Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Embarcação com 700 pessoas pega fogo na Indonésia

Uma estação de TV indonésia informou que uma embarcação com mais de 700 passageiros e tripulantes pegou fogo perto da ilha de Bornéu. Segundo o chefe distrital Wahyudi Anwar, foram resgatados 10 sobreviventes de um rio nos arredores da cidade de Sampit, a cerca de 800 quilómetros a nordeste de Jacarta. O estado dos demais passageiros não é ainda conhecido. Anwar disse que o barco carregava 706 passageiros e 22 tripulantes. Embarcações são o principal meio de transporte na Indonésia. Superlotação e escassos recursos de segurança são motivos de freqüentes acidentes.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
China:Três dias de luto nacional

China: Governo chinês declara três dias de luto nacional

O Governo chinês anunciou hoje três dias de luto nacional, de segunda a quarta-feira, pelas vítimas do sismo que atingiu o Sul do país no início da semana passada.

Serão observados três minutos de silêncio e accionadas sirenes por todo o país, na segunda-feira às 14:58 (06:28 em Lisboa), uma semana depois da catástrofe.

Este domingo, o Gabinete Nacional de Sismologia chinês reviu em alta a magnitude do sismo para 8 na escala de Richter. Até agora, as autoridades chinesas falavam de uma magnitude de 7,8, enquanto o Instituto Americano de Geofísica (USGS) apontava 7,9.


DD
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
200 socorristas apanhados por desabamento de terras

País chora os mais de 32 mil mortos. Gerou-se uma onda de solidariedade em volta dos sobreviventes


235.jpg


Actualizada às 9h00

Mais de 200 socorristas encontram-se soterrados, na província de Sichuan, na sequência de um desabamento de terra, segundo a agência de notícias Nova China. Não existem pormenores sobre mais este incidente, que acontece no dia em que a China coloca as bandeiras a meia haste, suspende o percurso da chama olímpica e interrompe as actividades culturais e de entretenimento, marcando o início de três dias de luto nacional devido ao pior sismo em 30 anos.

A televisão estatal chinesa transmitiu esta segunda-feira imagens solenes dos soldados chineses a içaram a bandeira nacional durante a madrugada na Praça de Tiananmen, centro político-simbólico em Pequim, baixando-a em seguida a meia haste em memória dos mortos do sismo que se sentiu em todo o país na segunda-feira, dia 12 de Maio.

Veja as fotos

Esta cena foi repetida um pouco por toda a China declarando o início do luto nacional de três dias que também vai colocar esta segunda-feira o país em silêncio durante três minutos à hora exacta em que o sismo atingiu a província de Sichuan com um abalo de magnitude 8 na escala de Richter.

«Às 14:28 de hoje hora local (quando forem 07:28 em Lisboa), os cidadãos chineses em todo o país vão fazer três minutos de silêncio para chorar as vítimas do sismo, enquanto as sirenes anti-aéreas e as buzinas dos carros, dos comboios e dos navios, vão ecoar numa manifestação de pesar», informou a agência noticiosa Nova China.

A viagem da chama olímpica que está a percorrer a China também foi cancelada durante três dias, «em honra da memória dos que perderam a vida no terrível sismo», afirmou no Domingo a organização dos Jogos.

Onda de solidariedade

A tragédia desencadeou uma onda de comoção e de solidariedade, com milhares de pessoas a oferecerem-se como voluntários para ajudar, a doar dinheiro e bens de auxílio e a enviarem condolências pela internet ou a disponibilizarem-se para tomar conta dos órfãos.

De acordo com o serviço noticioso oficial China News Service esta mobilização e luto são uma manifestação sem precedentes no país mais populoso do mundo.

Cultura e entretenimento suspensos

O Ministério da Cultura chinês ordenou que todos os locais culturais e de entretenimento suspendessem actividade para manterem a solenidade, respeitando os três dias de luto nacional.

Autoridades em Xangai afirmaram que todos os cinemas, salas de espectáculos, discotecas, bares de karaoke, salas de jogos online, recintos desportivos e locais semelhantes vão estar encerrados, segundo um comunicado do governo.

A bolsa de Xangai, bem como a de Shenzhen, afirmaram que iam suspender as transacções durante os três minutos de silêncio.

A televisão local de Pequim tem planos para alterar a programação e transmitir apenas a cobertura relacionada com o sismo, disse a estação televisiva.

Novos perigos

De acordo com o balanço provisório oficial, o sismo provocou cerca de 32.500 vítimas mortais no Domingo, mas o governo reiterou que este número pode alcançar os 50 mil mortos, tal como já tinha anunciado.

Contra todas as expectativas, as equipas de socorro salvaram no domingo mais dois sobreviventes que estiveram soterrados mais de 148 horas.

Mas segundo os especialistas, a probabilidade de encontrar mais pessoas com vida diminui a cada momento, porque as hipóteses de resistir entre os escombros mais de três dias depois do sismo é muito reduzida.

A chuva forte que foi anunciada para o fim-de-semana passado na zona do desastre dificultou os trabalhos de resgate e colocou em risco os 4,8 milhões de pessoas que ficaram sem casa.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Carrinha armadilhada explode no País Basco

Foi feito um telefonema de aviso em nome da ETA. Não há vítimas a registar


235.jpg



Uma carrinha armadilhada explodiu na localidade basca de Getxo, depois de ter sido feito um aviso telefónico em nome da ETA, uma hora antes do rebentamento. Não há registo de feridos, mas diversos edifícios ficaram danificados.

De acordo com a edição electrónica do jornal El País, a chamada em nome do grupo separatista registou-se às 23h55 (22h55 em Lisboa) e foi feita para uma associação de ajuda aos automobilistas, a DYA, a quem foi comunicado que um engenho rebentaria daí a uma hora no passeio marítimo de Getxo.

A zona foi evacuada e às 00h50 (23h50 em Lisboa) ouviu-se a explosão. Até ao momento não há qualquer informação que indique a existência de feridos. Mas há danos materiais a registar em diversos edifícios.

Este é o último atentado dos últimos seis dias, depois de um ataque em Legutiano, que vitimou mortalmente um Guardia Civil.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Bin Laden exige fim do bloqueio a Gaza

Líder da Al-Qaeda apelou a levantamento de muçulmanos pela Palestina


235.jpg


O líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, terá apelado aos muçulmanos para ajudarem no levantamento do bloqueio imposto por Israel na Faixa de Gaza e combater os seus governos para a libertação da Palestina, numa mensagem divulgada este domingo.

«Dezenas de pessoas foram mortas devido a este injusto bloqueio» na Faixa de Gaza, controlada desde Junho do ano passado pelo movimento islâmico palestiniano Hamas, disse Bin Laden na sua mensagem intitulada «a Nação Islâmica», divulgada num site islâmico usado pela Al-Qaeda e cuja autenticidade não está assegurada.

Segundo bin Laden, a participação dos dirigentes ocidentais nas celebrações do 60º aniversário da criação de Israel «prova que os valores de justiça, liberdade e humanismo não passam de slogans vazios que erguem para enganar os fracos».

O chefe da Al-Qaeda atacou violentamente os dirigentes dos países árabes, acusando-os de terem «vendido» a Palestina.

Bin Laden criticou também vivamente o chefe Hezbollah xiita libanês, Hassan Nasrallah, por ter travado as hostilidades contra Israel na guerra do Verão de 2006.


iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
CNN: «China chora vítimas do sismo»

Esta manhã, houve três minutos de silêncio. Luto nacional vai durar três dias



Outros títulos:

- «Junta Militar de Myanmar visita vítimas do ciclone». Nargis atingiu o país há duas semanas. Milhares de pessoas morreram e são muitos os desalojados.

- «Atirador fez oito mortos nas Filipinas». Cinco das vítimas eram crianças entre os 4 e os 12 anos que estavam em casa a dormir.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
El País: «Morte de García-Calvo muda Constitucional»

Relação de forças alterou-se após a morte repentina do magistrado que representava a ala mais dura do tribunal




Outros títulos:

- «Parlamento Europeu culpa Berlusconi por ataques xenófobos». Enviada da UE mostrou-se «assustada e horrorizada» com a violência contra ciganos.

- «ETA: segundo ataque em Getxo em seis dias». Explosão desta madrugada causou danos materiais graves.


iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Adolescente atropela dois bebés

Brasil: jovem conduzia uma moto e fugiu sem prestar auxílio às vítimas




235.jpg



Um adolescente que conduzia uma moto atropelou domingo um bebé de oito meses e uma menina com um ano, em Serra, no Brasil, noticia o Globo.

Segundo informações do Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes), citado pelosite do jornal, o adolescente embateu no carrinho onde estava o bebé e atingiu a criança de seguida. Depois, fugiu sem prestar auxílio às vítimas.

As crianças foram socorridas por populares e encaminhadas para o hospital.

IOL
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Myanmar:Junta decreta 3 dias luto nacional por vítimas ciclone

Myanmar:Junta decreta 3 dias luto nacional por vítimas ciclone

A junta militar birmanesa decretou três dias de luto nacional - de terça-feira a quinta-feira -, 17 dias depois da passagem do ciclone Nargis, que causou pelo menos 133.000 vítimas entre mortos e desaparecidos, anunciou a televisão estatal.
As bandeiras estarão a meia haste a partir de terça-feira em memória das vítimas de um dos mais graves desastres naturais em Myanmar nos últimos anos.

«Como muitas pessoas morreram à passagem do ciclone Nargis, declaramos três dias de luto, de 20 a 22 de Maio. As bandeiras ficarão a meia haste a partir das 9:00 de terça-feira», anunciou a televisão.

O anúncio da junta militar birmanesa surgiu depois de a China, afectada na semana passada por um terramoto que deixou pelo menos 71.000 mortos, desaparecidos e soterrados, ter declarado três dias de luto nacional no domingo.

Fonte:D Digital
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Venezuela acusa EUA de invadir seu espaço aéreo

O governo da Venezuela afirmou nesta segunda-feira que um avião militar dos Estados Unidos violou seu espaço aéreo no sábado, mesmo dia em que 60 militares colombianos teriam sido flagrados sem autorização dentro do território venezuelano.
O incidente com o avião foi qualificado como uma "provocação" pelas autoridades de Caracas.

"Acreditamos que foi uma operação consciente por parte das Forças Armadas dos Estados Unidos, e é um elo a mais na corrente de provocações com a qual querem envolver nosso país", disse o ministro de Defesa venezuelano, Gustavo Rangel Briceño, em uma coletiva, acompanhado do alto comando das Forças Armadas e do chanceler Nicolas Maduro.

A violação do espaço aéreo venezuelano teria ocorrido na noite do sábado, quando radares venezuelanos teriam detectado a presença do avião dos Estados Unidos.

De acordo com Briceño, o piloto do avião teria dito que estava realizando manobras de treinamento em Curaçao (ilha caribenha que faz parte das Antilhas Holandesas, localizada ao norte da Venezuela). Logo depois o avião teria se retirado.

"Reiteramos nossa missão pacifista, mas ao mesmo tempo colocamos à disposição do mundo nossa capacidade de defender nosso território", acrescentou Briceño.

Investigação

Para o governo, a incursão aérea e terrestre no sábado não ocorreram por coincidência.

"São com incidentes menores como esse que se pretendem criar incidentes maiores, para justificarem um conflito armado entre nossos países (Colômbia e Venezuela)", disse Maduro.

O governo da Colômbia nega as acusações. O ministro de Defesa, Juan Manuel Santos, disse em Bogotá que foi feita uma investigação interna, e a conclusão foi que nenhuma tropa colombiana teria cruzado a fronteira.


Leia também na BBC Brasil: Colômbia nega incursão militar na Venezuela

A chancelaria venezuelana disse que possui fotografias e outros documentos que comprovam a invasão de seu território. O chanceler Nicolas Maduro disse ter activado os mecanismos diplomáticos para solucionar o incidente com o país vizinho.

No caso da aeronave americana, Maduro informou que o embaixador dos EUA na Venezuela, Patrick Duddy foi convocado para dar explicações sobre o incidente.

Maduro disse que discutirá na reunião de fundação da União de Nações Sul-americanas (Unasul) que será realizada em Brasília na próxima sexta-feira, a actual crise diplomática com o governo da Colômbia.

"Vamos abrir um debate aberto frontal (...) a Unasul nasce para garantir a soberania de nossa região", afirmou.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Homem mais rico do mundo e senador mais antigo dos EUA apoiam Obama

O pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama recebeu nesta segunda-feira o apoio de duas personalidades norte-americanas: o megainvestidor Warren Buffet, o homem mais rico do mundo, e Robert Byrd, o senador mais antigo dos EUA, superdelegado democrata e ex-membro da Ku Klux Kan (grupo de organizações norte-americanas que apoiava a supremacia branca e o protestantismo).

Warren afirmou em entrevista à imprensa, em Frankfurt, que ficaria "muito feliz se Obama fosse eleito presidente".

"Tenho claramente uma preferência, ele é a minha opção", acrescentou.

Segundo a revista Forbes, Buffett, 77 anos, possui uma fortuna estimada em US$ 62 milhões (R$ 102,17 milhões), o que o torna o homem mais rico do mundo, ultrapassando o fundador da Microsoft, Bill Gates.

O senador democrata Byrd, 90, afirmou que tanto Obama quanto a também pré-candidata Hillary Clinton são "indivíduos extraordinários", mas divulgou apoiar o senador por Illinois em comunicado.

"Barack Obama é um brilhante jovem estadista que dispõe do temperamento e da coragem necessários para tirar nosso país desta custosa desventura no Iraque e conduzir nossa nação num desafiante momento da história", afirmou.

Membro da Ku Klux Klan (KKK) por um certo período, e depois suspeito de manter preconceitos raciais, Byrd assumiu e denunciou os erros da juventude desde o início dos anos cinquenta.

Em suas Memórias, publicadas em 2005, ele falou sobre seu passado de militante da KKK e pediu desculpas por esta "extraordinária idiotice" que "nunca parou de assombrá-lo".


.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Nigéria: Autoridades localizam navio sequestrado com português

Port Harcourt, Nigéria), 19 Mai (Lusa) -As forças de segurança nigerianas localizaram um navio sequestrado onde se encontravam 11 homens funcionários de uma subsidiária da Chevron, entre os quais um português e um ucraniano, e estudam uma operação para os libertar, indicaram hoje fontes da segurança.

"Localizámos o navio e estamos a ultimar a nossa estratégia para libertar os reféns, os 11 membros da tripulação", declarou um responsável das forças de segurança a coberto do anonimato.

Os 11 reféns são um português, um ucraniano e nove nigerianos.

O português, Carlos Soares, de 42 anos e com uma filha, é natural de Leça da Palmeira, Porto, mas reside em Lagos, Algarve.

Oficial da marinha mercante, Carlos Soares é o comandante do navio sequestrado.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
CNN: «China chora vítimas do sismo»

CNN: «China chora vítimas do sismo»


Oito dias depois do sismo ainda há sobreviventes resgatados, mas a natureza não tem dado descanso aos chineses.





Outros títulos: - «Vítimas do ciclone de Myanmar rezam por força». Nargis devastou o país há duas semanas, mas os efeitos
ainda não passaram - «Reino Unido aprovou pesquisa em embriões híbridos». Proposta causou debate aceso no Parlamento.​
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
El País: «Aznar entra na campanha contra Rajoy»

Núcleo duro do PP ganhou ontem um aliado de peso



utros títulos:

- «Obama reúne 70 mil pessoas no maior comício da campanha». Hoje é dia de primárias no Oregon.

- «Estou cansada da guerra». Comandante das FARC entregou-se ontem às autoridades.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Piso superior de autocarro bate em árvore e mata uma pessoa

Londres
Piso superior de autocarro bate em árvore e mata uma pessoa
Uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas depois de um autocarro de dois pisos ter embatido numa árvore, em Londres, Inglaterra. O acidente, na estrada Tower Bridge, destruiu os vidros das janelas da frente da carreira 188

fonte:sol
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
África do Sul/Violência: Bairros atingidos estão a 45 minutos da zona onde há mais po

África do Sul/Violência: Bairros atingidos estão a 45 minutos da zona onde há mais portugueses - embaixador

20 de Maio de 2008, 16:35

Lisboa, 20 Mai (Lusa) - Os bairros atingidos pela onda de violência na África do Sul situam-se nos arredores de Joanesburgo e estão a 45 minutos de distância da zona onde há mais portugueses, disse hoje o embaixador de Portugal em Pretória.

"A área onde há mais presença de luso-descendentes não tem sido a área mais afectada pela violência e não temos a indicação de que haja portugueses ou luso-descendentes afectados", afirmou Paulo Barbosa, contactado telefonicamente pela Agência Lusa.

Desde a última semana, a cidade de Joanesburgo está a viver momentos de intensa violência, resultante de atitudes xenófobas protagonizadas por sul-africanos contra os imigrantes, a quem acusam de prática de crimes e de contribuírem para o elevado índice de desemprego e de custo de vida naquele país vizinho de Moçambique.

Estes ataques concertados, que culminaram até ao momento na morte de 24 imigrantes, segundo dados das autoridades sul-africanas, têm como principal alvo moçambicanos, zimbabueanos, etíopes, chineses e paquistaneses.

Sublinhando que Joanesburgo é uma cidade onde residem milhões de pessoas, o diplomata português afirmou que os casos de violência estão a ocorrer "numa zona muito circunscrita".

"Ocorrem em bairros próximos a Joanesburgo, onde há uma presença demográfica muito grande de negros. São zonas degradadas, onde há grandes focos de pobreza, com carências ao nível dos serviços e, por isso, são zonas mais susceptíveis de criminalidade", relatou o diplomata.

De acordo com Paulo Barbosa, esses bairros situam-se a cerca de "45 minutos de distância da zona onde há maior presença de portugueses".

Relativamente às causas da onda de violência, o embaixador de Portugal em Pretória disse que é difícil estar a nomear causas sem entrar em especulações, mas defendeu que "haverá um conjunto de factores que contribuem para a onda de violência".

"A origem estará ligada às condições de vida das populações nas áreas onde tem decorrido" a violência, afirmou.

Paulo Barbosa disse ainda que há vários milhões de imigrantes ilegais na África do Sul, a maioria oriunda do Zimbabué e de Moçambique, pelo que, como estão em maior número, serão também os mais afectados pelos tumultos.

Numa análise aos últimos acontecimentos em Joanesburgo, o diplomata português defendeu que "não é caso para se estar com grande preocupação, mas para seguir com toda a atenção".

Residem actualmente na África do Sul entre 350 mil e 500 mil portugueses e luso-descendentes.

MCL

Fonte:Lusa/Fim
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Nigéria: Dois dos tripulantes de navio sequestrado foram libertados pelos raptores

Lisboa, 20 Mai (Lusa) - Dois dos tripulantes do navio sequestrado há uma semana no Delta do rio Níger foram libertados, disse hoje à Lusa José Porfírio, irmão de Carlos Pimenta Soares, o comandante da embarcação.

A libertação dos dois tripulantes, de nacionalidade nigeriana, foi transmitida pela empresa proprietária do navio, a norte-americana Tidewater, acrescentou José Porfírio.

O navio, Lourdes Tide, que garante o transporte de mantimentos e material diverso para as plataformas petrolíferas, foi atacado por homens armados, faz hoje uma semana, quando fazia a rota entre Onne (Estado de Rivers) e Escravos (Estado do Delta), no Delta do rio Níger.

José Porfírio disse ainda à Lusa que os tripulantes, que receberam sexta-feira mais alimentos, enviaram uma mensagem às respectivas famílias.

O irmão do comandante do Lourdes Tide adiantou à Lusa que continua a ser diariamente contactado pela Tidewater, que lhe transmite informações sobre o estado de saúde dos tripulantes e as negociações para o fim do sequestro.

"Na mensagem que recebi hoje, dizem-me que os tripulantes enviaram uma mensagem de calma para todos os familiares, e de muito amor", disse.

"As coisas estão a correr bem. É uma questão de paciência", destacou.

Além do comandante, de nacionalidade portuguesa, a tripulação do Lourdes Tide tem um imediato ucraniano e mais nove marinheiros nigerianos.

Sobre os assaltantes, cuja identidade é ainda desconhecida, sabe-se, por intermédio do tenente-coronel Musa Sagir, porta-voz do Exército nigeriano, que exigem um resgate de 30 milhões de nairas (164 mil euros) para a libertação dos 11 homens.

Na passada semana, em contacto telefónico a partir de Lisboa, Joe Bennet, vice-presidente da Tidewater, disse à Lusa que a empresa mantém contactos telefónicos e por correio electrónico com Carlos Pimenta Soares.

Desses contactos resultam informações sobre o estado de saúde dos reféns, que Joe Bennet garantiu "ser bom".

"Eles dizem-nos que estão bem. Naturalmente assustados com o que se passa, mas os raptores não os maltratam", adiantou.

Segundo Bennet, a Tidewater está a trabalhar "com muita gente" para obter o mais rapidamente possível o fim do sequestro.

"Temos muita gente a trabalhar na libertação. Falamos com funcionários de vários governos, diplomatas e pessoal ligado à área da segurança, mas não queremos adiantar mais pormenores, porque não queremos pôr em perigo todos os esforços em curso para pôr cobro a esta situação", frisou.

"Estamos a fazer o melhor que podemos para libertar a nossa gente", reafirmou, sem querer entrar em mais detalhes.

"É tudo o que podemos dizer. Temos especialistas a tratar do assunto. Não queremos divulgar muita coisa. A não ser, é claro, que os nossos funcionários são a nossa principal preocupação", frisou então
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
EUA: Obama garante maioria dos delegados democratas

Senador vence no Oregon, mas Hillary Clinton conquista triunfo expressivo no Kentucky e continua a dizer que não desiste

235.jpg



Mais uma noite em que tudo poderia ter ficado decidido, mas acaba por ser novamente adiado. Ainda não foi desta que se passou a conhecer o candidato democrata às eleições americanas, isto porque Hillary Clinton venceu expressivamente no Kentucky e aproveitou para anunciar que está mais viva do que nunca. Obama venceu no Oregon e garantiu a maioria dos deputados simples, segundo projecções da CNN, mas a corrida continua.

A conquista da maioria de número de delgados é possível graças ao sistema proporcional, mas não determina a vitória na corrida, porque ainda depende dos superdelegados que poderão apoiá-lo e da decisão do partido em relação aos Estados de Michigan e Flórida, onde as eleições não foram consideradas devido à violação de datas.

Com a votação desta terça-feira, Barack Obama passou a somar 1627 dos 3253 delegados que participarão da convenção, o que é considerado como um «marco moral», mas Hillary não desiste. A ex-primeira-dama continua a evidenciar vitalidade e sinal disso mesmo é a vitória muito expressiva no Kentucky, onde deixou Obama a 35 pontos de diferença (65% contra 30).

Hillary joga tudo na decisão do partido em relação a Michigan e Flórida, que acontecerá a 31 de Maio. Aí se saberá se a corrida terminou ou se a votação nesses dois estados vai voltar a colocar Clinton na corrida à Casa Branca.

Determinados

Obama já comentou esta conquista da maioria de delegados, num discurso proferido no Iowa. «Os cépticos disseram que não chegaríamos muito longe, mas o povo de Iowa tinha uma ideia diferente. Desde o começo, vocês sabiam que esta jornada não era sobre mim, mas sobre saber se este país continuaria no mesmo caminho ou abraçaria a oportunidade de construir um futuro diferente para este país que amamos», disse, perante um público sempre muito entusiasmado.

Hillary Clinton, por seu lado, voltou a mostrar o seu sorriso, aparecendo ao lado da família, para continuar a dizer que não abandona a corrida. «Estou mais determinada que nunca a conquistar a nomeação», começou por referir, acrescentando: «Já disseram que os votos não importavam, que as primárias estavam decididas, mas vocês mostraram que não. Não me abandonem e eu nunca vou abandoná-los. Estamos a vencer no voto popular e estou mais determinada de que nunca».

A indecisão dos 800 superdelegados e a questão do Michigan e da Florida continuam a manter viva esta eleição, impedindo que Obama grite vitória. Isto, apesar do senador já dirigir ataques a John McCain, numa tentativa de antecipação à corrida eleitoral pela presidência dos Estados Unidos.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Capitão de barco preso por conduzir bêbado

Cargueiro russo encalhou na Dinamarca e está licenciado para transporte de resíduos nucleares


O capitão de um cargueiro russo, encalhado desde sábado perto da ilha dinarmaquesa de Bornholm, foi detido por conduzir a embarcação embriagado, revelou a polícia local.

Segundo a agência Lusa, o capitão do MCL Trader, um navio de 95 metros de comprimento e 3.466 toneladas, tinha uma taxa de alcoolemia de 2,38 gramas no sangue, segundo a acusação.

O homem arrisca-se agora a uma pena de 30 dias de prisão. O navio estava licenciado para transporte de resíduos nucleares.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
CNN: «Obama vai ganhar no Oregon»

E alcança maioria de delegados, apesar de Hillary ter vencido no Kentucky




Outros títulos:

- «Myanmar alarga acesso a helicópteros da ONU». Para que possam levar ajuda a mais áreas devastadas pelo ciclone

- «China: mulher resgatada após 195 horas soterrada». Tem 60 anos e sobreviveu com água da chuva
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
El País: «Detido em França o número 1 da ETA»

Polícia seguia-lhe o rasto há meses. Processo acelerou após o último ataque


Outros títulos:

- «McCain garante que levará Fidel e Raul Castro aos bancos dos réus». Candidato à Casa Branca diz que vai mandar investigar casos de assassinato e tráfico de droga

- «Tensão xenófoba na África do Sul». Autoridades prometem proteger imigrantes da onda de violência que já matou 24 pessoas
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Espanha - Choque de comboios em Barcelona provoca vários feridos.

Dois comboios chocaram hoje às 8h45 entre as estações de Les Planes e La Floresta, em Barcelona, quando um deles embateu no outro por trás, quando este estava parado num semáforo. O número de feridos é ainda incerto, mas sabe-se que ninguém ficou ferido com gravidade.

Segundo informou o director de comunicação da empresa de caminhos-de-ferro (FGC), Francesc Balagué, o acidente não provocou feridos com gravidade, embora algumas pessoas tenham sofrido escoriações.

Todos os passageiros de ambos comboios foram evacuados e colocados noutro comboio. A FGC interrompeu a circulação dos comboios na parte central da linha de Vallés, continuando a prestar serviço em Barcelona entre as estações de Catalunya e Sarriá, e entre Sant Cugat del Vallés e Sabadell e Terrassa.

Segundo Balagué, os dois comboios circulavam desde Barcelona no sentido Sant Cugat del Vallés e, por motivos que se desconhecem, o comboio que estava parado no semáforo foi atingido por outro que circulava atrás.

Fontes do Departamento de Obras Públicas, do qual depende a FGC, explicaram que com o impacto do acidente alguns vagões descarrilaram.

Uma passageira que viajava num dos comboios explicou à rádio Catalunya Informació que o seu vagão sofreu um abano «muito brusco e as pessoas caíram no chão».

Sol
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Suécia: Homem detido com explosivos junto a central nuclear

Suécia: Homem detido com explosivos junto a central nuclear

Um cidadão sueco foi hoje detido em posse de substâncias explosivas quando tentava penetrar numa central nuclear do sul do país, avançou fonte policial.

«Às oito horas da manhã de hoje recebemos um apelo da central nuclear de Oskarshamn indicando-nos que um homem tinha sido detido nos controlos tendo em sua posse materiais explosivos», declarou Sven-Erik Karlsson, porta-voz da polícia de Kalmar.

«O homem está actualmente em nosso poder, estando a ser interrogado pelos nossos serviços», acrescentou, sem dar mais detalhes sobre a identidade do suspeito.

De acordo com Sven-Erik Karlsson, a substância que o homem levava consigo seria TATP (utilizada nos atentados de Londres de Junho de 2005 e de Casablanca, Marrocos, em Maio de 2003), mas as autoridades ainda aguardam confirmação por parte dos peritos em explosivos.

DD
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Congresso EUA pede explicações às petrolíferas sobre alta dos preços

21 de Maio de 2008, 23:33

Washington, 21 Mai (Lusa) - O Comité Judicial do Senado norte-americano pediu hoje explicações aos executivos das grandes empresas petrolíferas sobre o preço dos hidrocarbonetos e estes insistiram que a alta responde à lei fundamental da oferta e procura.

No mesmo dia em que o barril de crude ultrapassou os 130 dólares, os executivos principais da Chevron, Shell, ConocoPhillips, BP America e Exxon foram chamados pela segunda vez este ano pelo Congresso para que expliquem os lucros sem precedentes das suas companhias.

Terça-feira, a Câmara dos Representantes aprovou, com 324 votos a favor e 84 contra, um projecto de lei que permitirá ao Departamento norte-americano da Justiça intentar processos contra os membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que limitem a sua extracção de petróleo e que concertem os preços dos hidrocarbonetos.

No início de Maio, o Congresso, com maioria democrata em ambas as câmaras, começou a discussão de uma série de leis que revogarão as isenções de impostos (17 mil milhões de dólares) de que desfrutam as petrolíferas.

Se forem aprovadas, essas leis imporão um imposto de 25 por cento aos lucros extraordinários das empresas petrolíferas que não façam investimentos no desenvolvimento de novas fontes de energia.

O presidente George W. Bush "vangloriou-se uma vez que com os seus amigos na indústria petrolífera ele poderia manter baixos os preços", recordou o senador democrata Patrick Leahy, de Vermont, que preside ao Comité Judicial.

"Em contrapartida, são os seus amigos da indústria petrolífera que saíram beneficiados", acrescentou.

Leahy acrescentou que há uma "desconexão" entre o preço do petróleo e o jogo legítimo da oferta e da procura.

Por seu lado, o senador Herbert Kohl, democrata do Wisconsin, defendeu: "É necessário pôr sob controlo os preços e só podemos chegar à conclusão que os mercados petrolíferos falharam nisto".

Não obstante, o presidente de Shell, John Hofmeister, afirmou que a "lei fundamental de oferta e procura é a que está a funcionar".

Em resposta às perguntas dos legisladores, Hofmeister opinou que a sua empresa continuaria a ter lucros se o preço do petróleo estivesse entre os 35 e os 64 dólares por barril.


TM.

Lusa
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
EUA: Empresário multimilionário condenado a 25 anos de prisão

21 de Maio de 2008, 23:06

Orlando, 21 Mai (Lusa) - O empresário multimilionário norte-americano Lou Pearlman, criador de grupos musicais como N Sync e Backstreet Boys, foi condenado hoje a 25 anos de prisão por lavagem de dinheiro, conspiração e bancarrota falsa.

Pearlman, de 53 anos, declarou-se em Março culpado de um crime de lavagem de dinheiro, dois de conspiração e um de bancarrota falsa.

O juiz Kendall Sharp, do Tribunal Federal de Orlando, referiu que Pearlman, cuja dívida ultrapassa os 20 milhões de dólares (12,6 milhões de euros), pode estar um mês a menos na cadeia por cada milhão de dólares (633 mil euros) que pagar aos seus credores.

O empresário, preso preventivamente desde Junho do ano passado, confessou-se culpado para evitar uma pena mais pesada.

Segundo documentos processuais, Pearlamn admitiu ter ficado rico à custa da falsificação de cheques, venda de acções inexistentes e contas de aplicação falsas que supostamente concedia aos seus empregados.


ER.

Lusa
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo