Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Cérebro" dos atentados de 11 de Setembro quer ser condenado à pena capital

Fonte: Jornal PÚBLICO

O alegado “cérebro” dos atentados de 11 de Setembro, presente hoje pela primeira vez à comissão militar que o irá julgar, decidiu assumir a sua própria defesa e anunciou que pretende ser condenado à pena de morte, a fim de se tornar um mártir do Islão.

Khalid Sheikh Mohammed compareceu hoje na sala de audiências da base naval de Guantánamo, em Cuba, na companhia de outros quatro alegados membros da Al-Qaeda suspeitos de terem orquestrado os atentados em Nova Iorque e Washington. Os cinco homens são acusados, entre outros crimes, de conspiração, homicídio de 2973 pessoas, terrorismo e danos corporais graves, podendo ser condenados à pena capital.

Capturados entre 2002 e 2003, os cinco detidos – os mais altos responsáveis da Al-Qaeda detidos desde o início da “guerra contra o terrorismo” – foram mantidos durante vários anos em prisões secretas da CIA, onde terão sido sujeitos a técnicas de interrogatório violentas, antes de serem transferidos para Guantánamo.

Khalid Sheikh foi o primeiro a tomar a palavra e, depois de ouvir as acusações, começou a cantar uma oração em honra de Alá, interrompendo apenas o canto para traduzir para inglês os versículos: “Alá é suficiente para mim, não há outro deus a não ser Alá e em Alá deposito a minha confiança”.

Questionado pelo coronel Ralph Kohlmann, juiz presidente desta comissão, sobre se estava satisfeito com o advogado que lhe foi indicado, o paquistanês respondeu: “vou eu mesmo assegurar a minha defesa. Kohlmann lembrou que as acusações que lhe são imputadas são passíveis de pena de morte, ao que ele retorquiu: “Essa é a minha vontade, há muito que quero ser um mártir”.

Pouco depois, foi a vez do iemenita Wallid ben Attash anunciar a mesma resolução. “Não quero que ninguém me represente. Vou assegurar sozinho a minha defesa”, declarou aquele que é acusado de ter gerido um campo onde se treinaram pelo menos dois dos piratas do ar que sequestraram os aviões usados nos atentados de 11 de Setembro
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
2008.06.06

2008.06.06

nacion.jpg
clarin.jpg
 
Última edição:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Cabo Verde: Aviões voltam a aterrar no Maio após 10 meses de interdição

06 de Junho de 2008, 13:37

Cidade da Praia, 06 Jun (Lusa) - O Aeródromo da ilha cabo-verdiana do Maio volta a receber voos comerciais a partir de hoje, 10 meses após ter sido interditado pela Agência de Aviação Civil (AAC) até realização de obras na pista.

De acordo com António Socorro, director de Marketing da TACV, a transportadora nacional programou três voos semanais para a ilha do Maio às segundas, quartas e sextas-feiras.

O aeroporto do Maio foi encerrado por ordem da AAC em Agosto do ano passado, devido ao mau estado da pista.

Após a realização das obras, na primeira tentativa para reabrir o aeroporto, no início de Maio, a AAC detectou algumas anomalias e ordenou a realização de novos testes no final do mês.

Um dos problemas era a existência de uma central betuminosa, usada para as obras, localizada a cerca de 45 metros da pista, mas que, entretanto, já foi desmantelada.

Na passada terça-feira, após a realização de um voo/teste efectuado por um avião do Cabo Verde Express, o administrador da ASA (Aeroportos e Segurança Aeroportuária), José Rodrigues, garantiu que o aeroporto estava pronto para receber voos sem qualquer tipo de problema.

As obras realizadas no aeródromo do Maio incidiram, fundamentalmente, a nível da pista, mas envolveram também correcções no sistema de drenagem das águas pluviais e a remodelação do Serviço de Informação.

A pista foi aumentada para 30 metros de largura e 1,2 mil metros de cumprimento, para que pudesse receber os aviões ATR 42 e ATR 72.

Ao mesmo tempo que esta infra-estrutura aeroportuária é reaberta, a TACV limitou, por imperativos de segurança dos passageiros, tripulantes e aeronaves, as suas operações de e para o aeródromo de São Filipe, na ilha do Fogo.

A transportadora aérea retirou os seus aviões ATR 42-500 e 72-500 desta rota, pelo facto de a pista ter deixado de oferecer as condições mínimas para operações com estes aparelhos.

"A situação é alheia à vontade da direcção da companhia que, desde Fevereiro do corrente, vinha insistentemente chamando a atenção das entidades competentes, para a inevitabilidade da medida que acabou por tomar", explicou a empresa, em comunicado.

Ao justificar a decisão de retirar os aparelhos, a TACV indicou que os três novos ATR que constituem a frota doméstica e regional da empresa já tiveram de sofrer beneficiações de fundo.

Para que a ilha não ficasse isolada, tendo em conta o afundamento recente dos barcos que faziam a ligação Fogo-Brava-Praia, a TACV está a utilizar dois aviões LET-400, da companhia Cabo Verde Express, para fazer voos para S. Filipe.

A transportadora faz três voos diários com os aparelhos, que têm capacidade para 17 passageiros mas que, por questões de segurança, só transporta 15, tendo imposto também limites de carga no porão e de cabine.

O administrador da ASA, José Rodrigues, garantiu que o aeroporto de São Filipe não vai fechar durante o período de obras, mas que haverá restrições nas operações.


CLI.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Desemprego nos EUA cresce no ritmo mais rápido em 20 anos

A taxa de desemprego dos Estados Unidos aumentou em maio no ritmo mais rápido em mais de duas décadas, atingindo 5,5% da população economicamente activa - o maior nível desde Outubro de 2004.
Segundo dados do governo americano, a taxa aumentou meio ponto percentual entre Abril e o mês passado, o quinto mês consecutivo de queda das vagas de trabalho no país.

No período, houve uma continuidade da redução de empregos fora das fazendas, com um corte de 49 mil vagas.

Em relação a maio de 2007, o número de americanos desempregados subiu de 6,9 milhões, ou 4,5% da população economicamente activa, para 8,5 milhões.

Jovens

Segundo o analista económico da BBC Andrew Walker, o aumento do desemprego em maio reflecte, em parte, a grande quantidade de jovens que entram no mercado de trabalho e enfrentam a dificuldade inicial de encontrar uma colocação.

São os trabalhadores adolescentes os mais afectados pelo desemprego – os dados revelam que 18,7% dos jovens estão procurando trabalho, enquanto 4,9% dos homens adultos e 4,8% das mulheres adultas enfrentam a mesma situação.

Os dados do Departamento do Trabalho americano são um sinal das dificuldades económicas enfrentadas pelas empresas do país nos últimos meses e reforçam a percepção de vários economistas de que os Estados Unidos caminham para uma recessão.

Nos últimos meses, o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, reduziu a taxa básica de juros com o objectivo de estimular uma retomada do crescimento da economia americana.

O país ainda enfrenta os reflexos da crise do mercado de crédito imobiliário para pessoas consideradas com alto risco de inadimplência, que reduziu a oferta de crédito e provocou prejuízos altos em alguns bancos.

Consumo

Walker diz que a actual taxa de desemprego não é particularmente alta se comparada com o registrado nas últimas décadas – mas, mesmo assim, o novo dado não ajudou a levantar o ânimo do mercado.

Depois da divulgação da taxa de emprego, o dólar voltou a registrar desvalorização, o que, por sua vez, levou a um aumento da cotação do petróleo.

Um maior desemprego e um alto preço do petróleo têm o potencial de reduzir o consumo – considerado o motor da economia americana.

Em Abril, o presidente do Fed, Ben Bernanke, admitiu uma possível recessão nos Estados Unidos.

"Parece provável que o Produto Interno Bruto (PIB) não vá crescer muito, se crescer, será na primeira metade de 2008 e pode até ter uma leve contracção", afirmou Bernanke, em um discurso no Congresso.

No dia seguinte, o economista-chefe do FMI (Fundo Monetário Internacional), Simon Johnson, disse que a economia do país havia chegado a um estado de "paralisia virtual".


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Cuba autoriza operações para mudança de sexo

O governo de Cuba autorizou novas operações de mudança de sexo para transexuais, o que poderia indicar uma política mais flexível em relação a assuntos de género e sexualidade no país.
O Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX), dirigido pela filha do presidente Raul Castro, Mariela Castro, informou que a decisão vai beneficiar 30 transexuais cubanos imediatamente.

Só uma operação de mudança de sexo havia sido realizada em Cuba até hoje, de homem para mulher, em 1988.

Mas desde que assumiu o governo em Fevereiro passado, Raul Castro começou a eliminar uma série de restrições sociais e económicas impostas aos cubanos.

Pelo segundo ano consecutivo, o CENESEX se uniu às comemorações do Dia Internacional Contra a Homofobia, com uma série de actos culturais no último dia 17 de maio.

Também é aguardada a aprovação pela Assembleia Nacional do Poder Popular – o parlamento cubano – de um projecto de lei sobre os direitos dos homossexuais, apresentado pelo centro.

Direitos gay

O projecto propõe três direitos importantes: o reconhecimento legal de casais gays, a possibilidade de que transexuais possam mudar de nome oficialmente e o reinício das operações para mudança de sexo.

Se o projecto for aprovado, será um avanço real em um país onde até 30 anos atrás homossexuais eram presos, e onde até hoje a polícia se sente com autoridade para impedi-los de parar em alguns locais públicos.

Outra iniciativa do governo cubano são as mudanças no Código de Família que garante os direitos das pessoas segundo sua orientação sexual e identidade de género.

Os homossexuais são uma das minorias sociais mais marginalizadas de Cuba. Mesmo desde o triunfo da revolução, quando se elaboravam estratégias para integrar socialmente as mulheres e os negros, o governo reprimiu os homossexuais e chegou a enviá-los para campos de trabalho.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Hillary desiste e pede apoio a Obama, em meio a aplausos e vaias

Aplausos, vaias, frustração e desapontamento marcaram o discurso em que a senadora Hillary Clinton encerrou oficialmente sua campanha para concorrer à indicação do partido Democrata na disputa pela Presidência dos EUA. "Hoje suspendo minha campanha, o felicito [Barack Obama] pela vitória conquistada e pela extraordinária campanha que realizou. Dou a ele todo o meu apoio", afirmou a senadora, que pediu a seus partidários que apoiem o provável candidato democrata à Casa Branca.

Em um comunicado oficial, Obama agradeceu o apoio e se declarou honrado com a manifestação da senadora. "Obviamente, estou encantado e honrado em ter o apoio da senadora Clinton. Ela rompeu barreiras em nome de minhas filhas e das mulheres de todas as partes, que agora sabem não há limites para seus sonhos. E ela inspirou milhões com sua força, sua coragem e seu inquebrantável compromisso com a causa dos trabalhadores americanos", disse o senador por Illinois.

Entre os mais de 2.000 partidários que lotaram o salão do National Building Museum, em Washington, muitos estavam com lágrimas nos olhos e não escondiam sua tristeza. A senadora citou o nome de seu ex-rival por mais de 15 vezes e em muitas delas, vários eleitores soltaram longas vaias.

"Hillary ganhou meu apoio por sua posição em vários temas importantes para mim e agora cabe à Obama fazer o mesmo", disse a veterana Terry O'Neill.

"Meu coração está destruído. Eu estou absolutamente devastada. Eu me identificava com ela", disse Dianne Cooperman, 61, carregando camisetas com a estampa da senadora.

Pesquisas realizadas nos últimos cinco meses de primárias democratas mostraram que eleitores de Hillary preferiam não votar ou até mesmo votar no provável candidato republicano, John McCain, caso a senadora não fosse a nomeada. Estes números iniciaram um forte movimento interno no Partido Democrata pelo fim da disputa pela nomeação e a união partidária, movimento que culmina no evento deste sábado.

A batalha continua

Em seu discurso em Washington, a senadora declarou que "a maneira de continuar agora nossa batalha, para alcançar os objectivos que desejamos, é usar nossa energia, nossas paixões, nossas forças e fazer tudo o que pudermos para ajudar a eleger Barack Obama como o próximo presidente dos Estados Unidos".

A senadora agradeceu "aos esforços dos eleitores, às doações, aos colaboradores e aos jovens", e também a parcelas de seu eleitorado mais fiel, entre estes, mulheres idosas. "Agradeço a todas as mulheres de 80, 90 anos que fizeram questão de votar".

Hillary, seu marido, Bill Clinton, e a filha do casal Chelsea Clinton chegaram ao local do evento em Washington por volta das 13h40 e foram recebidos como popstars.

As primeiras palavras de Hillary, após ser aplaudida por meio minuto sem conseguir falar, foram: "esta não é a festa que eu planejei, mas estou feliz com a companhia de vocês".

Apoio

A decisão de Hillary de sair da corrida não encerra seu papel na disputa pela sucessão do governo de George W. Bush. Como uma das mais influentes figuras democratas, a ex-primeira-dama cumpre sua obrigação em dar apoio a Obama.

A questão que deve surgir após este sábado é como os eleitores, a mídia e os republicanos reagirão. É provável que os ataques entre Obama e Hilary não sejam esquecidos, e que se questione como ela pode apoiar um candidato que, há pouco tempo, dizia não estar preparado para o cargo de presidente.

Como indício desta nova fase, Obama e Hillary trocaram os ataques, acusações e questionamentos por elogios mútuos.

Na quarta-feira (4), em discurso diante do Comité Anual de Assuntos Internos Americano-israelenses, Hillary disse que Obama está "pronto para enfrentar os desafios da Presidência e garantir a segurança de Israel".

Já Obama --que há meses parecia ignorar a rival, com a certeza de que já havia ganho a nomeação--, declarou na quinta-feira (5) que Hillary "fez história" na política dos EUA. "Agora, minhas duas filhas olham para si mesmas de forma diferente, graças ao fato de ela ter concorrido à Presidência dos Estados Unidos", afirmou.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Somália: Correspondente da BBC assassinado a tiro perto de casa em Kismayo

O correspondente da BBC Naster Dahir foi assassinado a tiro no sábado, quando regressava a casa, na cidade de Kismayo, no Sul da Somália, anunciou a emissora britânica.

Dahir, de 26 anos, recebeu vários tiros no peito e no estômago desferidos por um homem armado, quando regressava a casa, em Kismayo, a 500 quilómetros a sul de Mogadíscio.

O jornalista somali foi transportado ao hospital em estado de coma, tendo falecido pouco depois.

A União Nacional dos Jornalistas Somalis (NUSOJ), de que Dahir era vice-presidente, indicou que o jornalista tinha recebido várias ameaças de morte.

As primeiras investigações ao assassínio de Dahir apontam a autoria para grupos de rebeldes islamitas.

A organização Repórteres Sem Fronteiras manifestou repulsa por este assassínio.

A Somália, mergulhada no caos e violência desde 1991, é um dos países mais perigosos do mundo para os profissionais da informação.

Pelo menos nove jornalistas foram assassinados neste país africano desde Fevereiro de 2007, segundo os dados da organização de defesa dos direitos civis Amnistia Internacional.

OM.

Fonte Inf.- Lusa/fim.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Espanha: Diário basco «El Correo» sofre atentado da ETA

Espanha: Diário basco «El Correo» sofre atentado da ETA

A ETA provocou uma explosão na rotativa do jornal diário basco «El Correo». A bomba, com cinco quilos de explosivos não causou feridos, apesar de estarem a trabalhar no edifício no momento da explosão 50 pessoas.

Segundo o Departamento do Interior do Governo Basco, a explosão deu-se depois das três da madrugada, na zona de Zamudio onde se situam as rotativas do diário. No entanto, não houve qualquer aviso prévio.

Naquelas rotativas também se imprimem os diários El Mundo e o desportivo Marca.


08-06-2008
DD
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Homem mata 7 a facadas nas ruas de Tóquio

Um homem armado com uma faca matou sete pessoas e deixou outras dez feridas no centro de Tóquio, segundo relatos da mídia japonesa.
O incidente ocorreu no distrito de Akihabara, uma área popular entre jovens e turistas.

Segundo relatos, o suspeito, que teria sido identificado como Tomohiro Kato, de 25 anos, dirigiu um caminhão alugado contra um grupo de pessoas e depois começou a esfaquear qualquer um que passasse por seu caminho.

"Eu vi uma carnificina. Corpos por todos os lados. Alguns estavam conscientes, outros não, deitados na calçada e na rua. Havia muita gente, muitos curiosos", disse à BBC James Slaymaker, um britânico que chegou ao local pouco depois do ataque.

Outra testemunha disse à agência de notícias japonesa Kyodo News: "O homem pulou sobre outro homem que ele tinha atropelado com seu carro e o esfaqueou diversas vezes. Andando na direcção da estação de Akihabara, ele cortava pessoas aleatoriamente."

O suspeito foi preso perto do local dos ataques e teria dito a policiais que estava cansado da vida e que foi a Akihabara para matar pessoas.

As vítimas fatais do ataque são seis homens, entre 19 e 74 anos, e uma mulher de 21 anos, segundo a Kyodo News.

Crime

O ataque em Tóquio acontece no mesmo dia em que, em 2001, um homem com problemas mentais entrou numa escola primária e matou oito crianças a facadas.

Outros quinze estudantes e professores ficaram feridos no ataque, ocorrido na cidade de Osaka.

Este tipo de episódio, que já foi raro no Japão, está se tornando mais comum nos últimos anos.

Em Janeiro, um rapaz de 16 anos armado com duas facas de cozinha feriu várias pessoas numa rua comercial lotada em Tóquio.


.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Explosão faz pelo menos 12 mortos

Sobe para 12 o número de mortos já confirmados do duplo atentado numa estação de comboios na Argélia.

Entre as vítimas estão seis soldados e dois cidadãos franceses, funcionários de empresas de engenharia.

O atentado, que ocorreu a numa cidade que fica a 50km da capital, ainda não foi reivindicado.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Milhares de ciganos protestam em Roma contra xenofobia

Cerca de 3.000 ciganos protestaram neste domingo em Roma contra a xenofobia, após sérios distúrbios envolvendo essa etnia na Itália, que culminaram em incêndios de vários acampamentos.

Essa é a primeira vez que eles se manifestam na Itália, onde calcula-se que vivam 150.000 ciganos, muitos de origem romena ou da ex-Jugoslávia mas em sua maioria italianos.

Os manifestantes marcharam ao som da música tradicional e levando placas onde se podia ler "Não a xenofobia", "os ciganos nunca foram a guerra" e "não a informação racista".

Vários acampamentos de ciganos foram incendiados por populares em maio próximo de Nápoles, no sul.

O episódio que desencadeou os ataques foi a suposta tentativa de sequestro de um bebê por uma jovem cigana.

Apesar da investigação sobre esse caso não ter encerrado, o jornal "Il Giornale", do chefe de governo Silvio Berlusconi, teve como manchete de capa, no dia 19 de maio, "Como os ciganos vendem as crianças".

A justiça da Itália não tem nenhum caso comprovado de sequestro de crianças por ciganos.

O governo inclusive já nomeou um responsável que irá coordenar a questão cigana em Roma, Milão e outras grandes cidades, com o objectivo de acabar com os acampamentos ilegais.

O novo prefeito de Roma, o ex-neofacista Gianni Alemanno, ordenou que a polícia da capital esvaziasse na sexta-feira um acampamento instalado no bairro popular de Testaccio, próximo do centro. Seus 122 habitantes, todos italianos, foram levados para um bairro da periferia.


.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Argélia: Dois atentados durante a visita de Sócrates

Treze pessoas morreram nos ataques numa localidade próxima da capital onde estava o primeiro-ministro.

Dois atentados a bomba mataram treze pessoas, entre elas um engenheiro francês, o motorista argelino e vários membros das forças de segurança e da defesa civil, este domingo na região de Lakhdaria, a leste de Argel, informou a polícia, citada pela agência France Press.

Os ataques ocorreram no primeiro dia em que o primeiro-ministro, José Sócrates, esteve em Argel para participar na II Cimeira Luso Argelina, dominada pelas questões de cooperação económica, sobretudo ao nível energético, e pelo debate em torno da estabilização política do Magreb.

O alvo principal do ataque foi o automóvel do engenheiro, que explodiu ao passar sobre uma bomba quando saía de uma obra da companhia francesa Razel, para a qual trabalhava num projecto de reparação de via férrea. O engenheiro ficou gravemente ferido e morreu posteriormente, segundo a polícia.

As restantes vítimas morreram na explosão de uma segunda bomba, quando corriam para socorrer o veículo do engenheiro, informaram testemunhas.

Além do engenheiro e do motorista, o ataque matou oito membros das forças de segurança e três agentes da defesa civil.

Amado quer apoio firme a Argel na luta contra o terrorismo

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, considerou hoje essencial que a União Europeia dê um apoio firme às autoridades de Argel para a contenção do fenómeno do terrorismo.

As palavras de Luís Amado foram proferidas após o fim do primeiro dia da II Cimeira Luso Argelina, que termina esta segunda-feira em Argel.

«É fundamental que a União Europeia tenha uma política mais ambiciosa de cooperação na segurança e defesa, tanto ao nível das relações transatlânticas, como também com os países do Magreb», declarou o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

Luís Amado adiantou mesmo que o «apoio às autoridades argelinas é essencial para conter o fenómeno do terrorismo, não só no Magreb», mas também para impedir que afecte o continente europeu.

Sobre a II Cimeira Luso Argelina, Luís Amado referiu que as questões de defesa e de segurança «estão no centro da agenda política» por parte dos governos de Argel e de Lisboa.

José Sócrates encerra hoje, em Argel, a sua participação na II Cimeira Luso Argelina, estando neste país acompanhado pelos ministros Luís Amado, e pelo ministro da Economia, Manuel Pinho.

Estava prevista também a presença em Argel do ministro Mário Lino, mas o titular das pastas das Obras Públicas, Transportes e Comunicações ficou em Lisboa devido ao actual diferendo entre o Governo com as empresas do sector dos transportes.

Portugal Diário
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Cabul: Dois militares portugueses feridos

Dois feridos ligeiros e uma viatura danificada foi o balanço do ataque de rebeldes afegãos contra uma coluna militar portuguesa que regressava domingo a Cabul, informou hoje o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) .

A coluna militar portuguesa foi atacada domingo à noite na província de Wardak, 80 quilómetros da capital, por rebeldes afegãos, tendo resultado dois feridos ligeiros quando esta fazia o trajecto de regresso à capital do Afeganistão, após um mês e meio de missão em Wardak, não tendo sido necessário prestar assistência médica imediata aos feridos no local.

O Estado-Maior General das Forças Armadas informa que "os dois feridos ligeiros prosseguiram a sua missão com normalidade, tendo a coluna da Força Nacional Destacada chegado a Cabul, ao aquartelamento nacional, sem mais incidentes, durante a madrugada de hoje".

A coluna militar, que partiu de Kandahar no dia 8 de Junho, era constituída por 92 militares e 22 viaturas e terminou o seu empenhamento a Sul do Afeganistão, após um mês e meio em missão na área de operações de Kandahar.

A 1ª Companhia de Comandos efectuou uma missão operacional na província de Kandahar, epicentro da insurreição talibã no sul do país.

O contingente português, que assume desde Março as funções de Força de Reacção Rápida do comando da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO, foi deslocado de Cabul para Kandahar, onde os comandos cumpriram um período de adaptação ao teatro operacional, antes de ocuparem posições em Maywand, um distrito daquela província do sul do Afeganistão.

Nesta região coube à 1ª Companhia de comandos apoiar o esforço de expansão das posições da NATO e do exército afegão (ANA) na região de Kandahar, a área de maior actividade operacional no Afeganistão, de forma a retirar espaço de manobra à insurreição.

«Como unidade de reserva do COMISAF (comandante da ISAF) pode a qualquer momento ser enviada para qualquer ponto do teatro afegão», afirmou, na ocasião, o porta-voz da ISAF, general Crlos Branco.

A área de Kandahar é um dos principais alvos do esforço de reforço do dispositivo de forças da NATO e dos EUA no Afeganistão (cerca de 60 mil homens no total).

O contingente nacional de comandos regressa a Portugal em Agosto.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Espanha - Crise/Combustíveis: Bloqueios e filas nas fronteiras, portos e estradas


09 de Junho de 2008, 14:20

Madrid, 09 Jun (Lusa) - As primeiras horas da paralisação de camionistas em Espanha provocaram hoje bloqueios na fronteira com França e retenções significativas de trânsito nas cidades de Madrid, Barcelona, Valência e Cádiz.

Centenas de camiões estão a participar em piquetes ou em marchas lentas como forma de protesto contra o aumento dos combustíveis e contra o facto dos preços mínimos de transporte, definidos por lei, não serem aplicados.

Para já apenas uma pequena parte das associações do sector aderiu à paralisação, que abrange sobretudo as pequenas e médias empresas de transporte e os transportadores autónomos.

Ainda assim a presença dos camiões em pontos vitais está a condicionar o movimento de outros transportadores.

Além dos bloqueios na fronteira com França, tanto na Catalunha como no País Basco, os principais problemas ocorreram nos acessos a Madrid, onde vários camiões em marcha lenta causaram filas que em algumas zonas ultrapassaram os 20 quilómetros.

O mesmo acontece com acções em Valência, nos arredores de Barcelona e em Valladolid, na comunidade autónoma de Castela e Leão.

No Pais Basco a paralisação mantém bloqueada a entrada e saída no Porto de Bilbao e em Cádiz, na Andaluzia, uma concentração de uma centena de camiões tem bloqueado um dos principais acessos à cidade.

Agentes policiais estão em v��rios pontos do país no intuito de vigiar os piquetes e as acções de protesto.

Apesar das principais associações do sector não terem aderido, evidencia-se entre os consumidores algum receio relativamente a eventuais faltas de bens, devido a problemas de distribuição.

Nos supermercados e bombas de gasolina de Madrid contactados e visitados pela Lusa é evidente a grande afluência de clientes, com longas filas em várias dos postos.

Cerca de 15 por cento dos postos de gasolina de Madrid já estavam sem abastecimentos de combustível ao inicio da tarde, segundo uma fonte da associação de empresários das bombas de gasolina.

Se a afluência de clientes se mantiver - com um ritmo de consumo mais elevado do que o de fornecimento - esse valor pode aumentar para 40 por cento no final do dia.

Os supermercados garantem ter reservas para aguentar eventuais problemas, não havendo para já sinais de preocupação.

O governo renovou já o apelo ao fim da paralisação.


ASP.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Avião com 200 a bordo pega fogo ao pousar no Sudão

Um avião da companhia aérea Sudan Airways, com cerca de 200 pessoas a bordo, pegou fogo nesta terça-feira ao pousar e bater na pista do aeroporto de Cartum, no Sudão.
Ambulâncias e bombeiros foram mobilizados e se dirigiram para o aeroporto, mas ainda não há informações confirmadas sobre vítimas.

A rede de televisão árabe Al-Jazeera afirma que, de acordo com uma emissora sudanesa, cerca de cem pessoas morreram no incêndio.

Relatos indicam que o avião teria derrapado ao tocar a pista. Testemunhas dizem que os dispositivos de emergência da aeronave foram accionados e parte dos passageiros conseguiu escapar.

As chamas tomaram o cockpit e a fuselagem da aeronave, que havia descolado de Amã, na Jordânia.


.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Morte de grevista em Granada

A greve dos camionistas em Espanha contra o preço dos combustíveis fez hoje uma vítima mortal, avança a edição online do jornal “El Mundo”.


Um elemento de um piquete foi atropelado por uma camioneta junto ao mercado da cidade de Granada.

O incidente aconteceu quando do homem tentava convencer outros camionista a aderir ao protesto. O autor do atropelamento foi imediatamente detido, segundo a Guardia Civil.

Os transportadores espanhóis estão paralisados desde ontem e, até agora, as reuniões entre o Governo e os representantes das empresas em protesto ainda não conseguiram resolver o impasse.

O abastecimento de combustíveis e alimentos frescos começam a faltar já em alguns locais e a circulação automóvel sofre as consequências dos bloqueios organizados pelos camionistas.

Cerca de mil camionistas portugueses estão parados na cidade de Irun, junto à fronteira com França.

Nuno Ribeiro, um dos motoristas bloqueados em Irun, disse à Renascença que as indicações que recebeu é que o protesto deverá continuar, pelo menos, até sexta-feira.

A situação é de tensão e na última noite registaram-se confrontos entre manifestantes e motoristas, sendo que alguns camiões foram vandalizados.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Filha de Josef e Elisabeth Fritzl acorda do coma

A filha mais velha de Elisabeth Fritzl, a austríaca que foi mantida em cativeiro durante 24 anos pelo próprio pai, saiu do coma induzido, informaram esta terça-feira os médicos do hospital de Amstetten.


Kerstin Fritzl, de 19 anos, poderá deixar a unidade de cuidados intensivos nos próximos dias, no entanto, vai continuar a precisar de “assistência médica e terapêutica intensas”.

O internamento de Kerstin Fritzl, em Abril, levou as autoridades austríacas a desvendar o macabro caso que abalou a pacata cidade de Amstetten e toda a Áustria.

Josef Fritzl manteve a própria filha Elisabeth em cativeiro na cave da casa da família, durante 24 anos, e dos constantes abusos sexuais resultaram sete filhos, um dos quais morreu.
 

manuel_prata

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 11, 2008
Mensagens
129
Gostos Recebidos
0
assim fosse-mos nos como os espanhois que a coiza piava mais fino ,so tenho pena do falecido pois estava a lutar para todos ,emquanto alguns so andao bem pendorados no trabalho dos outros .:isso_se_faz:
 

nelantunes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 8, 2007
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
sou completamente a favor da greve das transportadoras se para uma coisa somos Europa para outras também deveríamos ser, como por exemplo nos ordenados, etc... o restos das desigualdades vocês já sabem...
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Itália: Gangue rouba um milhão de euros em assalto na auto-estrada

Um gangue de ladrões roubo um milhão de euros de um carro blindado que seguia na autoestrada perto de Bérgamo, na Lombardia, zona norte da Itália.

Cerca de dez homens, em quatro automóveis, bloqueram o carro blindado na auto-estrada perto de Bérgamo, na Lombardia. Em seguida, os suspeitos dispararam sobre o veículo, forçando os seguranças a sair.

A polícia afirma que o gangue parou vários automóveis que circulavam na auto-estrada, obrigando os motoristas a abandonarem os carros, que depois foram incendiados numa manobra de distracção para a fuga.

A RAI, emissora de televisão estatal, afirma que a auto-estrada estava quase deserta no momento do assalto porque o jogo da selecção italiana estava prestes a começar.

O assalto rendeu aos ladrões cerca de um milhão de euros.

SOL
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo