Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Moçambique: Cavaco Silva termina visita com deslocação à Ilha de Moçambique

O Presidente da República, Cavaco Silva, termina hoje a sua visita oficial a Moçambique, com uma deslocação à histórica Ilha de Moçambique, onde serão apresentados projectos para reabilitação daquele espaço, património da Humanidade.

Naquele município da província de Nampula, norte, Cavaco Silva vai conhecer o projecto de reabilitação "Ilha de Moçambique e Lumbo, vila do milénio" e visita locais históricos da presença portuguesa, como a Fortaleza de São Sebastião e o Palácio de São Paulo.

De volta a Maputo, e no último ponto da visita de três dias a Moçambique, o Presidente da República mantém um encontro com a numerosa comunidade portoguesa, na Escola Portuguesa.

Naquele espaço, que foi objecto de um acordo assinado durante a visita, que finalmente integra a escola na ordem jurídica moçambicana, Cavaco Silva inaugura o pavilhão gimnodesportivo e um painel de azulejos.

No final, fará uma intervenção dirigida à comunidade, após o que parte para Lisboa onde chegará na manhã de quinta-feira.

O Presidente da República está em visita oficial a Moçambique desde o dia 24, acompanhado por quatro ministros do governo de José Sócrates e por dezenas de empresários.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Tibete: Pequim afirma que já se renderam centenas de manifestantes

O governo chinês garantiu hoje que pelo menos 280 pessoas que participaram nas manifestações das duas passadas semanas na capital tibetana, Lassa, já se entregaram às autoridades.

A agência noticiosa oficial chinesa Nova China divulgou hoje o número, que o Departamento de Segurança Pública do Tibete confirmou, quando Pequim intensificou uma campanha para provar que controla região tibetana e as províncias vizinhas que acolhem minorias tibetanas, onde também decorreram protestos.

Segundo o jornal estatal China Daily, outras 381 pessoas entregaram-se às autoridades na província oriental de Sichuan, por participação nas manifestações na região de Aba onde, segundo activistas da causa tibetana, a polícia chinesa matou pelo menos oito pessoas e feriu possivelmente 30.

O governo chinês diz que nos confrontos de Sichuan morreu só um polícia, atacado pelos manifestantes.

Pequim, no entanto, começou por dizer que as autoridades nunca fizeram uso de armas mortíferas, mas admitiu mais tarde que a polícia disparou sobre os manifestantes.

"A polícia foi forçada a disparar tiros de aviso para dispersar os manifestantes que atacavam a polícia com facas e pedras", admitiu hoje ao China Daily um oficial não-identificado das forças policiais de Sichuan.

Das pessoas que se entregaram a maioria eram "pessoas normais e monges que foram enganados ou obrigados a manifestar-se", refere o jornal, citando Shu Tao, secretário-geral do Partido Comunista da aldeia de Luoerda, na região de Aba, onde decorreram os protestos.

No total, segundo a imprensa estatal chinesa, entregaram-se já mais de 600 pessoas em sequência dos protestos na capital tibetana contra o domínio chinês na região, que começaram a 10 de Março e se tornaram violentos a 14 de Março antes de se espalharem pelas outras províncias.

A polícia divulgou também uma lista de 53 pessoas procuradas em relação com os protestos, os piores desde 1989, que estragaram os planos da liderança chinesa de apresentar ao mundo um país próspero durante os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que decorrem entre 08 e 24 de Agosto.

Para esmagar os protestos, a China enviou milhares de tropas e polícia paramilitar para o Tibete, para Sichuan e para Gansu, a outra provincia oriental onde também se registaram confrontos.

O governo chinês afirma que pelo menos 22 pessoas morreram em Lassa, todas "vítimas inocentes", mas os grupos de defesa dos direitos do Tibete dizem que pelo menos 140 pessoas morreram, incluindo 19 pessoas em Gansu.

A China proíbe os jornalistas estrangeiros de se deslocar às áreas onde decorreram os protestos, o que dificulta a confirmação quer dos dados chineses quer dos números dos grupos pró-Tibete.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Hong Kong: Encontrados 2 cadáveres dos 18 marinheiros ucranianos presos em navio

Hong Kong: Encontrados dois cadáveres dos 18 marinheiros ucranianos presos em navio afundado.

Os bombeiros encontraram, hoje, os corpos de dois marinheiros ucranianos desaparecidos sábado à noite, após uma colisão entre um rebocador da Ucrânia e um cargueiro chinês no porto de Hong Kong.

Já passava da meia-noite quando os bombeiros encontraram os corpos no navio afundado, a 37 metros de profundidade nas águas de Hong Kong, perto da ilha de Lantau, onde se situa o novo aeroporto.

Os restantes 16 marinheiros desaparecidos podem estar encurralados ainda no navio, segundo o departamento da Marinha.

Só sete dos 25 tripulantes que viajavam no rebocador "Neftegaz 67" foram resgatados com vida logo após o acidente.

As operações de resgate e a investigação do acidente estão a ser acompanhadas por uma delegação da Ucrânia, que chegou a Hong Kong na noite de terça-feira.

O Neftegaz 67, de 80 metros de comprimento, afundou rapidamente na noite de sábado depois de colidir com um cargueiro chinês, às 21:13 locais (13:13 de Lisboa).

A confirmar a morte dos marinheiros desaparecidos, este acidente será o maior da história marítima de Hong Kong em décadas.

Lusa
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Detido casal suspeito da morte de Mari Luz

Foram detidos ontem em Granada dois suspeitos da morte de Mari Luz, a menina espanhola que desapareceu a 13 de Janeiro e foi encontrada morta a 7 de Março. O casal é vizinho da família de Mari Luz Cortés.

Santiago G., 52 anos, terá confessado a autoria do crime. De acordo com o diário espanhol El País, o homem estava na mira da polícia desde o primeiro dia de investigações. A esposa foi também detida para interrogação, não havendo no entanto provas que a liguem ao caso.

O pai de Mari Luz, Juan José Cortés, disse ter a certeza de que o homem agora detido é o responsável pela morte da filha: «Sabemos que é ele, estamos seguros e não é uma surpresa para nós», afirmou.

O detido tem antecedentes criminais por abusos de menores, inclusivé sobre as suas próprias filhas. Mari Luz Cortés morreu asfixiada antes de ser levada para o rio Huelva. As autópsias revelaram ainda que a menina não foi violada.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Tropas iraquianas lutam contra Exército do Mahdi

813264.jpg


Violência alastra de Baçorá para Bagdad
Forças iraquianas, apoiadas por militares dos Estados Unidos, envolveram-se em combates com o Exército do Mahdi, a milícia xiita do clérigo radical Moqtada al-Sadr. Em Baçorá, onde começou a luta, fontes hospitalares indicaram que morreram pelo menos 22 pessoas e 58 ficaram feridas. A aviação da coligação sobrevoou a segunda maior cidade do país, enquanto decorria uma operação no terreno, envolvendo artilharia e tropas regulares, sob orientação do próprio primeiro-ministro, Nouri al-Maliki.

Os confrontos estenderam-se à capital, Bagdad, e à ultraprotegida Zona Verde, onde caíram quatro obuses de morteiro (dois não explodiram). As munições eram de "fabrico iraniano", segundo afirmou o chefe militar americano, general David Petraeus, que acusou Teerão de não cumprir as suas promessas, nomeadamente a de não interferir no armamento das milícias iraquianas.

Os americanos dizem que a milícia de Al-Sadr constitui o maior perigo para a segurança do Iraque, mas o dirigente xiita decretou um cessar-fogo unilateral que deveria vigorar até Agosto e que ameaça romper-se a qualquer momento. Apesar da violência de ontem, esta milícia, de 60 mil homens armados e sem problemas de recrutamento, afirma que o cessar-fogo ainda está de pé.

Al-Sadr apelou a uma campanha de "desobediência civil", para protestar contra os incidentes de Baçorá e a prisão, nas últimas semanas, de alguns elementos da sua milícia. A campanha de desobediência transformou-se numa greve geral, que o dirigente radical afirma ser a "primeira fase" do seu protesto. Em Sadr City, o enorme bairro de Bagdad onde vivem dois milhões de xiitas, as escolas e lojas foram fechadas e o trânsito era mínimo, com barreiras de milicianos instaladas nos cruzamentos.

Nesta zona, houve tiroteio entre membros da milícia de al-Sadr e da milícia rival afecta à corrente xiita moderada (no poder), o Conselho Iraquiano Islâmico Supremo (SIIS). Isto pode indicar que está em curso uma luta pelo controlo da maior aglomeração xiita do país ou mesmo uma luta pelo poder entre os xiitas.

Através de um porta-voz, em Najaf, Moqtada al-Sadr deu autorização aos seus militantes para responderem aos ataques lançados pelas autoridades e milícias rivais. O clérigo também ordenou aos seus seguidores que se preparem para uma resposta contra os "ocupantes", como ele define os americanos.

O cessar-fogo unilateral decidido no ano passado pelo clérigo rebelde foi uma das razões do êxito da nova estratégia americana, que permitiu reduzir substancialmente a violência no Iraque. No entanto, Moqtada al-Sadr (filho de um proeminente ayatollah assassinado por Saddam Hussein) não aceita a presença americana e mostra crescente nervosismo em relação ao apoio que os americanos estão a dar a algumas tribos sunitas, que aceitaram lutar contra a Al-Qaeda em troca de protecção contra os xiitas, maioritários no país.

Al-Sadr também contesta o Governo de Nouri al-Maliki, de que o seu partido chegou a fazer parte. Num gesto pouco habitual, o primeiro-ministro iraquiano surgiu em Baçorá a comandar pessoalmente a operação militar contra o Exército do Mahdi. Oficialmente, a acção destinava-se a controlar alguns elementos da milícia que estariam "fora de controlo".

Segundo os americanos, o Exército do Mahdi tem membros infiltrados nas forças de segurança iraquianas e contactos regulares com o Irão, que ajudou a treinar os seus líderes e forneceu armamento, sobretudo armas ligeiras. Este último ponto não é exclusivo desta milícia, pois os seus rivais xiitas também possuem ligações aos iranianos, que forneceram apoio e exílio a muitos dos clérigos, durante o regime de Saddam Hussein, que era controlado pela minoria sunita.

Nas principais cidades do centro e do sul do Iraque, onde existe uma maioria xiita, foi decretado o recolher obrigatório.

Em Kut, Nasiriyah ou Samawa, onde a milícia de al-Sadr está bem implantada, a tensão política é muito alta. Os xiitas representam dois terços da população iraquiana, ou 17,5 milhões de pessoas. Esta comunidade é sobretudo mais forte no sul, centro e Bagdad.
logo_dn2.jpg
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Moçambique: PR exonera ministro da Defesa, Tobias Dai

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, exonerou hoje o ministro da Defesa Nacional, Tobias Dai, que será substituído no cargo por Filipe Nhussi, administrador executivo da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, anunciou a Presidência da República.

A exoneração de Tobias Dai ocorre pouco mais de um ano depois da explosão do paiol de Malhazine, arredores de Maputo, a 22 de Março de 2007, que causou 103 mortos e 500 feridos.

Após as explosão do principal paiol do país, Tobias Dai recusou demitir-se, apesar de vários apelos nesse sentido feitos ao Presidente da República pela sociedade civil moçambicana.

A última aparição pública de Tobias Dai como ministro da Defesa de Moçambique foi na passada segunda-feira, durante a assinatura de um acordo de cooperação técnico-militar com o ministro da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, protocolo rubricado na sequência da visita do Presidente de Portugal a Moçambique, Cavaco Silva.

Na terça-feira, Nuno Severiano Teixeira efectuou sozinho a visita de cerca de uma hora à Escola de Fuzileiros de Maputo no bairro da Catembe, que conta com a colaboração de instrutores portugueses.

Lusa
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Buenos Aires: Manifestantes pró e contra Cristina Kirchner envolvem-se em confrontos

Buenos Aires: Manifestantes pró e contra Cristina Kirchner envolvem-se em confrontos​

Milhares de manifestantes pró e contra a governação da Presidente argentina Cristina Kirchner invadiram as principais avenidas de Buenos Aires e envolveram-se em conflitos. Os tumultos começaram quando os manifestantes pró-Kirchner se encontraram com os opositores, que levavam a cabo uma "caçarolada" (bater em caçarolas) contra a chefe de Estado, nas imediações da Praça de Maio.

Confrontos e insultos marcaram assim a primeira grande crise enfrentada pela chefe de Estado argentina, que tomou posse no ano passado.

Os manifestantes que pediam a demissão de Kirchner exigiam um suavizar da política tributária aos sectores rurais que originaram um bloqueio indeterminado à venda de produtos agropecuários no mercado grossista.

À cabeça dos grupos de choque que apoiam Cristina Kirchner marchavam alguns ex-governantes, a fim de fazerem travar a "caçarolada" espontânea que ocorreu na Praça de Maio, o centro político do país, e que depois se estendeu às cidades de San Miguel de Tucumán, Santa Fá e Mar del Plata, bem como a outras localidades mais pequenas.

Milhares de agricultores ficaram descontentes com a forte subida de impostos que Kirchner impôs aos exportadores de cereais.

Com o novo esquema tributário - avança o elmundo.es - os produtores deverão deixar nos cofres do Estado até um total de 56 por cento das suas vendas. Por isso, desde há 13 dias que agricultores e fazendeiros cumprem uma greve nacional contra o Governo, sem comercializar cereais nem carnes no mercado grossista.

As quatro entidades que agrupam todos os empresários do sector - Sociedad Rural, Confederaciones Rurales, Federación Agrararia e Coninagro - decretaram ontem que a greve vai continuar por tempo indeterminado "perante a falta de respostas positivas do governo nacional".

Pouco depois, a Presidente reagiu com um discurso na Casa Rosada num muito crítico para o sector rural, o mais importante da economia, já que representa 40 por cento do PIB da Argentina.

"Não me vou submeter a nenhuma extorsão", proclamou a chefe de Estado, desafiando todos os que protestam nas ruas, classificando estas acções de "piquetes da abundância", em referência aos 15.400 milhões de euros por ano embolsados pelas exportações de alimentos.

"Esta competitividade do sector foi a que nos tornou competitivos e com uma rentabilidade nunca antes vista. Se não houvesse rentenções (impostos), os argentinos só veriam o frango, a carne e o leite pela televisão", ironizou a Presidente.

As palavras de Kirchner não caíram em saco roto e poucos minutos depois começaram a ouvir-se as "caçaroladas" em distintos pontos de Buenos Aires.

logoPublico.gif
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Ford vende Jaguar e Land Rover à Tata Motors

A Ford Motor Company anunciou hoje que foi finalizado o acordo de venda das marcas Jaguar e Land Rover à Tata Motors.

Esta transacção representa o culminar da decisão da Ford de explorar opções estratégicas para os negócios das marcas Jaguar e Land Rover, numa altura em que a companhia centra os seus esforços no brand Ford e na sua transformação global: “One Ford”.

A venda das marcas em debate deverá acontecer no final do Segundo trimester do ano em curso, estando sujeita à aplicação dos habituais condicionalismos legais que rodeiam estes negócios.

Assim, a Tata Motors deverá pagar pela Jaguar e pela Land Rover um valor estimado em cerca de 2,3 biliões de dólares, ficando a Ford responsável pelo pagamento de cerca de 600 milhões de dólares para os fundos de pensões da Jaguar e Land Rover.

< Acordado ficou também a continuação do fornecimento de componentes por parte da Ford à Jaguar, bem como tecnologias de protecção ambiental e plataformas. Adicionalmente, a Ford Motor Credit Company irá facilitar aos clientes o acesso ao financiamento, por um período de 12 meses.

Fonte: Ford
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Governo alemão vai divulgar lista de dados bancários

Fisco: Governo alemão vai divulgar lista de dados bancários do Liechtenstein - Secretário Estado Assuntos Fiscais

26 de Março de 2008, 15:26

Lisboa, 26 Fev (Lusa) - O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Carlos Lobo, anunciou hoje que o governo alemão vai divulgar a lista que comprou a um informador sobre as personalidades que têm contas no paraíso fiscal do Liechtenstein.

Carlos Lobo admitiu que o Governo manteve "contactos com a administração germânica" no sentido de obter essa lista, mas que o governo alemão "vai optar por fazer uma divulgação generalizada".

A questão foi levantada hoje pelo deputado do Bloco de Esquerda, Franscico Louçã, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças onde Carlos Lobo foi apresentar o relatório de combate à fraude e evasão fiscais, relativo a 2007.

A lista sobre dados bancários no Liechtenstein, reconhecido paraíso fiscal, foi comprada pelos serviços secretos alemães a um informador por entre 4 a 5 milhões de euros.

O deputado do BE afirmou que se "presume" que existam 12 portugueses com contas bancárias no Liechtenstein.

O escândalo manchou o estatuto de paraíso fiscal do Liechtenstein, que tira cerca de 30 por cento do seu produto interno bruto do sector financeiro, sendo os alemães os seus principais clientes.

ACF.

Lusa/fim
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Actualização

Quatro pessoas acusadas de homicídio involuntário
26 de Março de 2008, 15:57

Aumentou para quatro o número de pessoas acusadas de homícidio involuntário no caso de Mari Luz Cortés. De acordo com o portal 20minutos.es, Santiago Del Valle Garcia, presumível autor do crime, e dois irmãos, um homem e uma mulher, estão detidos nas instalações do Corpo Nacional de Polícia de Cuenca. A mulher de Santiago continua em liberdade mas não está livre de acusações.

Santiago Del Valle Garcia, de 52 anos, confessou que a menina de cinco anos morreu acidentalmente enquanto o acompanhava. De acordo com o testemunho do detido, a menina foi com ele de livre vontade, depois de ter sido chamada, mas caiu numa escada e faleceu logo em seguida.

O presumível autor do crime confessou ainda ter atirado o corpo de Mari Luz Cortés ao rio onde acabou por ser encontrado já em estado de decomposição. No entanto, o homem considera-se culpado pelo desaparecimento da criança mas não pela sua morte.

Os investigadores estão completamente seguros de que o Santiago Garcia é o responsável pela morte da menina. Segundo o portal 20minutos.es, os mesmos acreditam que a sua intenção era abusar sexualmente da criança já que este tem antecedentes criminais por abusos de menores, inclusivé sobre as suas próprias filhas de quem teve de se afastar por ordem do tribunal.

A confirmação da sua identidade foi feita após uma segunda examinação do corpo, pedida pela família, onde foi encontrado um cabelo suspeito. No entanto, as análises da Polícia Cientifica indicam que o detido não chegou a abusar da menina e que a causa da morte foi uma paragem cardio-respiratória.

Em conferência de imprensa, Juan José Cortés, pai da menina de 5 anos, afirmou que Santiago só poderá sofrer de perturbações mentais e que não encontra outra explicação para o que aconteceu.


Rita Afonso@
Sapo-Noticias
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Enfermeiras levam multa por não usar mini-saia na Espanha

Enfermeiras da Clínica São Rafael, da cidade de Cádiz, no sul da Espanha, foram multadas porque se recusaram a usar mini-saia no trabalho.
O uso de um uniforme com saias curtas é obrigatório para as enfermeiras da clínica, mas um grupo de funcionárias decidiu desobedecer a norma e, como punição, cada uma delas teve 30 euros (cerca de R$ 80) descontados da folha de pagamento.

As doze funcionárias fizeram uma queixa ao sindicato, que disse que vai entrar com um processo contra a clínica.

“Nos sentimos como objectos decorativos. Na hora de trabalhar não temos liberdade de movimentos, nem podemos nos abaixar para atender os pacientes que estão em camas”, disse a sindicalista Adela Sastre, presidente do Comité das Enfermeiras, a um grupo de jornalistas diante da clínica.

Sastre comentou também que a medida tomada pela direcção é “discriminatória”.

Primeiro, porque as eleitas para usar mini-saias são as que atendem ao público e, depois, porque considera a idéia um “abuso por termos que expor nossos corpos para fazer nosso trabalho”, disse.

Segundo a sindicalista, os directores do hospital nem aceitaram ouvir seus argumentos, alegando que a última palavra é da chefia e que quem estivesse insatisfeita poderia reclamar na justiça.


'Situação revoltante'

Diante da polémica sobre as mini-saias, a direcção da clínica emitiu um comunicado assinado pelo dono da rede de hospitais, José Manuel Pascual, afirmando que “as normas são de responsabilidade da empresa.”


As sindicalistas também denunciaram a represália da clínica à Secretaria Municipal de Saúde de Cádiz, na última quarta-feira. O governo local pediu explicações à direcção da São Rafael e está esperando um informe detalhado sobre o caso.

A central sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT), que apoia o processo das enfermeiras, definiu a situação como “revoltante e vergonhosa”.

Segundo a agência de notícias espanhola Europa Press, a secretária sindical de Cádiz e porta-voz da UGT, Carmen de Porres, disse que “parece mentira que em pleno século 21 todo mundo fale de igualdade entre homens e mulheres e existam empresas deste tipo, em que só homens podem usar calças”.


A porta-voz comentou ainda que o uso deste tipo de vestuário, “com saias, meias e outros elementos, deixou de ser usado há mais de 20 anos porque em muitos aspectos era pouco funcional para o trabalho das enfermeiras.”


Porres afirmou ainda que, pelo visto, na rede a que pertence a clínica de Cádiz, a norma é que “a saia sobe cada vez mais e o decote vai baixando”.


.
 

jfaneves

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2006
Mensagens
1,559
Gostos Recebidos
0
deve ser um bom local para se estar doente lol:Hee:
da outro animo ao doente
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
EUA: Los Angeles: explosões

Dois bombeiros e um transeunte ficaram feridos esta quarta-feira, aparentemente depois de tampas de uma estação eléctrica subterrânea terem explodido, perto do aeroporto internacional da cidade norte-americana de Los Angeles.

Segundo a edição electrónica da estação televisiva Fox News, os bombeiros foram chamados com base num alerta que dava conta de uma série de explosões num edifício comercial, situado a dois quarteirões do aeroporto da internacional da cidade. Terá sido na altura em que chegaram ao local, por volta das 14h locais (21h em Lisboa) que dois deles foram atingidos, juntamente com uma terceira pessoa que se encontrava no local.

De acordo com o jornal Los Angeles Times, o porta-voz do departamento de bombeiros da cidade, Ron Myers, adiantou que foi chamado um helicóptero ao local, que transportou os feridos para um hospital próximo da área.

Não foram adiantados mais detalhes sobre o caso.

Portugal Diário
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Sarkozy promete reforço militar no Afeganistão

W300px_2703-ukfrance.jpg


A Rainha Isabel II recebeu esta quarta-feira o presidente Nicolas Sarkozy no Palácio de Windsor. Há doze anos que um presidente francês não fazia uma visita de Estado ao Reino Unido. A soberana ofereceu um banquete a Sarkozy onde estiveram presentes mais de cento e quarenta pessoas entre membros da monarquia e políticos.

Horas antes, o chefe de Estado iniciava a visita de dois dias com uma revista à guarda real ao que se seguiu uma passagem pelo parlamento britânico.

Na Câmara dos comuns, Sarkozy afirmou perante o parlamento britânico a intenção de enviar mais tropas para o Afeganistão: "Juntos, os nosso dois países estão determinados a permanecer lado a lado com todos os nossos aliados no Afeganistão. E não tenho medo de dizer que no Afeganistão se joga uma partida essencial (...) A França vai propôr na cimeira de Bucareste reforçar a sua presença militar. Nós não podemos aceitar um regresso dos Talibã e da Al-Qaida a Cabul. A derrota é-nos interdita, mesmo se a vitória é difícil".

A questão da guerra no Afeganistão deverá dominar a cimeira bilateral que hoje junta Sarkozy ao primeiro-ministro Gordon Brown. Os dois líderes também já declararam reforçar a cooperação no âmbito económico e da emigração.

O chefe de Governo britânico e o presidente francês dão esta tarde uma conferência de imprensa conjunta que poderá ser acompanhada, aqui na euronews.


BIGlogo.gif
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Paris e Londres preparam acordo

W300px_2603s-analUK-France.jpg


Em Saint-Malo 1998, a França e o Reino Unido decidem avançar para uma maior cooperação militar. Mas a guerra no Iraque vai acabar por esfriar as relações entre Tony Blair e Jacques Chirac.

Mas os dois países da União Europeia com arma nuclear e assento permanente no Conselho de Segurança da ONU são essenciais para organizar uma defesa europeia, como deseja o presidente francês.

Os britânicos receiam que a capacidade de defesa europeia, como é encorajada pelo Tratado de Lisboa, se faça fora do âmbito da NATO.

Nicolas Sarkozy propõe a reintegração da França na estrutura militar da Aliança Atlântica, que abandonou em 1966, mas exige postos de comando para os oficiais franceses.

Para o eurodeputado alemão do SPD, Jo Leinen, as duas estruturas militares complementam-se.

Considera que temos de viver com dois pilares, a NATO, para os problemas realmente grandes no mundo, e a Defesa Europeia, para o que se passa na vizinhança, na Europa de Leste, nos Balcãs e à volta do Mediterrâneo.

Provavelmente chegar-se-à a um acordo franco-britânico em relação à energia nuclear. Há 30 ans que a França aposta nesta tecnologia que gera 80 por cento da sua energia, contra apenas 20 por cento no Reino Unido, onde as centrais estão velhas. Sarkozy quer vender aos britânicos o novo reactor de terceira geração, EPR, já comprado pela Finlândia.

Uma questão embaraçante para a Alemanha.
Jo Leinen diz que esta é a escolha deles, mas os alemães vão noutro sentido. As empresas alemãs de energia solar e eólica são as mais rentáveis do mundo, são campeãs do mercado e essa é a a melhor opção. Mas claro que há competição na política energética, e desde que não se bloqueiem uns aos outros, isto pode funcionar na União Europeia.

A locomitiva franco-alemã não é substituível, a União Europeia não o deseja.
Mas, por outro lado, o Eurostar já não chega a Waterloo desde Setembro de 2007. Só vai até à estação de Saint Pacras.


BIGlogo.gif
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Assassino em série francês começa a ser julgado

França: Assassino em série francês começa a ser julgado

W300px_2703-fourniret.jpg

Michel Fourniret, acusado de ser um dos piores assassinos em série das últimas décadas em França, vai começar a ser julgado esta quinta-feira num tribunal de Charleville-Mezieres, no departamento de Ardenas, no Norte do país. O antigo desenhador industrial de 66 anos é acusado do assassinio de sete jovens e de violações ou tentativas, entre 1987 e 2003, dos dois lados da fronteira franco-belga. As vítimas foram estranguladas, baleadas ou esfaqueadas com uma chave de fendas.

A esposa, Monique Olivier, de 59 anos, também vai responder por cumplicidade em 5 das 7 mortes. O casal pode ser condenado a prisão perpétua. Os dois estão envolvidos noutros processos pois os investigadores acreditam que houve mais mortes.

Para os familiares das vítimas são dias dificeis. Para alguns, com o início do julgamento começa a existir algum alívio, na perspectiva de que seja feita justiça.

"Hoje, de momento estou bem. Vamos ver amanhã", declarou o pai de uma das raparigas assassinadas.

O julgamento deverá demorar cerca de dois meses. Michel Fourniret foi detido em Junho de 2003 na Bélgica. As autoridades dos dois países concordaram que o julgamento tivesse lugar em França visto a maioria das vítimas serem gaulesas.

BIGlogo.gif
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Recuo na interdição de crianças francófonas em ateliês flamengos

Bélgica: Recuo na interdição de crianças francófonas em ateliês flamengos

W300px_2703-belgique.jpg

A interditação de crianças francófonas que não falem holandês em Ateliês de Tempos Livres (ATL)da comunidade flamenga de Liederkerke foi desautorizada pelo governo belga. Liedekerke é uma cidade de 12 mil habitantes a 20 quilómetros de Bruxelas e o burgomestre, o cristão-democrata, Luc Wynants, justificou com questões de segurança a ordem municipal de proibir nos ATL crianças que não falem o idioma da comunidade .

Dirk Lodewijck, conselheiro municipal, explica. "Quando uma criança não fala holandês isso é um problema, é perigoso. Isto é um problema de segurança porque somos responsáveis por estas crianças e temos que conseguir comunicar com elas, sempre e em todas as condições", declarou.

O ministro da Integração, o flamengo Marino Keulen, considerou absurda a ordem municipal e obrigou o burgomestre a recuar. "Não se pode excluir um grupo de crianças com base na falta de conhecimento da lingua. Isso não está de acordo com a minha ideia ou a nossa legislação. Isso é bastante claro para mim", argumentou.

As fronteiras linguisticas continuam a dividir a Bélgica apesar de ter sido solucionada a crise política federal que durou mais de nove meses.


BIGlogo.gif
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Endeavour completa mais uma missão

EUA:
Endeavour completa mais uma missão


W300px_2703-endeavour.jpg


O vaivém espacial Endeavour regressou à terra esta quarta-feira após ter cumprido uma missão de 16 dias no espaço. A nave trouxe de volta a tripulação que transportou e instalou o primeiro módulo do laboratório japonês Quibo, agora parte integrante da Estação Espacial Internacional. Depois de desafiar núvens inesperadas, o Endeavour aterrou à segunda tentativa no Centro Espacial Kennedy.

A NASA espera completar mais 10 missões para concluir a ISS, até ao final 2010. E até ao fim deste ano está prevista ainda uma missão para reparar o telescópio Hubble.

BIGlogo.gif
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Grande porção de gelo separa-se da Antárctica

Antárctida:
Grande porção de gelo separa-se da Antárctica


W300px_2603s-antarctic.jpg


Um enorme bloco de gelo, com mais de 400 quilómetros quadrados, está a separar-se da Plataforma de Wilkins, na Antárctica. O fenómeno foi detectado através de imagens de satélite e, segundo vários cientistas, é uma consequência do aquecimento global. A Plataforma de Wilkins estende-se por 13.000 quilómetros quadrados, no extremo Norte do continente, a 1600 quilómetros da América do Sul.

O Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas presidido por Rajendra Pachauri - Prémio Nobel da Paz de 2007 - manifestou preocupação com a aceleração do degelo na Antárctica.

O cientista indiano explica que podem produzir-se "mudanças abruptas e irreversíveis. O colapso de grandes corpos de gelo pode resultar num aumento de vários metros do nível dos mares". Uma hipótese para a qual, sublinha Pachauri, "é preciso estar atento".

A desintegração da planície gelada começou a 28 de Fevereiro, com a separação de um grande "iceberg" de 98 quilómetros quadrados.

A Plataforma de Wilkins começou a diminuir significativamente nos anos noventa. Em 98, perdeu dez mil quilómetros quadrados numa questão de meses.

BIGlogo.gif
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Vizinho pedófilo foi detido acusado de matar Mari Luz

826612.jpg


Pai de Mari Luz espera que detido não burle a justiça
"Este homem vai esconder-se por trás de muitas coisas. Se foi capaz de ocultar a morte da minha filha durante quase dois meses, também vai ser capaz de inventar uma história para não ser acusado. Não só ele, como também os seus cúmplices. Esperemos que, agora, não burle a justiça."

Foi este o apelo lançado, ontem à tarde, em tom sereno e perante um batalhão de jornalistas, por Juan José Cortés, pai de Mari Luz, em Huelva, um dia depois de a polícia espanhola ter detido numa residência na zona de Pajaron Cillo, perto de Cuenca, a 60 quilómetros daquela cidade andaluza, o principal suspeito de rapto e homicídio da menina de cinco anos. Também foram detidos três familiares dele.

Trata-se de Santiago Garcia, de 52 anos, sem profissão conhecida, a sua mulher, Isabel, um irmão e uma cunhada, Rosa, de 30 anos, que trabalhou no Centro Comunitário de Huelva.

Os detidos, que serão sujeitos a um primeiro interrogatório, hoje, a partir das 9.00 horas em Espanha (8.00 em Portugal), no tribunal daquela cidade, moravam a 50 metros de Mari Luz, no bairro de El Torrejón. Santiago Garcia, que já fora condenado em 2002, a dois anos de prisão por abusos sexuais sobre a própria filha, de cinco anos, está indiciado de homicídio involuntário de Mari Luz, enquanto os três familiares são suspeitos de cumplicidade.

Ao ser detido, na terça-feira, pelas 23.00, o ex-vizinho da criança, que desaparecera de Huelva no dia a seguir ao rapto, terá alegado que Mari Luz o conhecia e ia entrar no seu apartamento de "livre vontade", quando "caiu das escadas" por "acidente". Garcia teria entrado em "pânico". Uma versão que não convence ninguém, sobretudo depois de a autópsia ter provado que Mari Luz morreu "sufocada por alguém que lhe tapou a boca" para não gritar.

Poucos dias depois de a menina ter desaparecido, Santiago Garcia foi ouvido pela polícia, em Granada, por já haver suspeitas. Contudo, sem provas, manteve-se em liberdade. Segundo apurou o DN, para a detenção agora foram determinantes vestígios encontrados no corpo da menor, relacionando-os com o suspeito, em resultado da segunda autópsia efectuada a pedido da família da criança.

O pai de Mari Luz sempre suspeitou daquele vizinho com antecedentes criminais. Depois de a filha desaparecer, na tarde de 13 de Janeiro, procurou-a no apartamento dele. "Quando lhe perguntei se tinha visto Mari Luz, ficou frio e pálido, mas disse que não sabia de nada, tal como a irmã. Também me chamou a atenção um carrinho de supermercado, que estava vazio. Esses foram os momentos em que percebi que já não voltaria a ver a minha filha", lembrou Juan José Cortés.

"Ele nunca se reabilitará. Foi capaz de viver durante anos por trás de uma cara de inocente, abusando de crianças. Creio que agora vai pagar na justiça por um erro irreparável", reforçou o pai de Mari Luz, que estava acompanhado por familiares, enquanto a mulher ficou em casa. No final, cumpriu-se um minuto de silêncio na Plaza de la Rosa, onde vive a família da criança, e dezenas de populares gritavam: "Queremos justiça. O homem não é louco, é assassino!"

logo_dn2.jpg
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Ele já foi uma mulher e agora diz que está 'grávido' de cinco meses

829642.jpg


Legalmente um homem, transgénero manteve os seus órgãos femininos
Um homem que nasceu mulher e que se submeteu a tratamentos para mudar de sexo, mantendo contudo os órgãos sexuais femininos, está "grávido" de cinco meses. O relato dos preconceitos pelos quais Thomas Beatie e a mulher Nancy, que vivem em Oregon, tiveram que passar é contado na primeira pessoa na revista americana The Advocate, destinada a um público homossexual, bisexual e transgénero.

"A esterilização não é exigida para uma mudança de sexo, por isso decidi fazer a reconstrução do peito e a terapia com testosterona mas manter os meus direitos reprodutivos", explica Thomas, que há dez anos começou o processo de mudança de sexo. Por motivos de doença, a sua mulher teve de se submeter a uma histerectomia há 20 anos, não podendo ter filhos.

Foi há dois anos que o casal decidiu que ele deveria ficar "grávido", tendo Thomas interrompido o tratamento com testosterona e em quatro meses voltado a ter o período. "Os médicos discriminaram-nos por causa das suas crenças religiosas. As recepcionistas riram-se de nós. A família e os amigos não nos têm apoiado; a maior parte da família da Nancy nem sabe que sou transgénero", conta o futuro pai.

Depois de terem consultado por nove médicos, conseguiram finalmente comprar esperma de um doador anónimo e fizeram a inseminação em casa. A primeira gravidez, de trigémeos, era ectópica. "Era uma ameaça à minha vida que necessitava de uma intervenção cirúrgica, resultando na perda de todos os embriões da minha trompa de Falópio do lado direito", diz Thomas, acrescentando que quando o irmão soube da notícia lhe disse: "É bom que tenha acontecido. Quem sabe que tipo de monstro terias tido."

A segunda gravidez está contudo a correr dentro do previsto e Thomas deverá dar à luz uma menina a 3 de Julho de 2008. "Serei o pai da minha filha e a Nancy será a mãe. Seremos uma família", diz. O casal é proprietário de uma empresa de impressão de T-shirts chamada Delfine Normal, em Bend. "Para os habitantes da calma comunidade de Oregon onde vivemos, somos vistos tal como somos - um casal feliz profundamente apaixonado", refere.

A gravidez foi confirmada pela revista The Advocate, que falou com o ginecologista. O artigo, também disponível em www.advocate.com, é ilustrado por uma imagem de Thomas - com barba e peito liso por cima de uma barriga de grávida. O casal recusou falar com outros jornalistas, indicando que tem um acordo com os media norte-americanos. "É um grande negócio e queremos poder contar a nossa história", disse Nancy, citada pelo National Post, do Canadá.

Segundo os vizinhos, ouvidos por uma estação de televisão local, o casal tem sido seguido por uma equipa de televisão e não é visto na localidade há algum tempo. "Francamente, acho que é um embuste", afirmou um deles. Os médicos dizem que a história não é comum, mas é possível, lembrando que no fundo trata-se de uma mulher que está grávida.

logo_dn2.jpg
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
O sórdido casal que raptava jovens virgens

827531.jpg


No espaço de 13 anos foram violadas e mortas sete raparigas
Michel Fourniret e Monique Olivier formam um casal sórdido: ele prometeu matar o primeiro marido dela e ela, em troca, arranjar jovens virgens para ele violar e assassinar. A primeira parte do pacto não foi cumprida, a segunda sim, levando à morte de um total de sete raparigas na Bélgica e em França. O seu julgamento começa hoje em Charleville.

Fourniret, de 66 anos, é acusado de sete homicídios e violações, todos cometidos entre 1987 e 2001. Apelidado de "Ogre das Ardenas", em referência à sua terra natal , Fourniret só foi apanhado há cinco anos, quando uma rapariga de 13 anos fugiu da sua carrinha na Bélgica.

Olivier, de 59 anos, é acusada de participar num dos homicídios e de cumplicidade com outros quatro. A mulher do assassino em série admitiu que ajudava o marido a raptar jovens virgens fazendo-se passar por uma forasteira que precisava de indicações ou por mãe de um bebé doente à procura de um médico.

O casal conheceu-se na cadeia, fruto de um anúncio num jornal, tendo feito o tal pacto, em 1987, quando Fourniret terminou de cumprir pena de prisão por violação. O assassino, que confessou os sete crimes, tinha sofrido um trauma quando descobriu, nos anos 60, que a mulher com quem casara não era virgem. E passou, então, a ter uma vida dupla.

Olivier prometeu que o compensaria se matasse o pai dos seus dois filhos e seu primeiro marido. Fourniret, que já tinha quatro filhos, segundo informações da AFP, prometeu mas não cumpriu . Mesmo assim o pacto seguiu em frente.

No último mês de 1987, Olivier, que ainda não casara com Fourniret, parou a sua carrinha e pediu indicações a Isabelle Laville, de 17 anos, tendo a rapariga entrado na viatura. Foi violada e morta, segundo o testemunho da cúmplice do assassino, mas o corpo nunca foi encontrado.

Noutra das suas confissões, ontem referidas no jornal Independent, Olivier era, por vezes, obrigada a assistir às violações através de um espelho que havia numa das salas do palácio que o casal tinha na fronteira entre a Bélgica e a França.

Até à detenção de Fourniret, lembra aquele diário britânico, as polícias belga e francesa tratavam todos os crimes em separado e alguns deles até tinham sido encerrados.

logo_dn2.jpg
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Venezuela: Portugal sem dinheiro para apoiar difusão da língua portuguesa

Venezuela: Portugal sem dinheiro para apoiar difusão da língua portuguesa - SENEC João Gomes Cravinho

Lisboa, 27 Mar (Lusa) - Portugal não tem dinheiro disponível para apoiar iniciativa das autoridades venezuelanas de inclusão, a partir de Outubro, da língua portuguesa no currículo oficial de ensino, disse à Lusa o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Contactado telefonicamente em Maputo pela Lusa a partir de Lisboa, João Gomes Cravinho salientou que Portugal "vive uma conjuntura de enormes oportunidades no que toca ao ensino da língua portuguesa e à promoção da língua portuguesa no estrangeiro conjugada com exiguidade de recursos".

João Gomes Cravinho deslocou-se a Maputo no âmbito da visita oficial do Presidente da República, Cavaco Silva, a Moçambique.

O governo venezuelano decidiu incluir a língua portuguesa como disciplina opcional no currículo oficial do próximo ano lectivo, para o que se vai avançar com um programa piloto em 14 escolas do Estado de Carabobo, uma importante localidade situada 250 quilómetros a oeste de Caracas.

Contudo, a falta de professores poderá condicionar o desenvolvimento da iniciativa, disseram à Lusa, em Caracas, fontes relacionadas com o processo.

Portugal tem que, "nos próximos dois ou três meses, saber responder a este desafio", salientou João Gomes Cravinho.

"Não podemos deixar fugir estas oportunidades. É evidente que se falharmos nesta fase dos projectos piloto, se a língua portuguesa falhar, não por qualquer desinteresse por parte dos venezuelanos na língua portuguesa, mas por incapacidade do Estado português, não estaremos a responder à altura das nossas necessidades", frisou.

"Não deixaremos permitir que isso aconteça e encontraremos as soluções", garantiu.

Instado a precisar se as soluções referidas sairiam do Ministério da Educação ou do Instituto Camões, João Gomes Cravinho defendeu que cabe ao Estado português no seu todo resolver a situação.

"Será ao nível do Estado português. Neste momento, não existem novas verbas que se possam inventar nas instituições referidas. Portanto, temos que encontrar novos mecanismos de financiamento, novos mecanismos de apoio a algo que é imprescindível para a projecção externa de Portugal", realçou.

Em declarações à Lusa, em Caracas, a responsável para a educação média venezuelana, Sarina Cascone, lamentou antecipadamente os efeitos que a falta de professores poderá ter no programa piloto.

"No programa que será aplicado a partir de Outubro, incorporou-se o idioma português dentro do sistema curricular (...). Mas temos problemas porque faltam professores para esse idioma", adiantou.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, tem programada uma visita oficial à Venezuela para os próximos meses.

EL/FPG.

Lusa/Fim

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Espanha: Português detido por exploração de 300 mulheres

Um português e três brasileiros estão entre 10 detidos numa operação contra uma rede responsável pela exploração sexual de mais de 300 mulheres na zona fronteiriça de Badajoz (Espanha), segundo a polícia espanhola.

Fonte policial explicou à Lusa que os detidos, entre os quais quatro espanhóis e dois colombianos, estavam envolvidos no branqueamento de capitais procedentes da prostituição a que centenas de mulheres eram forçadas em casas de alterne na província espanhola de Badajoz.

O cidadão português, de 34 anos, foi detido no âmbito de uma operação levada a cabo durante a madrugada de hoje, quando foram feitas rusgas em vários bares.

A polícia explicou que o homem, com as iniciais J. F. M. C. é suspeito de crimes relacionados com a prostituição, contra os direitos dos trabalhadores e dos cidadãos estrangeiros e vários delitos contra a saúde pública.

As investigações iniciaram-se, segundo o Ministério do Interior espanhol, depois de ter sido detectada uma entidade empresarial que usava várias contas para receber dinheiro, que se veio a comprovar ser procedente da prostituição.

Estimativas policiais apontam para que só no último ano o grupo tenha obtido receitas de mais de um milhão de euros.

O responsável máximo do grupo era um espanhol proprietário dos três bares de alterne alvo de rusga.

Diário Digital / Lusa
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,798
Gostos Recebidos
0
Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA caem na semana passada

Os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA caíram na semana passada, enquanto a média das últimas quatro semanas atingiu o valor mais elevado de dois anos e meio.

Os pedidos deslizaram em nove mil para 366 mil pedidos na semana que terminou dia 22 de Março. Os economistas consultados pela Bloomberg esperavam uma queda para os 370 mil pedidos.

No entanto, a média dos pedidos das últimas quatro semanas atingiu os 358 mil, o valor mais elevado desde Outubro de 2005.

Os dados indiciam que os empregadores norte-americanos estão a reduzir postos de trabalho e adiar contratações devido à crise.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo