Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Timor-Leste: José Ramos Horta deverá ter alta amanhã

O presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta vai ter alta na quarta-feira, de acordo com o seu médico. Segundo informações veiculadas pela Rádio Renascença, o prémio Nobel da Paz deverá poder sair amanhã do Hospital Particular de Darwin, na Austrália, onde se encontra desde que fui atacado pelo grupo de rebeldes de Alfredo Reinado.
A irmã do presidente timorense, em declarações à TSF, confirmou a alta de Ramos Horta durante o dia de amanhã, adiantando que o estado de saúde do governante «evoluiu muito bem».

Na segunda-feira, o presidente timorense recebeu uma mensagem e vários presentes do Presidente da República português, Cavaco Silva, que afirmou ter «acompanhado a recuperação do atentado de que foi vítima», dado «graças a Deus pela melhoria do estado de saúde que tem vindo a registar».

De acordo com a edição desta terça-feira do Diário de Notícias, o comandante da GNR em Timor-Leste, o capitão Martinho, esteve «cerca de uma hora» a falar com Ramos Horta sobre os atentados de 11 de Fevereiro contra a sua residência, oferecendo-lhe também uma encomenda de vinho do Porto e pastéis de Belém, enviada pelo chefe de Estado português.

O Nobel, que foi submetido a várias cirurgias, «está bem», embora «ainda um pouco debilitado», mas com um «discurso coerente e lúcido», afirmou o capitão Martinho, acrescentando que o presidente timorense «diz que este mês, ou no que vem, estará em Timor».
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Polónia ameaça referendar Tratado de Lisboa

Um voto hoje no Parlamento polaco pode forçar a Polónia a fazer um referendo ao Tratado de Lisboa.

A votação no Parlamento surge na sequência da tomada de posição do Partido Lei e Justiça (PiS), dos gémeos Kaczinski e ao qual pertence o Presidente, de que só aprovará o texto se for garantido à Polónia o direito de assegurar a "plena soberania" do país, segundo as palavras do Presidente Lech Kaczinski.

O Presidente fez no domingo uma intervenção na televisão, onde afirmou que não podia concordar "com a injustificada degradação do país na União Europeia".

Kaczinski teme que a aceitação pelo Governo da Carta dos Direitos Fundamentais constante do Tratado (e para a qual o PiS queria um "opt-out") venha a fundamentar futuras reclamações da Alemanha quanto a propriedades perdidas na sequência da Segunda Guerra Mundial, ou que a Polónia venha a ser obrigada a introduzir o casamento homossexual, o que - disse - iria contra o desejo "da maioria dos polacos".

O Governo considera que os temores do PiS são injustificados e que não é verdadeira a alegação de que queira abandonar a isenção de aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais.

Os votos do partido dos gémeos, principal partido da oposição, são fundamentais para garantir a maioria dos dois terços necessária à ratificação do Tratado no Parlamento (o Governo precisa de pelo menos sete votos da oposição).Se tal não for possível, o próprio primeiro-ministro afirmou que poderia convocar um referendo ao Tratado.

Até agora, só a Irlanda tem previsto a realização de um referendo, por obrigação constitucional. A consulta pública está marcada para a segunda semana de Junho.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
China diz que incidente com avião foi planeado no exterior

Autoridades chinesas acreditam que o voo que teve sua rota encurtada no dia 7 de Março sofreu um ataque frustrado de separatistas baseados no exterior, segundo informações da mídia estatal. O avião ia de Pequim para a conturbada região de Xinjiang.


O voo CZ6901 da China Southern saiu de Urumqi, capital da área oeste onde os militantes uigures lutam por "Turquistão do Leste" independente, para a população em grande parte muçulmana.


"As investigações concluíram que a tentativa de causar um desastre aéreo no vôo da Southern Airlines de 7 de março foi um grave ato de sabotagem fomentado e levado a cabo pelos separatistas do Turquistão do Leste que estão no exterior", disse o chefe do Partido Comunista em Xinjiang, Wang Lequan, de acordo com o site de notícias oficial de Xinjiang.


Os uigures exilados que fazem a campanha por um país independente disseram que a China forjou o ataque para justificar o controle intenso dos uigures que vivem dentro das fronteiras da China.


O avião aterrou na cidade de Lanzhou depois que a tripulação descobriu o que a agência de notícias Xinhua chamou de "plano de ataque terrorista". Jornais locais disseram que o incidente aparentemente envolveu contêineres de líquido inflamável a bordo.


Wang disse que o suspeito (ou suspeitos) já confessou ter planeado, dirigido e iniciado o ataque frustrado. Ele não especificou em que país ele operava.


Xinjiang é lar de 8 milhões de uigures muçulmanos, muitos dos quais se ressentem com a crescente presença e controle económico dos chineses. Eles têm laços linguísticos e culturais com a Ásia Central. Rica em petróleo, a região faz fronteira com o Paquistão e com o Afeganistão.


Uma importante autoridade chinesa disse recentemente que uigures extremistas estavam tramando ataques nas Olimpíadas de Pequim.


A China disse que sua polícia matou dois membros de uma "gangue terrorista" e reuniu mais 15 em uma operação em Janeiro em Xinjiang. Wang disse que os militantes separatistas "nunca cessaram suas actividades de sabotagem".


.
 

rammstein

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
539
Gostos Recebidos
0
China - Vejam Todos !

Não sei se é bem o sitio para colocar este tema, mas senti a obrigação de coloca-lo ! No ano dos jogos olimpicos este país apoiado pelas potências mundiais ( EUA e Comunidade Europeia ) ainda tratam as pessoas como de ANIMAIS se tratassem (aos meus animais era incapaz de fazer o que se pode constar através do ficheiro anexo) é uma VERGONHA, desde já aviso que o ficheiro pode ferir as pessoas que o quiserem ver. Mas não posso deixar de apresenta-lo, temos que passar isto de mão em mão. Estes jogos deviam de ser boicotados por todos os países do mundo ! Além disto a vergonha que se passa também no Tibete ! Bem como sei que todos os caminhos vão dar á china este verão, o que podemos fazer é desligar a TV, quando os senhores do dinheiro derem a partida para iniciar os jogos.
Abraços.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
França: Mil portugueses e luso-descendentes eleitos nas municipais

Mais de mil portugueses e franco-portugueses foram eleitos nas municipais francesas dos passados dias 9 e 16 (primeira e segunda voltas).

"Estou muito satisfeito porque pelo menos triplicámos o numero de autarcas portugueses e luso-descendentes que tinham sido eleitos nas eleições anteriores", disse ao Expresso o Embaixador de Portugal em França, António Monteiro. Nas eleições de 2001, foram eleitos 324 autarcas de origem portuguesa, na maioria bi-nacionais (com dupla nacionalidade francesa e portuguesa).
Os números - certamente mais de mil - ainda são provisórios e a Embaixada efectua neste momento a listagem de todos os autarcas, também chamados "luso-eleitos". "A minha satisfação tem a ver com a subida do numero de eleitores e de eleitos e esta forte participação é o resultado de grandes esforços da Embaixada, das associações e da Comunicação Social", acrescentou o diplomata e ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Entre os eleitos figuram diversos Presidentes de Câmaras de pequenas localidades e alguns de cidades com alguma importância. E' o caso de Noisy-le-Sec (38 mil habitantes), na região parisiense onde a nova 'maire', Alda Pereira-Lemaitre, de 43 anos, natural de Vales do Rio (Covilhã), tem a dupla nacionalidade.

Nestas eleições foi também pela primeira vez eleito para a Câmara de Paris um franco-português - Hermano Sanches Ruivo, de 41 anos, natural de Castelo Branco, igualmente com a dupla nacionalidade.

Alda e Hermano emigraram com os pais para França respectivamente com 4 e 5 anos de idade e ambos anunciaram já que irão dar particular atenção designadamente à cultura dos paises lusófonos e ao ensino da língua portuguesa nos seus municipios.

O Embaixador António Monteiro acredita que, devido à dinâmica lançada pelos resultados deste escrutínio, a participação e o envolvimento dos cidadãos de origem portuguesa em futuras eleições francesas vai ser "muito maior".

"Convém sublinhar que estes resultados, embora sejam inegavelmente bons, não correspondem ainda ao peso da comunidade portuguesa e luso-descendente porque, se tivermos em conta que em grande parte dos municípios as eleições foram ganhas por escassas centenas de votos, o peso dos portugueses poderia ter sido decisivo para os resultados finais", comentou o diplomata. "Por isso continuamos a apelar a que os portugueses se inscrevam em massa nos cadernos eleitorais!", concluiu o Embaixador.

Para as ultimas municipais estavam recenseados cerca de 70 mil portugueses (mono-nacionais) e algumas centenas de milhar de bi-nacionais e franceses de origem portuguesa. Em França, residem mais de 500 mil mono-nacionais portugueses. Com os luso-descendentes e os bi-nacionais (contabilizados como franceses pelas estatísticas oficiais francesas) a comunidade de origem portuguesa atingirá um numero superior a um milhão de pessoas.

Lusa
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Cidade Mais Perigosa do Mundo

Bagdad, 18 Mar (Lusa) - "Bem-vindos a Bagdad. A Royal Jordanian deseja-vos uma boa estadia!" A voz meiga da Ersaa, a hospedeira, contrasta com aquilo que vamos encontrar lá fora: a cidade mais perigosa do mundo, cinco anos depois do início - a 20 de Março de 2003 - da intervenção militar no Iraque por parte de uma coligação liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido.

Desço do avião e começo a distribuir "salamalecuns" a toda a gente. Ao meu bom-dia em árabe, respondem-me de igual forma com um "alecumsalam", acompanhado de "o seu visa, por favor". O polícia de serviço na alfândega do aeroporto internacional de Bagdad percorre as folhas do meu passaporte, olha-me nos olhos e atira: "você gosta do Iraque!" Digo que sim, que é a sexta vez que venho ao país dele. À pergunta se não tenho receio, respondo-lhe que mente quem disser que não tem medo. Eu tenho uma ligeira vantagem: já sei ao que venho.

Bassim, mais do que meu guia, já é um amigo. Desde os tempos da guerra que falamos ao telefone várias vezes por semana. Ainda no aeroporto põe-me a par do último atentado que fez dez mortos e quarenta feridos. Foi no centro de Bagdad, numa zona muito movimentada. Sangrento e horrendo, mais ainda porque atingiu quem nada tem a ver com esta guerra.

Seguimos por Hila Street, uma das estradas mais perigosas do Iraque e, sempre que as colunas militares americanas se aproximam, Bassim encosta o carro à berma e deixa-as passar. "São muito nervosos", diz-me este sunita de quarenta e poucos anos que resmunga em árabe sempre que se cruza com os soldados da coligação. Vêm-me à memória as palavras com as quais ele se despediu de mim aquando da minha última passagem pelo Iraque: "espero um dia acordar e ver que o petróleo se transformou em água. Aí os americanos deixarão de caminhar sobre o ouro!"

Entramos em Bagdad. É uma cidade cada vez mais escondida por muros de betão e arame farpado. Mesmo assim sinto-me mais seguro. Os recentes acordos entre sunitas e xiitas e a entrada de mais elementos do antigo partido Baas para o Ministério do Interior fizeram diminuir a violência sectária.
Igualmente importante para a futura estabilização do Iraque foi a mudança de atitude dos sunitas em relação à Al-Qaeda. Antes ajudaram-nos, agora combatem-nos ferozmente. Chamam-lhe o "Despertar".

Peço a Bassim que me explique melhor esta mudança de atitude. Fá-lo com a simplicidade e mestria que lhe conheço desde 2003: "Para os sunitas, os inimigos dos nossos inimigos, nossos amigos são!" Como assim? - insisto. "Eles não estavam a fazer bem ao nosso país. Assim, se a Al-Qaeda é inimiga da América, então os sunitas passaram a ser amigos dos americanos".

Noto que apesar de rabujar quando os vê, Bassim já não é tão acintoso para com os ocupantes. Na verdade, os americanos perceberam que não conseguirão construir a paz sem os que fizeram parte do regime de Saddam Hussein.

Lusa/Fim
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
África do Sul: Português morto a tiro

Empresário de 50 anos foi atingido à saída de casa em Joanesburgo

Um português de 50 anos foi atingido mortalmente a tiro em Joanesburgo, esta quarta-feira, noticia a agência Lusa. O incidente que vitimou o empresário aconteceu no bairro de Rosettenville, no sul da cidade, quando desconhecidos dispararam sobre ele, tendo fugido em seguida.

Segundo avança a agência Lusa, a vítima trata-se de Horácio dos Santos Pedro, natural de Espinhel, e estava há já muitos anos na África do Sul, onde era proprietário de um estabelecimento de registo de veículos automóveis e de chapas de matrícula.

O português foi atingido pouco depois de ter saído de casa em direcção ao trabalho e quando a sua companheira e os vizinhos chegaram ao local já estava morto.

A Lusa contactou as autoridades locais, mas estas não souberam precisar as circunstâncias em que o português foi morto. Além dos suspeitos se terem colocado em fuga, não há testemunhas oculares.

Horácio dos Santos Pedro tinha uma filha de 32 anos e um filho de 29.

Portugal Diário
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
EUA: pelo menos 200 pessoas detidas em manifestações contra a guerra no Iraque

Em vários pontos do país manifestações contra a guerra no Iraque.

Mais de 200 pessoas foram detidas em vários pontos dos Estados Unidos em manifestações contra a guerra no Iraque, por altura do quinto aniversário da invasão do país e início da ofensiva militar norte-americana contra o regime de Saddam Hussein. Os manifestantes obstruíram estradas e impediram o acesso a alguns edifícios governamentais.

Em Washington foram detidas 32 pessoas depois dos manifestants terem bloqueado o acesso a um serviço de finanças, ao passo que outras 30 foram detidas no exterior de um edifício do Congresso, indicou a polícia.

Os manifestantes tinham igualmente como objectivo fechar o edifício central da agência de impostos, o IRS, para assinalarem o custo da guerra (cifrado actualmente num milhão de milhões de dólares), mas a polícia conseguiu desimpedir as entradas no edifício em apenas uma hora.

Em São Francisco, um tradicional pólo anti-guerra, a polícia deteve mais de cem pessoas que durante todo o dia protestaram em Market Street, no centro financeiro da cidade. O sargento Steve Maninna indicou à Reuters que foram detidas 143 pessoas, sob acusações de resistência à detenção, obstrução de tráfego e invasão de propriedade privada.

Em Nova Iorque, cerca de 30 membros da Granny Peace Brigade (Brigada das Avós pela Paz) reuniram-se em Times Square a tricotar, pedindo o regresso das tropas. "Estamos aqui para mostrar às pessoas que esta guerra é uma loucura. Nós nunca nos devíamos ter metido nesta guerra", afirmou Shirley Weiner, 80 anos.

A polícia de Boston deteve cinco pessoas que bloqueavam o acesso a um centro de recrutamento militar ao deitarem-se num passeio vestidos de civis iraquianos, cidadãos enlutados e soldados feridos.

Por seu lado, cinco anos volvidos, o Presidente norte-americano acredita que, apesar dos sacrifícios, a decisão de derrubar Saddam Hussein "foi justa" e que a estratégia posta em prática no último ano "abriu a porta a uma vitória estratégica na guerra contra o terrorismo".

Reuters
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Suicídio reacende debate sobre eutanásia na França

O suicídio, na noite desta quarta-feira, da francesa Chantal Sébire, que teve seu pedido para morrer com a ajuda de um médico negado pela Justiça, comoveu a França e relançou o debate sobre a eutanásia no país.

O caso levou o governo a reexaminar uma lei recente sobre a questão, considerada "insuficiente e desumana" por entidades que militam por uma legislação mais ampla na França, semelhante à que já existe em países como a Holanda e a Bélgica.

A lei Léonetti, aprovada em 2005, garante apenas o direito de "deixar alguém morrer", permitindo que o doente seja induzido a coma artificial e morra de fome e de sede, o que pode levar vários dias.

Sébire, que sofria de uma rara doença incurável que deformou seu rosto e provocava dores terríveis, se recusou a morrer dessa forma, que ela considerava ser "uma agonia terrível também para sua família".

Ela queria poder tomar uma injecção com uma dose letal de medicamento, o que foi negado pela Justiça. O porta-voz do governo francês, Luc Chatel, declarou nesta quinta-feira que "é preciso levar em conta os casos mais dolorosos", como o de Chantal Sébire.

"O governo criou uma comissão que vai dizer se existe hoje o desejo de ir além da lei de 2005", disse o porta-voz. O governo francês criou, na quarta-feira, horas antes que Sébire fosse encontrada morta em sua residência, uma comissão dirigida pelo relator da actual lei, o deputado Jean Léonetti, para avaliar possíveis "insuficiências da legislação" actual.

Em entrevista ao jornal "Le Parisien" publicada nesta quinta-feira, Léonetti afirma que "é preciso encontrar a solução menos pior possível, que se possa ao mesmo tempo levar em conta casos particulares, mas também ter um quadro jurídico claro".

Ministros divergem

O caso de Sébire desencadeou reações divergentes entre membros do governo francês. O ministro das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, um dos fundadores da ONG Médicos Sem Fronteiras, defendeu nesta quarta-feira o direito de eutanásia para a ex-professora, declarando que "seria necessário permitir que ela não se suicidasse de forma clandestina, que faria todo mundo sofrer, sobretudo sua família".

A nova secretária de Estado para a Família, nomeada nesta quarta-feira, também se declarou favorável à eutanásia, contrariando, dessa forma, as declarações da ministra da Justiça, Rachida Dati.

Em um comunicado, o presidente Nicolas Sarkozy afirmou ontem "estar particularmente sensível ao sofrimento de Chantal Sébire e de sua família e do apelo que havia sido feito a ele".

Antes de entrar na Justiça para pedir o direito de morrer, no dia 12 de Março, Sébire havia escrito ao presidente Sarkozy, mas não obteve resposta.

Após o anúncio de sua ação na Justiça, Sarkozy pediu que fosse criada uma comissão médica, formada por especialistas, para analisar eventuais possíveis tratamentos para Sébire.

Na quarta-feira à tarde, o médico da ex-professora havia sido recebido pelo conselheiro para assuntos de saúde do presidente Sarkozy.

Até o momento, a Justiça de Dijon, cidade onde Sébire morava, disse que não há elementos suficientes para determinar a causa de sua morte.

O movimento pelo direito à eutanásia na França vem crescendo. A Associação para o Direito de Morrer com Dignidade reúne 44 mil membros, o dobro do registado há cinco anos.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Mensagem com novas ameaças de Bin Laden parece autêntica: Casa Branca

Os serviços de inteligência americanos afirmaram, depois de uma análise preliminar, que a voz em uma nova mensagem atribuída a Osama Bin Laden corresponde à do chefe da organização terrorista Al-Qaeda, informou nesta quinta-feira a Casa Branca.


"Sei que a comunidade da inteligência analisou a gravação e eles acreditam que é a voz de Osama bin Laden", declarou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.


Na mensagem, divulgada na véspera, Bin Laden adverte à Europa que haverá consequências pela publicação das polémicas caricaturas de profeta Maomé.


Bin Laden disse que a Europa "vai prestar contas" pelas charges publicadas em jornais dinamarqueses.


Em mensagem gravada dirigida aos "inteligentes" da União Europeia, Bin Laden destaca que publicar caricaturas de Maomé é um crime pior que atacar cidades muçulmanas e provocar a morte de mulheres e crianças.


As "consequências serão muito mais graves", disse Bin Laden, advertindo que "se não há controle na liberdade de suas palavras, permitam que seus corações estejam abertos à liberdade de nossas ações".


Segundo o líder da Al-Qaeda, a resposta dos muçulmanos ao insulto será "vista" e não "ouvida" pelo inimigo.


Na mensagem, de cinco minutos de duração e intitulada "Que nossas mães sejam despojadas de nós se falharmos com nosso Profeta", Bin Laden aparece com um fuzil AK-47.


O líder da Al-Qaeda descreve o presidente George W. Bush como um "aliado opressivo da Europa, que do mesmo modo que suas políticas agressivas, está prestes a deixar a Casa Branca".


Bin Laden também afirma que "os atos selvagens" que a coalizão militar realiza no Iraque e Afeganistão "não terminaram a guerra, mas aumentaram nossa determinação de vingar nossos povos e expulsar os invasores do nosso país".


Ben Venzke, especialista em terrorismo da firma de consultoria IntelCenter, com sede em Virgínia, opinou que a mensagem é "uma clara ameaça contra os países membros da União Europeia e um significativo sinal de ataque iminente".


"De qualquer modo, não está claro quando pode ocorrer".


A mensagem foi monitorada pelo "SITE Intelligence Group", após o anúncio de sua divulgação feito pelo administrador do Al-Ekhlaas, um site ligado à Al-Qaeda acessível com uma senha.


Em Fevereiro passado, 17 jornais dinamarqueses publicaram, em nome da liberdade de expressão e em sinal de solidariedade, uma caricatura do profeta Maomé feita por um chargista que foi alvo de uma tentativa de atentado.


A charge, que mostra Maomé com um turbante em forma de bomba, é um dos 12 desenhos do profeta que, em 2006, provocaram uma onda de ira e violência no mundo muçulmano.


A mensagem precedente de Osama bin Laden, que supostamente está em um ponto qualquer da fronteira entre Paquistão e Afeganistão, remonta a 29 de Dezembro, quando o líder da Al-Qaeda divulgou um áudio de 56 minutos criticando o governo iraquiano, apoiado pelos Estados Unidos, e prometendo a "libertação da Palestina".


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Para o Vaticano, acusações de Bin Laden são infundadas

As acusações contra o Papa Bento XVI atribuídas ao líder da organização terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, divulgadas na quarta-feira, são "infundadas" e "não constituem uma novidade", afirmou o porta-voz do Vaticano.


As recriminações ao Papa feitas por Bin Laden, líder da organização responsável pelos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos, foram divulgadas em uma mensagem gravada por uma organização americana que vigia os sites de grupos extremistas.


Para o terrorista, Bento XVI teve "um papel importante" na publicação das charges do profeta Maomé em jornais dinamarqueses.


"As acusações não são uma novidade e não nos surpreendem. Além disso, carecem completamente de fundamento", declarou o padre Federico Lombardi à imprensa credenciada no Vaticano.


As ameaças contra o pontífice serão examinadas cuidadosamente pelo serviço antiterrorismo do ministério do Interior italiano, responsável por garantir a segurança do Papa.


No dia 27 de Fevereiro, um comunicado conjunto de representantes da Universidade Al-Azhar do Cairo (Egito) e do Vaticano condenou novamente a publicação na imprensa dinamarquesa de charges do profeta Maomé com ataques à religião.


.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Brasil: Dengue no Rio de Janeiro é "preocupante", viajantes portugueses devem tomar p

Brasília, 20 Mar - A situação da dengue na cidade do Rio de Janeiro é "preocupante", diz o epidemiologista brasileiro Pedro Tauil, e justifica, segundo o Governo de Lisboa, cuidados especiais dos viajantes portugueses para esta cidade.

Pedro Tauil afirmou à Agência Lusa que, além da explosão do número de pacientes com dengue, houve um aumento da gravidade dos casos da doença no Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 29 pessoas morreram com dengue na cidade apenas este ano, número maior que o registado em 2007 (26).

Em todo o Estado, a doença já matou 47 pessoas entre Janeiro e Março e já foram notificados mais de 32 mil casos.

Tauil, professor de Medicina do Núcleo de Doenças Tropicais da Universidade de Brasília (UnB), evitou falar em epidemia da doença no Rio de Janeiro, como já afirmam alguns de seus colegas, mas admitiu que a situação é grave.

O Ministério da Saúde anunciou a criação de um gabinete de crise para enfrentar a dengue, com a participação das Forças Armadas, que começa a funcionar a partir de segunda-feira no Rio de Janeiro.

Trezentos agentes de saúde que estavam cedidos a secretarias municipais já foram convocadas para actuar na capital por dois meses no combate ao mosquito Aedes aegypti.

"São necessárias acções de governo, como abastecimento regular de água, colecta de lixo e melhoria das condições de habitação no Rio de Janeiro, conjugadas com a participação da população para manter quintais limpos e evitar recipientes que possam ser criadouros do mosquito", defendeu Pedro Tauil.

O Governo português aconselha, por seu lado, aos viajantes para o Rio de Janeiro a tomarem "medidas de precaução", recomendando "a utilização durante todo o dia de repelente próprio, que só se vende no Brasil", disse à Lusa fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades. A mesma fonte adiantou que os viajantes portugueses devem evitar locais húmidos ou de águas estagnadas.

Segundo Pedro Tauil, o Rio de Janeiro tem condições climáticas muito favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, como estar no nível do mar, apresentar um índice pluviométrico muito elevado e temperaturas altas durante quase todo o ano.

A isso associam-se condições sócio-económicas que favorecem a multiplicação dos mosquitos, já que 25 por cento da população da região metropolitana do Rio de Janeiro, ou seja, mais de três milhões de pessoas, vivem em favelas.

"Não só o Rio de Janeiro, mas todo o mundo tropical e subtropical está perdendo a guerra para a dengue", afirmou Tauil, citando Singapura, que era um modelo de controlo do mosquito da dengue, mas no ano passado sofreu uma epidemia.

"A grande esperança no combate à dengue é a vacina, que deve entrar numa fase de teste nos Estados Unidos no ano que vem", referiu.

O médico e professor da UnB recomenda à população do Rio de Janeiro e aos milhares de turistas que visitam a cidade o uso de repelentes à base de uma substância chamada DEET nas partes expostas do corpo.

Tauil alerta que o efeito do repelente é de duas a três horas e lembra que o Aedes aegypti pica durante o dia.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Crucificações e autoflagelos marcam a Sexta-Feira Santa nas Filipinas

Pelo menos 30 pessoas pediram para ser crucificadas hoje em vários povoados do norte das Filipinas, enquanto dúzias de flagelados percorrem as ruas com as cabeças cobertas e as roupas ensanguentadas por ocasião das celebrações da Sexta-Feira Santa.

Em San Pedro Cutud, onde as crucificações se transformaram em um acontecimento anual que atrai milhares de turistas, 20 pessoas estavam dispostas a percorrer os dois quilómetros com a cruz nas costas para depois serem pregadas nela.

Um dos mais conhecidos é o carpinteiro Ruben Enage, 47, que hoje será crucificado pela 22ª vez desde 1985.

Enage tinha prometido cumprir a penitência 20 vezes quando se salvou milagrosamente, segundo ele, de uma queda de um andaime, mas cada vez que tentou deixá-lo após cumprir a promessa alguém de sua família caía doente.

"Continuarei fazendo até que meu corpo possa resistir a dor dos pregos de 15 centímetros nas palmas das minhas mãos e pés", afirmou Enage nesta Semana Santa.

Embora as crucificações mais conhecidas sejam as de San Pedro Cutud, as mesmas paixão e penitência também são vividas em outras cidades do país, como em San Fernando ou em Santa Lúcia.

A hierarquia eclesiástica das Filipinas tinha pedido aos católicos que se abstenham este ano das frequentes crucificações e flagelações de penitentes para não transformar em um circo a Semana Santa.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Carro-bomba explode no norte da Espanha

Carro-bomba explode no norte da Espanha


Um carro-bomba explodiu nesta sexta-feira perto de um quartel da guarda civil espanhola na cidade de Calahorra, na província de La Rioja (norte), informou a Rádio Nacional de Espanha (RNE).
A guarda civil informou à AFP que houve uma ameaça de bomba e que o quartel havia sido evacuado, mas não confirmou a explosão.

Os serviços de ajuda em estradas (DYA) do País Vasco confirmaram à AFP que receberam uma ligação em nome da organização separatista armada basca ETA avisando sobre a explosão de um carro-bomba.

A DYA é um dos canais usados pelo ETA para avisar sobre a explosão iminente de uma bomba.

21/03 - 10:31 - AFP
fz/fp
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Brasileiro preso no Japão mantinha corpo de mulher em congelador

A polícia japonesa prendeu um cidadão brasileiro depois de encontrar o corpo de uma mulher no congelador de seu apartamento, informa a imprensa japonesa.

Giovani Mikio Claudino, 35, foi detido na quinta-feira à noite na cidade de Numazu (centro do Japão), acusado de ter abandonado um cadáver, segundo a agência Jiji Press.

A polícia investiga agora se o brasileiro matou a mulher, que tem idade por volta dos 40 anos e era uma conhecida de Claudino.

Os policiais entraram no apartamento depois que vários vizinhos afirmaram que uma mulher, que não é japonesa, que visitava Giovani, não era vista desde o fim de Fevereiro, depois que os moradores próximos ouviram gritos procedentes do apartamento.

Giovani chegou ao Japão há 15 anos e morava sozinho desde que sua família retornou ao Brasil. Aparentemente estava desempregado.

Segundo alguns meios de comunicação, a polícia também prendeu outro brasileiro, que havia trabalhado com Giovani, suspeito de ter levado o carro da vítima para um desmanche para destruir as provas.

A polícia de Numazu se recusou a fazer comentários sobre o caso.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Moscovo diz que reconhecerá repúblicas separatistas da Geórgia

A Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, ameaçou nesta sexta-feira reconhecer os territórios separatistas da Geórgia, em represália ao reconhecimento do Kosovo pelos países ocidentais.

"Os deputados da Duma se dirigem ao presidente do governo da Rússia com a proposta de examinar a oportunidade de um reconhecimento da independência da Abkházia e da Ossétia do Sul", segundo os termos de uma declaração aprovada por 441 dos 450 deputados da câmara baixa, anunciaram as agências de notícias russas.

"Depois do reconhecimento unilateral da independência do Kosovo, a Rússia precisa corrigir sua política em relação à Abkházia, à Ossétia do Sul e à Transdnístria [um território separatista da Moldávia]", prossegue o texto.

"No caso de um ataque armado da Geórgia contra a Abkházia e a Ossétia do Sul ou de ações visando a forçar o avanço da Geórgia na direcção da Otan, será necessário examinar a possibilidade de acelerar o processo de fortalecimento da soberania [desses territórios] até um reconhecimento de sua independência", diz a declaração.

Os deputados também propuseram "examinar a questão da abertura de embaixadas ou consulados russos" na Abkházia e na Ossétia do Sul.

O presidente da comissão das Relações Exteriores do Parlamento georgiano, Konstantin Gabashvili, criticou "uma decisão agressiva e hostil" e ameaçou com medidas de retorsão. Outro deputado, Nicoloz Rurua, considerou que tais declarações "só vão acelerar a entrada da Geórgia na Otan".

A Ossétia do Sul elogiou a iniciativa dos deputados russos. Dmitri Medoev, representante plenipotenciário desta república separatista na Rússia, qualificou a declaração desta sexta-feira de "corajosa" e "importante" para todos os moradores da Ossétia do Sul e da Abkházia.

"Começou o processo de reconhecimento da independência da Ossétia do Sul e da Abkházia", afirmou.

Garantindo que "respeita a integridade territorial da Geórgia e da Moldávia", a Duma considerou que a Abkházia, a Ossétia do Sul e a Transdnístria "têm muito mais motivos válidos para pedir seu reconhecimento internacional que o Kosovo".


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Conflitos por falta de pão matam quatro no Egipto

Pelo menos quatro pessoas morreram nas últimas semanas em conflitos gerados pela falta de pão em padarias populares na capital do Egipto, Cairo.
O governo não divulgou oficialmente o número de vítimas fatais, mas a crise da falta do produto está sendo considerada uma das mais sérias das últimas décadas no pais.

“Demorei mais de quatro horas para comprar vinte fatias, mesmo assim, após uma dura disputa com outras mulheres aqui”, afirmou à BBC Brasil uma consumidora em um dos pontos de venda de pão subsidiado do Cairo.

“Tenho uma família de sete pessoas e é esse pão que nos impede de morrer de fome”, disse ela.

Trigo caro

Estima-se que 20% dos cerca de 80 milhões de egípcios vivem abaixo da linha da pobreza e, outros 30%, pouco acima.

Mais da metade da população do país recorre ao pão que é subsidiado pelo governo, muito mais barato do que o não subsidiado.

A escassez do pão e as consequentes filas são problemas que vêm ocorrendo há cerca de um ano, quando o preço do trigo disparou no mercado mundial. Nesse período, o valor do trigo treplicou internacionalmente.

O Egipto importa mais da metade do trigo que consome e o aumento do preço do pão feito sem subsídios fez com que mais pessoas precisassem comprar o alimento subsidiado.

Corrupção

Muita gente no país culpa a corrupção de padeiros e atravessadores pela crise. A clientela da padaria visitada pela reportagem da BBC Brasil, repetiu o que parece ser a opinião de boa parte da população.

“O governo manda os sacos de farinha para as padarias, mas eles nem chegam ao seu destino e são vendidos no mercado negro, muitas vezes mais caro”, afirma um homem, que como os outros presentes, preferiu não se identificar.

Na semana passada, o presidente do país, Hosni Mubarak, ordenou que o Exército interceda para por fim à crise. Muitos parecem acreditar que apenas os militares podem resolver a situação.

“O Exército vai acabar com o contrabando de farinha. Se eles fizerem isso, vai haver pão para todos”, afirma o consumidor.

Histórico

Um editorial do jornal estatal Al-Ahram afirma que “as nações que usam o trigo importado para fabricar o pão vão ter que conviver com o aumento dos preços por muito tempo” e pede para que o governo não subestime a gravidade da situação.

Alguns analistas afirmam que a saída é viabilizar uma maior produção nacional do trigo, outros reforçam a tese de que a culpa é da corrupção. De qualquer forma, Mubarak já autorizou o uso de reservas egípcias para a compra da matéria-prima.

A última crise provocada pela falta de pão tinha ocorrido em Janeiro de 1977, quando o governo ameaçou aumentar o preço do produto subsidiado.

Naquela ocasião, cerca de 70 pessoas morreram e, apesar de contar com um grande contingente de forcas de segurança acostumados a reprimir revoltas populares, o governo foi obrigado a recuar.


.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Tibete: Recusa de diálogo justifica "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos de Pequi

Berlin, 22 Mar (Lusa) - O presidente do Parlamento Europeu, Hans Gert Pöttering, defendeu hoje "medidas de boicote" aos Jogos Olímpicos de Pequim caso a China continue a recusar dialogar com o líder espiritual tibetano Dalai Lama.

"Pequim tem de se decidir. É preciso entrar em conversações imediatamente com o Dalai Lama, mas se não houver nenhum sinal de comunicação, eu considero que as medidas de boicote [dos jogos olímpicos] serão justificadas", referiu Pöttering numa entrevista a um jornal alemão.

De acordo com a agência France Press (AFP), que cita o jornal Bild am Sonntag, o presidente do Parlamento Europeu salientou que também ele quer que os jogos aconteçam entre 08 e 24 de Agosto, conforme programado, "mas nunca ao preço do genocídio cultural dos tibetanos".

Pöttering apela assim aos países da União Europeia a falar "a uma só voz" em matéria de defesa dos Direitos Humanos no Tibete.

"A China é um parceiro importante da Europa, por exemplo na protecção do clima. O diálogo e a cooperação devem assim ser recíprocos. No entanto, o povo tibetano não deve ser sacrificado. Perderíamos o nosso amor-próprio", considerou.

O Dalai Lama, líder espiritual dos budistas tibetanos, afirmou quinta-feira estar disponível para um encontro com o presidente chinês, Hu Jintao, se receber "indicações concretas" de que Pequim deseja dialogar.

A violência no Tibete começou a 14 de Março por ocasião do aniversário da revolta tibetana de 1959 contra a presença chinesa.

A China acusou hoje o Dalai Lama de enganar a comunidade internacional com a sua oferta de diálogo e elevou de 13 para 19 o número de mortos provocados pelos distúrbios no Tibete.

Segundo as últimas contas do governo tibetano, o número de vitimas mortais durante os protestos na capital do Tibete ascende a 18 civis e um polícia, enquanto o número de feridos soma os 382 civis, 58 em estado considerado grave, e 241 polícias, 23 dos quais em "estado crítico".

Este balanço oficial chinês contrasta, no entanto, e uma vez mais, com o do governo tibetano no exílio, que fala em 99 tibetanos mortos, 80 em Lassa, e 19 atingidos a tiro pela polícia na província de Gansú.

ICO.

Fonte:Lusa/Fim
 

eschtown

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 1, 2007
Mensagens
781
Gostos Recebidos
0
Seis mortos no Iraque

Helicóptero dos EUA bombardeou por engano milícia aliada

Seis iraquianos foram mortos hoje por um bombardeamento da força aérea dos Estados Unidos perto da cidade de Samarra, no centro-norte do Iraque. Os homens pertenciam a uma milícia sunita local que luta contra a Al-Qaeda, indicou um dos seus chefes, Abu Faruq.

O exército norte-americano, por seu turno, apenas indicou que um helicóptero seu interveio contra um grupo de supostos "terroristas".

"Esta manhã, cerca das 5h00 locais (2h00 em Lisboa), um helicóptero norte-americano abriu fogo contra um posto militar nosso, matando seis milicianos e ferindo dois outros", afirmou Abu Faruq, dizendo ignorar os motivos do bombardeamento.

As vítimas "usavam coletes fluorescentes", sinal distintivo utilizado habitualmente para identificar estes combatentes aliados do exército norte-americano.

"Ainda ontem (sexta-feira) soldados norte-americanos tinham passado por esse nosso posto, estavam bem dispostos e cumprimentaram toda a gente", segundo Faruq.

"Queremos que os responsáveis sejam julgados e que as famílias das vítimas sejam indemnizadas", referiu o chefe da milícia.

Os veículos norte-americanos são com frequência alvejados com bombas nesta zona, segundo um oficial das forças dos Estados Unidos.

O bombardeamento foi feito por um helicóptero AH-64 Apache, que localizou os "suspeitos" e matou seis deles.


Com Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Estátua de Virgem Maria 'chora' no México

Milhares de católicos mexicanos estão visitando a vila de Pedro Escobedo desde domingo para ver uma imagem da Virgem Maria que, eles acreditam, estaria "chorando".
A estátua, que tem cerca de meio metro de altura, está na capela da cidade há dois anos.

Os fiéis vem se reunindo em torno da imagem, tirando fotos e fazendo promessas.

Segundo residentes da vila, as supostas lágrimas foram detectadas quando a estátua retornou de uma peregrinação de bicicleta ao povoado vizinho de Soriano.

Os moradores teriam sido alertados por um menino de oito anos de idade depois que já tinham voltado para casa, mas ninguém sabe a identidade do menino.

A diocese de Queretaro disse que vai criar uma comissão especial para estudar o caso, mas que ainda não pode classificar o evento como um milagre.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Prostitutas de Paris protestam por direitos

Centenas de homens e mulheres, que em sua maioria exercem a prostituição, protestaram neste sábado pelas ruas do célebre bairro parisiense de Pigalle para exigir a criação de um estatuto para os trabalhadores do sexo.

Os manifestantes também pediram a anulação de uma lei de segurança interior, aprovada em 2003, que reprime a prostituição nas ruas, inclusive para clientes.

"Somos obrigadas a trabalhar pela internet, a nos escondermos", afirmou Nikita, membro da organização Direitos e Prostituição, uma das entidades que organizaram o protesto.

Debaixo de guarda-chuvas vermelhos em uma tarde chuvosa em Paris, os manifestantes percorreram várias ruas do bairro, no norte da cidade, onde existem numerosos sexshops.

"Devolvam-nos nossas calçadas" ou "Prostituição é um trabalho, queremos exercê-lo", eram algumas das placas levadas.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Schwarzenegger demite cunhado e Clint Eastwood

O governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, demitiu seu cunhado Bobby Shriver, sobrinho de John Kennedy, e o ator Clint Eastwood, que faziam parte de comissão para a manutenção de parques estaduais.

Os dois ocupavam o cargo mesmo antes de Schwarzenegger assumir o governo e não tiveram os mandatos renovados.

Os dois se opõem a um plano de construir uma rodovia que atravessaria um parque público.

Shriver lamentou a perda do cargo, alegando a influência das empreiteiras na decisão. Um porta-voz do governador disse, no entanto, que é normal que pessoas deixem o cargo quando expiram seus mandatos.


.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Mugabe diz que enquanto for vivo fica no poder

O presidente do Zimbabue, Robert Mugabe, fez este sábado à tarde um aviso à oposição, afirmando que o Movimento para a Mudança Democrática jamais exercerá o poder no país enquanto ele for vivo.

A declaração de Mugabe foi feita esta tarde em Harare durante um encontro de apoiantes. Robert Mugabe é candidato ao sexto mandato como presidente do Zimbabué.

Ontem, o presidente zimbabueano afirmou que as forças de segurança estão prontas a circunscrever todas as formas de violência que possam acontecer após as eleições de 29 de Março no Zimbabué, à imagem do sucedido no Quénia.

«As afirmações segundo as quais nós vamos assistir a violências pós-eleitorais semelhantes às que se sucederam no Quénia são um disparate absoluto», afirmou o presidente zimbabueano, durante uma visita à sua cidade natal de Murombedzi, a oeste de Harare.

Os confrontos que se seguiram ao escrutínio neste país provocaram 1.500 mortos e cerca de 300.000 deslocados.

O presidente Mugabe, que aos 84 anos luta por um sexto mandato como chefe de Estado, vai defrontar sábado, 29 de Março, três outros candidatos nas presidenciais: o líder do MDC, Morgan Tsvangirai, o antigo ministro Simba Makoni, e um novo rosto da política zimbabueana Langton Toungana.
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Manifestação contra NATO na Bélgica

Polícia prendeu 150 pessoas que tentavam entrar nas instalações
Centenas de manifestantes contra a guerra no Iraque e no Afeganistão foram detidos hoje em perto de Bruxelas quando tentavam saltar a vedação de uma instalação militar da NATO.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo