Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Atentado com carro-bomba faz 30 mortos e 70 feridos no Iraque

Um atentado com um carro-bomba provocou esta quarta-feira pelo menos 30 mortos e 70 feridos no mercado de Al-Bathaa, no Iraque.
A explosão ocorreu numa altura em que o local se encontrava repleto de pessoas.

Al-Bathaa localiza-se a cerca de 30 quilómetros de Nassariya, numa zona que é palco frequente de violência entre diversas facções xiitas.

fonte.diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Avião norueguês aterra de emergência nas Canárias

Um avião fretado pela companhia aérea norueguesa Ving aterrou esta quarta-feira de emergência no aeroporto de Las Palmas, nas Canárias, após um incêndio num dos motores.
O aparelho, um Airbus A320, transportava 180 passageiros.

O incidente ocorre nove dias após o acidente com um Airbus 330 da Air France que se despenhou no Atlântico, provocando a morte das 228 pessoas a bordo.

fonte.diaridigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Autoridades já resgataram 41 corpos do Airbus

O número de corpos resgatados do acidente do avião da Air France que se despenhou no Atlântico a 1 de Junho subiu para 41, informaram esta quarta-feira as autoridades brasileiras.
Segundo o tenente-brigadeiro Ramon Cardoso, director do Departamento de Controlo do Espaço Aéreo da Aeronáutica, 16 cadáveres chegaram ontem à ilha de Fernando Noronha e outros 25 encontram-se a bordo da fragata «Brosísio», que deverá chegar à ilha amanhã.

fonte:diariodigital
 
Última edição:

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Paquistão atribui ataque contra hotel a talibãs

As autoridades do Paquistão atribuíram a rebeldes talibãs o ataque suicida de terça-feira contra um luxuoso hotel da cidade de Peshawar (noroeste), no qual pelo menos de 18 pessoas morreram, entre as quais dois funcionários da ONU.
Em resposta ao atentado, que continua a ser investigado, o ministro de Informação da Província da Fronteira Noroeste (NWFP), Mian Iftikhar, garantiu que o Governo continuará a combatendo os insurrectos.

A rede de TV Express, com base em informações de Ifthikar, disse que 18 pessoas morreram e 50 ficaram feridas no ataque.

As informações da polícia são de que os autores do ataque chegaram ontem à noite ao hotel cinco estrelas Pearl Continental, a bordo de dois veículos, matando os seguranças do estabelecimento para conseguir chegar até ao estacionamento.

No local, um dos suicidas detonou um mini-camião carregado com 500 quilos de explosivos. Dezenas de veículos e grande parte do hotel foram destruídos.

Até ao momento, as autoridades detiveram dois suspeitos.

Fonte:diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Ahmadinejad acusa candidatos rivais usarem tácticas de Hitler

O presidente do Irão e candidato à reeleição, Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje que os seus rivais na eleição adoptaram tácticas de difamação usadas pelo ditador nazista Adolf Hitler e ameaçou prendê-los caso continuem a insultá-lo.
Ahmadinejad discursou num comício em Teerão, no último dia de uma campanha marcada por ataques. O actual presidente enfrenta o crescimento do candidato moderado e ex-primeiro-ministro Mirhossein Mousavi.

Mousavi e dois outros candidatos acusam Ahmadinejad de ter mentido sobre o actual estado da economia iraniana, que enfrenta elevados índices de inflação e dificuldades na venda do petróleo.

Ahmadinejad disse que os rivais desrespeitam a lei ao insultar o presidente.

«Ninguém tem direito de insultar o presidente, isso é crime e deve ser punido com a prisão. Esses insultos e acusações contra o governo são um regersso aos métodos de Hitler, com as suas mentiras que eram tantas vezes repetidas até que todos começassem a acreditar nelas», afirmou Ahmadinejad, num discurso em frente à Universidade Sharif de Teerão.

Insultar oficiais, incluindo o presidente, é crime no Irão e pode dar até dois anos de prisão.

fonte:diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Submarino francês inicia busca das caixas negras do Airbus A330

O submarino nuclear "Emeraude" inicia esta quarta-feira as buscas para encontrar as caixas negras do Airbus A330 da Air France.

O "Emeraude" começará a patrulhar numa primeira zona de buscas, uma área de 36 por 36 quilómetros, que estarão concluídas em 24 horas, referiu o comandante do navio "Christophe Prazuck" e membro do Estado-Maior militar francês. "Haverá novas áreas de buscas à medida que a operação evoluir, mas não há data marcada para terminar o trabalho", acrescentou o oficial. O Pentágono enviou igualmente para a costa marítima brasileira dois sistemas de escutas que podem detectar sinais emitidos por caixas negras a uma profundidade até 6100 metros. Se as caixas pretas forem localizadas, os três robôs submarinos embarcados a bordo do navio francês "Pourquoi Pas", que saiu terça-feira de Cabo Verde, tentarão recuperá-las. As Marinhas brasileira e francesa, posicionadas na zona do acidente, a cerca de 1150 quilómetros de terra, recuperaram na terça-feira 41 corpos de vítimas do acidente e peças importantes do avião, nomeadamente a asa vertical traseira do aparelho. Os primeiros 16 corpos de vítimas resgatadas chegaram na terça-feira à pequena ilha de Fernando de Noronha, situada a 360 quilómetros da costa brasileira, para uma identificação preliminar.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Somália: Marinha norte-americana entrega mais 17 piratas às autoridades quenianas

Dezassete piratas somalis foram entregues hoje às autoridades quenianas pela Marinha norte-americana, o que faz elevar para 101 o número de suspeitos de pirataria julgados ou à espera de julgamento no Quénia, informou um responsável da polícia.

Estes homens foram detidos em 13 de Maio no Golfo de Aden quando tentavam capturar o navio comercial "Amira", que era proveniente do Egipto.

"O USS Gettysburg socorreu um navio e deteve os 17 suspeitos armados", explicou o chefe da polícia criminal da província de Côte, Sebson Wandera, acrescentando que os militares norte-americanos apreenderam 24 metralhadoras AK-47, várias pistolas e um barco rápido.

fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Washington "não virará costas" a aspiração palestiniana de um Estado

O enviado dos Estados Unidos para o Médio Oriente, George Mitchell, sublinhou esta quarta-feira, na cidade de Ramalah, que Washington "não virará as costas" à aspiração palestiniana de um Estado próprio.

"Estamos realmente comprometidos com uma paz global" no Médio Oriente, disse Mitchell em declarações a jornalistas após ter mantido um encontro com o presidente palestiniano, Mahmud Abbas, ao terceiro dia do seu périplo diplomático pela região.

O enviado norte-americano insistiu em que a solução de dois Estados, rejeitada pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, é "a única viável" para satisfazer as aspirações tanto de israelitas como de palestinianos.

Além disso, exortou as duas partes a cumprirem as suas responsabilidades no âmbito do Roteiro para a Paz, o plano de conciliação promovido em 2003 pelo Quarteto de Madrid (Estados Unidos, UE, ONU e Rússia).

Após a entrevista de Mitchell com Abbas, que durou duas horas, o conselheiro da presidência palestiniana Saeb Erekat definiu o "empenho" da Administração Obama como fundamental para a paz no Médio Oriente.

"A Administração Obama deixou bem clara a sua intenção de dar novo vigor às conversações de paz no Médio Oriente, bem como as suas esperanças de que ambas as partes cumpram as suas obrigações no âmbito do Roteiro para a Paz", indicou Erekat num comunicado.

O encontro desta quarta-feira fez parte do périplo de Mitchell pelo Médio Oriente, que terminará esta semana em Damasco e Beirute.

Mitchell conversará também com o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Salam Fayad, após ter sublinhado na terça-feira, perante os principais dirigentes políticos israelitas, as relações "inquebráveis" entre os Estados Unidos e o Estado judaico.

O enviado norte-americano reuniu-se na terça feira à tarde com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, durante quatro horas.
fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mulher mata outra para roubar bebé da barriga

Polícia encontrou corpo de jovem de 21 anos em quintal. Criança também morreu

A autópsia ao corpo de Heather Snively conclui que esta mulher de 21 ano resultou de "homicídio violento". Snively foi encontrada morta no quintal de uma casa no estado do Oregon, sem o bebé que esperava na barriga. As suspeitas deste crime recaem sobre Korena Roberts, uma americana de 28 anos, que afirmou ser mãe do recém-nascido, que acabou também por morrer.

Na sexta-feira, a polícia do condado de Washington recebeu uma chamada de uma mulher que pedia ajuda para o seu bebé. Quando chegaram a casa de Roberts, encontraram o namorado desta a tentar reanimar um recém-nascido, que disse ser seu filho. No hospital, os médicos depressa perceberam que Roberts não dera à luz. Quando voltaram à casa, encontraram o corpo de Snively atrás da cozinha, com sinais de uma morte violenta. As autoridades determinaram tratar-se da mãe do bebé.

"Neste momento não é possível determinar se Snively morreu devido aos ferimentos na cabeça ou aos cortes no abdómen", disse à CNN a polícia do condado de Washington. A autópsia determinou que o assassino tirou o bebé da barriga da vítima. Ontem não fora ainda possível determinar se o recém-nascido perdeu a vida antes ou depois da morte da mãe.

Há meses que Roberts dizia a familiares e amigos que estava grávida.
fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Onze milhões salvam Shell do tribunal

Petrolífera holandesa, acusada de conspirar com exército nigeriano para aniquilar ambientalistas no delta do Niger, evita julgamento após acordo com famílias das vítimas.

Em 1995, dias antes de ser enforcado, por ordem de um tribunal, o activista nigeriano Ken Saro-Wiwa jurou: "Um dia a Shell será levada à justiça." Catorze anos depois, a profecia do condenado quase se concretizou. A petrolífera holandesa não se sentou no banco dos réus para responder pela "guerra suja contra o povo Ogoni" - do Delta do Níger. Mas, pode dizer-se que teve de pagar o preço.

Num acordo de última hora para evitar o julgamento por cumplicidade na violação de direitos humanos, a Shell aceitou pagar 15,5 milhões de dólares (quase 11 milhões de euros) às famílias de Saro-Wiwa e outros oito activistas mortos às ordens do regime militar nigeriano na década de 1990.

O gigante petrolífero afirmou a sua inocência e disse que o pagamento é um esforço de "reconciliação". Mas defensores dos direitos humanos vêem na sua cedência um marco na luta para responsabilizar as grandes multinacionais por abusos sociais e ambientais.

Jennie Green, jurista do Centro para os Direitos Constitucionais, que levou o caso a tribunal, em 1996, disse: "Esta é uma das primeiras vezes em que uma multinacional é responsabilizada", disse ao The Guardian. "O acordo prova que essas empresas não tem a mesma impunidade que antes."

O acordo foi alcançado após 10 dias de intensas negociações e satisfez as famílias das vítimas. O filho de Saro Wiwa, Ken, disse que o pai teria ficado satisfeito com o desfecho. O advogado de acusação, Paul Hoffman, explicou que se o julgamento fosse por diante, as famílias podiam ganhar, mas teriam pela frente anos e anos de pedidos de recurso.

O argumento não convenceu alguns juristas que, como Stephen Kretzman, da Oil Change International, viram na pressa da Shell em "comprar uma saída" um sinal do seu receio de que provas comprometedoras fossem levadas ao tribunal nova-iorquino.

A petrolífera holandesa devia responder por conspiração, com o Governo militar nigeriano, na captura e enforcamento dos nove activistas. Além disso, a Shell era acusada de cumplicidade na tortura, detenção ilegal, exílio forçado e tentativa de assassínio de milhares de pessoas que, nos anos 1990, tentaram travar a exploração de petróleo no sul da Nigéria.

A empresa terá fornecido veículos de combate, barcos e munições ao exército em troca dos seus raides espalhando terror pelas "aldeias rebeldes".

Uma das provas guardadas pelo tribunal é uma carta, com data de 1994, em que a Shell aceita financiar uma unidade ao exército por "serviços prestados". Dias antes, essa unidade tinha resgatado um veículo da companhia da aldeia de Korokoro, numa operação em que foi morto um homem e feridos dois outros.

A Shell é actualmente a maior petrolífera a operar na Nigéria, com perto de 90 poços no território daquele país anglófono do centro de África. A sua presença, porém, vem desde 1958. Os problemas com os ogonis só começaram nos anos 1990. Em 1993, atrás do ambientalista Ken Saro-Wiwa, 300 mil pessoas participaram em protestos não violentos contra a devastação do ecossistema do Delta causada por oleodutos.

No ano seguinte, Saro-Wiwa e outros oito activistas foram detidos e levados a tribunal sob acusações que a comunidade internacional suspeitou terem sido inventadas. Os homens seriam torturados, agredidos, julgados sem direito a defesa e condenados à morte.

A acção judicial contra a Shell foi interposta em 1994 com base numa lei de 1789, criada para combater a pirataria, que hoje é usada contra multinacionais em casos de crimes contra a humanidade.
fonte:dn
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Suspeitos de terrorismo podiam ir no voo AF447

Dois dos nomes das lista de passageiros coincidem com a identidade de dois suspeitos de pertencer a uma rede islamita.

Dois dos passageiros que iam a bordo do Airbus 330 podem ser suspeitos de terrorismo, informou o ministério do Interior francês, segundo noticia o site da revista “L’Express”.

Ao proceder à verificação da lista de passageiros a bordo do voo AF 477, que se despenhou quando fazia o percurso Rio de Janeiro – Paris, o ministério do Interior deparou-se com dois passageiros com nomes suspeitos. Esses passageiros têm o mesmo nome que dois suspeitos de pertencer a uma organização terrorista islamita, o que deixou os serviços franceses sob alerta.

A verdadeira identidade dos passageiros só poderá ser apurada quando forem confirmadas as datas de nascimento dos passageiros, podendo tratar-se apenas de homónimos


lusa:espi28:
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Guiné-Bissau: União Africana apela a candidatos às presidenciais para que campanha se

Bissau, 10 Jun (Lusa) - O enviado especial da União Africana para a Guiné-Bissau, João Miranda, apelou hoje aos candidatos às presidenciais de 28 de Junho e políticos guinnenses para fazerem da campanha eleitoral uma "grandiosa jornada de um exercício cívico de cidadania".

"(...) Exorto todos os políticos, toda a massa de militantes dos partidos e todos os candidatos a fazerem desta campanha eleitoral uma grandiosa jornada de um exercício cívico de cidadania, visando a construção e a consolidação do Estado Democrático e de Direito", refere João Miranda, num comunicado enviado à Agência Lusa.

João Miranda, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, refere também que a "UA, e, por seu intermédio, toda a comunidade internacional, recebeu das Forças Armadas da Guiné-Bissau (...) toda a garantia (...) de que o processo eleitoral irá decorrer nas melhores condições de segurança".


:espi28:
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Gripe A H1N1 OMS aponta 27737 contaminados em 74 países e 141 mortos

A gripe A H1N1 já contaminou 27737 pessoas em 74 países, causando 141 mortos, segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Os dados anteriores foram divulgados terça-feira pelo número dois da OMS, Keiji Fukuda, e apontavam para 26563 pessoas contaminadas em 73 países e 140 mortos.

A maioria dos novos casos foram registados no Chile, que contabiliza 1694 doentes contra os 411 anotados segunda-feira, sgeundo o sítio da OMS na Internet.

Os outros países onde o vírus tem estado a progredir são o Canadá (2446 casos contra 2115, mais 331 casos), Austrália (mais 173 casos), Reino Unido (mais 109) e Japão (mais 75).

A Ucrânia, por seu turno, apareceu pela primiera vez a lista de países atingidos pelo vírus.

A evolução do número de casos e número de mortos por países, de acordo com o relatório da OMS, é o seguinte:

Estados Unidos: 13217 casos, 27 mortes / México: 5717 casos, 106 mortes / Canadá: 2446 casos, quatro mortes / Chile: 1694 casos, dois mortes / Costa Rica: 93 casos, uma morte / República Dominicana: 91 casos, uma morte / Austrália: 1224 casos / Reino Unido: 666 casos / Japão: 485 casos / Espanha: 331 casos / Argentina: 235 casos / Panamá: 221 casos / China: 142 casos / Alemanha: 78 casos / São Salvador: 69 casos / Peru: 64 casos.
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Espanha: Airbus A320 aterra de emergência

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_5A99FF15-02ED-4F4F-AF75-12D50837705A_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg

Um airbus A320 da companhia Iberworld teve de aterrar esta manhã de emergência com o motor em chamas na ilha espanhola Gran Canária.

Os problemas começaram após a descolagem em Las Palmas quando a tripulação percebeu que algo não estava bem até que o reactor se incendiou.

O avião transportava 180 passageiros noruegueses que saíram ilesos do acidente. De acordo com a imprensa norueguesa, os passageiros assustaram-se quando viram chamas e fogo a sair do motor do avião.



Os passageiros foram encaminhados para um outro voo com destino a Oslo, na Noruega. Um porta-voz dos aeroportos espanhóis revelou que a evacuação do avião decorreu com normalidade e que foram activados todos os protocolos de emergência nesta situação.



Este incidente acontece poucos dias depois de outro airbus A330, da Air France ter desaparecido no Atlântico, com 228 pessoas a bordo, entre as quais três de nacionalidade espanhola.CM
 

J.O

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jun 1, 2009
Mensagens
1,430
Gostos Recebidos
0
Britânicos querem encontrar-se com Jesus Cristo e Diana

Se os britânicos pudessem viajar no tempo e encontrar-se com pessoas já mortas, a primeira escolha seria Jesus Cristo, seguindo-se a princesa Diana, falecida em 1997, surgindo em terceiro lugar o dramaturgo William Shakespeare.

Estas conclusões resultam de uma sondagem divulgada ontem pelo The Daily Telegraph, que inquiriu três mil britânicos sobre figuras do passado, que gostariam de conhecer, assim como as épocas históricas da Grã-Bretanha que mais gostariam de visitar.

No aspectos das viagens no tempo, a Inglaterra vitoriana, por larga maioria, surge como o "destino" preferido dos inquiridos, encontrando-se em segundo lugar a Grã-Bretanha do pós II-Guerra Mundial.

De regresso às personalidades mais populares entre os britânicos, muitas delas ícones da cultura popular contemporânea, Albert Einstein surge em quarto lugar, logo a seguir ao autor de Romeu e Julieta e Othello; por sua vez, o autor da teoria da relatividade tem a seu lado, em quinto lugar, Marilyn Monroe, a actriz de Os Homens Preferem as Louras e de O Pecado Mora ao Lado.

Além de Einstein, outro nome das ciências e do conhecimento, Leonardo da Vinci, o renascentista italiano - pintor, arquitecto, inventor e matemático - surge em sexto lugar. Imediatamente a seguir, nada mais, nada menos do que "o Rei" Elvis Presley, seria também alguém que os britânicos gostariam de conhecer em pessoa.

Em oitavo lugar, aparece o nome de Roald Dahl, um dos mais famosos escritores de literatura infantil na Grã-Bretanha, além de autor de outras obras, em que se conta ficção e teatro. Filho de pais noruegueses radicados no País de Gales, Dahl, que faleceu em 1990, foi ainda um dos ases da aviação britânica na II Guerra Mundial.

Os britânicos gostariam ainda de conhecer o vocalista da popular banda Queen, Freddie Mercury, falecido em 1991, que surge em nono lugar.

Única personalidade eminentemente política apreciada pelos britânicos é o activista dos direitos da comunidade negra americana, Martin Luther King, assassinado em 1968, a encerrar a lista em décimo lugar.
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
EUA: 2 pessoas atingidas em tiroteio no Museu do Holocausto

Pelo menos duas pessoas foram atingidas hoje durante um tiroteio no Museu do Holocausto, em Washington, Estados Unidos.

Um homem armado entrou no museu cerca das 13:00, hora local (18:00 em Lisboa), e envolveu-se num tiroteio com os guardas das instalações.

Um guarda e o atirador foram levados para o hospital.

Diário Digital / Lusa
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
O segurança atingido esta quarta-feira a tiro no Museu do Holocausto, em Washington, acabou por falecer, avançam os media norte-americanos.
O tiroteio na capital dos Estados Unidos terá sido originado por um homem de 89 anos, anti-semita, que se encontra hospitalizado em estado crítico.
fonte:diariodigital
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Fogo na cabine de um Airbus A330-200

Avião da companhia australiana Jetstar aterrou de emergência na ilha de Guam, no Oceano Pacífico.

Um Airbus da companhia australiana Jetstar aterrou de emergência na ilha de Guam, com fogo a bordo do cockpit. A aeronave, com 203 passageiros a bordo, sobrevoava o Oceano Pacífico quando sucedeu o incidente.

O Airbus A330-200, similar ao que da Air France, voava do Japão para a Austrália. Ao fim de quatro horas de voo foi detectado fumo no cockpit e a parte direita da cabine dos pilotos pegou fogo, informou a Jetsar, companhia proprietária da aeronave.

"Um dos pilotos usou um extintor e fizemos um desvio de emergência para Guam, local em que o avião aterrou sem incidentes", disse o porta-voz da Jetsar, Simon Westaway, em declarações à rádio australiana.

Todos os passageiros e tripulação aterraram, em segurança e ninguém ficou ferido, disse Simon Westaway, adiantando que o voo era composto quase só por japoneses. Segundo a Jetstar, subsidiária da companhia australiana Qantas, o avião tem apenas dois anos e vai ficar na ilha de Guam até serem apuradas as causas do incêndio.

fonte:jn
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Airbus em fogo nas Canárias

ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_F00DFCFB-F7ED-4FF0-9035-D3A31A7F70E2_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg

Nove dias após a tragédia que vitimou 228 pessoas que viajavam num Airbus da Air France, ontem outro Airbus destinado a Oslo, com 180 passageiros a bordo, aterrou de emergência nas ilhas Canárias depois de um motor se ter incendiado em voo.

“Pouco depois de descolar do aeroporto de Las Palmas o avião foi forçado a voltar para trás ao verificar a existência de anomalias”, referiu um porta-voz da Ving, empresa que fretou o aparelho à Iberworld.

A empresa responsável por aeroportos e navegação aérea em Espanha, AENA, negou que o avião tenha aterrado em chamas, mas a imprensa norueguesa refere testemunhos que confirmam o incêndio a bordo. “Foi aterrador. As chamas vinham de um motor. Ouvimos várias explosões”, referiu um passageiro ao jornal ‘Verdens Gang’.

A AENA desdramatizou o caso e frisou que a presença de bombeiros e médicos na pista onde aterrou o Airbus, 15 minutos após a descolagem, é parte “do protocolo para situações como essas”. Todos os passageiros estavam tranquilos, garantiu por seu lado a Iberworld, informando que partiram para Oslo às 13h00, cinco horas após o incidente.

TERRORISTAS A BORDO

Adensa-se entretanto o mistério que envolve a queda do avião da Air France. O ‘L’Express’ afirmou ontem que dois passageiros a bordo do voo AF447 tinham nomes relacionados com o terrorismo islâmico. As autoridades pensam poder tratar-se de uma coincidência, mas levam o caso a sério, tanto mais que a Air France recebeu uma ameaça no Brasil quatro dias antes da tragédia.

'PASSAGEIROS TÊM MEDO'

O efeito psicológico da queda do avião da Air France no Atlântico ainda está a ter repercussões nos passageiros, segundo Cristina Vigon, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).

“Os passageiros têm sempre medo. Mas depois deste acidente as pessoas ficaram mais receosas e atentas”, refere a líder do SNPVAC, salientando que desde o desastre aéreo os próprios tripulantes têm de ser mais tolerantes com os passageiros que ficam mais agitados por voar.

A Agência Europeia de Segurança Aérea admite entretanto emitir uma ordem para que todas as transportadoras modifiquem os sensores de velocidade em aviões da Airbus. A TAP está a finalizar este processo de troca.

APONTAMENTOS

RETIRADOS 41 CORPOS

Já foram retirados do oceano 41 corpos. O submarino nuclear francês ‘Emeraud’ começou ontem a procurar as caixas negras.

AIRBUS PEDE

A Airbus criou um e-mail de sugestões para que as linhas aéreas informem qual o tipo de avarias que tiveram nos sensores de velocidade.

BOEING COM PROBLEMAS

Um Boeing 747-400 da Lufthansa que fazia a rota São Paulo-Frankfurt sofreu turbulência forte na mesma zona dois dias antes da tragédia.
Vídeo Sapo

F. J. Gonçalves/P.H.G
 

NFS

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
1,101
Gostos Recebidos
0
Khadafi quer 700 italianas

O líder líbio, Muammar Khadafi, iniciou ontem uma visita de três dias a Itália, a primeira em 40 anos de poder à antiga potência colonial que dominou o seu país.
Khadafi exigiu um encontro com as 700 italianas mais importantes na política, economia e cultura.

O pedido foi aceite pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, que entregou a chefia da delegação feminina a Mara Carfagna, titular da pasta da Igualdade, que antes de ser ministra foi jornalista e modelo de fotos eróticas. A visita está envolta em polémica depois de Líbia e Itália terem assinado um acordo para repatriação de clandestinos provenientes da Líbia.


CM
 

NFS

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
1,101
Gostos Recebidos
0
Suíça:Ex-prostituta matou banqueiro

Cécile Brossard, uma ex-prostituta francesa, de 40 anos, declarou-se, perante um tribunal suíço, culpada de matar o banqueiro Edouard Stern durante uma sessão de sexo sadomasoquista.

Brossard terá assassinado a tiro o milionário, que era amigo do presidente francês, porque este quis reaver um milhão de dólares que lhe tinha dado


CM
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Mais 42 detidos em rede internacional de assaltos

Desmantelado em Espanha grupo com ligações a centenas de furtos em casas portuguesas. Os suspeitos são todos oriundos de países de Leste: Croácia, Sérvia e Montenegro.

Uma rede internacional de assaltantes de casas que também tem operado em Portugal sofreu um novo golpe, em Espanha, com a detenção de 42 indivíduos. Os suspeitos são todos oriundos de países de Leste: Croácia, Sérvia e Montenegro.

As autoridades acreditam que o grupo agora desmantelado em Madrid e províncias vizinhas faz parte de uma complexa organização com "ramificações" ao nosso país, mas também a Itália e a França. Na operação policial foram apreendidos seis quilos de jóias furtadas, 200 mil euros em dinheiro e documentação falsa.

O método posto em prática no território espanhol foi tirado a papel químico do que, em 2008 e nos primeiros meses deste ano, caracterizou uma galopante vaga de furtos em residências que fustigou Portugal de Norte a Sul. Houve centenas de casos, com incidência nas áreas metropolitanas do Porto e Lisboa.

Os assaltantes - que em Espanha actuaram em Madrid, Toledo e Guadalajara - estudavam os alvos ao pormenor, sobretudo casas em zonas mais "ricas". Atacavam durante o dia, aproveitando, muitas vezes, o facto de as portas apenas estarem fechadas no trinco.

As mulheres e as crianças eram os operacionais. Transportadas pelos alegados mentores dos vários grupos (a polícia fala em diferentes "células"), era a elas que cabia a tarefa de entrar nas habitações. Para forçar a abertura das portas utilizavam cartões de plástico e radiografias e, já no interior das casas, procuravam preferencialmente jóias e peças de valor. Na rua, os cúmplices assumiam funções de vigilância.

Segundo a Polícia espanhola, foram também apreendidos, nas 17 buscas realizadas na semana passada, 30 carros e sete auto-caravanas, usados nas deslocações. Os detidos - 24 homens e 18 mulheres, além de 30 menores identificados - são suspeitos de 500 assaltos só em Espanha.

Em Portugal, a PSP já tinha desencadeado, em Março, uma operação nacional que levou à detenção de 23 indivíduos das mesmas nacionalidades e da Roménia. De resto, desde o início do ano, foram referenciadas 93 pessoas, maioritariamente mulheres e menores, por alegado envolvimento na rede. Lisboa, Porto, Setúbal, Faro, Santarém, Évora, Braga e Viana do Castelo foram alguns dos pontos de passagem. Dez suspeitos estão em prisão preventiva.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Passam 11 dias da queda pavorosa: 228 pessoas despenharam--se no negro Atlântico. Como? Porquê? As caixas negras respondem, mas estão cinco mil metros abaixo no mar. Um submarino atómico está a descer à escuridão

A área é longínqua: mil quilómetros ao largo da costa atlântica do Nordeste do Brasil. É grande: 36 quilómetros por 36 quilómetros. É profunda: cinco mil metros em mar montanhoso. Esta é uma nova missão; é capitaneada por Émeraude, o preto e potente submarino atómico francês que cumpre o seu dia 1 de buscas no local da queda do Airbus A330. É uma operação de ataque: o Émeraude está em busca das duas caixas negras que guardam a memória de voo do AF447 e que podem explicar o que provocou o abismo à aeronave.

O submarino possui equipamento sonar avançado para exame e detecção; vai concentrar-se numa área de 36 km2. "Haverá novas áreas para procurar à medida que a operação evoluir. Não há data para terminar o trabalho", disse o comandante do navio Prazuck, que dá apoio directo ao submergível. Se as caixas negras forem localizadas, há três submarinos-robôs não-tripulados, estacionados a bordo de outro navio francês, o Pourquoi Pas, que podem sair de imediato para a água. O Pentágono enviou igualmente para a costa marítima brasileira dois sistemas de escutas que podem detectar sinais emitidos por caixas negras a uma profundidade até 6100 metros.

Até agora foram recuperados 41 cadáveres na operação de busca e resgate das 228 pessoas - 72 franceses, 59 brasileiros e 26 alemães; entre eles há sete crianças e um bebé. 187 corpos continuam desaparecidos. "Até agora, a janela temporal nestas operações marcava-se em dias. No caso do AF447 temos que falar de semanas, de meses", disse um porta-voz militar francês.

A velocidade permanece como elemento chave do acontecimento - a avaria dos sensores que medem a marcha do aparelho é até agora a causa mais provável.
fonte:jn
Mas o que aconteceu permanece um mistério. A única causa-efeito confirmada na investigação regista apenas dois factos: quando caiu, o avião enfrentava a turbulência extrema de uma tempestade inter-tropical; o aparelho disparou 24 mensagens automáticas de alerta de avaria nos seus últimos três minutos de contacto no ar.

fonte.jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Argentina: Sacerdote católico condenado a 15 anos de prisão por abuso sexual de menor

Um sacerdote católico que dirigia uma instituição famosa de protecção de jovens pobres na Argentina foi condenado na quarta-feira a 15 anos de prisão por abuso sexual de um menor à sua guarda.

O colectivo de três juízes considerou o padre Julio Grassi, de 52 anos, culpado dos crimes de abuso sexual e corrupção de um menor, ocorridos em 1996.

Outras quinze acusações de abuso de dois menores, contra o responsável pela Fundação Crianças Felizes, não foram dadas como provadas.

fonte:jn
 

Amorte

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2007
Mensagens
7,461
Gostos Recebidos
0
Guantánamo: Presidente de Palau invoca direitos humanos para acolher 17 uígures

O Presidente de Palau - pequena ilha independente no Pacífico - disse hoje que o acolhimento que disponibilizou a 17 uígures detidos em Guantánamo se ficou a dever a considerações sobre direitos humanos.

Johnson Toruibiong disse hoje na Nova Zelândia que a sua decisão não levou em conta eventual reacção chinesa relativamente aos 17 dissidentes muçulmanos independentistas, mas apenas o facto de entender que a sua prisão é ilegal.

"Entendemos que estas 17 pessoas não são terroristas mas apenas separatistas em relação ao governo nacional da China", disse Toribiong. "Se a China objecta a que eles fiquem em Palau, penso que essa objecção é também dirigida à detenção deles me Guantánamo."

fonte:jn
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo