Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Nepal é a partir de hoje a mais jovem república do mundo

Assembleia aprova abolição da monarquia.

A assembleia constituinte do Nepal decidiu abolir hoje a única monarquia hinduísta do mundo e fazer nascer a mais nova república, depois dos rebeldes maoistas terem ganho as eleições de 10 de Abril.

“A proposta de instaurar uma democracia foi adoptada pela maioria”, comunicou Kul Gurung, um alto responsável da assembleia de 601 elementos, dos quais 560 votaram pela república.

Os maoistas, acérrimos defensores da implantação da república, que levaram a cabo uma luta armada durante dez anos para conseguir o afastamento do rei Gyanendra, foram os grandes vencedores das legislativas de Abril, conseguindo mais de um terço dos lugares da Assembleia. Os conflitos terminaram em 2006 com a assinatura de um acordo de paz. A guerra civil provocou mais de 13 mil mortos.

O rei Gyanendra tem agora 15 dias para abandonar o palácio, que será transformado em museu, anunciou uma fonte oficial.

O texto que estipula a implantação da república defende o Nepal como “um estado independente, indivisível, soberano, laico e democrático”. E todos os privilégios da família real cessam a partir de hoje. O dia 29 será proclamado Dia da República.

A segurança em Katmandu e em torno da assembleia foi reforçada, após vários atentados à bomba dos últimos dias. Ainda hoje, um pouco antes da votação, duas pequenas bombas explodiram na cidade, ferindo uma pessoa.

os principais partidos políticos incompatibilizaram-se com o rei, deixando-o isolado, quando em 2005 Gyanendra, já de si uma figura pouco popular, decidiu concentrar nas suas mãos todos os poderes. Gyanendra subiu ao poder em 2001 após o assassinato de nove membros da família real, pelo príncipe herdeiro, que depois se suicidou.

Público
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Cabo Verde: Nelson Évora "apadrinha" acção de solidariedade com crianças cabo-verdian

Cabo Verde: Nelson Évora "apadrinha" acção de solidariedade com crianças cabo-verdianas

29 de Maio de 2008, 19:39

Lisboa, 29 Mai (Lusa) - O campeão do mundo de triplo-salto, Nelson Évora, "apadrinhou" hoje, em Carnaxide, o lançamento da 2ª fase da iniciativa "Djunta Mom" (junta as mãos), na presença dos secretários de Estado da Educação de Portugal e Cabo Verde, Valter Lemos e Octávio Tavares.

A acção de solidariedade com as crianças cabo-verdianas pretende reunir um contentor com material escolar, a ser entregue no final do ano pelas ilhas daquele arquipélago africano, tendo sido elogiada pelos responsáveis políticos dos dois países.

Trata-se de um segundo envio de material, após um primeiro contentor com livros escolares ter sido reunido pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e entregue na Ilha do Mindelo, de onde são originários os pais do atleta de nacionalidade portuguesa, mas nascido na Costa do Marfim.

"Foi muito gratificante este processo. Não conhecia Cabo Verde. Tinha uma ideia muito vaga, não conhecia as minhas raízes, e quero lá voltar para poder continuar a ajudar o povo", afirmou Nelson Évora, no final da cerimónia realizada nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide.

O atleta destacou a possibilidade de "muitos mais Nelson Évoras" virem a surgir em Cabo Verde, destacando que os jovens do arquipélago apenas necessitam "das mesmas oportunidades e sorte" que o fizeram guindar ao topo do atletismo mundial.

Octávio Tavares, que se encontra de visita a Portugal, destacou o "gesto de significado profundo" que a campanha representa, "um verdadeiro acto de juntar as mãos e de solidariedade entre os dois povos", que tem como destinatário "as crianças que mais precisam".

Valter Lemos também destacou a importância simbólica da campanha, sobretudo por esta ter resultado da "mobilização da sociedade civil" e "de muitos jovens de Portugal".

A escolha de Carnaxide para local de lançamento da iniciativa teve em conta o facto de ser nesta zona do distrito de Lisboa que se localiza uma importante comunidade daquele país africano, tendo a cerimónia contado ainda com a presença do presidente da Federação das Associações Cabo-Verdianas em Portugal, Manuel Correia.

JFF.

Fonte:Lusa/Fim
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Itália: Portugueses distinguidos

Fonte: Rádio Renascença

O encenador Jorge Silva Melo, o
deputado Manuel Alegre, o escritor
Vasco Graça Moura e o vice-reitor
da Universidade Autónoma de Lisboa,
Luís Moita vão ser distinguidos
pela Presidência de Itália pelo reforço
das relações culturais lusoitalianas.
As quatro personalidades vão receber,
já na próxima segunda-feira,
em Lisboa, o título de Grande Ofi -
cial da Ordem da Estrela da Solidariedade
Italiana.
De acordo com a agência Lusa, a
distinção será entregue pelo embaixador
italiano Luca del Balzo di
Presenzano, no âmbito da Festa Nacional
da Itália.
Na ocasião, a tradutora Simonetta
Cabrita Neto e o programador artístico
do festival “7 Sóis 7 Luas”,
Marco Abbondanza, serão distinguidos
como comendadora e cavaleiro
da mesma ordem.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Divulgadas fotos de índios isolados na Amazónia

Divulgadas fotos de índios isolados na Amazónia
Os principais jornais brasileiros divulgaram fotografias de indígenas que vivem isolados no coração da região amazónica, no estado do Acre, próximo da fronteira com o Peru.


jn
 
Última edição:

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
ETA reivindica quatro atentados de Maio

ETA reivindica quatro atentados de Maio
Projecto de Ibarretxe é "fraude vestida de reforma autonómica"
Ontem
"Fraude vestida de reforma autonómica". Assim classificou a ETA, em comunicado remetido ao jornal "Gara", o plano Ibarretxe [Juan José Ibarretxe, chefe do governo regional basco], que prevê um referendo no País Basco convocado para o próximo dia 25 de Outubro.

O comunicado tem a data da passada segunda-feira, dois dias antes de serem conhecidas as perguntas que vão ser levadas à consulta popular.

No referido comunicado, além de assumir a autoria de quatro atentados perpetrados este mês - incluindo o ataque que matou um guarda civil e feriu outros quatro, ocorrido no passado dia 14, junto de um quartel da Guarda Civil em Legutiano -, a ETA estabelece como meta a construção do Estado Basco e adverte que nem com a "estratégia repressiva" dos governos do país e de Madrid, nem com "fraudes vestidas de reforma autonmómica" se solucionará o conflito.

De acordo com a organização separatista, "só um marco democrático que dê resposta à autodeterminação e à territorialidade nos colocará no caminho para resolver o conflito. No que respeita à ETA, continuaremos a fazer a nossa quota-parte". A ETA, que em ocasiões anteriores denunciou que o PSOE e o PNV pretendem impor "uma farude como a de há 30 anos", critica com dureza a acção recente daqueles partidos: "O jogo que mantêm é vergonhoso.

Agora lutam pelas eleições, numa ridícula disputa", que, inclusive, "deforma o direito a decidir". Segundo a organização basca, nem a formação liderada por Rodríguez Zapatero, nem a presidido por Iñigo Urkullu, têm "algo sensato a oferecer" ao País Basco, "unicamente um obscuro futuro pleno de limites".

Por tudo isto, a ETA conclui que os bascos "necessitam de um marco democrático que garante todos os direitos, torne fazíveis todas as opções políticas e, portanto, possível a consecução da independência".

Operação Bordéus Relativamente à operação conjunta em Bordéus das autoridades franceses e espanholas, que levou à detenção de quatro dos seus dirigentes, incluindo Javier Lopez Peña, conhecido por Thierry e considerado actualmente por Madrid como o elemento com mais peso dentro da organização, a ETA considera-a como "parte importante da estratégia repressiva", mas garante que esse tipo de operação "não é única".

O grupo basco considerou que a operação não foi surpreendente, uma vez que está integrada "na estratégia repressiva dos Estados francês e espanhol e de caça aos activistas e dirigentes da ETA".

De acordo com a organização, este tipo de operação visou "suprimir o movimento de libertação" e de "todos os agentes que defendem uma verdadeira mudança política e de todos aqueles que lutam".

O projecto Ibarretxe - já aprovado pelo Governo mas sujeito a ratificação pelo Parlamento regional basco -, apesar da oposição formal do Governo de Rodríguez Zapatero, por o considerar contrário à Constituição, prevê um referendo popular sobre a autonomia do País Basco no dia 25 de Outubro.

A consulta popular, que se integra no "roteiro" para solucionar o problema basco, estabelece duas questões: "Concorda em apoiar um processo de fim negociado da violência se a ETA manifestar previamente, sem equívoco, vontade de pôr fim para sempre à violência?"; e "Concorda que os partidos políticos bascos, sem exclusões, iniciem um processo de negociação para chegar a um acordo democrático sobre o exercício do direito de decidir do povo basco e que este acordo seja submetido a referendo (regional) antes do final do ano de 2010?" Zapatero rejeitou em bloco o projecto de soberania de Ibarretxe.
jn
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
África do Sul: Novo balanço de 62 mortos e 670 feridos - oficial

Joanesburgo, 31 Mai (Lusa) - Sessenta e duas pessoas foram mortas e 670 feridas na África do Sul durante a recente vaga de violência xenófoba, informou hoje a polícia, revendo o anterior balanço de 56 mortes.

"Na quinta-feira de manhã, tínhamos registado 62 mortos e 670 feridos", declarou à imprensa Sally De Beer, porta-voz nacional da polícia sul-africana, assegurando que a situação permanece sob controlo.

Segundo Sally De Beer, o balanço aumentou porque "alguns dos feridos morreram no hospital".

A porta-voz da polícia sul-africana indicou, contudo, que "não ocorreu nas últimas horas qualquer incidente".

A onda de violência xenófoba contra imigrantes, incluindo moçambicanos e zimbabueanos, começou em 11 de Maio num bairro pobre dos arredores de Joanesburgo e espalhou-se depois a várias províncias do país.

A situação, segundo as autoridades, tornou-se mais calma desde o final da semana passada.

Nos conflitos, foram mortos pelo menos oito moçambicanos e milhares de emigrantes fugiram da violência regressando a Moçambique.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Tensão entre Democratas para decidir delegados

Tensão entre Democratas para decidir delegados
01h26m
Enquanto centenas de pessoas se manifestavam à porta de um hotel de Washington, lá dentro os membros do comité de regulamentos do Partido Democrata avançavam pela noite com o futuro de Hillary Clinton nas mãos.

Em causa a validação dos resultados das primárias do Michigan e da Flórida, que a candidata reclama, como os manifestantes que ontem a apoiavam, o que lhe poderia representar um balão de oxigénio para ainda discutir a liderança com Obama.

Uma resposta negativa abre, definitivamente, o caminho ao senador do Ilinóis para as Presidenciais de Novembro.

Os 30 membros do comité começaram a reunião logo pela manhã, não havendo, à hora do fecho desta edição, notícia de uma decisão. Já na noite de sexta-feira, segundo noticiava ontem o jornal "The New York Times", os membros do comité estiveram reunidos secretamente para tentar encontrar um consenso, mas o encontro foi infrutífero. "Nós somos fortes o suficiente para batalhar, discordar e até eventualmente ficar zangados e mesmo assim chegar ao fim do dia unidos", justificou, à entrada da reunião, Howard Dean, presidente do comité.

Hillary Clinton havia alcançado a vitória nos dois estados em causa, embora nenhum dos outros candidatos tenha feito campanha e o nome do seu mais directo rival Barack Obama nem sequer aparecia nos boletins de voto do Michigan.

A senadora reclama 73 dos 128 delegados do Michigan e 110 dos 185 da Florida, o que, a suceder, lhe permitiria reivindicar mais votos do que Obama.

Actualmente, segundo o site independente RealClearPolitics, Obama tem o apoio de 1983 delegados, mais 201 do que Hillary, o que quase chega para garantir a vitória na Convenção Nacional do Partido, em Agosto.

A reunião foi pública e difundida pela televisão. Howard Dean, de resto, aproveitou para saudar a enorme participação nas primárias, que envolveu mais de 35 milhões de democratas e simpatizantes desde que o processo começou, a 3 de Janeiro passado.

Faltam agora apenas mais três consultas: hoje em Porto Rico e terça-feira nos pequenos estados do Montana e do Dakota do Sul. Mas Howard Dean aproveitou o discurso para denunciar os acusações mútuas entre as duas campanhas de "racismo" e de "sexismo" demonstrados durante o processo eleitoral.

Esses ataques "devem cessar", disse. "Nós devemos estar unidos em torno do partido", insistiu, relembrando que as sondagens apontam para uma campanha muito disputada contra o republicano John McCain, seja qual for o candidato democrata.
jn
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Desastre aéreo em Honduras mata embaixatriz do Brasil

A embaixatriz do Brasil em Honduras, Jeanne Chantal Neele, morreu nesta sexta-feira em um desastre aéreo na capital do país.
Ela era esposa do embaixador brasileiro em Honduras, Brian Michael Fraser Neele, que ficou ferido no acidente e está hospitalizado.

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 60 ficaram feridas no desastre, ocorrido quando o Airbus A-320 da companhia aérea salvadorenha TACA derrapou e saiu da pista no momento em que tentava pousar no aeroporto de Toncontín, em Tegucigalpa.

A aeronave se chocou contra um muro, invadiu uma avenida, bateu contra carros que passavam pelo local e se partiu em três pedaços.

Entre os mortos no desastre está também o presidente do Banco Centro-americano de Integração Económica, Harry Brautigam, além do piloto da aeronave e de dois motoristas que passavam pela avenida no momento do acidente.

Cúpula

O voo 390 havia partido pela manhã de San Salvador, capital de El Salvador, com 124 passageiros a bordo. O avião faria escalas em Tegucigalpa e San Pedro Sula e seguiria para Miami.

Muitos dos passageiros, entre eles o embaixador e a embaixatriz do Brasil e Brautigam, regressavam da 3ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Brasil e dos países do SICA (Sistema para a Integração Centro-Americana), realizada em San Salvador na quinta-feira, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

À noite, o Itamaraty divulgou uma nota de pesar pelo acidente e pela morte da embaixatriz, de Brautigam e das outras vítimas.

O aeroporto de Toncontín, cercado por montanhas e com uma pista de aterragem curta, é considerado um dos mais perigosos do mundo.

Segundo testemunhas, na hora do acidente chovia forte e havia neblina.

"De repente, ouvimos um grande barulho e começamos todos a tentar sair do avião desesperadamente", disse um dos sobreviventes, Mario Castillo, à TV hondurenha.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
O costureiro Yves Saint Laurent, que morreu domingo

00:27 - Yves Saint Laurent: Perfil
Paris, 02 Jun (Lusa) - O costureiro Yves Saint Laurent, que morreu domingo aos 71 anos, deu, segundo Chanel, uma nova liberdade às mulheres, criando "um guarda-roupa contemporâneo", baseado num vestuário de inspiração masculina, como o seu célebre "smoking" criado em 1966.
 

Opium®

GF Ouro
Entrou
Nov 21, 2007
Mensagens
641
Gostos Recebidos
0
Uma enorme perda para o mundo da moda. O criador do opium.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Paquistão: atentado junto à embaixada Dinamarca faz 8 mortos

Pelo menos oito mortos e um número ainda indeterminado de feridos terá sido o saldo de um presumível atentado suicida junto da embaixada dinamarquesa em Islamabad, no Paquistão, esta manhã de segunda-feira.

Segundo avança a televisão pública paquistanesa, a explosão fez-se sentir num sector da capital paquistanesa onde ficam situadas várias embaixadas, cujas residências viram os vidros projectos e partidos.

A explosão terá deixado ainda uma enorme cratera no local onde o engenho detonou.

DD
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Bombeiros controlam incêndio no Universal Studios

Bombeiros controlam incêndio no Universal Studios

Os bombeiros controlaram durante a madrugada o incêndio que atingiu parte do Universal Studios em Hollywood e que reduziu a cinzas cenários que apareceram em filmes famosos. O incêndio começou na manhã deste domingo (1) e arrasou ainda 50 mil rolos de filmes da produtora.

Entre as áreas devastadas está a praça do tribunal que apareceu no filme "De Volta Para o Futuro", uma rua de Nova York que foi usada em 1987 para "Dragnet - Desafiando o Perigo", assim como estruturas no parque de diversões "King Kong", informaram os bombeiros de Los Angeles.


As chamas também arrasaram um edifício de dois andares no qual eram guardadas cópias de vídeos e filmes, algumas que datam dos anos 20. Segundo a Universal, rolos de seriados como "I Love Lucy" e "Miami Vice" estavam entre a parte do acervo que foi destruída.

A produtora de cinema informou que guarda cópias das séries em locais seguros. "Temos duplicatas de tudo", disse Ron Meyer, presidente da NBC Universal. Segundo os bombeiros, não há registro de feridos.

O fogo começou em em um estúdio em que havia edifícios de cenografia por volta das 8h45 (em Brasília), mas foi contido horas depois, disse o chefe do Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Michael Freeman.

O inspetor dos bombeiros de Los Angeles, Daryl Jacobs, disse que três quarteirões cenográficos foram destruídos.

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Os danos no local são estimados em milhões de dólares, informou a Associated Press.



da Folha Online (BR)
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Somália: Navios de guerra estrangeiros autorizados a perseguirem embarcações piratas

Somália: Navios de guerra estrangeiros autorizados a perseguirem embarcações piratas


Nações Unidas, 02 Jun (Lusa) - O Conselho de Segurança das ONU aprovou hoje, por unanimidade, uma resolução que autoriza navios de guerra estrangeiros a perseguirem embarcações piratas em águas da Somália, sem autorização deste país ou das Nações Unidas.

O texto condena e deplora as acções de pirataria que se sucedem com regularidade na costa somali, ao mesmo tempo que exorta navios e aviões militares que operam na zona a estreitarem a sua colaboração com o governo daquele país.

Num outro desenvolvimento marítimo, foi revelado que a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH) vai dispôr de uma frota de 16 navios, afectos à vigilância marítima no âmbito de um reforço da presença da ONU no país.

O representante especial das Nações Unidas no Haiti, Hédi Annabi, visitou, na semana passada, Port-de-Paix, que servirá de base áqueles navios.

"Pretendemos que a MINUSTAH esteja mais vigilante e atenta ao tráfico de droga na região Noroeste, onde a polícia haitiana está pouco equipada (178 polícias para 450 mil habitantes)", disse um responsável local.

Desde Dezembro, a MINUSTAH deslocou mais de duzentos capacetes azuis para quatro cidades fronteiriças do Haiti com a República Dominicana - os dois países partilham a Ilha Hispaniola, nas Caraíbas.

"Umas quatro dezenas de soldados e uma dúzia de polícias foram enviados para quatro postos fronteiriços do Haiti para ajudar a aumentar a segurança da fronteira e dissuadir actividades ilícitas de droga e armas", disse o chefe da missão da ONU no Haiti.

MF.
Fonte:Lusa/Fim
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Proprietário da IKEA é o homem mais rico da Europa

Fortunas: Proprietário da IKEA é o homem mais rico da Europa
03 de Junho de 2008, 01:03

Nova Iorque, 03 Jun (Lusa)- O sueco Ingvar Kamprad, proprietário da cadeia de lojas de decoração IKEA, é o homem mais rico da Europa, com um património de 19,9 mil milhões de euros, revela a revista norte-americana Forbes.

A publicação calcula que na Europa existam 298 pessoas com fortunas superiores a 643,5 milhões de euros.

Na lista dos 25 homens e mulheres europeus mais ricos constam russos, dos quais 87 têm mais de 643,5 milhões de euros.

Roman Abramovich, proprietário da equipa de futebol britânica Chelsea, ocupa, com 15,1 mil milhões de euros, a quinta posição entre os europeus mais ricos.

Alemanha, com 59 milionários e uma fortuna conjunta de 183 mil milhões de euros, é o segundo país da Europa com mais ricos.

Bernard Arnault, líder das marcas de luxo Louis Vuitton Moet Hennessy, é quem tem a maior fortuna de França e a quarta da Europa, com 25.500 milhões de euros.

Em contrapartida, Gerald Cavendish Grosvenor, sexto duque de Westminster, é o único britânico da lista, com nove mil milhões de euros.

A Ikea tem em Portugal duas lojas, uma em Alfragide e outra em Matosinhos, e uma fábrica em Paços de Feveira. Está prevista uma terceira loja, em Frielas, no Concelho de Loures, em 2010.

Até 2015, a marca pretende instalar mais cinco lojas em Portugal.

ER.

Lusa/Fim
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Cimeira FAO: Ahmadinejad e Mugabe, convidados polémicos em Roma

Cimeira FAO: Ahmadinejad e Mugabe, convidados polémicos em Roma
03 de Junho de 2008, 01:12

Roma, 03 Jun (Lusa) - A cimeira mundial sobre a segurança alimentar da FAO que abre hoje em Roma proporciona uma tribuna inesperada a dois chefes de Estado controversos e isolados, o iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o zimbabueano Robert Mugabe, cuja presença suscita as mais vivas críticas.

O ministro holandês da Ajuda ao Desenvolvimento, Bert Koenders, chegou mesmo a anunciar segunda-feira que ignorará Mugabe.

"O presidente Mugabe é pessoalmente responsável pela absurda alta dos preços alimentares e pela pobreza gritante no Zimbabué", declarou Koenders.

"Nós não aceitamos que milhões de pessoas que já não podem ter uma refeição normal sejam reféns do presidente Mugabe. Ele nada tem a fazer" em Roma, disse ainda o ministro.

Robert Mugabe, cuja presença é proibida na União Europeia, chegou domingo à noite a Roma. Só pôde entrar em território italiano graças a uma derrogação que já lhe havia sido concedida em 2005 para uma anterior reunião da FAO.

Meia centena de chefes de Estado e de governo participam nos trabalhos da conferência organizada até quinta-feira pela agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), objecto de um importante dispositivo de segurança.

O anúncio da vinda do presidente Mahmud Ahmadinejad ao lado de Nicolas Sarkozy (França), Luiz Inacio Lula da Silva (Brasil), Yasuo Fukuda (Japão) ou ainda José Luiz Rodriguez Zapatero (Espanha), já tinha causado embaraço.

O governo italiano, próximo de Washington, apressou-se a dizer que estava excluído um encontro a sós com Sílvio Berlusconi.

O presidente iraniano disporá de uma tribuna em Roma quando o seu país está no banco dos réus em Viena, na reunião da Agência internacional de Energia atómica (AIEA) por causa do seu programa nuclear.

A vinda de Robert Mugabe, foi também vivamente denunciada por Londres e Camberra.

"É particularmente lamentável que (Mugabe) tenha decidido participar nesta reunião dada a sua contribuição para as dificuldades ligadas à situação alimentar no Zimbabué", declarou o porta-voz do primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

Precisou que o ministro para o Desenvolvimento Internacional, Douglas Alexander, que representa Londres na cimeira, "não se encontrará evidentemente" com Robert Mugabe.

O ministro australiano dos Negócios Estrangeiros, Stephen Smith, qualificou de "obscena" a presença do presidente zimbabueano, considerando-o responsável pela fome de que sofre o seu povo" e acusando-o de ter utilizado "a ajuda alimentar com fins políticos".

"Não é legítimo para a população do Zimbabué ser representada por um chefe de Estado que foi repudiado pela comunidade internacional", declarou Sergio Marelli, um dos responsáveis da cimeira paralela (1-4 Junho), da responsabilidade das Organizações não governamentais e organizações de agricultores.

Várias associações e partidos de esquerda italianos apelaram para uma manifestação hoje na Câmara de Roma contra a presença de Ahmadinejad.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon inaugura a cimeira ao lado do presidente italiano Giorgio Napolitano e do director geral da FAO Jacques Diouf, com a apresentação de um plano que enuncia os princípios de acção para fazer face à escalada dos preços.

"Os governos renunciaram a tomar decisões difíceis e subavaliaram a necessidade de investir na agricultura. E hoje, pagamos literalmente o preço disso", declarou Ban segunda-feira à tarde em Roma.

"Se não for travada, a alta dos preços dos alimentos vai trazer outras crises em cascata, com efeitos negativos para o crescimento económico, o progresso social e até a segurança política no mundo", alertou Ban.

TM.

Lusa/Fim
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Paludismo: Cientistas actuam sobre mosquito transmissor

Paludismo: Cientistas actuam sobre mosquito transmissor para travar a doença
03 de Junho de 2008, 00:25

Paris, 03 Jun (Lusa) - Cientistas britânicos desenvolveram um tratamento que visa impedir o mosquito 'Plasmodium falciparum', que age na transmissão do paludismo, de atingir a maturidade sexual, revela a versão digital da revista científica PLoS Biology.

Investigadores da Faculdade de Higiene e de Medicina Tropical de Londres identificaram uma enzima que age sobre a produção de gâmetas maduras - células reprodutoras - no mosquito, pois estas são essenciais para a transmissão do paludismo quando o mosquito pica o homem.

"Trabalhando com parasitas geneticamente modificados, além dos inibidores da enzima, demonstrámos que é possível bloquear a etapa sexual no ciclo de vida" do 'Plasmodium falciparum', afirmou David Baker, responsável pela equipa.

Este avanço científico tem, segundo David Baker, "implicações importantes relativas à luta contra o paludismo, pois o desenvolvimento de um produto destinado à etapa reprodutiva do mosquito combinado com um medicamento curativo pode representar uma nova abordagem para controlar a transmissão da doença", que causa mais de um milhão de mortes anuais.

HSF.

Lusa/fim
 

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Espanha: Norte fustigado por chuva e inundações

Dezenas de pessoas tiveram de ser
evacuadas, no País Basco e Cantábria,
após as fortes chuvas que ontem
caíram no Norte de Espanha e
provocaram inundações.
A localidade de Gexto, próxima do
rio Gobela, é uma das mais afectadas.
Em determinadas zonas a água chegou
ao primeiro andar das casas e
muitas estradas fi caram inacessíveis.
Trinta mil bascos fi caram sem electricidade
durante várias horas porque
alguns centros de transformação
de energia fi caram alagados.


GRUPO RENASCENÇA
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
França: Camionistas bloqueiam Paris

Protesto contra o preço dos combustíveis.

O movimento contra os aumentos do preço do gasóleo ganha nova dimensão em França com a entrada em cena de camionistas, agricultores e taxistas.

As entradas na zona oeste da capital francesa estavam bloqueadas na manhã de terça-feira por dezenas de camiões e táxis, provocando gigantescos engarrafamentos em duas importantes auto-estradas da região parisiense - A86 e A14 - e na via rápida - "periphérique - que envolve Paris.

Também os agricultores franceses bloqueavam na mesma manhã diversas estradas e portos do país, designadamente na região de Lyon.

Com a entrada em cena dos camionistas, taxistas e agricultores, o movimento contra o aumento do preço do gasóleo, iniciado há quase três semanas pelos pescadores, ganhou nova dimensão.

Inquieto com a nova vaga de protestos, o governo de Paris disse que vai anunciar nos próximos dias mais medidas para responder às inquietações dos sectores mais atingidos pela crise petrolífera.

Os camionistas efectuam "operações caracol" desde ontem, segunda-feira, em diversas regiões do país. As organizações representativas dos camionistas, dos agricultores e dos taxistas pedem que seja estabelecido um preço fixo para o gasóleo.

"Se o governo não responder positivamente vamos endurecer muito mais o movimento; por enquanto estamos apenas com operações pontuais de aviso", ameaçou Pierre Sibut, líder de uma associação de camionistas.

Nesta terça-feira de manhã, reinava o caos na circulação automóvel na zona de la Défense, o mais importante bairro de negócios da região parisiense. Os camionistas pretendiam concentrar-se à volta da enorme torre onde funciona a sede da companhia petrolífera francesa Total.

Expresso
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
EUA: Ladrão rouba cinzas de Kurt Cobain

A casa da viúva de Kurt Cobain, Courtney Love, foi assaltada, em Hollywood, tendo a cantora anunciado que o ladrão levou as cinzas de Cobain, que estavam guardadas num armário.

A viúva fez um apelo público pela devolução das cinzas do marido, revelando que o gatuno terá sido algum amigo da família, já que seria a única possibilidade de saber onde procurar parte dos restos mortais da estrela do grunge.

As cinzas do vocalista dos Nirvana estiveram, inicialmente, guardadas num templo budista, em Nova Iorque, nos EUA, sendo que parte delas teriam sido deitadas às aguas do rio Wishakah, no estado de Washington. Contudo, Love admitiu ter guardado as restantes cinzas num armário da sua casa, até agora.

«As cinzas eram tudo o que eu tinha», afirmou a cantora polémica ao tablóide britânico News of the World.

DD
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Cabo Verde: Mais 6 cêntimos p/litro de combustível para taxa de manutenção rodoviária

03 de Junho de 2008, 15:23

Cidade da Praia, 03 Jun (Lusa) - Os cabo-verdianos vão passar a pagar, dentro de um mês, mais sete escudos (seis cêntimos) por cada litro de combustível, uma taxa de Manutenção Rodoviária criada pelo Governo.

A taxa foi fixada baseando-se na comparação entre o que as gasolineiras vendem e o que deverá ser necessitário para a manutenção de estradas, conforme disse à Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV) o presidente do Fundo Manutenção Rodoviária, José Figueiredo Ramos.

"Esperamos inicialmente um valor de 300 mil contos para manutenção de estradas, mas este valor pode aumentar ou diminuir de acordo com a evolução deste mercado", explicou.

José Figueiredo Ramos explicou à RCV que a criação do Fundo de Manutenção Rodoviária, em 2005, já foi pensado na perspectiva da instituição da taxa para a manutenção das estradas.

"Temos um acordo estabelecido com o Banco Mundial, que financia as estradas e o Governo trata da manutenção, e o Governo criou o Fundo para este fim. O Governo tem investido somas enormes em execução de estradas mas não tem havido a devida manutenção por falta de recursos", explicou.

De acordo com o presidente do Fundo de Manutenção Rodoviária, há dados que indicam que a falta de manutenção das estradas do país pesa substancialmente nos gastos do Governo e dos proprietários de veículos.

Com base nessas estatísticas, José Figueiredo Ramos argumentou que a falta de manutenção nas estradas pode provocar prejuízos aos utentes no valor de um milhão de escudos por ano (nove mil euros), só pela substituição de amortecedores.

Segundo o decreto-lei, publicado segunda-feira, no Boletim Oficial, a nova taxa é criada como compensação pela conservação e manutenção das estradas do país na lógica do princípio utilizador/pagador.

Promulgado pelo Presidente da República a 14 de Março, o decreto-lei estabelece que estão obrigadas ao pagamento da taxa todas as pessoas singulares ou colectivas, públicas ou privadas, que utilizem as estradas para circulação de veículos ligeiros ou pesados, sejam ou não proprietárias do veículo utilizado.

A taxa começa a ser cobrada a 2 de Julho, é paga nas gasolineiras no momento de abastecimento, e segundo o acordado com o Fundo, as petrolíferas têm 30 dias para transferir o montante.


CLI

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
FAO: São precisos 15/20 milhões de dólares anuais p/resolver a crise alimentar

Ban Ki-Moon
04 de Junho de 2008, 11:21

Roma, 04 Jun (Lusa) - o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, estimou hoje que sejam necessários entre 15 a 20 milhões de dólares anuais para resolver a crise alimentar mundial, considerando que a Humanidade não pode fracassar na luta contra a fome.

"Não nos podemos permitir fracassar. É uma luta que não nos podemos permitir perder, a fome cria instabilidade, e devemos reagir todos juntos e agora", disse Ban Ki-Moon numa conferência de imprensa em Roma no segundo dia da cimeira da organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FAO).

Para o secretário-geral da ONU "é urgente" um plano de acção porque há milhões de pessoas à espera.

"Necessitaremos de 15 a 20 milhões de dólares [entre 10 e 12 milhões de euros] por ano", estimou, aludindo à aplicação do referido plano.

Acrescentou que a crise alimentar atinge toda a gente e desafiou os dirigentes mundiais a deixarem Roma "com um compromisso preciso" de luta contra a fome em parceria com as organizações e a sociedade civil.

Ban Ki-Moon defendeu, por outro lado, que é preciso atacar as causas do problema da fome no mundo, considerando que é necessário que o sistema de comércio internacional funcione de forma eficaz, colocando mais alimentos a preços razoáveis no mercado.

A crise alimentar que afecta dezenas de países mais pobres é o tema da reunião extraordinária da organização das Nações Unidas da FAO que decorre em Roma até quinta-feira.

Durante o encontro, o Programa Alimentar Mundial (PAM) anunciou que vai desbloquear 1,2 milhões de dólares adicionais para ajudar na luta contra a crise alimentar.

"Vemos os mercados cheios de produtos e gente que não tem dinheiro para os comprar", sublinhou a directora do PAM Josette Sheeran, explicando que os objectivos da organização passam cada vez mais por dar as populações dinheiro em vez de alimentos.

Também presente na cimeira, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, apelou ao levantamento das restrições comerciais às exportações, sustentando que encorajam a subida dos preços e atingem os mais pobres.

Durante o encontro, Robert Zoellick apresentou ainda um plano com dez pontos com o objectivo de, por um lado lutar contra a fome e por outro "fazer com que os preços altos dos alimentos sejam uma oportunidade para desenvolver a agricultura mundial".

O director-geral da FAO, Jacques Diouf, anunciou ainda que o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) irá atribuir 1,5 milhões de dólares aos programas de desenvolvimento e de ajuda alimentar aos países mais pobres.
/Fim

CFF

Lusa
 

|Lyon|

GF Bronze
Entrou
Jan 30, 2008
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
32 chineses detidos por pirataria audiovisual

Espanha: 32 chineses detidos por pirataria audiovisual

Numa das mais importantes operações contra a pirataria audiovisual dos últimos anos, as autoridades espanholas detiveram esta quarta-feira 32 pessoas, todas de nacionalidade chinesa.

No âmbito da «Operação Talgo», o Comissariado Geral da Polícia Judicial, em cooperação com as brigadas estaduais, confiscou centenas de milhares de cópias musicais e videográficas preparadas para distribuição, assim como suportes virgens.

Em Madrid, Ávila, Aranda de Duero, Burgos, Córdoba, Écija, Guadalajara, Segovia, Soria e Irún, foram ainda apreendidas dezenas de torres utilizadas para produzir cópias «piratas», num total de 506 «bocas» de reprodução.

O secretário de Estado da Segurança, António Camacho, o ministro da Cultura espanhol, César António Molina, e os responsáveis polícias pela operação vão estar esta quarta-feira, pelas 13:00 horas, presentes numa conferência de imprensa, no complexo policial de Canillas, para divulgar mais pormenores daquela que foi a maior operação conta a pirataria audiovisual dos últimos anos em Espanha.

Fonte: Diário digital -> http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=335555
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
sao estes senhores que devem ajudar a matar a fome no mundo:espi28:
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Cientistas alemães criam guarda-redes 'imbatível'

Cientistas alemães da Universidade de Stuttgart desenvolveram um guarda redes computadorizado que pode se movimentar a uma velocidade de até 60 quilómetros por hora para defender o golo.
“O Goalias é melhor do que qualquer guarda-redes da Bundesliga (primeira divisão do futebol alemão)”, promete orgulhoso o pesquisador Mathias Maurmeier.

“Ele pode agarrar os chutes nos cantos a uma velocidade que nenhum profissional alcança”, disse ele.

Goalias é feito de uma placa de metal recortada em forma de homem e se locomove sobre um trilho de um lado para o outro.

Sem mãos para desviar as bolas, o guarda-redes usa o corpo inteiro para fazer as defesas.

Chute em curva

Assim que o jogador chuta, três câmeras identificam e seguem a bola durante seu trajecto enquanto um programa de computador tem 400 milissegundos para calcular onde ela vai acertar.

Seus movimentos são impulsionados por dois motores eléctricos, podendo atingir até 60 quilómetros por hora se necessário.

Sua grande deficiência, no entanto, são os chutes em curva.

“Se (o jogador) puder dar chutes de mais de 120 quilômetros por hora e conseguir que a bola faça uma curva, então terá boas chances de derrotar Goalias”, comenta o professor Peter Göhner.

Durante uma prova de fogo realizada na semana passada, duas jogadoras da selecção feminina da Alemanha conseguiram marcar golos, derrotando o até então invencível Goalias.

E não poderia ser diferente. As alemãs são campeãs mundiais. Os criadores de Goalias continuam fazendo ajustes no guarda-redes para seu maior desafio: enfrentar, no futuro, os chutes do atacante do Stuttgart e da selecção alemã, Mário Gomez.


.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo