Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Uruguai:Livro em formato digital sobre as explorações portuguesas no Rio da Prata

21 de Maio de 2008, 23:38

Montevideo, 21 Mai (Lusa) - A embaixadora de Portugal no Uruguai, Luísa Bastos de Almeida, apresenta hoje à noite no Clube Naval de Montevideo, o livro em formato digital "Explorações Portuguesas no Rio da Prata entre 1512 - 1535", da autoria de Walter Rela.

"Esta edição digital só foi possível de concretizar porque o pesquisador cedeu todos os direitos de autor da obra impressa à Embaixada de Portugal", esclareceu a diplomata portuguesa.

A obra será distribuída por todas as bibliotecas, escolas e universidades do Uruguai, Sul do Brasil e da Argentina.

"Este documento tem um valor histórico e educativo muito importante, pois retrata com exactidão a história marítima portuguesa na América do Sul", afirmou à Lusa, Luís Bastos Almeida.

"O livro é o resultado de intensas e minuciosas investigações, permitindo-nos uma melhor compreensão das raízes portuguesas no Uruguai e em todos os países da América do Sul", disse a embaixadora.

A Embaixada portuguesa vai oferecer cópias da obra ao Centro de Documentação Histórica do Rio da Prata, em Rivera, para que seja reproduzido e distribuído gratuitamente no Congresso Regional de Professores de História, que vai ocorrer em meados de Outubro.


JVP.

Fim
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Quénia: 11 pessoas acusadas de feitiçaria queimadas vivas

21 de Maio de 2008, 23:50

Nyakeo, Quénia, 21 Mai (Lusa) - Pelo menos 11 pessoas, entre as quais oito mulheres, foram queimadas vivas terça-feira à noite numa aldeia do ocidente do Quénia por uma multidão em cólera que as acusava de feitiçaria, indicou hoje a polícia local.

Um balanço anterior feito por um responsável local e por aldeãos dava conta de 15 mulheres queimadas vivas.

"O número total é de 11 pessoas, oito mulheres e três homens", declarou o porta-voz adjunto da polícia local, Charles Owino, precisando que dez das vítimas tinham idades compreendidas entre os 70 e os 90 anos.

"Até agora, confirmámos 11 mortos e procuramos ainda as casas incendiadas para a eventualidade de se encontrarem outros corpos", precisou por seu lado Anthony Kibuchi, chefe da polícia da província de Nyanza (ocidente).

Uma centena de pessoas em cólera foi de porta em porta na aldeia de Nyakeo, a 300 quilómetros a ocidente de Nairobi, amarrando as vítimas antes de as queimarem.

"É inaceitável. As pessoas não podem fazer justiça pelas suas próprias mãos porque suspeitam de alguém. Nós perseguiremos os suspeitos", declarou o responsável do distrito, Mwangi Ngunyi.

Dezenas de pessoas suspeitas de feitiçaria foram mortas no ocidente do Quénia nos anos 1990, quando correram rumores de feitiços que tornavam as pessoas canibais, surdas, mudas ou sonâmbulas, dando a esta região a reputação de ser uma zona de "bruxos".


TM.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Condenado à morte é executado no Mississippi

As autoridades do Mississippi (sul) executaram Earl Wesley Berry, de 49 anos, nesta quarta-feira, condenado à morte pelo sequestro e assassinato de uma mulher, em 1987.


Berry foi executado pouco depois das 18h (20h de Brasília), no presídio de Parchman, no Mississippi, informaram as autoridades penitenciárias estaduais.


Em 29 de Novembro de 1987, Earl Berry, então com 28, circulava de carro, quando viu Mary Bounds, de 56, que saía do coral de sua paróquia.


Por alguma razão indeterminada, o jovem sequestrou a mulher e a levou para um bosque, onde ameaçou violentá-la. Em seguida, levou-a para um outro local, também isolado, socando-a até a morte.


Depois de abandonar o corpo, Berry voltou para a casa de sua avó, onde queimou as roupas manchadas de sangue e tentou limpar o carro, levantando suspeitas de seu irmão, que alertou a polícia alguns dias mais tarde.


Berry é o segundo condenado executado nos EUA, desde que a Suprema Corte validou a injecção letal, o método mais utilizado, cujo questionamento na Justiça provocou a diminuição das execuções há alguns anos e sete meses de moratória informal entre o final de Setembro e início de Maio.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Reino Unido: Explosão num centro comercial de Exeter

Reino Unido: Explosão num centro comercial de Exeter causa um ferido

Londres, 22 Mai (Lusa) - Uma pessoa ficou ferida hoje quando um engenho explosivo foi detonado num restaurante do Centro Comercial Devon, em Exeter, informou a polícia.

A explosão terá sido accionada por um homem, cerca das 13:00 locais (mesma hora em Lisboa).

Os edifícios vizinhos do centro comercial foram evacuados por medida de precaução, mas a polícia já garantiu, após uma inspecção ao local, que não existe naquelas instalações qualquer outro engenho explosivo por accionar.


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Rússia: Procuradoria Militar da Rússia recusa-se a entregar documentos

Rússia: Procuradoria Militar da Rússia recusa-se a entregar documentos sobre o "Processo de Katyn" a tribunal

Moscovo, 22 Mai (Lusa) - A Procuradoria Militar da Rússia recusou-se a entregar ao tribunal materiais sobre o "Processo de Katyn", relativo ao massacre de oficiais polacos na região russa de Smolensk durante a Segunda Guerra Mundial.

Um representante da Procuradoria Militar da Rússia anunciou hoje que não pode permitir o acesso à maioria dos 183 volumes de documentos porque eles são "secretos" ou "completamente secretos".

O pedido dos familiares dos milhares de soldados e oficiais polacos, fuzilados por agentes do Comissariado Povo para Assuntos Internos (NKVD), para que fosse anulada a decisão de suspender o "Processo de Katyn" está a ser analisado no Tribunal do Bairro Khamovnitcheski de Moscovo.

"Não podemos entregar ao tribunal nem os documentos do processo, nem a decisão de suspender o processo crime Nº 159, porque esses materiais constituem segredo de Estado", declarou o procurador militar.

Os documentos sobre o "Processo de Katyn" apareceram nos anos 90 do séc. XX. Na altura, o então presidente Boris Ieltsin entregou numerosos documentos sobre esse crime dos serviços secretos soviéticos às autoridades polacas.

Segundo os documentos, tropas do NKVD fuzilaram no território da antiga União Soviética mais de 20 mil soldados e oficiais polacos. Mais de quatro mil dos quais foram liquidados na Floresta de Katyn.

A organização de defesa de direitos humanos "Memorial" pediu ao Procurador-Geral da Rússia que tornasse acessível os resultados da investigação realizada em 2005 no quadro do "Processo de Katyn", considerando que a manutenção da classificação "secreto" é "inadmissível tanto do ponto de vista moral, como do ponto de vista jurídico".

A 5 de Março de 1940, o Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista da Rússia (mais tarde, Partido Comunista da União Soviética) decidiu condenar ao fuzilamento, sem qualquer tipo de julgamento, os oficiais e intelectuais polacos feitos prisioneiros pelo Exército Vermelho em Setembro e Outubro de 1939, ou seja, logo após a divisão da Polónia entre a Alemanha Nazi e a URSS estalinista.

Durante os meses de Abril e Maio de 1940, agentes do NKVD assassinaram mais de 20 mil prisioneiros polacos. Até ao fim da URSS, a propaganda soviética afirmava que esse crime tinha sido "obra dos nazis".

Em conformidade com o pacto germânico-soviético, conhecido por Pacto Molotov-Ribbentrop, assinado em 1939, a Polónia foi dividida e as tropas soviéticas ocuparam as regiões orientais do país a pretexto de "proteger os ucranianos e bielorrussos".

Durante a invasão, o Exército Vermelho fez reféns entre 230 e 240 mil soldados e oficiais polacos. Os soldados rasos foram mandados para casa, mais de 40 mil habitantes das regiões ocidental e central da Polónia foram entregues à Alemanha (à excepção de 20-25 pessoas, que tiveram de trabalhar nas minas das regiões ucranianas de Krivorojie e Donbass).

No fim de Maio de 1940, depois do Bureau Político do CC do PCUS ter decidido liquidar os prisioneiros sem qualquer tipo de julgamento, estes foram dispersos por várias regiões da Ucrânia, Bielorrússia e Rússia.

Os polacos que se encontravam no campo de concentração de Ostachkovski foram fuzilado na Floresta de Katyn.

Os prisioneiros eram assassinados em grupos de 350 a 400 pessoas e, para que não suspeitassem de nada, foi-lhes dito que iriam ser enviados para a Polónia dentro em breve.

Esses acontecimentos ficaram registados no diário do tenente polaco Vatslav Kruk.

"07 de Abril. A forma de transporte provoca as melhores esperanças. De manhã, tomei banho e lavei as meias e os lenços. 08 de Abril. Fomos levados para carruagens-prisões sob forte vigilância. Se antes estava optimista, agora não espero nada de bom desta viagem. 09 de Abril. Tratam-nos mal. Não permitem nada. Só se pode ir à casa de banho quando a guarda quer. Desde ontem que vivemos com uma ração de pão e água", escreveu o tenente. O diário - encontrado na roupa do oficial fuzilado - terminav nessa frase.

A fim de esconder a autoria do crime, os polacos foram fuzilados com pistolas de fabrico alemão que tinham sido vendidas pela Alemanha à Polónia nos anos 20 e reaproveitadas pelo Exército Vermelho em Setembro e Outubro de 1939. Além disso, os cadáveres foram misturados com soviéticos vítimas das repressões estalinistas.

Em Abril de 1943, as autoridades alemães descobriram as valas comuns, tentaram aproveitar esse facto para provar a "barbárie bolchevique" e provocar uma cisão na aliança antifascista, formada pela URSS, Estados Unidos, Reino Unido e França.

Vladislav Sikorski, dirigente do Governo polaco no exílio, pediu explicações ao ditador soviético José Estaline, que respondeu com o corte de relações diplomáticas.

Quando as tropas soviéticas reconquistaram aos nazis a região de Smolensk, as autoridades colocaram aí um cartaz: "Aqui, na Floresta de Katyn, no Outono de 1941, foram fuzilados pelos verdugos hitlerianos 11 mil prisioneiros de guerra polacos. Combatente do Exército Vermelho, vinga-te!".

Depois da Segunda Guerra Mundial, o problema foi levantado no Processo de Nuremberga, mas as potências ocidentais, não querendo deteriorar as relações com Estaline, aceitaram a versão soviética dos acontecimentos.

Só em Outubro de 1992 é que a Comissão para Publicação dos Documentos dos Arquivos do CC do PCUS publicou alguns documentos que provavam a autoria do crime.

Porém, em 2005, o "Processo de Katyn" foi encerrado porque a Procuradoria Militar da Rússia não encontrou indícios de genocídio em relação aos cidadãos polacos.

"A decisão da Procuradoria Militar é absolutamente ilegal. Segundo a lei vigente no nosso país, as informações sobre factos de violação de direitos e liberdades do homem e do cidadão, bem como sobre factos de violação da legalidade pelos órgãos do poder de Estado e pelos seus funcionários não podem ser consideradas segredos de Estado", declarou Alexandre Gurianov, membro da organização Memorial.

"Isto é mais um sinal do poder absoluto dos tchekistas (agentes dos serviços secretos) na Rússia actual. Eles não fazem intenções de condenar os crimes cometidos pelos seus antecessores, alguns deles poderão ainda estar vivos", declarou à Lusa um historiador russo que pediu anonimato.

"Além disso - continua ele - as autoridades não querem abrir um precedente. Se os parentes das vítimas fuziladas ganharem o processo, poderão pedir indemnizações, o que poderá ser seguido de outros processos".

"Trata-se de uma vergonha para um país cujos dirigentes não se cansam de condenar a política de padrões duplos de outros países", concluiu.


Lusa/Fim

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Venezuela: Polícia resgata luso-descendente e detém três sequestradores

Caracas, 22 Mai (Lusa) - A polícia resgatou, com vida, um jovem luso-descendente de 19 anos, sequestrado deste a última terça-feira em Caracas, numa operação que levou à detenção de três dos quatro presumíveis sequestradores, entre eles uma mulher.

Segundo fontes policiais, os três raptores foram detidos no bairro de Petare (a leste de Caracas) por funcionários do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC), quando cobravam a quantia de 150 mil bolívares fortes (BsF, aproximadamente 45 mil euros).

A vítima, Richard António Pita Gomes - que segundo diversos comerciantes é descendente de emigrantes portugueses-, de 19 anos, foi interceptada pelas 07:00 (12:30, em Lisboa) da última terça-feira na localidade de Guaicaipuro, nas proximidades do centro da cidade de Caracas, quando chegava ao "Autolavado Delfín", estabelecimento de lavagem automática de veículos, propriedade da família.

Os raptores obrigaram o jovem a entrar num veículo que se encontrava no estacionamento de um centro comercial.

Segundo a polícia, num contacto telefónico, os sequestradores exigiram inicialmente a quantia de 400 mil bolívares fortes (BsF, aproximadamente 120 mil euros), que foi reduzida para 150 mil bolívares fortes (BsF, aproximadamente 45 mil euros).

Os familiares avisaram a polícia e indicaram o sítio onde efectuariam o pagamento do resgate. Os sequestradores confessaram a autoria do rapto e guiaram a polícia até ao bairro San Blas, de Petare (leste de Caracas) onde o jovem permanecia em cativeiro.

Um dos presumíveis sequestradores, antigo empregado do "Autolavado Delfín", conseguiu escapar da polícia.

Segundo o comissário Sérgio González, do Cicpc, os detidos são suspeitos de estar envolvidos no chamado "sequestro expresso" de outras cinco pessoas
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Espanha: Activistas da Greenpeace assaltam sede de empresa de armamento em Madrid

22 de Maio de 2008, 21:47

Madrid, 22 mai (Lusa) - Mais de trinta activistas da organização ecologista Greenpeace assaltaram hoje de forma pacífica as instalações da empresa de armamento espanhola Expal, em Madrid, reclamando a proibição da produção, utilização e comercialização de bombas de desfragmentação.

Um grupo de escaladores prendeu a partir do telhado um pano gigante com a imagem de uma criança mutilada de forma a chamar a atenção para as vítimas daquele tipo de bombas e onde se podia ler: "Expal fabrica bombas de desfragmentação que mutilam".

Outros activistas da Greenpeace chegaram ao átrio da entrada do edifício onde a empresa está sedeada e depositaram no chão silhuetas de cartão de corpos mutilados e próteses de braços e pernas.

Os membros da organização entregaram ainda aos responsáveis da Expal uma prótese e um vídeo com o testemunho de um jovem de 18 anos do Cambodja com os braços amputados. O jovem dirige-se directamente à empresa pedindo-lhe "por favor" que deixa de fabricar este tipo de bombas.

A acção da Greenpeace coincidiu com a realização em Dublin, na Irlanda, de uma conferência diplomática com a participação de mais de 100 países, da qual deverá sair uma declaração a proibir as bombas de desfragmentação.

A organização ecologista denunciou também a "hipocrisia" do Governo espanhol sobre esta matéria, pedindo que o Executivo mantenha em Dublin um compromisso forte contra o fabrico deste tipo de armamento, que é também fabricado em Espanha pela Instalasa.


MLS.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
American Airlines vai cobrar 15 dólares por primeira mala de bagagem

22 de Maio de 2008, 21:25

Nova Iorque, Estados Unidos, 22 Mai (Lusa) - A companhia aérea American Airlines, a maior do sector nos Estados Unidos, vai começar a cobrar 15 dólares, cerca de 9,5 euros, pela primeira mala despachada no "check-in".

A partir de Junho, aos passageiros dos voos domésticos será cobrado aquele valor, sendo que ficarão isentos os passageiros de voos internacionais e os que viajam frequentemente na American Airlines.

A empresa justifica esta medida como uma forma de lidar com a crise causada pelos constantes aumentos do preço do petróleo.

Depois do anúncio, as acções da AMR, proprietária da companhia, caíram mais de 24 por cento. No mês passado, a American Airlines já tinha seguido o exemplo de outras companhias norte-americanas que decidiram cobrar 25 dólares (15,9 euros) aos passageiros que viajam com uma segunda mala.

A American Airlines é a primeira companhia norte-americana a cobrar pela primeira peça de bagagem despachada no "check-in".


MLS.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Irão/nuclear: EUA e Reino Unido ameaçam com novas sanções

22 de Maio de 2008, 21:22

Sunnyvale, Califórnia, 22 Mai (Lusa) - A secretária de Estado norte-americana, Condolezza Rice e o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros britânico, David Miliband vão aumentar os avisos ao Irão para clarificar os seus propósitos nucleares, ou enfrentará novas sanções.

Os dois diplomatas afirmaram hoje que Teerão deve cumprir as exigências internacionais para pararem os seus trabalhos que poderão produzir componentes para bombas nucleares e aceitar o pacote de apoios proposto pelas principais potências mundiais ou enfrentará as consequências no Conselho de Segurança da ONU e as sanções punitivas, individualmente, de cada país.

Rice e Miliband falavam antes de ser conhecido o novo relatório no qual se espera que Teerão continue a negar o acesso de especialistas das Nações Unidas aos seus registos documentais.

"Não há dúvida que há próximos passos que a coligação de Nações está a trabalhar neste sentido que podem ser tomadas através do Conselho de Segurança se o Irão não aceitar o bastante favorável e generoso pacote que lhe foi oferecido", disse Rice.

Rice disse que a economia iraniana está já a sofrer devido às actuais sanções das Nações Unidas, dos Estados Unidos e da União Europeia e aumentarão se o comportamento dos líderes iranianos não se alterar.

"Estão já a pagar as consequências. E, claro, estamos a avaliar outras formas", acrescentou Rice.


NL.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Cabo Verde: Portugueses que foram detidos no Sal dizem que acto foi ilegal

22 de Maio de 2008, 19:54

Cidade da Praia, 22 Mai (Lusa) -- Os portugueses que foram detidos na semana passada na ilha do Sal, acusados de homicídio por negligência, dizem que foram presos de "forma ostensivamente ilegal".

No passado dia 15 foi detido um administrador da Sal Hotéis SARL e três responsáveis do Hotel Belorizonte, na ilha do Sal, por ordem do procurador da ilha, acusados de homicídio negligente.

Presentes ao juiz, no dia seguinte, foram postos em liberdade.

O motivo foi a morte, a 30 de Maio do ano passado, no Hotel Belorizonte, do grupo Oásis, de Paula Pinto, uma trabalhadora do hotel.

Nesse dia a empregada foi levada de urgência para o posto de saúde de Santa Maria, por se ter sentido mal quando estava a fazer trabalhos de limpeza no hotel, e acabou por morrer.

Em comunicado hoje divulgado, o advogado dos responsáveis do hotel, Eurico Monteiro, diz que na altura circularam informações de que a morte se deveu à inalação de um produto tóxico que usara na limpeza e adianta que esse produto, segundo as especificações técnicas do fabricante, era corrosivo mas não tóxico.

"Mas ainda que a morte tivesse sido causado pelo uso daquele produto -- e não poderia tê-lo sido - a verdade é que o consumidor nunca pode ser obrigado a proceder à análise química de um produto para conhecer da sua eventual toxicidade quando o fabricante proclama, através do rótulo, que se trata de produto corrosivo", diz o advogado, acrescentando que no entanto um administrador e três responsáveis do hotel foram constituídos arguidos, por crime de homicídio negligente.

O advogado frisa também que nem o comerciante importador nem o responsável pela venda do produto alegadamente tóxico foram constituídos arguidos e que esse mesmo produto continua a ser comercializado em Cabo Verde.

Diz também o advogado que os indiciados foram surpreendidos com a ordem de detenção, manifestamente ilegal "porquanto a Constituição da República e a lei processual penal não admitem prisão preventiva por crimes negligentes".

Os indiciados foram submetidos a uma tarde e uma noite de prisão que era perfeitamente evitável, sublinha o advogado

Na altura da detenção a Polícia Judiciária do Sal disse em comunicado também que aguardou durante um ano o resultado do exame ao produto "solicitado ao Laboratório da Polícia Científica em Portugal, o qual vem agora confirmar tratar-se de um produto altamente tóxico".

O produto em causa chama-se Gavecol e contém ácido clorídrico, segundo noticiou a imprensa cabo-verdiana na altura da morte da mulher.


FP.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
França: Acidente de autocarro mata sete imigrantes marroquinos

Sete pessoas morreram e 25 ficaram feridas após a colisão de um autocarro contra uma coluna numa estrada principal, no centro da França.

O autocarro tinha viajado de Marrocos e transportava dezenas de trabalhadores marroquinos em Paris.

Quatro helicópteros, 140 bombeiros e 25 polícias foram chamados ao local do acidente, As autoridades divulgaram que 25 pessoas ficaram seriamente feridas, e quatro ficaram em estado crítico.

«O estado do autocarro demonstra que o choque foi extremamente violento», afirmou o ministro dos Transportes, Dominiqye Bussereau. Uma das teorias assenta sobre um eventual adormecimento do condutor.

O veículo embateu contra uma coluna na autoestrada, perto da cidade de Blois, durante a madrugada.

O autocarro terá deixado a cidade de Tiznit, no sul de Marrocos, na tarde de quarta-feira, e dirigia-se aos subúrbios de Paris. Nenhum outro veículo esteve envolvido no acidente.

SOL
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Birmânia: Fernando Nobre parte segunda-feira para Banguecoque com ajuda de 100 mil eu

Birmânia: Fernando Nobre parte segunda-feira para Banguecoque com ajuda de 100 mil euros para população de Myanmar

23 de Maio de 2008, 20:20

Lisboa, 23 Mai (Lusa) - O presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), Fernando Nobre, parte segunda-feira para Banguecoque, na expectativa de chegar a Myanmar, com uma ajuda de 100 mil euros, mas entrada na ex-Birmânia está ainda dependente da atribuição de visto.

Myanmar aceitou autorizar a entrada de todos os trabalhadores humanitários para socorrer os sinistrados do ciclone Nargis, segundo anunciou hoje o secretário-geral da ONU.

"A informação que obtive hoje junto da embaixada portuguesa em Banguecoque é que é possível a atribuição de visto, embora as autoridades militares e políticas de Myanmar sejam imprevisíveis e discricionárias na atribuição dos vistos", afirmou o responsável, em declarações à agência Lusa.

Fernando Nobre reúne-se na próxima segunda-feira na capital da Tailândia com responsáveis locais pelo Programa Alimentar Mundial e da Organização Mundial de Saúde de forma a perceber para onde deve ser encaminhada a ajuda e o apoio financeiro, caso não consiga entrar em Myanmar.

"Se conseguir entrar, o dinheiro será empregue em alimentos, medicamentos e outros bens. Se não conseguir, será canalizado para uma das agências das Nações Unidas, provavelmente para o Programa Alimentar Mundial que está a passar por enormes dificuldades", explicou Fernando Nobre.

O presidente da Assistência Médica Internacional espera encontrar em Myanmar "áreas completamente devastadas, populações ao relento, esfomeadas e a precisar de cuidados médicos de toda a ordem".

De acordo com o responsável, a embaixada portuguesa em Banguecoque reencaminhou um total de quatro pedidos de visto para elementos da AMI para a representação diplomática de Myanmar na capital tailandesa, aguardando agora uma resposta.

Para esta missão, a AMI conta com o seu Fundo Contra a Indiferença, mas espera angariar os cerca de 100 mil euros com a realização de uma campanha de emergência.

O secretário-geral das Nações Unidas iniciou quinta-feira uma visita à Birmânia para persuadir o regime militar a autorizar um aumento substancial da ajuda humanitária, de forma a aliviar as carências dos 2,4 milhões de sobreviventes do ciclone, que causou pelo menos 133.600 mortos e desaparecidos.

MLS.

Fonte:Lusa/Fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Galiza: Acidente que vitimou portugueses ocorreu em curva "bastante perigosa" em temp

Galiza: Acidente que vitimou portugueses ocorreu em curva "bastante perigosa" em tempo de chuva
24 de Maio de 2008, 12:09

Viana do Castelo, 24 Mai (Lusa) - O acidente que sexta-feira matou três trabalhadores portugueses e feriu outros dois perto de Lugo, na Galiza, registou-se numa curva "bastante perigosa", sobretudo em alturas de chuva, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, o pavimento naquele local "é resvaladiço", pelo que, em alturas de chuva, como na noite de sexta-feira, se registam ali muitos acidentes de viação.

A furgoneta em que seguiam os trabalhadores portugueses terá saído da sua mão, acabando por embater "violentamente" contra um camião que seguia em sentido contrário.

Tanto as vítimas mortais como os feridos, todos trabalhadores da construção civil, são de Peso da Régua, para onde se dirigiam na altura do acidente, para gozo do fim-de-semana.

O ferido mais grave, irmão de uma das vítimas mortais, apresenta politraumatismos, enquanto o outro apresenta fracturas sobretudo ao nível das pernas.

Fonte do Hospital Geral de Lugo, para onde os feridos foram conduzidos, disse à Lusa que ambos "continuam internados", escusando-se a avançar com quaisquer outros pormenores sobre o seu estado.

VCP.
Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Galiza: Trabalhadores portugueses feridos em acidente de viação estão "estáveis", mas

Galiza: Trabalhadores portugueses feridos em acidente de viação estão "estáveis", mas em estado grave - hospital
24 de Maio de 2008, 12:43

Viana do Castelo, 24 Mai (Lusa) - Os dois trabalhadores portugueses que ficaram feridos num acidente de viação sexta-feira perto de Lugo, na Galiza, encontram-se "estáveis", embora a sua situação continue a ser considerada grave, informou hoje à Lusa fonte hospitalar.

Do acidente resultaram também três mortos.

Segundo fonte do Hospital Geral de Lugo, um dos feridos, de 35 anos, encontra-se internado com vigilância hemodinâmica (circulação do sangue) e neurológica, mas "de momento" não necessita de qualquer intervenção cirúrgica.

O outro ferido, de 47 anos, foi operado a um tornozelo, encontrando-se agora no serviço de reanimação.

No acidente, registado pelas 21:00 de Espanha (20:00 de Portugal), no município de Castro de Rei, a cerca de 15 quilómetros de Lugo, morreram outros três trabalhadores portugueses, de 29, 30 e 35 anos.

Tanto os mortos como os feridos são naturais da aldeia de Santo Xisto, freguesia de Vilarinho dos Freires, no concelho de Peso da Régua.

Um dos feridos é irmão de uma das vítimas mortais.

Na altura do acidente, seguiam todos numa furgoneta, a caminho da sua terra natal, para gozo de fim-de-semana.

Numa curva considerada bastante perigosa, e com o piso escorregadio por causa da chuva, a furgoneta em que viajavam os trabalhadores portugueses ter-se-á despistado, embatendo frontalmente contra um camião de transporte de madeira, que na altura seguia sem carga.

Os portugueses trabalhavam para uma empresa de construção civil de Meira.

VCP.

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Galiza:Há um ano que as vítimas do acidente se deslocavam de Santo Xisto para irem tr

Galiza:Há um ano que as vítimas do acidente se deslocavam de Santo Xisto para irem trabalhar para Espanha

24 de Maio de 2008, 12:58

Vila Real, 24 Mai (Lusa) - Os três trabalhadores portugueses mortos e os dois feridos graves num acidente de viação sexta-feira à noite perto de Lugo, na Galiza, deslocavam-se há cerca de um ano da aldeia de Santo Xisto para irem trabalhar em Espanha.

Manuel Figueiredo Moreira, presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho dos Freires, à qual pertence a pequena localidade de Santo Xisto, disse à Lusa que as vítimas eram todas vizinhas e trabalhavam para a mesma empresa de construção civil da localidade de Meira.

As três vítimas mortais tinham 29, 30 e 35 anos, enquanto os feridos têm 35 e 47 anos.

Manuel Figueiredo Moreira referiu que os cinco faziam o mesmo trajecto todos os fins-de-semana, para regressaram à terra natal, onde residem cerca de 150 pessoas.

Disse ainda ter a indicação de que os corpos das vítimas mortais, dois deles casados e um solteiro, possam ser transladados para Santo Xisto na segunda-feira e que os funerais se realizem na terça-feira.

PLI/VCP.
Fonte:Lusa/Fim
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Loja nos EUA dá revólver a quem compra carro

Cultura bélica: loja nos EUA dá revólver a quem compra carro


Uma revendedora de carros em Butler, no estado do Missouri, nos Estados Unidos, está oferecendo uma arma de fogo para cada cliente que comprar um automóvel. A promoção “Guns and Gás” (Armas e Gasolina), da revendedora de veículos Max Motors, dá ao cliente que comprar um carro a chance de escolher entre um revólver ou um cupom de gasolina no valor de U$250 (R$ 415).

"Até agora, 80% dos clientes optaram pelo revólver", disse Walter Moore, um dos gerentes da loja, à rede de televisão KMBC. De acordo com Moore, a loja entrega um certificado ao cliente para receber a arma — que só é entregue após a verificação de sua ficha criminal.

Na página da revendedora na internet, o anúncio da promoção — que está em vigor até o final do mês — afirma: "Sabemos que a América tem problemas com o crime e com a gasolina. A Max Motors quer ser parte da solução, não do problema". De forma descarada, o anúncio comenta o sucesso da promoção e diz: "A América ama armas de graça!"



A página traz ainda alguns comentários de clientes ou pessoas que apóiam a iniciativa da loja. "Boa idéia, rapazes — e não se preocupem com o que aqueles que odeiam armas vão dizer. Proteção é a chave e acho que isso ainda é a América", escreveu Danny Haines em um comentário publicado na quinta-feira.



Vermelho
Da Redação, com informações da BBC
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Colômbia confirma morte de líder fundador das Farc

O governo da Colômbia divulgou neste sábado uma nota confirmando a morte do líder e fundador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Pedro António Marín, conhecido como "Tirofijo" (tiro certeiro, em tradução literal).
Em entrevista à revista colombiana Semana que chegou às bancas neste sábado, o ministro Juan Manuel Santos afirmara que o líder revolucionário também conhecido como Manuel Marulanda Vélez morreu no dia 26 de Março.

As informações seriam de uma fonte que, nas palavras do ministro, "nunca falhou". As Farc, no entanto, ainda não se manifestaram oficialmente a respeito.

"Houve três bombardeios fortes nestas datas em locais em que se pensava estar Tirofijo. A guerrilha diz que ele morreu de parada cardíaca", disse Santos à Semana.

Ele destacou, no entanto, que não há provas nem a favor nem contra qualquer das duas versões sobre a morte do líder, que teria cerca de 80 anos.

'Inferno'

Na entrevista à jornalista Maria Isabel Rueda, Juan Manuel Santos diz achar que Tirofijo "anda no inferno para onde vão os criminosos quando morrem".

No entanto, essa não é a primeira vez que o guerrilheiro é dado por morto.

Se a informação for confirmada, a morte do líder mais velho da guerrilha pode significar o mais duro golpe às Farc, que já atravessa um enfraquecimento, tanto pela deserção de milhares de soldados, como pela forte ofensiva militar do governo de Álvaro Uribe.

O guerrilheiro fundou as Farc em 1964 e teria morrido dias depois de outros dois importantes integrantes da cúpula do movimento, Raúl Reyes, morto durante um bombardeio e Ivan Rios, assassinado por seu guarda-costas.

De acordo com o jornal El Tiempo, Tirofijo será substituído na cúpula do grupo armado por Guillermo Sáenz, conhecido como 'Alfonso Cano'.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Três mortos e três feridos em queda de helicóptero na Califórnia

Três pessoas morreram outras três ficaram feridas na queda de um helicóptero de turismo em uma ilha no sul da Califórnia, onde no momento há bastante neblina e chove forte, informou neste sábado uma fonte do condado.


O acidente aconteceu na manhã deste sábado "perto de Two Harbors, deixando três mortos e três feridos", disse à AFP a porta-voz do Corpo de Bombeiros do condado, Melanie Flores.


O helicóptero caiu em Banning House lodge, área muito frequentada por turistas nas ilhas a 46 km a oeste do porto de Los Angeles.


Segundo a imprensa local, as autoridades da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) anunciaram que o helicóptero pertencente a uma empresa de turismo descolou da cidade de Long beach, 25 km a sul de Los Angeles, e deveria aterrar de volta no mesmo local após o passeio aéreo.


Ainda não se sabe a causa exacta do acidente, mas oficiais do condado e do Corpo de Bombeiros informaram que as condições climáticas no momento do acidente eram "críticas".


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Egípcio decapita filha por duvidar de sua virgindade

Um agricultor egípcio decapitou a própria filha depois de descobrir que ela se encontrava secretamente com um homem, informou neste sábado a agência oficial egípcia MENA.


O homem, de 46 anos, habitante de um povoado do Alto Egipto, estrangulou a filha com uma corda e em seguida cortou sua cabeça com um facão porque tinha "dúvidas sobre seu comportamento", segundo a mesma agência.


Ele se entregou à polícia e contou às autoridades que cometeu o crime após saber que sua filha mantinha uma relação secreta com um vizinho.


A promotoria ordenou a prisão temporária do agricultor por quatro dias, enquanto se desenvolvem as investigações.

Assassiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiino :isso_se_faz:


.
 

T-R3X

GForum VIP
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
12,244
Gostos Recebidos
58
se fosse em portugal...ja nao tinhamos metade da populaçao!


shadow
 

sabata

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 20, 2007
Mensagens
1,402
Gostos Recebidos
0
Onze dias debaixo dos escombros

Um octogenário foi retirado são e salvo dos escombros da sua casa, no Sudoeste da China, depois de ter estado 11 dias soterrado pelo sismo que devastou aquele país, noticia hoje a agência oficial Nova China.
Xiao Zhihu encontrava-se numa situação estável quando foi retirado na sexta-feira da sua casa de Mianzhu uma cidade do Sichuan, a zona mais flagelada pelo sismo.

Durante os 11 dias, a sua mulher conseguiu dar-lhe de comer e beber.

O terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu a China a 12 de Maio e terá feito mais de 80 mil mortes, segundo as previsões oficiais.

sic
 

King_kaio

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
O egoísmo americano

A razão de eles quererem controlar a economia mundial,BASTA passem a palavra.
 

cheirinhas

In Memoriam
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,147
Gostos Recebidos
1
King_Kaio

Realmente post como o este teu é de louvar.Só nos alerta para a hipocrisia deste mundo politico. È na verdade um nojo.È só ver ao que de momento vamos assistindo com isto dos combustiveis. Ainda ontem houve aquela manifestação na cidade do Porto e o que se verificou , foi um esconder da verdadeira intenção ao desviar os automobilistas para outros trajectos.
Mais uma vez louvo a tua atitude a êxpores um post destes. Espero que tenha ressonância entre todos os users deste foro, para que sigamos a tua intenção que é a de divulgar o mais posivel.

Saudações

Cheirinhas
 

*Diogo*

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2007
Mensagens
826
Gostos Recebidos
0
A toyota e a nissan são empresas japonesas
A GM é que acho que é Americana.
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Avião parte-se em doisAparelho despenha-se ao descolar do aeroporto de Bruxelas

Um avião de carga norte-americano despenhou-se hoje quando se preparava para descolar do aeroporto de Bruxelas, partindo-se em dois, mas não causou feridos, informou o porta-voz do aeroporto.

O avião de carga, um Boeing 747 da empresa Kalita Air, com cinco pessoas a bordo, despenhou-se no final da pista quando tentava descolar, disse Tru Lefevere, citado pela agência noticiosa France Press.

Segundo a mesma fonte, os cinco ocupantes não sofreram ferimentos, mas foram encaminhados para o hospital e o acidente, no qual o avião se partiu em duas partes, não perturbou o tráfego aéreo no aeroporto.

Desconhecem-se para já as causas do acidente.

sic.pt
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo