Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Avião experimental cai em Campo Grande (Brasil) e piloto fica gravemente ferido

Um avião experimental caiu na manhã deste sábado no aeroporto Teruel, em Campo Grande (MS - Brasil), logo após a descolagem. O piloto, identificado como Paulo Lani, ficou gravemente ferido. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado em uma ambulância do Samu para a Santa Casa de Campo Grande com diversas fracturas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Lani teve fracturas expostas nos membros inferiores e superiores e ferimentos generalizados pelo corpo.

Segundo a Santa Casa, Lani passa por cirurgia na tarde de sábado e ainda não há informação sobre o estado de saúde dele.

O avião, prefixo PUC-DB, era um monomotor utilizado apenas para testes e caiu logo depois da descolagem, por volta das 9h, na cabeceira da pista. Segundo testemunhas, o piloto estava sozinho na aeronave no momento do acidente.


.
 

jairobel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,098
Gostos Recebidos
1
Chinesa queima o marido porque ele foi pra cama sem lavar o pé

:Espi61:Uma chinesa recém-casada queimou o marido vivo porque ele foi para a cama sem lavar os pés. Wang e sua esposa, Luo, se casaram no dia 2 de fevereiro. O casal, no entanto, brigava por qualquer motivo, mesmo durante a lua-de-mel. No dia 4 de março, o casal teve outra de suas brigas. Para tentar acalmar os ânimos, eles se embriagaram. Por volta das 10h da noite, Luo viu o marido deitar-se na cama sem lavar ou limpar os pés. Em um acesso de fúria e embriaguez, ela pôs fogo nos lençóis. Quando ele acordou, os dois recomeçaram a brigar. Muito bêbado, Wang desmaiou. O fogo tomou conta do quarto. Luo correu para a sala e deixou o marido queimando. Ele morreu. Ela foi presa.
 

camposlux

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2007
Mensagens
321
Gostos Recebidos
0
:Espi61::Espi61::Espi61::Espi61::Espi61::Espi61:que granda maluca:crazynew3::crazynew3::crazynew3::crazynew3::crazynew3:menos um divorcio:Hee::Hee::Hee::Hee:
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
China:Dalai ‘aliado de terroristas’

China: Novas acusações ao líder espiritual tibetano
Dalai ‘aliado de terroristas’


A China fez ontem novas acusações ao Dalai Lama, afirmando que além de orquestrar a violência em curso no Tibete planeia acções violentas em conluio com os separatistas muçulmanos uigures da região autónoma chinesa de Xinjiang para boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim.

"A chamada não violência dos apoiantes do Dalai é uma completa mentira", afirma o ‘Diário do Povo’, jornal oficial do Partido Comunista Chinês, acrescentando: "O Dalai Lama está a conspirar para tornar os Jogos Olímpicos reféns de modo a forçar o governo chinês a fazer concessões quanto à independência do Tibete."
O jornal assegurou ainda que há planos de acções violentas em colaboração com os rebeldes uigures, povo turcomano que luta pela criação, em Xinjiang, de um Turquestão independente.
O governador chinês do Tibete, Qiangba Puncong, reiterou, por seu lado, a determinação da China em não permitir pressões. "Temos de obter a vitória final, em todos os aspectos, contra as forças separatistas", afirmou, frisando que disso depende o sucesso da realização dos Jogos.
Recorde-se que o Dalai Lama nega há muito desejar a independência, afirmando que o Tibete quer apenas uma autonomia mais justa para a sua cultura e para o seu povo. Nega ainda qualquer implicação na violência que começou no Tibete e alastrou a várias províncias chinesas, co-mo Sichuan e Gansu.
Os esforços de Pequim para isolar o líder espiritual tibetano estão a ter consequências negativas.Depois de o ParlamentoEuropeu ameaçar com um boicote aos Jogos,Taiwan, ilha cuja independência não é reconhecida por Pequim, manifestou solidariedade com a luta tibetana. Ma Ying-jeou, um pró-chinês eleito no sábado para a presidência da ‘ilha rebelde ‘, afirmou que receberá o Dalai Lama se este visitar Taiwan e acrescentou: "Se a situação no Tibete piorar consideramos a possibilidade de não enviar os nossos atletas aos Jogos Olímpicos".
O MISTÉRIO DO PANCHEN LAMA
A manipulação chinesa das tradições tibetanas não tem limites. Exemplo disso é o rapto do Panchen Lama, segunda figura do poder religioso e político do Tibete a seguir ao Dalai Lama. Gedhun Choekyi tinha seis anos em 1995 e acabara de ser eleito 11.º Panchen Lama. Desapareceu pouco depois e nunca mais foi visto. Em seu lugar a China colocou Gyaltsen Norbu, rapaz educado em escolas chinesas, que só vagamente conhece o Tibete. A semana passada, na sua primeira intervenção política, condenou a revolta do ‘seu povo’, afirmando que "os crimes de uma minoria [os tibetanos] dividem a pátria [a China]".
O Panchen Lama é visto como uma encarnação do Buda Amitabha. O seu processo de selecção culmina, de acordo com a tradição, numa aprovação final realizada pelo Dalai Lama. Este processo foi ignorado pela China quando escolheu Norbu a partir de um grupo de candidatos dos quais foi banido o legítimo herdeiro da linhagem dos Panchen. A China assegura que Choekyi está vivo. Os tibetanos duvidam.
PORTUGUESA TESTEMUNHA REPRESSÃO
Uma turista portuguesa de férias no Tibete testemunhou a repressão chinesa sobre os monges tibetanos, na semana passada. Clara Piçarra contou à TSF como militares, polícias e homens à paisana cercaram um grupo de monges e o isolaram dela e do resto da população. "Chegaram jipes com cinco homens cada. Não estavam fardados e começaram a limpar completamente o local de teste-munhas. Fomos todos obrigados a continuar a andar e a descer a rua. Não houve a mínima hipótese de voltar atrás", contou, explicando que foi impedida de tirar fotografias e viu ainda apreendidas as que tinha conseguido fazer. Sobre a situação pessoal e a do companheiro, Miguel Sacramento, disse não ter havido uma sensação de medo. Houve, isso sim, o desconforto da "intimidação permanente" e a sensação de impotência por não poder ajudar os monges.
À MARGEM
CUBA APOIA PEQUIM
O regime cubano denunciou a "organização externa" da violência separatista no Tibete, afirmando que visa fazer fracassar os Jogos Olímpicos. Cuba denuncia ainda como grave violação das convenções internacionais os ataques a embaixadas e consulados em 16 pases.
CRÍTICAS INTERNAS
A repressão chinesa no Tibete mereceu críticas, no sábado, de um grupo de 29 dissidentes chineses. Os críticos instaram Pequim a pôr fim à propaganda, a autorizar uma investigação da ONU no Tibete e a dialogar com o Dalai Lama.
CALMA VOLTA A LHASA
A China afirmou ontem que a calma voltou a Lhasa, capital tibetana e palco dos mais violentos protestos contra o poder chinês. Pequim divulgou um novo balanço de vítimas das manifestações, afirmando que morreram 19 pessoas e que 600 ficaram feridas.


F. J. Gonçalves com agências
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Chama Olímpica acesa entre protestos

Em favor da causa tibetana
Chama Olímpica acesa entre protestos


A cerimónia do acender da chama olímpica, na Grécia, ficou esta segunda-feira marcada por protestos em favor da causa tibetana.

Durante a cerimónia transmitida pela televisão, manifestantes a favor da causa tibetana romperam o cordão policial e um homem chegou mesmo junto da tribuna onde discursava o comissário chinês dos Jogos Olímpicos de Pequim, Liu Qi.

Os manifestantes tentaram, sem sucesso, roubar a tocha olímpica, mas foram rapidamente detidos pelas autoridades.

De acordo com as autoridades locais, três homens foram detidos. Outras 25 pessoas que se preparavam para interromper a cerimónia foram igualmente mantidas longe do local onde foi acesa a tocha.


Correio da Manhã
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Holanda-Portugueses sem casa acusam consulado de os abandonar

• HOLANDA
Portugueses sem casa acusam consulado de os abandonar


Os três portugueses enganados por um patrão holandês e que se encontram naquele país sem casa, comida nem dinheiro, acusam o consulado em Roterdão de os abandonar e de falta de «profissionalismo» e ameaçam recorrer às autoridades holandesas.

Os três portugueses enganados por um patrão holandês, que se encontram naquele país sem casa, comida e dinheiro desde sexta-feira, acusam o Consulado de Portugal em Roterdão de os abandonar e recusam-se a sair do país sem receber o dinheiro que a empresa holandesa lhes deve.

«Já fomos contactados» pelo consulado português, mas «eles dizem que não podem fazer nada e aconselham-nos a aguardar», lamentou Delfim Outor

Este português pretende que a representação portuguesa em Roterdão «interceda na firma holandesa, obrigando-a a pagar» o que lhes deve.

Delfim Outor, que falava em declarações à TSF, sublinhou que o consulado disse-lhes que até «ia contratar um advogado, mas até agora só pediu para aguardar».

O português adiantou que, caso o consulado não preste o apoio prometido dentro de dois dias, os portugueses vão «pedir ajuda às autoridades holandesas».

«O consulado está aqui para resolver os problemas», mas aquele serviço parece mais «um café de amigos», onde não existe «profissionalismo», acusou.

Por causa da Páscoa, o consulado só reabre esta terça-feira, mas entretanto, a Secretaria de Estado das Comunidades fez saber que os portugueses vão receber a ajuda de um advogado ainda durante esta segunda-feira.


TSF Online
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Galp e Visabeira Moçambique assinam memorando de cooperação

Galp e Visabeira Moçambique assinam memorando de cooperação para projecto de biocombustíveis.

A Galp Energia anunciou hoje que assinou um memorando de cooperação com a Visabeira Moçambique para o desenvolvimento de um projecto agro-industrial naquele país africano, que visa a produção, comercialização e distribuição de biocombustíveis.

Este projecto destina-se quer à exportação para Portugal, com processamento em unidades de biodiesel da Galp Energia, quer à produção em Moçambique deste combustível, destinado ao mercado local, refere a Galp Energia em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).

O desenvolvimento destas actividades ficará a cargo da Moçamgalp, empresa constituída pela Galp Energia e Visabeira, que procederá à identificação dos terrenos adequados à produção de oleaginosas, numa área que poderá ir até aos 150.000 hectares, e à constituição de uma sociedade cujo objecto será o exercício da agricultura e actividades conexas.

A Moçamgalp vai ainda promover a construção de uma unidade industrial para produção de óleo vegetal que terá, em parte, como destino a exportação para Portugal, para processamento nas refinarias da Galp Energia, com vista à incorporação em combustível rodoviário como biodiesel hidrogenado, sendo a restante parte destinada à produção de biodiesel numa unidade industrial, a ser construída em Moçambique, destinada ao abastecimento local.

A assinatura deste memorando realizou-se no âmbito da visita do Presidente da República de Portugal à República de Moçambique e pretende reforçar a colaboração e cooperação entre a Galp Energia e a Visabeira.

Este memorando vai permitir à Galp Energia dar mais um passo para a concretização da sua estratégia para os biocombustíveis, reduzindo a dependência energética em relação aos combustíveis fósseis e contribuindo para o posicionamento de Portugal na liderança na produção de biocombustíveis.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
EUA: Bancos despedem mais de 34 mil pessoas em 9 meses

Os bancos norte-americanos atingidos pelo incumprimento do crédito e por reavaliações associadas ao 'subprime' eliminaram mais de 34 mil empregos nos últimos nove meses, com o maior corte desde a crise das tecnológicas de 2001, segundo a agência Bloomberg.

Citigroup, Lehman Brothers e Morgan Stanley são algumas das instituições que cortaram pessoal, com a primeira a despedir 6.200 trabalhadores, a segundo quase cinco mil e a terceira perto de três mil.

Depois da bolha das empresas de Internet, em 2001, os despedimentos atingiram os 39.800; nos dois anos seguintes subiram para 90 mil, de acordo com dados da Associação de Mercados Financeiros norte-americana.

A agitação com o crédito hipotecário de alto risco, que teve início em 2007, e as reavaliações a que obrigou muitas casas de investimento (avaliadas em pelo menos 200 mil milhões de dólares) pressionaram os despedimentos na banca.

Os despedimentos começaram nos departamentos de crédito hipotecário, mas estão já a alastrar a outros departamentos e podem vir a aumentar ainda mais, segundo alguns analistas.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Inglaterra: Escola distribui pílulas do dia seguinte após orgia

A festa da escola de Wray, uma pequena localidade no norte de Inglaterra, será largamente recordada. Dois adolescentes conseguiram autorizações para utilizar as instalações públicas e falsificaram assinaturas de adultos para que os professores pensassem que a festa decorria sob supervisão. Mas na realidade cerca de duzentos menores destruíram as instalações depois de consumir grandes quantidades de álcool e droga, noticia o jornal espanhol 20 Minutos.

O resultado final foi, segundo os professores, uma orgia massiva. Os docentes já advertiram os pais por carta, afirmando que é mais do que provável que ocorra uma grande quantidade de contágios de doenças sexualmente transmissíveis, assim como gravidezes indesejadas entre as presentes, raparigas entre os 14 e os 16 anos. A medida tomada pela escola foi a distribuição de pílulas do dia seguinte.

A carta que a escola enviou aos pais é bastante clara: os jovens consumiram «quantidades consideráveis de álcool (¿) estavam demasiado embriagados para ter controlo sobre eles mesmos. O risco é real, assumam o pior».

O dono do «George & The Dragon», um pub da zona, disse que os jovens o ameaçaram quando se negou a vender-lhes álcool e tabaco. Na manhã seguinte encontrou grandes quantidades de urina nas paredes do seu estabelecimento.

O descontrolo foi tal que, quando uma ambulância ocorreu ao local para prestar auxílio a um jovem, a primeira coisa que os seus ocupantes viram foi um grupo de jovens a despir-se na rua. Ao tentar abandonar o local, outro grupo de adolescentes tentou virar o veículo, que transportava um menor em estado de choque depois de consumir grandes quantidades de droga.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, não é a primeira vez que os alunos da Queen Elizabeth School causam estragos deste tipo. Em Dezembro de 2006 uma festa semelhante acabou com dezenas de menores embriagados, grandes danos materiais e cenas de sexo.

Portugal Diário
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Bengaleses comem ratos que devastaram lavouras

Moradores da região de Chittagong, em Bangladesh, na fronteira com a Índia e Mianmar, estão sendo obrigados a comer ratos depois que eles invadiram a área e devastaram plantações inteiras.
Sangram, um caçador de ratos que mora no remoto vilarejo de Theihkyong, nunca esteve tão ocupado e nunca viu seu trabalho ser tão importante como agora.

Os campos que cercam o local foram varridos por um exército de roedores que teriam entrado em Bangladesh vindos da Índia.

Mas além de ser a fonte de renda do bengalês, os ratos também viraram a refeição da família. Ele, a mulher e os filhos comem duas panelas de ratos defumados todos os dias. Como acompanhamento, raízes selvagens colhidas na floresta.

"Minha mulher, meus cinco filhos e eu normalmente comemos arroz, mas os ratos destruíram tudo", diz ele.

"Tudo que sobrou foram os ratos e essas batatas selvagens."

O caçador instala as ratoeiras feitas de bambu ao longo das cercas vivas que separam as lavouras.

Ele percorre as cercas carregando uma cesta onde ele coloca os roedores de cor marrom-clara.

Crise

No centro da comunidade, que conta apenas com duas igrejas e uma escola comunitária, os moradores se reúnem para mostrar enormes cestos com rabos de rato secos.

Eles os guardaram como prova da crise enfrentada pelo vilarejo.

"Estamos vivendo um grande problema e queremos que as pessoas saibam disso", disse o padre Lal Jinja.

"Esperamos que ao verem esses rabos de rato as pessoas entendam nosso sofrimento."

O governo e agências humanitárias estão finalmente começando a se dar conta do problema, que já ultrapassa os limites de Theihkyong.

De acordo com uma agência da ONU que actua no país, cerca de 125 mil pessoas já foram afectadas pela falta de comida e pela infestação dos ratos.

Alguns já começaram a receber ajuda, mas a menos que uma operação humanitária seja colocada em prática, os bengaleses da região correm o risco de perderem o contato com o mundo e ficar sem comida durante meses.

Semente de bambu

A invasão dos ratos acontece normalmente a cada 50 anos, quando florescem as florestas de bambu que cobrem a região.

As sementes de bambu são ricas em proteínas, e quando ingeridas pelos ratos, fazem com que se reproduzam quatro vezes mais do que o normal.

Após comerem todas as sementes, a superpopulação de roedores invade as lavouras e destrói o que vê pela frente.

A última invasão de ratos na região aconteceu em 1959, perto da fronteira com a Índia.

Sem ajuda do governo, os moradores se revoltaram e fizeram uma rebelião que durou 20 anos.

Algumas pessoas ainda relembram a última invasão dos roedores.

"Os ratos eram grandes como porcos", diz Raja Chowdry, de 93 anos.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Novo escândalo sexual nos EUA envolve o prefeito de Detroit

O prefeito de Detroit, Kwame Kilpatrick, foi acusado nesta segunda-feira de perjúrio, entre outros crimes, por ter tido um caso com a chefe de gabinete e por ter despedido um policial que investigava uma festa em seu escritório, no mais recente escândalo da política americana.

Três policiais denunciaram terem sido afastados durante investigação sobre a actividade do prefeito e de seus funcionários de confiança.

"Strippers" no escritório

Os policiais explicaram que apuravam a realização de uma festa com "strippers" no escritório do prefeito, que teria sido abruptamente interrompida pela mulher dele há cerca de seis anos, informou a imprensa local.

A Promotoria acusou Kilpatrick de tentar ocultar evidências, como mensagens de texto que posteriormente foram divulgadas pelo jornal "Detroit Free Press".

Mentiras e corrupção

O prefeito também foi acusado de mentir sob juramento à Justiça, ao declarar sobre um caso com sua ex-chefe de gabinete, Christine Beatty, e seu envolvimento com a demissão do subchefe de Polícia, Gary Brown.

A Promotoria acusou também Kilpatrick de corrupção ao autorizar o pagamento de 8,4 milhões para conseguir um acordo extrajudicial para "prevenir a divulgação de mensagens de texto e outras informações que evidenciavam que o prefeito e sua chefe de gabinete mentiram sob juramento", disse o promotor do condado de Wayne, Kym Worthy.

A acusação acontece menos de duas semanas depois da renúncia do governador de Nova York, Eliot Spitzer, após a divulgação de um escândalo sexual envolvendo casas de prostituição de luxo.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Foto com primeira-dama da França nua é leiloada em Nova York

Uma foto mostrando a primeira-dama da França, Carla Bruni, nua, será leiloado no mês que vem em Nova York, uma década depois de a modelo italiana posar para o fotógrafo suíço Michel Comte.

Tirada em 1992, a fotografia será leiloada na casa Christie's em 10 de Abril e mostra Bruni de pé, em uma pose que lembra os quadros do pintor neo-impressionista francês George Seurat.

A Christie's se defendeu pela iniciativa, afirmando que a actual esposa do presidente Nicolas Sarkozy "é uma das mulheres mais belas do mundo".

"É uma obra de arte. Foi tirada em 1993, quando Bruni era modelo, e é um nu de excelente gosto, feito por um artista reconhecido e respeitado", afirmou Milena Sales, porta-voz da Christie's.

O lance mínimo do leilão será de US$ 4.000 (R$ 7.000), junto a obras de artistas famosos como Helmut Newton, Herb Ritts, Richard Avedon e Leni Riefenstahl, incluindo retratos de outras modelos como Kate Moss e Naomi Campbell.


.
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0
pois... como se diz: quem anda à chuva molha-se...

vamos ver qual a reacção agora da 1ª dama...

um abraço
paulo
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
América teme efeito das baixas



América teme efeito das baixas...


Número de militares mortos atingiu quatro mil
Cinco anos, cinco mil dólares por segundo, um número indeterminado de civis iraquianos mortos e quatro mil baixas militares americanas. Com a morte de quatro militares numa explosão, domingo à noite, os EUA atingiram um novo patamar psicológico no balanço da sua presença no Iraque. O país que liderou a invasão, a 20 de Março de 2003, continua hoje a braços com uma guerra impopular, que promete marcar a campanha para as presidenciais de Novembro. Até porque é mais que provável que caberá ao sucessor de George W. Bush na Casa Branca decidir o que fazer a seguir: retirar ou manter as tropas no terreno.

Mal foi conhecido o número, a Casa Branca reagiu através da sua porta-voz. "O Presidente está muito triste neste momento, mas chorou cada vida perdida neste conflito, da primeira à última", disse Dana Perino. E garantiu que Bush assume "a responsabilidade por todas as suas decisões e compromete-se a continuar a ter sucesso".

A Administração Bush não se tem cansado de sublinhar o sucesso da guerra. No seu discurso no quinto aniversário da invasão, Bush afirmou: "O mundo está melhor e os EUA estão mais seguros". Para o afirmar, Washington baseia-se na diminuição do número de ataques desde o reforço das tropas americanas no início de 2007. Neste momento, há 158 mil militares dos EUA no Iraque. Os primeiros dois mil marines já começaram a sair, no quadro de uma retirada de 30 mil homens - os que reforçaram o contingente há um ano. Segundo a AFP, Bush deverá decidir até ao fim da semana se a saída dos militares deve prosseguir.

Apesar da aparente confiança da Administração, o vice-presidente, Dick Cheney, admitiu que quatro mil militares mortos podem ter "um impacto psicológico na opinião pública". Não sem acrescentar: "Trata-se de uma dessas tragédias que podem acontecer no nosso mundo".

A verdade é que 97% das baixas americanas aconteceram depois de Bush anunciar o fim das "operações militares de grande envergadura", a 1 de Maio de 2003, a bordo do porta-aviões USS Abraham Lincoln. Segundo o site independente w*w.icasualties.org, 40% das mortes tiveram lugar em consequência de atentados. E se o regime de Saddam Hussein terminou e o ditador foi julgado, condenado e executado, o Iraque não parece mais seguro do que há cinco anos. Livres da repressão do partido Baas, os iraquianos deixaram surgir todas as divisões. E a violência sectária entre muçulmanos sunitas e xiitas tornou-se numa realidade quase diária.

"Ninguém gosta de ouvir este número", disse à AFP o soldado Preston Reeves, de 26 anos. O militar do Alabama garante, contudo, que "não podemos deixar o medo consumir-nos".

Qualquer que seja a decisão de Bush quanto à retirada, o futuro do contingente americano deverá ser decidido pelo seu sucessor. Do que os candidatos já disseram, conclui-se que os democratas Hillary Clinton e Barack Obama pretendem uma retirada rápida, enquanto McCain defende a permanência das tropas.

A acalmia que se verificou nos últimos meses deve-se em grande parte a uma trégua do Exército de Mahdi desde Agosto de 2007. O grupo do xiita radical Moqtada Sadr disse ontem estar "em greve" e apelou à "desobediência cívica". Mas a violência está longe de ter terminado. No domingo, nem a fortificada Zona Verde de Bagdad foi poupada. Um ataque que o general David Petraeus, comandante das forças americanas no Iraque, disse à BBC ter sido orquestrado pelo Irão, país que os EUA acusam de armar e financiar os rebeldes xiitas.

Fonte: D. Notícias
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
ONU faz ultimato para salvar 90 milhões de pobres da fome



ONU faz ultimato para salvar 90 milhões de pobres da fome



PAM dá quatro semanas a doadores para cederem 500 milhões de dólares
O Programa Alimentar Mundial deu quatro semanas aos países doadores para cederem 500 milhões de dólares (324 milhões de euros). Um "apelo de extrema urgência" que a agência das Nações Unidas diz ser necessário para evitar o racionamento da ajuda alimentar a 73 milhões de pobres perante o aumento do preço dos produtos básicos e matérias-primas.

O diário britânico Financial Times, que teve acesso a uma carta enviada pelo PAM aos países doadores, garante que esta alerta para o facto de, se a 1 de Maio "o dinheiro não tiver chegado, a ajuda alimentar no mundo será cortada".

Todos os anos, o PAM ajuda 90 milhões de pessoas em 78 países, destas, quase 60 milhões são crianças.

"Pedimos ao governo para ser tão generoso quanto possível", escreve Josette Sheeran, directora executiva do PAM, na carta a que o Financial Times teve acesso. Neste momento, o PAM deve entre 600 e 700 milhões de dólares, depois de o preço dos alimentos ter subido 20% nas últimas três semanas. Se juntarmos o petróleo acima dos cem dólares e o aumento no peço dos transportes marítimos, a distribuição dos alimentos torna-se cada vez mais difícil de executar.

Os Estados Unidos, com mil e cem milhões em 2007, é o país que mais contribui para o PAM. A União Europeia, com 250 milhões, e o Canadá, com 160 milhões, são o segundo e terceiro doadores em termos monetários.

Se conseguir os 500 milhões que pediu, o PAM conseguirá aumentar o seu orçamento para 3,4 mil milhões de dólares, o dobro do que a agência da ONU gastou em 2000.

Segundo os analistas, o aumento do preço dos alimentos deve-se a um forte aumento da procura nos países desenvolvidos, aliado ao crescimento da população mundial, às cada vez mais frequentes catástrofes naturais (inundações, secas prolongadas) que afectam as culturas e à crescente procura dos cereais para fabrico de biodiesel. "A subida dos preços não mostra sinais de estar prestes a terminar", escreve Sheeran.

O Financial Times usa o arroz como exemplo da subida dos preços. O cereal, alimento fundamental, por exemplo, para 2500 milhões de pessoas no Sudeste asiático, atingiu o preço recorde dos últimos 34 anos. O motivo? As restrições à venda impostas por países exportadores como Vietname, Tailândia, India ou Egipto, ao que importadores como as Filipinas responderam com uma corrida aos mercados para garantir o abastecimento.

Uma situação que se pode revelar desastrosa e que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, resumiu desta forma: "Esta é a nova face da fome, que afecta cada vez mais comunidade até aqui protegidas". No Egipto, o Governo já recorreu aos militares para distribuir os alimentos, de forma a evitar distúrbios.

Fonte: Diário de Notícias
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Chama olímpica ateou protestos anti-Pequim

Chama olímpica ateou protestos anti-Pequim

Discurso do organizador dos Jogos foi interrompido e activista desdobrou bandeira sugestiva

Militantes da Associação Repórteres Sem Fronteiras (RSF) conseguiram ontem perturbar a cerimónia do acender da chama dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, apesar de um forte dispositivo de segurança montado pelas autoridades, em Olímpia, no Sul da Grécia.

Três homens, entre os quais o secretário geral da RSF, Robert Ménard, tentaram aproximar-se da tribuna, durante o discurso do responsável chinês do comité de organização dos Jogos, Qi Liu. Um dos activistas teve tempo de desdobrar um pano com os dizeres, "Boicotem o país que espezinha os Direitos do Homem", enquanto outro gritava, "liberdade, liberdade".

A acção, enquadrada nos protestos contra a repressão chinesa no Tibete, foi rápida e a segurança interpelou os manifestantes, perante o olhar surpreendido de Qi Liu. Enquanto a televisão grega mostrava imagens da tribuna em sobressalto, a televisão chinesa optou por cortar a emissão, passando a mostrar imagens de arquivo da chama olímpica e de Olímpia.

Depois de conduzido pela Polícia a uma esquadra de Pyrgos, a 80 quilómetros de Olímpia, Robert Manard disse à agência France Presse que a RSF "irá protagonizar acções como esta até ao dia 8 de Agosto", data da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. "Apenas queremos que os chefes de Estado estrangeiros boicotem a cerimónia de abertura dos Jogos. Não temos nada contra os Jogos Olímpicos nem contra os atletas. Apenas alertamos os estados para o facto de a China ser a maior prisão do Mundo", explicou o dirigente da ONG francesa.

O governo grego condenou o incidente em Olímpia, denunciando um acto que "não tem nenhuma relação com o espírito olímpico".

Pouco depois do fim da cerimónia do atear da chama olímpica, uma dezena de militantes da causa tibetana, alguns pintados de vermelho e empunhando bandeiras do Tibete, manifestaram-se numa rua de Olímpia, cantando slogans contra o governo chinês, antes de serem travados pela Polícia grega, que no entanto não efectuou detenções.

Fonte: JN
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Raza Gilani desafia Musharraf e manda libertar juízes do Supremo

Raza Gilani desafia Musharraf e manda libertar juízes do Supremo

EX-presidente do Supremo foi libertado pelo novo primeiro-ministro


Mal foi eleito pelo Parlamento, o novo primeiro-ministro do Paquistão agiu. Yusuf Raza Gilani, candidato apresentado pelo Partido do Povo do Paquistão (PPP), da antiga primeira-ministra Benazir Bhutto, assassinada em Dezembro, ordenou a imediata libertação dos juízes do Supremo presos por se terem oposto à renovação do mandato do presidente do país Pervez Musharraf.

"Ordeno que todos os juízes detidos sejam libertados imediatamente", disse Gilani aos deputados do Parlamento paquistanês que tinham acabado de o eleger para o cargo de primeiro-ministro, cinco semanas depois das eleições legislativas que deram a vitória ao PPP. O governante referia-se aos magistrados que tinham sido colocados em prisão domiciliária por Musharraf quando o presidente decretou o estado de emergência, em Novembro passado.

Recorde-se que o estado de emergência foi a resposta de Musharraf aos protestos que se seguiram ao início do seu terceiro mandato. Na ocasião, vários juízes do Supremo, incluindo o seu presidente, Iftikhar Muhammad Chaudhry - também ontem libertado -, opuseram-se a esse mandato, uma vez que Musharraf era militar. Uma postura que lhe custou o lugar no tribunal, ao passo que o presidente do país assegurou o cargo e só depois renunciou ao posto de chefe das Forças Armadas.

Pouco depois da odem de libertação, o ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça do Paquistão apareceu pela primeira vez em público e as forças policiais retiraram o arame farpado e os blocos de cimento que interditavam o acesso à casa de Iftikhar Chaudhry, permitindo a circulação de pessoas mediante um controlo de segurança.

Chaudhry apareceu numa varanda acompanhado pela família, tendo saudado um grupo de partidários que se concentrou junto da casa para demonstrar o seu apoio.

"Estive agora com Iftikhar Muhammad Chaudhry, ele agradece ao primeiro-ministro e à nova Assembleia Nacional e disse que vai rezar pelas instituições democráticas" do país, afirmou uma fonte próxima do magistrado citada pela agência noticiosa francesa AFP.

Antigo presidente do Parlamento, Gilani, 55 anos, irá liderar um governo de coligação entre o PPP, agora dirigido por Asif Ali Zardari (viúvo de Bhutto), e a Liga Muçulmana do Paquistão - Nawaz (LMP-N) do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, derrubado em 1999 por Musharraf.

Gilani, que vai ser nomeado formalmente hoje pelo presidente paquistanês, passou cinco anos na prisão durante o regime de Musharraf, por acusações de corrupção.


Fonte: JN
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Paquistão: Novo primeiro-ministro toma posse perante presidente Musharraf

O novo primeiro-ministro do Paquistão, Yusuf Raza Gilani, do partido de Benazir Bhutto, assassinada em Dezembro, tomou hoje posse do cargo perante o presidente Pervez Musharraf, sob cujo regime esteve cinco anos na prisão.

A cerimónia, no palácio presidencial, foi transmitida em directo pela televisão. Após a leitura de versículos do Alcorão, Gilani, em traje tradicional negro, repetiu as palavras do juramento pronunciadas pelo presidente, vestido de fato e gravata.

Os dois homens não fizeram declarações no final da cerimónia, que durou apenas cinco minutos. Alguns espectadores gritaram "Longa vida a Bhutto".

Gilani foi eleito segunda-feira primeiro-ministro pela Assembleia Nacional com 264 dos 342 votos dos deputados, derrotando facilmente o outro concorrente, Chaudhry Pervaiz Elahi, partidário do presidente Musharraf, que obteve apenas 42 votos.

Pouco depois da votação, Gilani, que passou cinco anos na prisão sob o regime de Pervez Musharraf por acusações de corrupção, ordenou a libertação de todos os juízes colocados em residência vigiada após a imposição do estado de emergência em Novembro de 2007.

Estes magistrados estavam na altura em vésperas de se pronunciar sobre a validade da recente reeleição do presidente Musharraf por sufrágio indirecto.

Pervez Musharraf chegou ao poder na sequência de um golpe de Estado sem derramamento de sangue em 1999.

Yusuf Gilani pertence ao Partido do Povo Paquistanês (PPP) da antiga primeira-ministra e chefe da oposição Benazir Bhutto, assassinada a 27 de Dezembro de 2007, num atentado suicida depois de um comício eleitoral num subúrbio de Islamabad.

O PPP, associado à Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N) do antigo primeiro-ministro Nawaz Sharif, derrubado em 1999 pelo general Musharraf, venceu as eleições legislativas de 18 de Fevereiro.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Inglaterra: Vencedor da lotaria volta a trabalhar no McDonald's

Jovem britânico tinha saudades dos colegas

5c28d9fb.jpg


Tem 25 anos, ganhou 1,6 milhões de euros mas sentiu saudades dos colegas e voltou ao antigo emprego, num restaurante da cadeia McDolnald's.

Luke Pittard, um britânico que ganhou 1,3 milhões de libras (1,6 milhões de euros) na Lotaria Nacional do Reino Unido, voltou para o seu emprego num McDonald's, por ter saudades dos colegas.

Pittard, de 25 anos, e a noiva, Emma Cox, de 29, trabalhavam a servir às mesas num McDolnald's em Cardiff (Gales) em Julho de 2006 quando a fortuna lhes bateu à porta.

O casal de milionários decidiu então largar a farda da cadeia de hamburgueres e desfrutar a vida com a filha Chloe, de 3 anos.

Luke e Emma compraram uma casa por 230 mil libras (292.100 euros), fizeram um casamento em grande e umas férias de luxo nas Ilhas Canárias (Espanha).

Porém, depois do deslumbramento inicial, Luke decidiu voltar para o restaurante - onde ganha 5,85 libras por hora (7,5 euros) - por sentir saudades dos colegas e por considerar que "um pouco de trabalho duro não faz mal a ninguém", muito menos a alguém que ainda é "muito jovem" para se retirar da vida activa.

Emma também aceitou adiar a lua da mel até ao final da temporada da equipa de futebol em que Luke joga nos tempos livres, pelo que o milionário considera que deve ser "o homem mais sortudo do mundo".

"Não só ganhei uma fortuna como tenho uma esposa que entende a importância do futebol e agora até recuperei o meu antigo trabalho" - afirmou Luke Pittard em entrevista à cadeia televisiva BBC.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Iraque: 4 civis mortos em confrontos

Quatro civis mortos em confrontos entre o Exército iraquiano e milicianos do Exército de Mahdi.

Pelo menos quatro civis iraquianos morreram em confrontos entre as forças de segurança iraquianas e milicianos xiitas do Exército de Mahdi, em Bassorá. Os confrontos ocorreram depois de Bagdad ter decidido impor a sua autoridade naquela cidade do sul do país.

Para além de quatro vítimas mortais, estes confrontos entre as tropas iraquianas e os milicianos do chefe radical Moqtada al-Sadr, provocaram ainda 18 feridos, de acordo com a polícia, e paralisaram a cidade, principal centro petrolífero do país.

O primeiro-ministro Nuri al-Maliki supervisiona pessoalmente as operações lançadas hoje de madrugada, segundo uma fonte militar britânica.

Ontem, Maliki anunciou que o governo federal iria "restabelecer a segurança e a estabilidade" e impor a ordem na cidade, onde vive um milhão e meio de pessoas e cujo controlo é uma vitória estratégia para o Estado iraquiano.

O primeiro-ministro tinha igualmente salientado, em comunicado, a brutalidade da campanha levada a cabo pelas facções que pôem em causa a segurança da cidade e a dos civis inocentes. No mesmo comunicado, acusava igualmente os "fora da lei" - sem especificar quem - de praticarem tráfico de petróleo, droga e armas.

Na sequência destas declarações, foi imposto um recolher obrigatório na cidade, a 550 quilómetros a sul de Bagdad, a partir de ontem à noite, e testemunhas assinalaram que um número alargado de tropas começou a entrar na cidade para assegurar a sua segurança.

Depois das tropas entrarem, os milicianos do Exército de Mahdi tomaram posição e os combates começaram de madrugada.

Bassorá é palco de uma luta de influências entre as facções xiitas rivais, depois da retirada, em meados de Dezembro, das forças britânicas que ocupavam a região desde Março de 2003.

O movimento de Moqtada al-Sadr acusa o governo de servir os interesses do seu rival ao seio da comunidade xiita, o Conselho Supremo Islâmico Iraquiano de Abdel Aziz Hakim. O governador da cidade, Mohammed al-Waelli, pertence a uma outra formação xiita, o partido Fadhila, muito influente no sector petrolífero, onde o Estado vai buscar a quase totalidade dos seus rendimentos.

Público
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Manifestantes pró-Tibete continuam a pressionar Pequim

W200px_2503-tibet.jpg


Os protestos pró-Tibete continuaram um pouco por todo o mundo esta segunda-feira. No Nepal, a polícia reprimiu de forma violenta manifestações realizadas junto ao gabinete do primeiro ministro em Singhadurbar. Foram detidos 155 manifestantes junto às intalações da ONU.

Enquanto isso na província chinesa de Sichuan, uma multidão matou um polícia chinês. Na Índia, as organizações de defesa dos direitos humanos decidiram desviar o percurso de uma marcha de protesto prevista para entrar em território tibetano.

Dolma Gyari, porta-voz do parlamento tibetano no exílio afirmopu que "os participantes na marcha e as ONGs decidiram adiar temporariamente a marcha para o Tibete. Eles resolveram primeiro marchar rumo a Nova Deli para as Nações Unidas, e obrigar a organização a olhar para a actual crise no interior do Tibete".

As acções de protesto ocorreram no mesmo dia em que a China pediu medidas de segurança reforçadas para assegurar o trajecto da tocha olímpica até Pequim.

O símbolo dos jogos tornou-se num alvo dos militantes que lutam pela causa tibetana, desde que a tocha deixou a cidade de Olímpia na Grécia.

A Human Rights Watch exigiu que a tocha olímpica evite passar pelo Tibete a caminho de Pequim. Aquela organização apelou ao Governo chinês para que autorize uma investigação independente aos acontecimentos dos últimos dias no território.
BIGlogo.gif
 
Última edição:

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Festa em escola Inglesa acaba em orgia...

Álcool, drogas e sexo, uma combinação explosiva que fez com que uma escola no norte de Inglaterra tomasse uma medida drástica: distribuir pílulas do dia seguinte pelas alunas.

Segundo o Daily Mail, dois adolescentes falsificaram assinaturas e conseguiram a autorização para organizar uma festa nas instalações da escola.

Os professores explicaram que a festa rapidamente se transformou numa orgia, na qual chegaram a participar 200 alunos e cuja maioria teve relações sexuais sem protecção.

O comportamento dos alunos obrigou a escola a distribuir pílulas do dia seguinte pelas alunas dos 14 aos 16 anos e a enviar uma carta aos pais advertindo para a possibilidade de os filhos terem doenças sexualmente transmissíveis ou gravidezes indesejadas.

A carta foi muito clara e não deixa margem para dúvidas, os jovens consumiram uma grande quantidade de álcool e «estavam demasiado bêbados para terem controlo sobre si próprios. O risco é real, assumam o pior.».

De acordo com o Daily Mail, não é a primeira vez que uma coisa destas acontece naquele estabelecimento de ensino. Há quase dois anos também houve uma festa que acabou com vários jovens embriagados, inúmeros estragos e semelhantes cenas sexuais.

O dono de um pub local contou que o estado dos jovens era tal que chegaram a ameaçá-lo quando este se recusou a vender-lhe mais álcool e tabaco. De manhã quando chegou ao bar os adolescentes tinham urinado a fachada do estabelecimento.

Uma equipa de socorro também foi atacada, primeiro vários adolescentes nus rodearam a ambulância e depois outro grupo de adolescentes tentou virar o veículo.
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Acidente com mais 60 carros em auto-estrada Austríaca.

Cerca de 60 carros estiveram hoje envolvidos num grande acidente numa auto-estrada na Áustria. A colisão provocou um morto e 30 feridos.

O choque ocorreu perto da cidade de Seewalchen, na principal estrada que liga a capital, Viena, à cidade de Salzburgo.

Pelo menos uma pessoa morreu e a polícia afirma que outras 30 ficaram feridas.

Um porta-voz da polícia afirmou que ainda é muito cedo para afirmar o que causou o acidente, mas acrescentou que o tempo na região não está bom e que a estrada estava coberta de neve.

Algumas vítimas ficaram presas dentro dos carros, segundo o canal estatal austríaco ORF.

A neve prejudicou a operação de resgate e atrapalhou a chegada dos helicópteros ao local.

A estrada vai ficar fechada durante todo o dia, segundo a organização de automobilismo do país.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Gay palestino obtém permissão para viver com amante em Israel

Israel concedeu a um palestino um raro visto de permanência depois que o homem, que é homossexual, disse que sua sexualidade punha sua vida em risco na Cisjordânia, informou nesta terça-feira uma autoridade do Ministério da Defesa.


O palestino, de 33 anos e morador da cidade de Jenin, recebeu uma permissão temporária para viver com um companheiro israelense em Tel-Aviv, depois de argumentar que enfrenta ameaças de palestinos que desaprovam o fato de ele ser gay, afirmou a fonte.


O Ministério do Interior israelita raramente emite vistos de permanência a palestinos que vivem na Cisjordânia ocupada e querem morar com seus companheiros em Israel, qualquer que seja sua sexualidade. A avaliação de tais pedidos pode levar anos.


"Neste caso o advogado do homem afirmou que sua vida corria perigo por causa de sua preferência sexual", disse Peter Lerner, porta-voz da Coordenação das Actividades do Governo nos Territórios, cujo escritório está subordinado ao Ministério da Defesa.


Embora o homossexualismo seja de modo geral um tabu nas cidades conservadoras e maioritariamente muçulmanas da Cisjordânia, um grupo de defesa dos direitos humanos trabalhando com gays palestinos disse que há poucos relatos de violência física nos últimos anos.


No entanto, os palestinos são muito cautelosos em relação a colaboradores e, segundo Rauda Morcos, diretor do Aswat -- grupo de apoio a lésbicas palestinas -- a suspeita é direccionada a homens e mulheres homossexuais.


Morcos afirmou que os gays palestinos algumas vezes são alvo do serviço secreto israelita, que os pressionam a colaborar para não tornar pública sua homossexualidade.


Embora o homossexualismo seja mais amplamente aceito em Israel, alguns sectores da sociedade, como os judeus ultra-ortodoxos, são opositores ferrenhos dos direitos dos gays e alguns judeus religiosos ameaçaram recorrer à violência no ano passado durante a Parada do Orgulho Gay, em Jerusalém.


Lerner disse que o homem, cujo nome ele não poderia revelar, ainda precisará de uma permissão do Ministério do Interior para ficar no país de modo permanente.


O jornal israelita Yedioth Ahronoth informou em seu site que o palestino pediu permissão para viver com seu amante israelita, um engenheiro de computação na faixa dos 40 anos. Eles estão juntos há oito anos, segundo o diário.


.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo