se passa consigo e como recuperar da melhor forma.
O gastroenterologista Robert Burakoff revelou alguns dos sinais que podem mostrar que a sua saúde intestinal está desequilibrada. Alguns podem estar relacionados com a digestão, outros com a pele, humor e até com o funcionamento do sistema imunitário.
Saúde intestinal desequilibrada? Os sintomas
“Os sintomas de um intestino desequilibrado não se limitam ao estômago e ao sistema digestivo. O melhor é consultar um médico quando perceber que estes sintomas podem estar a afetar o seu dia a dia”, começa por dizer o especialista.
Veja os sintomas que podem revelar que a sua saúde intestinal está desequilibrada.
1- Problemas digestivos
“Alguns dos sinais mais óbvios de problemas intestinais são coisas que pode sentir no estômago e nos intestinos, como dor de estômago, gases, inchaço, diarreia, prisão de ventre e azia. Se os problemas digestivos forem frequentes e os sintomas persistirem durante semanas, pode ser um sinal de uma doença digestiva.”
2- Cansaço persistente
“Existem muitas razões pelas quais pode não estar a dormir bem ou a sentir-se com pouca energia. Uma dessas razões pode estar ligada ao seu intestino. A serotonina é produzida principalmente no intestino. Há cada vez mais evidências de que a má qualidade do sono pode afetar o intestino, e um intestino desequilibrado pode afetar a qualidade do sono.”
3- Problemas de pele
“Algumas doenças de pele, particularmente aquelas associadas a respostas imunológicas, como eczema, psoríase e rosácea, podem estar ligadas à saúde intestinal. Alterações na microbiota podem influenciar a pele.”
4- Doenças frequentes
“Se o intestino estiver desequilibrado, pode notar que fica doente ou contrai infeções com mais frequência. Por exemplo, pode ter maior probabilidade de ficar constipado, com gripe ou Covid. Também pode apresentar mais sintomas do que alguém com um sistema imunológico mais forte.”
5- Sensibilidades alimentares
“É algo diferente às alergias causadas por alimentos. A sensibilidade é causada por um problema digestivo, enquanto a alergia é causada pelo sistema imunitário, que reconhece um alimento como algo perigoso para o organismo. A sensibilidade alimentar, embora desconfortável, costuma ser mais leve do que as alergias e não representa risco de vida.”
6- Alterações no humor e na forma de pensar
“O cérebro e intestino estão ligados pelo chamado eixo intestino-cérebro, um sistema no qual nervos, hormonas e sinais enviam e recebem mensagens entre o sistema digestivo e o cérebro. Por isso, alterações na microbiota intestinal podem afetar o humor, a memória e os níveis de stress.”
Gastroenterologista revela o hábito que regula a saúde intestinal
Em declarações à revista Parade, James Haddad explica que adicionar mais fibra à sua dieta é a melhor solução para regular o intestino e aumentar o número de vezes que vai à casa de banho.
"A fibra é extremamente importante para a saúde digestiva e desempenha várias funções, incluindo auxiliar na consistência intestinal, prevenir a obstipação e fornecer prebióticos para melhorar o microbioma intestinal", revela.
As fibras podem fazer com que as paredes do intestino facilitem a passagem dos resíduos. Ajudam também a amolecer as fezes e facilitar nas idas à casa de banho.
Conta que as mulheres precisam entre 21 a 25 gramas de fibras, enquanto que os homens de 30 a 38 gramas. Consumir mais grãos integrais, frutas, vegetais, frutos secos e sementes pode ajudar.
IN:NM
