Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
UE e EUA de acordo sobre deslocação da missão de polícias e juristas

Kosovo: UE e EUA de acordo sobre deslocação da missão de polícias e juristas
02 de Maio de 2008, 23:14

Londres, 02 Mai (Lusa) - A secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice e alguns dos seus homólogos europeus puseram-se hoje de acordo sobre a polémica deslocação da missão de polícias e juristas da União Europeia para o Norte do Kosovo.

Não foi divulgado qualquer comunicado conjunto mas as declarações de vários responsáveis revelam a persistência de profundas divergências entre a Rússia, que se opõe aquela deslocação, e os países ocidentais.

«Vamos assistir nas próximas semanas a uma transição gradual e ordenada do papel da MINUK para a União Europeia", disse à imprensa um alto responsável do Departamento de Estado, referindo-se à missão da ONU que gere o Kosovo desde 1999.

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros Bernard Kouchners revelou, por seu lado, um "optimismo prudente".

Contudo, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergueï Lavrov, levantou dúvidas sobre a legalidade da operação.

«Sejam quais forem as novas ideias propostas, o que for para além do mandato contido na resolução 1244 necessitará de uma nova resolução do Conselho de Segurança", salientou ele, referindo-se à resolução da ONU que criou a MINUK em 1999.

Os 27 paises da União Europeia decidiram deslocar para o Norte do Kosovo de maioria sérvia uma missão de polícias, juristas e pessoal das alfândegas para evitar uma divisão de facto desta antiga província sérvia que proclamou unilateralmente a independência em Fevereiro, apesar da oposição da Sérvia e da Rússia.

MF.

Lusa/Fim
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
só mesmo para chinocas:Espi06::Espi06::Espi06:
 

wolverine_dj

GF Ouro
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
1,488
Gostos Recebidos
0
Ganda ponte
moto-avance-3.gif
eu chegava a meio dava-m o sono :Hee::Hee::Hee:

Os Chinocas é tudo em grande :Hee:

Cumps

Fiquem Bem
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Inglaterra tem '100 mil Madeleines' por ano

Enquanto a busca pela menina britânica Madeleine McCann é exposta pela mídia do mundo todo há um ano, outras 100 mil famílias inglesas vivem o mesmo drama em silêncio. De acordo com um relatório da ONG inglesa Parents and Abducted Children Together (PACT), é esse o número anual de denúncias recebidas pela polícia do Reino Unido que envolve o sumiço de crianças e jovens.

Segundo dados da ONG, houve um aumento do número de seqüestros de crianças registrados nos últimos 10 anos no país e pelo menos um quarto dos casos tiveram envolvimento dos pais.

Em entrevista ao G1, por e-mail, Ernie Allen, presidente da organização International Centre for Missing and Exploited Children (ICMEC), que trabalha no combate ao seqüestro e desaparecimento de crianças pelo mundo, confirmou o aumento dos números. "Estimativas indicam que pelo menos 1 milhão de crianças são comercializadas para fins sexuais todos os anos. Sabemos que elas se tornaram uma commodity para venda e troca."

De acordo com Allen, nos Estados Unidos há 800 mil denúncias de crianças sumidas por ano, enquanto que no Canadá o número é de 66 mil, na Alemanha é de 50 mil e, na França, 39 mil. Segundo ele, o Brasil tem aproximadamente 40 mil denúncias anuais.



Os Estados Unidos implementaram um sistema de alerta para quando um caso de desaparecimento é reportado. Assim que os parentes informam o sumiço de alguém, os meios de comunicação locais - principalmente rádios e redes de TV - fazem um esforço conjunto e fornecem uma descrição detalhada da criança. Os "Amber Alert", como são chamados, já solucionaram 393 casos desde que foram instalados no país, em 1996.



Definição
Allen explicou que o maior problema para saber o número exato de crianças sumidas num país é a definição de "desaparecido". "O que é uma criança desaparecida? Um jovem que fugiu de casa e está nas ruas pode ser considerado sumido? Em alguns países a resposta é sim e em outros é não. Genericamente, uma criança não é considerada 'desaparecida' até que seus pais estejam procurando por ela."



O que fazer?
Segundo Allen, existem três coisas que podem ser feitas para ajudar no combate ao desaparecimento de crianças: avisar a polícia imediatamente após detectar um sumiço, criar e manter um centro de dados de crianças desaparecidas no país e criar um mecanismo para mobilizar as pessoas a ajudarem na busca.



Para ele, o tempo é um grande inimigo na procura pelas crianças desaparecidas. "Em 76% dos casos mais sérios, como seqüestros e assassinatos, a criança é morta nas primeiras três horas". Ele contou que nos Estados Unidos costumava-se ter um período de espera para se reportar um desaparecimento. "A polícia dizia aos pais 'provavelmente seu filho fugiu de casa, se ele não aparecer dentro de um ou dois dias, nos ligue novamente que faremos uma ocorrência'. Hoje essa prática foi eliminada por lei.

Fonte: G1 Mundo
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Caso Betancourt: Ingrid ainda quer chegar à Presidência

O ex-senador colombiano Luis Eladio Pérez, que foi refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), afirmou hoje em São Paulo que a também ex-congressista Ingrid Betancourt, ainda em cativeiro, mantém viva sua intenção de chegar à Presidência da Colômbia.

Após discursar como expositor do Segundo GlobalGreens, Peréz declarou à Agência Efe que "Ingrid é muito inteligente e soube aproveitar os momentos de solidão do cativeiro para avançar e amadurecer em suas idéias políticas".

"Ela vai desempenhar um papel muito importante na política colombiana. Ela tem capacidades como ninguém e conhece o ambiente político", acrescentou o ex-congressista, que passou mais de seis anos seqüestrado pelas Farc.

Pérez, libertado em 27 de fevereiro deste ano, acrescentou que a ex-candidata do Partido Verde Oxigênio da Colômbia na disputa eleitoral de 2002, ano no qual foi seqüestrada, pensa em um Governo que priorize a educação.

"Ela quer um ano especial para cada um dos quatro do mandato presidencial, dedicando o primeiro à mulher, o segundo à infância, o seguinte à terceira idade e o último à educação, que receberá o maior investimento em relação ao PIB (Produto Interno Bruto)", explicou.

O ex-congressista pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais participação na ação humanitária internacional que busca a libertação da ex-candidata e de outros seqüestrados.

"Gostaríamos que (Lula) tivesse um papel protagonista nessa luta.

Ele tem autoridade política e moral para isso, pois vem de uma esquerda moral renovadora e sua intervenção seria oportuna", apontou Pérez, ex-legislador que expôs sua estratégia para a intermediação de Governos "amigos" na libertação dos outros reféns.

O advogado, de 58 anos, lembrou que a libertação de civis não está entre os protocolos do Direito Internacional Humanitário (DIH), pois a retenção de pessoas alheias ao conflito é uma prática vedada pelos organismos internacionais.

Pérez e três ex-legisladores foram libertados pelas Farc em fevereiro passado, depois que o grupo guerrilheiro libertou, em janeiro, a ex-candidata à Vice-Presidência na chapa de Betancourt, Clara Rojas, e a ex-congressista Consuelo de Perdomo.

No entanto, as negociações para outras libertações foram suspensas após a morte de Luis Edgar Devia, conhecido como "Raúl Reyes", em uma operação do Exército colombiano contra um acampamento das Farc no Equador, em uma ação que gerou tensões entre Bogotá, Quito e Caracas.

Para Pérez, apesar do distanciamento nas negociações com a morte de "Reyes", os diálogos entre essa guerrilha e a comunidade internacional podem ser retomados.

Nesse sentido, destacou os avanços dados pelo Governo colombiano, com a promulgação de um decreto presidencial para alterar a norma em acordos humanitários que exige a assinatura de um documento prévio antes de iniciar esse tipo de gestões.

"Assim, o passo inicial para o acordo seria a libertação de pelo menos mais um civil, que poderia ser Ingrid ou qualquer outro. Já falamos com o presidente (francês) Nicolas Sarkozy e ele está disposto a receber transitoriamente os guerrilheiros trocados pelo tempo que seja necessário", comentou.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Governo da Venezuela se encarregariam do financiamento para a reinserção dos guerrilheiros à vida civil, com programas desse tipo aplicados pelo organismo internacional e pelo país sul-americano.

"Presos naquele lugar vivemos mais a cultura da morte do que da vida, por isso queríamos ser resgatados de qualquer forma, mas, como propõe aqui a 'comunidade verde', rejeitamos qualquer intervenção militar, que seria um fuzilamento", argumentou.

Enquanto isso, o estado de saúde de Betancourt, a quem viu no dia 4 de fevereiro, antes de sua libertação, Pérez indicou: "infelizmente, a deixei em uma situação pior do que as das fotos que ficaram conhecidas no mundo todo".

"Mas, aparentemente, o que não torna a situação menos grave, ela não sofre de hepatite como se havia falado, e sim de uma infecção por amebas", especificou.

Pérez participou do GlobalGreens em companhia do publicitário colombiano Juan Carlos Lecompte, esposo de Betancourt.

Fonte: Último Segundo
 

sneto2000

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 23, 2007
Mensagens
3,185
Gostos Recebidos
0
Jovem tenta sacar cheque de US$ 360 bilhões para 'abrir empresa'

O norte-americano Charles Ray Fuller tem a chave para o sucesso no mundo dos negócios. Ou pelo menos parecia ter, quando foi preso na última semana ao tentar sacar US$ 360 bilhões em dinheiro apresentando um cheque. Ele disse a funcionários de um banco de Fort Worth (Texas, EUA) que pretendia usar o dinheiro para algo grande: ela queria começar "um negócio recorde".

Mas os 10 zeros no cheque não convenceram o banco e Charles foi preso por falsificação. Ele alegou que recebeu o cheque da mãe de sua namorada para abrir o negócio dos sonhos. Funcionários do banco entraram em contato com a mulher e descobriram que ela não havia permitido nenhum saque, e sequer havia dado o cheque ao futuro genro.

Além do cheque bilionário, Charles carregava também uma pistola e 56 gramas de maconha. O pequeno empresário, que não deve ter um namoro tranqüilo a partir de agora, foi solto depois de pagar fiança de US$ 3.750 - em dinheiro vivo.

Fonte: G1
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Acidente aéreo mata 23 no Sudão

Acidente aéreo mata 23 no Sudão

O ministro da Defesa do governo regional semi-autónomo do Sudão morreu, ontem, juntamente com 19 oficiais e responsáveis pela antiga rebelião do Sul, quando o seu avião se despenhou no país, revelou a imprensa estatal.

O aparelho despenhou-se na região de Guguerial, a 375 quilómetros a ocidente de Juba, capital do Sudão Sul, matando todas as pessoas a bordo.

O Sudão Sul, palco de uma guerra civil que durou duas décadas e terminou em 2005, tem o seu próprio governo semi-autónomo. "Havia 21 passageiros e dois pilotos", disse o presidente do Sudão Sul, Salva Kiir.


JN
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Duas mulheres são decapitadas por suposta bruxaria em Papua-Nova Guiné

Duas mulheres da região montanhosa de Papua-Nova Guiné foram torturadas e decapitadas por suposta bruxaria, após um julgamento popular, informou hoje a rádio neozelandesa.

Uma das vítimas era casada e tinha quatro filhos, enquanto a outra era mãe de um filho e estava divorciada.

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu esta semana na aldeia de Togoba, onde a família de um taxista supostamente assassinado acusou as duas mulheres de ter matado o motorista usando bruxaria.

As supostas bruxas foram detidas, trancadas em uma casa e torturadas.

Depois de serem consideradas culpadas, na quinta-feira passada o filho mais velho do taxista entrou na casa e as decapitou, e em seguida incendiou o local.

"Acabamos de retornar do local. A casa ainda estava em chamas e os corpos continuavam em seu interior. Toda a população presenciava o drama", disseram as testemunhas Paulus Tepra e Kuri Kuimbil.

Os assassinatos por suposta bruxaria são frequentes em algumas regiões de Papua-Nova Guiné.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
:isso_se_faz:Não estamos na Idade Média!!!

Noticias destas são tristes, e provam a presença de muitas superstições e ignorância que levam ao extremo a violência!!


Aonde estão os Direitos Humanos??? !!!
 

*Diogo*

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 15, 2007
Mensagens
826
Gostos Recebidos
0
Nestes países os direitos humanos quase que não existem...
Triste saber que isto e muito mais acontece em pleno século XXI...
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
China: Alerta nacional para controlar vírus que já matou 22 crianças

Pequim, 03 Mai - O Ministério da Saúde da China lançou hoje um alerta nacional para tentar controlar um vírus que já provocou a morte de 22 crianças num cidade do centro do país e mostra sinais de estar a alastrar.

O alerta nacional constitui uma resposta ao que o Ministério da Saúde classifica de um surto em larga escala do Enterovirus 71 (EV-71) na província de Anhui, no centro do país.

Até hoje, tinham sido registados 3.736 casos de infecção pelo vírus na cidade de Fuyang, em Anhui, um aumento de 415 casos em 24 horas, segundo as autoridades.

Além das 22 mortes, o Ministério da Saúde chinês anunciou que 978 pessoas continuam hospitalizadas, 58 das quais em situação grave ou crítica.

A doença provocada pelo vírus afecta principalmente crianças com menos de dez anos de idade e os doentes apresentam sintomas como febre, feridas na boca e bolhas.

O vírus é transmitido por contacto directo com secreções do nariz ou da boca, saliva, fluídos e bolhas, além das fezes das pessoas infectadas.

Entretanto, testes preliminares mostram que um bebé de 18 meses que morreu sexta-feira na província de Guangdong, adjacente a Macau e Hong Kong, estava infectado com o EV-71.

Uma segunda morte naquela província está a ser investigada, segundo a agência noticiosa chinesa Xinhua.

"Os departamentos de saúde devem reconhecer a importância e a urgência de prevenir o alastramento de doenças infecciosas e têm de dar prioridade à prevenção e controlo destas doenças", afirma o Ministério da Saúde no alerta nacional.

O surto constitui uma preocupação para a China, que se prepara para receber centenas de milhares de estrangeiros para os Jogos Olímpicos de Pequim, que decorrem de 08 a 24 de Agosto.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Áustria: Elisabeth Fritzl diz que a mãe nada teve a ver com o sequestro - Der Spiegel

Berlim, 03 Mai - Elisabeth Fritzl, sequestrada e violada durante 24 anos pelo pai em Amstetten, Áustria, desculpabilizou a sua mãe Rosemarie, afirmando que apenas o pai lhe levou comida durante todo o período de reclusão, escreve a revista alemã Der Spiegel.

Elisabeth Fritzl "desculpabilizou claramente sua mãe durante o depoimento que prestou à polícia ", afirma a Spiegel na sua edição da próxima segunda-feira, em que consagra um longo dossier a este assunto citando um relatório policial.

A vítima assegurou aos investigadores que a sua progenitora, Rosemarie Fritzl, "nunca soube do sequestro e nada teve que ver com ele". Apenas o seu pai, como disse à polícia, lhe levava alimentos e vestuário.

Durante os primeiros nove anos de sequestro, ou seja de 1984 até 1993, o calabouço da jovem esteve reduzido a uma única sala, o que implica que as "repetidas violações" de Elisabeth por Josef Fritzl ocorreram em presença das três primeiras crianças nascidas em 1988, 1990 e 1992 desta relação incestuosa, escreve a Der Spiegel, citando o testemunho prestado pela vítima.

O longo sequestro começou em 28 de Agosto de 1984, dia em que Josef Fritzl pediu à sua filha para ir com ele à cave para o ajudar a transportar uma pesada carga, segundo a revista.

"Foi o último dia em que Elisabeth viu a luz do dia, em 24 anos de cativeiro", refere o semanário.

Durante os dois primeiros dias, a rapariga, então com 19 anos de idade, foi presa a um móvel com algemas. Depois, durante vários meses, Josef Fritzel manietou-a com uma espécie de trela para que pudesse chegar até à casa de banho para as suas necessidades.

As análises de ADN confirmam que Josef Fritzl é o pai das seis crianças nascidas de violações repetidas ao longo de 24 anos, segundo revelou a polícia de Amstetten. Porém, a investigação não permitiu concluir que a mãe tenha sido cúmplice do crime.

"As análises de ADN forneceram uma prova decisiva de que as seis crianças paridas por têm como progenitor o próprio pai, Josef Fritzl", disse em conferência de imprensa Franz Polzer, chefe da polícia criminal da região da Baixa-Áustria, mas afirmando não haver provas do envolvimento de Rosemarie Fritzl.

Elisabeth viveu durante mais de 20 anos na cave da casa habitada pelos pais, um espaço de 60 metro quadrados de superfície e 1,70 metros de altura, o que levou vários especialistas citados pela imprensa austríaca a questionar o papel da mãe, Rosmarie, actualmente com 69 anos, em todo este caso.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Brasil: Desapareceu avião de turismo com quatro britânicos

Rio de Janeiro, 03 Mai (Lusa) - Um pequeno avião de turismo com quatro passageiros britânicos e dois tripulantes brasileiros desapareceu sexta-feira quando sobrevoava a costa do estado da Baía, Brasil, anunciou hoje a companhia aérea proprietária do aparelho.

O bimotor da Aero Star partira da cidade da Baía em direcção a Ilhéus e o último contacto foi mantido ao anoitecer, indicou um porta-voz da companhia.

O consulado britânico pediu para não serem reveladas as identidades dos passageiros, mas segundo o mesmo porta-voz aparentemente trata-se de empresários.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Constituinte equatoriana quer 'felicidade sexual' garantida por lei

Uma deputada constituinte governista no Equador propôs que o direito das mulheres à felicidade sexual seja garantido pela lei do país.
A sugestão vem provocando um intenso debate no conservador Equador.

Maria Soledad Vela, que faz parte da Assembleia que está reescrevendo a Constituição do país, alega que as mulheres são tradicionalmente vistas apenas como objectos sexuais ou como reprodutoras.

Agora, segundo ela, as mulheres deveriam ter o direito de tomar decisões “livres, responsáveis e informadas” sobre suas vidas sexuais.

“Orgasmo por lei”

O objectivo expresso da Assembléia Constituinte é, entre outras coisas, tentar garantir uma melhor distribuição de renda e direitos para as comunidades indígenas e para os pobres.

Para Soledad Vela, as mulheres não deveriam ser deixadas de lado nesta lista.

Mas suas propostas provocaram uma intensa resposta – em sua maioria, sem surpresas, dos homens.

O deputado constituinte de oposição Leonardo Viteri acusou-a de tentar decretar “orgasmo por lei”.

Outro deputado classificou a proposta de “ridícula” e disse que um tema tão íntimo deveria permanecer íntimo e não ser previsto por lei.

Soledad Vela respondeu às críticas dizendo que nunca pediu o direito ao orgasmo, mas somente o direito de “desfrutar do sexo em uma sociedade mais livre, justa e aberta”.

Segundo ela, o sexo é um tema difícil de discutir no Equador e o que ela quer são leis mais claras sobre o direito à vida, à saúde e à educação sexual.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Al-Qaeda reivindica tentativa de atentado contra embaixada italiana

O braço iemenita da Al-Qaeda reivindicou, em um comunicado publicado neste sábado na internet, o atentado frustrado de quarta-feira contra a embaixada italiana em Sanaa, onde duas bombas explodiram sem deixar vítimas.

"A organização da Al-Qaeda na península arábica - as Brigadas Jund al-Yemen - reivindica a louvável operação conduzida pelos leões da unidade que atacaram a embaixada da Itália com obuses de morteiro", destacou o grupo no comunicado.


O objetivo do atentado era "expulsar os infiéis da península arábica e vingar todos os muçulmanos vítimas da campanha mundial dos cruzados", acrescenta o texto, cuja autenticidade não pôde ser comprovada.


Na quarta-feira, um policia havia informado que o ataque tinha sido perpetrado com "dois carros-bombas" estacionados na direcção da sede da polícia alfândegária iemenita, contígua à embaixada italiana.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Massacre em penitenciária de Honduras deixa 18 mortos

Dezoito réus comuns foram assassinados com armas brancas por ex-integrantes de quadrilhas na madrugada deste sábado na Penitenciária Nacional de Honduras, 25 km ao norte da capital, informaram autoridades locais.

"Foi constatada nas primeiras horas do dia a morte de 18 pessoas", declarou o porta-voz do ministério da Segurança de Honduras, Wilman Torres.


"As causas do massacre ainda não são conhecidas", destacou.


De acordo com o porta-voz, as vítimas haviam sido transferidas sexta-feira da prisão de San Pedro Sula, onde uma briga entre réus comuns e ex-membros de gangues juvenis conhecidos como "pesetas" deixou nove mortos sábado passado.


No total, 57 prisioneiros haviam sido transferidas de San Pedro Sula à Penitenciária Nacional, justamente para evitar outro massacre após o incidente de sábado passado.


.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Crime: Português é detido no Perú com 3,8 Kg de cocaína na mala

Crime: Português é detido no Perú com 3,8 Kg de cocaína na mala

04 de Maio de 2008, 01:19

Lima, 04 Mai (Lusa) - Um português de 25 anos foi hoje detido pela polícia anti-droga no aeroporto internacional Jorge Chaves, no Peru, quando tentava embarcar num voo para Espanha com 3,8 quilos de cloridrato de cocaína na sua mala.

Hermenegildo Sousa Preto foi detido depois do pessoal da empresa de navegação aérea ter reconhecido, através de aparelhos de raios-x, uma série de manchas características daquela substância no seu equipamento.

A droga estava acondicionada entre quatro embalagens de um doce típico da região, chamado "king kong", que se tornou, nos últimos tempos, uma das formas mais usadas para enviar droga para fora do país.

Sousa Preto confessou terem-lhe sido oferecidos 2.000 dólares para entregar a encomenda em Madrid.

PMC.

Fonte:Lusa/Fim
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Bolívia: Referendo independentista de alto risco em Santa Cruz, Exército reforçou efe

Santa Cruz, Bolívia, 04 Mai (Lusa) - A região mais rica da Bolívia lança hoje um desafio ao presidente Evo Morales, organizando um referendo autonomista de alto risco, que coloca o país à beira de uma explosão de violência.

Os mais de 900.OOO eleitores são chamados às urnas na província oriental de Santa Cruz, que reivindica o direito de gerir os principais jazigos de gás do país e criar a sua própria força de polícia.

Este referendo é considerado ilegal pelo governo socialista e os seus partidários prometeram bloquear a votação, classificada como "tentativa de separatismo".

Ponta de lança da oposição liberal, a região rebelde contesta a nova Constituição introduzida pelo presidente Evo Morales, que preconiza redistribuir a riqueza em benefício dos camponeses desfavorecidos dos Andes, de onde ele próprio é procedente.

Esta crise atiça tensões étnicas entre a comunidade autóctone e os grandes proprietários de terras agrícolas da parte oriental do país, na sua grande maioria de origem europeia ou mestiça, fazendo pairar o espectro de uma guerra civil.

Na véspera do voto, o governador da região, Ruben Costas, preconizou a "refundação de uma nova Bolívia", exortando os seus habitantes a "não responderem a provocações" do poder central.

O líder nacional indígena Fidel Surco advertiu sábado que Santa Cruz acarretará "a responsabilidade de um banho de sangue" em caso de haver confrontações, nomeadamente nas bolsas sociais de pobreza.

A tensão é particularmente forte na localidade de San Julian, feudo do partido socialista presidencial, e nos subúrbios de Santa Cruz, a capital regional, onde se concentram os desempregados em busca de trabalho.

As autoridades nacionais recusam atribuir qualquer valor jurídico ao referendo, cujo desfecho não parece suscitar quaisquer dúvidas, com as sondagens a preverem mais de 70 por cento dos votos a favor do "sim".

Declarado anticonstitucional pelo Tribunal Eleitoral nacional, o referendo foi contudo validado pela sua representação regional de Santa Cruz, que entrou em dissidência.

Várias centenas de polícias nacionais foram enviados como reforço para Santa Cruz, onde um milhar de agentes municipais e vigilantes privados estão encarregados de garantir a segurança das 235 assembleias de voto, que abrirão às 12:00 locais (20:00 em Lisboa).

Os primeiros resultados são esperados às 22:00 locais (06:00 de segunda-feira em Lisboa).

O Exército advertiu para a ameaça de "grave perigo para a integridade do território".

"A votação não deve ser feita", declarou o general Mario Ayala Ferrufino, em nome do Conselho Supremo da Defesa nacional.

Os militares supervisionam instalações petrolíferas na região, cuja nacionalização foi decretada esta semana pelo presidente Evo Morales.

A Bolívia, o país mais pobre da América do Sul, habituado a motins e golpes de Estado, possui nove milhões de habitantes, um quarto dos quais vive na província de Santa Cruz (a maior do país, com 370 mil quilómetros quadrados), cujo tecido económico produz mais de um terço da riqueza nacional.
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Coreia do Sul; Onda gigante mata sete pessoas e fere 14

Pelo menos sete pessoas foram mortas hoje por uma imensa vaga marítima na costa ocidental da Coreia do Sul, informou a guarda costeira

A massa de água abateu-se sobre um dique de protecção perto da localidade de Boryeong, a 200 quilómetros de Seul, arrastando para o mar vários turistas e pescadores.

«Sete pessoas morreram, de acordo com as informações recolhidas até agora, e outras 13 tiveram que ser socorridas», declarou Yang Sun-Kyu, um responsável da guarda costeira.

Segundo a agência de imprensa sul-coreana Yonhap, há neste momento duas pessoas dadas como desaparecidas e outras 14 ficaram feridas.

«O mar esvaziou-se como durante a baixa-mar e em seguida a vaga de mais de dois metros golpeou o dique arrastando para a água pescadores e turistas», relatou uma testemunha citada pela agência de notícias sul-coreana.

Lusa/SOL
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Birmânia: Mais de 240 mortos a passagem de tempestade tropical

Rangum, 04 Mai (Lusa) - Mais de 240 pessoas morreram este fim-de-semana na Birmânia (Myanmar) devido à passagem do ciclone Nargis pelo sul do país, anunciou um porta-voz do Ministério da Informação birmanês.

"Segundo as últimas informações à nossa disposição, 19 pessoas foram mortas na região de Rangum e 222 na região de Irrawaddy", disse a mesma fonte à AFP.

A tempestade tropical, proveniente do golfo de Bengala, atingiu a costa sudoeste da Birmânia na sexta-feira à tarde, com ventos que atingiram 200 quilómetros por hora, e prosseguiu sábado de manhã a sua rota em direcção a leste.

A tempestade provocou grandes estragos em Rangun, a maior cidade do país.

As regiões de Rangum, Irrawaddy, Pegu, Mon e Karen foram declaradas em estado de catástrofe natural pelo governo birmanês.

PNG

Lusa/Fim
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Navio cruzeiro está encalhado ao largo da Letónia com mil pessoas a bordo

No Mar Báltico
Navio cruzeiro está encalhado ao largo da Letónia com mil pessoas a bordo

04.05.2008 - 12h26 AFP

Um navio cruzeiro, com pavilhão das Bahamas e com um total de cerca de mil pessoas a bordo (incluindo 651 passageiros), encalhou esta manhã ao largo da Letónia num banco de areia do Mar Báltico, anunciaram os serviços de socorro marítimo.

O “Mona Lisa” vinha de Gdansk (Norte da Polónia) e deveria fazer escala em Riga, a capital da Letónia, antes de seguir para Talin, na Estónia.

“É um grande navio cruzeiro com muitos passageiros. Estamos prontos para os retirar do navio mas isso não é necessário, por enquanto. Actualmente não existe perigo para os passageiros”, disse Roberts Lakucs, oficial da guarda-costeira da Letónia.

Quatro barcos de socorro foram enviados para ajudar o “Mona Lisa”, encalhado a 80 quilómetros da costa.

Construído nos anos 60, o navio pertence ao armador alemão Lord Nelson Seereisen.


Publico
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Brasil: Naufrágio provocou pelo menos 5 mortos, 30 pessoas desaparecidas

Rio de Janeiro, 04 Mai (Lusa) - Um barco com cerca de 80 pessoas naufragou hoje no rio Solimões, a 80 quilómetros de Manaus, no Brasil, provocando pelo menos cinco mortos e 30 desaparecidos, anunciaram os meios de comunicação locais.

Equipas dos bombeiros, socorristas da Marinha e da defesa civil estão a efectuar buscas no local, tendo sido retirados da água cinco corpos, segundo a rádio.

O barco transportava pelo menos 80 pessoas, maioria dos quais jovens que regressavam de uma festa, mas teria capacidade para apenas 50 pessoas, de acordo com as primeiras informações.

Este é o segundo acidente fluvial naquela região em pouco mais de dois meses.

A 22 de Fevereiro uma outra embarcação afundou-se perto de Itacoatiara, a jusante do local do acidente de hoje, num incidente em que morreram 16 pessoas e 70 foram resgatadas com vida.

O barco é um meio de transporte habitual nesta região do coração da selva amazónica.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Boas Amigos
Se a noticia ja se encontra editada só existe uma solução
tópico encerrado
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo