Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Emi.Árabes Unidos:Acidente com 200 viaturas mata 3 pessoas e fere 347

Emirados Árabes Unidos: Acidente com 200 viaturas mata 3 pessoas e fere 347

Abu Dhabi, 11 Mar (Lusa) - Pelo menos três pessoas morreram e outras 347 ficaram feridas, seis delas com gravidade, num acidente ocorrido hoje com 200 viaturas, incluindo camiões, nos Emirados Árabes Unidos, informaram fontes oficiais.

O acidente, o primeiro com estas proporções no país, aconteceu na estrada principal que une a capital, Abu Dhabi, ao emirado de Dubai, importante centro comercial da região petrolífera do Golfo Pérsico.

Dezenas de ambulâncias e dois helicópteros transportaram os feridos para os diferentes hospitais do país.

Segundo as autoridades, o acidente deveu-se ao mau tempo e ao excesso de velocidade e ocorreu poucos dias depois da entrada em vigor nos Emirados de uma nova lei que prevê pesadas multas e o agravamento dos castigos para os condutores que violam as regras de trânsito.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
EUA: governador gastou 52 mil euros com prostitutas

EUA: governador gastou 52 mil euros com prostitutas

Spitzer poderá manter-se no cargo se público reagir bem às desculpas

O governador de Nova Iorque, Eliot Spitzer, terá gasto cerca de 80 mil dólares (cerca de 52 mil euros) com os serviços de uma empresa de prostituição de luxo, referem as agências internacionais, citando fontes anónimas ligadas ao processo.

A decisão de renunciar ao cargo dependerá, segundo fontes democratas, da forma como o público reagir ao escândalo e às desculpas públicas já apresentadas. «Se o público reagir bem, ele ficará», referiu um elemento democrata à Associated Press.

Outras fontes, referem que o governador ainda não terá decidido se renuncia de imediato ou se utiliza a renúncia em troca de um arquivamento do processo judicial.

Enquanto a oposição republicana pede o seu afastamento e poucos democratas aparecem a apoiá-lo, Spitzer, de 48 anos, pediu desculpas à família e a Nova Iorque por ter violado as suas «obrigações familiares».

No discurso público que fez, ao lado da mulher, com quem está casado há 21 anos e de quem tem três filhas, não abordou a possível renúncia, mas declarou que «a política não versa sobre indivíduos, mas sobre ideias».

O escândalo foi revelado na segunda-feira pelo «New York Times». Segundo os investigadores, Spitzer foi apanhado numa escuta telefónica a gastar perto de três mil euros com acompanhantes da Emperors Club VIP.

A quantia destinava-se a pagar os serviços de uma noite com a prostituta Kristen, ficando o resto por conta de créditos futuros.

Os documentos recolhidos sugerem que Spitzer já havia pago antes os serviços de prostituição. Um membro dos serviços de segurança dos EUA revela que o governador terá gasto até 52 mil euros.

Uma fonte policial explicou que Spitzer usou dois quartos no hotel Mayflower em Washington, na noite do programa com Kristen.

A União dos Cidadãos, uma ONG que apoiou a candidatura de Spitzer, em 2006, já referiu que o democrata «danificou os seus deveres de governador de maneira irreparável».

A Emperors Club VIP disponibiliza os serviços de prostitutas por preços hora a variar entre um e sete diamantes. Os programas mais caros custam cerca de 3500 euros.


PortugalDiário
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Timor-Leste: "A minha saúde está no bom caminho", diz Ramos-Horta

Timor-Leste: "A minha saúde está no bom caminho", diz Ramos-Horta

Díli, 12 Mar (Lusa) - O Presidente da República de Timor-Leste, na sua primeira declaração pública desde o ataque de 11 de Fevereiro, afirmou que a sua saúde "está no bom caminho".

"A minha saúde está no bom caminho, apesar de ir devagar. Dentro de algum tempo, vou fazer o possível para voltar a Timor-Leste, para continuar a trabalhar", declarou José Ramos-Horta em Darwin, Austrália.

A declaração de José Ramos-Horta foi gravada em três línguas para transmissão televisiva: tétum, português e inglês.

"Pela primeira vez, desde que um nosso irmão, do grupo de Alfredo Reinado, do Grupo Salsinha, disparou contra mim, tenho hoje a possibilidade de falar a todo o povo timorense", começou por explicar o Presidente na sua curta mensagem.

"Aqui, no Hospital em Darwin, fui muito bem tratado por todos. Agradeço ao pessoal da ambulância e ao enfermeiro da GNR que me levou ao hospital no heliporto" de Díli, disse o chefe de Estado.

"Agradeço aos médicos no heliporto, do Centro Médico Aspen, que me salvaram a vida em Díli, antes de ser trazido de avião para Darwin", acrescentou o Presidente timorense.

"Não vou falar muito. Mais uma vez agradeço a todos vós. Peço ao governo, aos deputados e aos partidos, para trabalharem juntos para ajudar os pobres. Obrigado", concluiu José Ramos-Horta.

O chefe de Estado timorense foi atingido a tiro durante um ataque à sua residência em Díli pelo grupo do major Alfredo Reinado, que foi morto pela guarda presidencial.

Pouco depois, um segundo grupo, liderado pelo ex-tenente Gastão Salsinha, atacou a coluna onde seguia o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, que saiu ileso da emboscada.

PRM.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Alemanha detém idosas brasileiras com ossos humanos em aeroporto

Duas brasileiras --uma de 62 e outra de 63 anos-- que faziam escala no aeroporto de Munique, no sul da Alemanha, foram brevemente detidas depois de terem sido encontrados em suas bagagens um crânio e ossos humanos, informou a polícia local nesta quarta-feira.

As duas mulheres estavam seguindo para a Itália e faziam escala em Munique.

Ouvidas pela polícia, elas explicaram que estavam transportando os restos de um membro da família morto em São Paulo há 11 anos, que havia pedido para ser enterrado na Itália.

Depois de terem verificado as declarações, os policiais deixaram as brasileiras seguirem com os ossos para Nápoles.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Londres é cidade mais cara e suja da Europa, diz pesquisa

Uma pesquisa internacional de um site de viagens a respeito de opiniões dos turistas sobre as cidades europeias apontou Londres como a mais suja e cara da Europa.
Dos 1,1 mil entrevistados pelo site TripAdvisor, 41% consideraram Londres a cidade mais cara da Europa, seguida por Paris e Roma.

A capital britânica também foi considerada a mais suja por 13% dos pesquisados, com Paris em segundo lugar (9%) e Roma e Atenas dividindo o terceiro posto (7,5%).

Mesmo assim, os turistas entrevistados apontaram Londres como sua primeira escolha na Europa.

E a capital britânica também foi escolhida como a melhor em termos de vida nocturna e parques públicos.

E, apesar de ser considerada a mais cara, Londres ficou em segundo lugar entre as melhores cidades para compras (com 26%), atrás apenas de Paris (28%).

"(Londres) pode ser considerada a mais cara, mas parece que Londres ainda é o melhor (destino) para os turistas e os mais espertos sempre vão encontrar preços bons", disse Ian Rumgay, gerente de Comunicações para a Europa do TripAdvisor.

"Parques públicos é uma categoria nova em nossa pesquisa e o primeiro lugar de Londres é um testemunho merecido ao volume e variedade de espaços verdes que os visitantes têm na cidade", acrescentou.

Simpáticas e baratas

A pesquisa anual do site TripAdvisor também mostrou que a cidade considerada mais barata na Europa é Praga, na República Checa, seguida de Budapeste, na Hungria, e Lisboa, em Portugal.

A cidade europeia com população mais simpática e que mais ajuda os turistas é Dublin, na Irlanda, seguida de Amesterdão, na Holanda e, curiosamente, Londres.

Os pesquisados apontaram Zurique, na Suíça, como a cidade mais limpa da Europa. Mas Zurique também ficou em segundo lugar entre as cidades mais tediosas, perdendo apenas para Bruxelas, na Bélgica.

Paris foi apontada como a cidade mais romântica da Europa, seguida por Veneza e Roma. Mas a capital francesa também foi considerada a cidade com anfitriões mais antipáticos pelos pesquisados.

Paris também se manteve em primeiro no quesito culinária, seguida por Roma e Florença.

Roma ficou em primeiro lugar quando o quesito é moradores mais bonitos, seguida de Paris e Estocolmo, na Suécia.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
União Africana deve atacar Ilhas Comores, informa rádio

Um ataque apoiado pela União Africana é iminente nas Ilhas Comores, segundo uma rádio estatal. O objectivo da ação seria forçar um líder apoiado pelos militares a desistir de comandar uma das ilhas, de acordo com os relatos da rádio, que incluíam avisos para os residentes da ilha se protegerem dos possíveis conflitos. O tenente-coronel Ismail Mognidaho disse à Rádio Comores hoje que o Exército estaria, nas próximas horas, enviando avisos para os residentes da ilha de Anjouan permanecerem em casa, quando o ataque for lançado.

Um diplomata francês disse hoje, sob anonimato, que não tinha informações sobre um ataque iminente a Anjouan, como estava sendo descrito pela rádio. O diplomata disse que 150 tropas tanzanianas chegaram a Moroni, capital das Ilhas Comores, em dois voos, ontem e hoje. Um vôo adicional era esperado na ilha ainda hoje, mas o funcionário francês não soube precisar quantos homens viriam na aeronave.

A Rádio Comores informou que tropas sudanesas também chegaram ao país ontem e soldados senegaleses eram esperados hoje. A estação não deu detalhes sobre o número das tropas, apenas dizendo que seria mandado um total de 1,7 mil homens da União Africana (UA). A função das tropas da UA seria tirar do poder o presidente Mohamed Bacar, segundo a emissora. Bacar já disse anteriormente estar buscando a independência de Anjouan.

Cada uma das três ilhas principais do arquipélago do Oceano Índico tem um presidente regional. A liderança principal do país, incluindo o presidente Ahmed Abdallah Sambi, se localiza em Moroni. A União Africana apóia a intenção de Sambi de manter a integridade territorial do arquipélago. As Ilhas Comores, com uma população de 700 mil habitantes, passaram por uma série de golpes desde sua independência da França, em 1975. A ilha de Mayotte ainda permanece sob controle francês. A França alega que seu interesse é apenas apoiar a decisão da União Africana e garantir a integridade territorial das Ilhas Comores.


.
 

R@ul

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 28, 2006
Mensagens
1,518
Gostos Recebidos
0
Kosovo: 126 militares chegaram ao território

Já estão no Kosovo 126 dos 290 militares do 1º batalhão de infantaria pára-quedista (1º BIPara) que vão render a força portuguesa presente no território, constituída pelo 2º batalhão de infantaria. Esta rendição da Força de Reacção Rápida da Kfor ficará completa no próximo dia 20 de Março.

400x330





O PortugalDiário acompanhou os militares portugueses, que viajaram até ao território a bordo de dois aviões militares C-130, da Força Aérea, esta quarta-feira.

O voo partiu de Lisboa às 8h15, chegando a Pristina às 14h30 (13h30 em Lisboa). Duas horas depois, aterrou na capital kosovar o segundo avião, com os restantes 38 elementos da companhia do 1ºBIPara que viajou esta quarta-feira.

Antes da partida, o tenente-coronel José Serra Pedro, comandante do 1º batalhão de infantaria pára-quedista, explicou que a rendição de forças, feita de forma faseada, tem como objectivo permitir uma comunicação entre o contingente que chega e o que parte.

«Vai ser uma rendição feita com calma, para recebermos todos os materiais que o batalhão que lá está tem para nos passar e recebermos também todos os detalhes das operações em que têm estado envolvidos e transmitir-nos a sua experiência», apontou, antes da primeira aeronave descolar desde a base de Figo Maduro, com 88 militares a bordo.

Já em Pristina, o tenente-coronel Magalhães, comandante do 2º batalhão de infantaria, explicou ao PortugalDiário que «nesta fase de rendição há uma fase de sobreposição de tarefas ao nível estado-maior e de comando, quer do batalhão, quer das companhias, no sentido de passar conhecimentos».

«Neste caso, optou-se por vir uma companhia de manobra completa, para se adaptar ao território, e do batalhão presente vai uma companhia esta quinta-feira. No dia 20, far-se-á a mesma coisa. Considera-se que, nessa altura, a companhia do 1º BIPara que chegou terá o seu período de adaptação ao terreno já feita e virá outra companhia de manobra do 1º BIPara. O 2º batalhão de infantaria sairá completo nesse dia», apontou.

A recente declaração unilateral de independência por parte do Kosovo, em relação à Sérvia, no dia 17 de Fevereiro, já foi reconhecida, por 16 países da União Europeia, entre outros estados. Portugal ainda não tornou pública a sua posição, apesar do ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, dizer que esta já está definida, à espera só do momento «oportuno» para ser conhecida. O tenente-coronel Serra Pedro sublinhou que seja qual fora a posição tomada a força estará «sempre pronta para cumprir a sua missão».
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Espanha: Autoridades procuram português desde terça-feira e têm na sua posse caracter

Lisboa, 13 Mar (Lusa) - A Guardia Civil e a Polícia Nacional espanhola procuram desde terça-feira o cidadão português Paulo Manuel Ramos Gonçalves, de 36 anos, que fugiu de um centro psiquiátrico no Luxemburgo e é considerado um criminoso perigoso e violento.

Fonte da direcção-geral da Guardia Civil espanhola em Madrid disse hoje à Agência Lusa que o suspeito "tem 1,62 de altura, 63 quilos, cabelo curto moreno, olhos castanhos e veste um casaco e chapéu bege".

De acordo com a mesma fonte, as autoridades espanholas foram avisadas "terça-feira sobre este caso" e têm na sua posse as características do indivíduo e fotos do mesmo.

"O suspeito está a ser procurado tanto pela Guardia Civil como pela Polícia Nacional", acrescentou a fonte, que não soube confirmar se as forças policiais espanholas estão em contacto com as autoridades portuguesas.

Por sua vez, a Policia Judiciária disse à Lusa "desconhecer o caso" e não ter quaisquer informações sobre o assunto.

Segundo o jornal espanhol El Mundo, que cita um comunicado do Comando da Guarda Civil de Lleida, o português Paulo Manuel Ramos Gonçalves, 36 anos, que cumpria pena no Luxemburgo, terá passado por França e estará agora em Espanha, a caminho de Portugal.

As autoridades luxemburguesas emitiram o alerta para a captura com carácter urgente porque "se teme que durante a fuga possa cometer numerosos delitos", refere ainda o El Mundo, citando um outro comunicado, da Unidade de Cooperação Policial Internacional do Luxemburgo.

Fontes policiais citadas pelo mesmo jornal referem que o indivíduo é considerado "um criminoso muito perigoso e extremamente violento" e "padece de graves transtornos psicológicos".

O indivíduo, que tem antecedentes por homicídios e roubos com violência, entre outros delitos violentos, fugiu do centro psiquiátrico de Ettelbruck, Luxemburgo, na segunda-feira.

SK/MC

Fonte:Lusa/Fim
 

1965

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 18, 2007
Mensagens
58
Gostos Recebidos
0
Japones De 75 Anos Vai Escalar O Everest

Japonês de 75 anos tentará escalar o Everest e bater recorde mundial

O esquiador e alpinista japonês Yuichiro Miura tem 75 anos.
Ele passou por duas operações cardíacas nos últimos dois anos. O aventureiro japonês esquiador e alpinista japonês Yuichiro Miura, de 75 anos, conhecido por suas façanhas em termos de escalada, tentará ainda este ano alcançar o topo do Everest, o que faria dele o homem mais velho do mundo a conquistar tal feito.
Miura, que foi operado em duas ocasiões do coração nos últimos dois anos, já escalou o topo do planeta (8.848 metros de altura), situada entre o Nepal e o Tibete, em 2003, quando tinha 70 anos, batendo então a marca da idade.
No entanto, outro japonês o superou, ao escalar o Everest com 71 anos.
A expedição de Miura sairá do Japão em 20 de março a caminho do Himalaia e deve durar dois meses, com chegada prevista ao topo para 16 de maio, pelo lado tibetano.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Criança desaparecida há um mês encontrada viva

Reino Unido
Criança desaparecida há um mês encontrada viva

453408305f490_250x130.jpg

Shannon Matthews, de nove anos, foi hoje encontrada numa casa em West Yorkshire. A polícia prendeu um homem acusado de rapto.

A menina estava desaparecida desde 19 de Fevereiro, aquando uma visita escolar a uma piscina na cidade de Dewsbury, perto de Leeds, no norte de Inglaterra.

Shannon foi encontrada escondida dentro de sofá-cama, durante uma busca a um apartamento em Batley Carr, uma povoação a menos de dois quilómetros da sua residência.

A polícia confirmou a detenção de um homem de 39 anos.

De acordo com a estação de notícias Sky News, a polícia realizou a busca devido a uma dica de um vizinho, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades.

A estação de televisão também informa que o homem preso está relacionado com o padrasto de Shannon.

Testemunhas disseram à imprensa que a criança parecia “bastante calma” e que não aparentava ter marcas físicas.


Renascença
 

cRaZyzMaN

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2007
Mensagens
5,760
Gostos Recebidos
0
até que enfim algum final feliz

graças a deus
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Dinheiro da autarquia paga despesas sexuais

Rodrigo de Santos López - que foi cérebro e gestor do Urbanismo da capital de Maiorca (a maior ilha das Baleares), durante o último mandato municipal do Partido Popular (2003-2007) - é acusado pela Procuradoria Anticorrupção de um presumível delito de desvio de fundos municipais.

Segundo a acusação, ele terá pago com dinheiros públicos facturas no valor de cerca de 50.000 euros, relativas a consumos e serviços em clubes sexuais.

O magistrado Juan Carrau chegou à acusação seguindo o rasto de "irregularidades contabilísticas" deixadas pelo cartão de crédito, um "Visa" prateado do município, passado em nome de Rodrigo de Santos. As despesas foram pagas em vários locais de alterne, para gays, em Palma de Maiorca e Madrid, entre 2005 e 2007.

Carrau solicitou à Câmara informação sobre "finalidade, controlo, uso e límites" do cartão.

"Visa" prateado

O "Visa" estava vinculado a uma conta da Empresa [pública] Municipal de Obras e Projectos Urbanos de Palma (Emop), da qual Rodrigo de Santos foi presidente até o Partido Popular (PP) ter perdido o município, em Julho de 2007, após 16 anos de poder.

As despesas ocorriam a desoras, de madrugada. Segundo fontes da investigação policial, o ex-autarca deslocava-se a esses locais utilizando o carro da empresa pública.

Na posse da identificação dos clubes frequentados, o departamento policial encarregado da investigação de crimes de natureza económica interrogou as pessoas que atenderam Rodrigo de Santos.

O Ministério Público conduziu esta investigação em absoluto segredo, para que o caso - apenas divulgado anteontem - não tivesse reflexos na recente campanha eleitoral das legislativas.

O caso foi revelado por um jornal local de Palma de Maiorca, "Última Hora". O PP suspendeu a militância de Rodrigo de Santos, apesar de ele ter reclamado a sua "presunção de inocência". O jornal "El País" revelava ontem que Rodrigo de Santos é um católico activista dos movimentos conservadores e tem família numerosa. Durante a última visita do Papa Bento XVI a Espanha (2006), ele foi fotografado junto do bispo de Maiorca, Jesús Murgui, vestido de peregrino, com mochila.

"JN"
 

vms@

GForum VIP
Entrou
Mar 2, 2007
Mensagens
23,374
Gostos Recebidos
0
Silvio Berlusconi: "Para escapar à pobreza case com alguém rico"

O ex-primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, cometeu uma gafe num programa de televisão quando aconselhou uma jovem a casar com alguém rico para escapar à pobreza.

No programa italiano Tg2 Punto de Vista, Berlusconi - um dos homens mais ricos da Itália - não resistiu à piada quando a jovem lhe perguntou como é que um jovem com trabalho precário poderia formar uma família.

"Como pai, eu aconselharia a casar-se com o filho de Berlusconi ou com algum outro que não tenha este problema," disse Berlusconi, acrescentando que "com esse sorriso não seria difícil".

Mas com as eleições gerais marcadas para os próximos dias 13 e 14 de Abril, o comentário gerou uma onda de críticas a Berlusconi, que espera voltar ao poder.

O líder do Partido Democrático, Walter Veltroni, principal rival de Berlusconi, acusou o ex-primeiro-ministro de se ter "distanciado dos jovens".

Veltroni disse que, se lhe fizessem a mesma pergunta, a sua resposta seria que nenhum jovem em Itália deveria ganhar menos do que mil euros.

Em 2003, quando a Itália ocupava a presidência da União Europeia, Berlusconi comparou um deputado alemão a um guarda dos campos de concentração nazi.

"JN"
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Queda de guindaste em Nova York

Pelo menos quatro pessoas morrem após queda de guindaste em Nova York

614235.guindaste_bate_em_predio_em_ny_mundo_209_279.jpg

Nova York, 15 mar (EFE).- Pelo menos quatro pessoas morreram hoje e várias ficaram feridas em Nova York depois que um guindaste de construção caiu sobre um edifício residencial de Manhattan, segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, segundo informações da rede de televisão NY1

As autoridades não descartam que possa haver mais vítimas enterradas entre os escombros. O guindaste, que caiu de uma altura equivalente a um edifício de cerca de 15 andares, danificou também vários veículos.

O edifício atingido está entre outros dois mais altos, na altura da rua 50 de Manhattan, entre a Primeira e a Segunda Avenida. O guindaste que caiu estaria instalado em um lugar de construção ao norte da zona afetada.

As imagens divulgadas pela televisão mostravam um amontoado impressionante de entulho, uma BMW totalmente esmagada e vários outros carros destruídos ou danificados, assim como uma pessoa ferida sendo retirada de maca por equipe de socorro.

O bairro foi totalmente bloqueado pelos carros de bombeiros e pelas ambulâncias, segundo as imagens da televisão.

De acordo com moradores do bairro, várias violações das regras de segurança foram assinaladas neste canteiro de obras desde janeiro.

O acidente ocorreu cerca das 14H30 (15H30 de Brasília) em Manhattan, na altura da 51ª rua e da 2ª avenida, no Upper East Side (nordeste de Manhattan).

Um pequeno prédio foi totalmente destruído, e o bairro estava coberto por uma fumaça densa, ainda segundo imagens da TV.

Várias pessoas que passeavam pelo local ouviram um barulho ensurdecedor, seguido por uma coluna de fumaça. Algumas mencionaram um forte cheiro de gás.


* Com agências EFE e AFP
Último Segundo
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Turistas sequestrados são libertados na Guatemala

Turistas sequestrados são libertados na Guatemala

Os quatro turistas belgas que permaneciam sequestrados por um grupo de camponeses, na Guatemala, foram liberados na noite deste sábado, informaram diversas fontes oficiais e dos próprios camponeses.

"Já podemos confirmar que foram libertados os cidadãos belgas que estavam em poder de um grupo de camponeses", disse o secretário de comunicação social da presidência, Ronaldo Robles, em entrevista por telefone à Associated Press.

Por sua parte, Luis Chol, um dos camponeses do denominado "Encontro Camponês", organização que protagonizou o sequestro dos quatro turistas belgas na sexta, disse à AP que se viram forçados pelo cerco policial a entregar os turistas. "Nos seguiram e nos atacaram. Mataram um de nossos companheiros", disse Chol. Esta acusação foi desmentida pelas autoridades.

O delegado da procuradoria de Direitos Humanos, Rolando Yoc, assegurou que "conseguimos a libertação dos reféns e agora falta que o governo instale uma mesa de negociação como está previsto". Os belgas foram trocados por vários membros da organização que haviam sido capturados na tarde de ontem, em Rio Doce. As informações são da Associated Press


Último Segundo
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Ataque com míssil mata 17 no Paquistão

Um ataque com míssil no Paquistão, próximo à fronteira com o Afeganistão, deixou pelo menos 17 mortos.
De acordo com a televisão estatal do Paquistão, o míssil destruiu uma casa numa área tribal no sul da região do Waziristão onde militantes estariam escondidos.

Desde a invasão americana no Afeganistão, a região próxima à fronteira teria se tornado um santuário para insurgentes ligados à Al-Qaeda e ao Talebã.

De acordo com um residente local, vários militantes estrangeiros estariam escondidos na casa, que ficou completamente destruída.

Soberania

A autoria do ataque ainda é desconhecida, mas de acordo com a correspondente da BBC Barbara Plett, testemunhas disseram que o míssil foi disparado a partir de uma aeronave americana comandada à distância.

As forças americanas, que operam no Afeganistão, vêm realizando operações semelhantes na região.

Mas, de acordo com a correspondente, os governos americano e paquistanês raramente confirmam a autoria dos ataques, altamente impopulares na região porque são vistos como violação da soberania do território paquistanês e muitas vezes matam civis.

Em Fevereiro, pelo menos 12 pessoas morreram, incluindo supostos militantes, quando um míssil atingiu uma casa pero da fronteira com o Afeganistão.

Um mês antes, o alto líder da Al-Qaeda, Abu Laith al-libi, morreu durante um ataque no norte do Waziristão.


.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Jogos Olímpicos de Pequim em risco

• TIBETE
Jogos Olímpicos de Pequim em risco


Os confrontos entre a polícia chinesa e tibetanos tem feito surgir vários pedidos de boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim. Para o presidente do Comité Olímpico de Portugal, as questões politicas devem ser separadas das desportivas.

Os confrontos dos últimos dias entre a polícia chinesa e tibetanos tem feito surgir por todo o mundo pedidos de boicote aos Jogos Olímpicos deste ano, que se realizam em Pequim.

Na Alemanha, por exemplo, o Comité Olímpico avisou que vários atletas estavam a considerar não participar na edição deste ano do encontro desportivo internacional.

Ouvido pela TSF, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) disse considerar que «as questões de ordem politica e desportiva devem ser separadas», porque, apesar dos problemas na zona «ninguém tem nenhuma vantagem» em boicotar os Jogos Olímpicos.

«Milhares de atletas trabalham intensamente há quatro anos para estarem presentes no encontro», sublinhou Vicente Moura, acrescentando que a realização dos jogos em Pequim é também «uma oportunidade para a China ver como os outros atletas de todo o mundo se comportam, a dialogar e a trabalhar em conjunto».

O presidente do COP afirmou que não gostava que «este tipo de problemas provocasse o encerramento ou o boicote dos jogos olímpicos» e deu o exemplo do que aconteceu nos jogos de 1980, na União Soviética.

«Houve uma situação semelhante, com um boicote oficial de vários países», mas os «jogos realizaram-se na mesma» e muitos atletas que não estiveram presentes, «provavelmente ainda lamentam esse facto», disse.

Além disso, na opinião de Vicente Moura, o boicote não teve efeito, porque «mais tarde a União Soviética dissolveu-se».

«Penso que encerrar a China em si mesma é prejudicial para a política internacional», rematou.

Na conferência de imprensa deste domingo, também Dalai Lama recusou a ideia de fazer um boicote, por considerar que a China merece acolher os Jogos Olímpicos.

Ainda este domingo, em Ngawa, num distrito tibetano, pelo menos sete tibetanos foram mortos durante uma manifestação desmobilizada pela polícia, segundo duas organizações não-governamentais pró-Tibete, apesar de a polícia negar que tenha ocorrido qualquer incidente.

Entretanto, uma manifestação contra a presença chinesa no Tibete quase acabou em violência, quando alguns manifestantes tentaram invadir a embaixada da China em Haia, rebentando parte do seu gradeamento.


TSF Online
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Tibete: Protestos contra a administração chinesa espalham-se pela China

Internacional
Tibete: Protestos contra a administração chinesa espalham-se pela China

Pequim, 17 Mar (Lusa) - Os protestos contra a administração chinesa no Tibete estão a espalhar-se da capital tibetana para outras províncias da China, com o governo chinês a ameaçar hoje tratar os manifestantes de consequências "severas".

Ao mesmo tempo que Pequim enfrenta novas vagas de protesto nas províncias de Sichuan, Gansu e Qinghai, região ocidental do país, o governador da região, Champa Phuntsok intimou hoje os manifestantes tibetanos para que se rendam até ao final do prazo dado por Pequim, a meia-noite de hoje (16:00 de Lisboa).

"Aqueles que cometeram crimes graves serão tratados com severidade", disse Champa Phuntsok em conferência de imprensa onde prometeu também que se o manifestantes "se entregarem serão tratados com clemência, e se fornecerem mais informações sobre outros envolvidos serão tratados ainda com maior clemência".

Com o prazo para a rendição cada vez mais perto, o sentimento anti-China vai-se espalhando pelas províncias de forte influência tibetana e onde existem templos budistas.

"Aqui em Gansu os protestos são cada vez mais arrojados, com manifestantes a carregar fotografias do Dalai Lama em público", disse à Agência Lusa um jornalista ocidental na província.

Estar na posse de fotografias do líder espiritual tibetano no exílio desde 1959 é um crime na China, punível com penas de prisão.

Na região de Aba, Sichuan, a polícia paramilitar, responsável pela supressão de motins, tentou impedir uma manifestação de monges tibetanos, segundo o Centro para os Direitos Humanos no Tibete e a Campanha pela Libertação do Tibete, grupos activistas pró-tibetanos.

Em informações ainda sem confirmação, oito corpos deram entrada na morgue, um polícia morreu em Aba e vários veículos policiais arderam, segundo o relato de uma testemunha, com os dois grupos de defesa da causa tibetana a dizer que pelo menos trinta manifestantes morreram.

"Nota-se que há muitos mais polícias nas ruas", disse à Agência Lusa um funcionário do hotel Jinchuan Dashu, na cidade de Aba.

Uma funcionária do Departamento de Informação do governo local, de apelido Lamu (comum entre a população tibetana) disse à Agência Lusa não ter nenhuma informação sobre confrontos ou sobre movimentações militares.

Em Gansu, as autoridades isolaram um mosteiro budista na cidade em Xiahe e colocaram hoje barreiras militares nas estradas que saem de Lanzhou, a capital da província, ao mesmo tempo que enviaram elementos da polícia paramilitar para reforçar os efectivos na região, segundo testemunhos.

Em Tongren, Qinghai, a polícia paramilitar impediu também uma manifestação de dezenas de monges enquanto Sichuan foi palco de uma manifestação no Domingo onde cerca de 200 pessoas atacaram uma esquadra de polícia, segundo o Centro para os Direitos Humanos no Tibete.

O mesmo grupo afirma que pelo menos 13 pessoas morreram nos protestos com outros relatos a apontar para sete mortos, com os manifestantes a lançar cocktails Molotov contra a esquadra e a polícia a disparar gás lacrimogéneo.

A China define as manifestações anti-chinesas no Tibete e nas outras províncias como "manobras de propaganda" por parte de "um pequeno número desordeiros" que Pequim diz serem manipulados "pelo grupo independentista do Dalai Lama", para justificar a repressão dos manifestantes como uma legítima defesa da soberania chinesa.

O Dalai Lama, por seu lado, insiste que não deseja a independência do Tibete mas sim uma "autonomia significativa".

O governador Champa Phuntsok voltou hoje a garantir que as forças de segurança chinesas "não carregaram ou utilizaram quaisquer armas mortais" ao lidar com as manifestações de Lhasa, apesar de testemunhas oculares - incluído turistas ocidentais - dizerem que a polícia paramilitar está armada com armas automáticas M16 e que disparam tiros ocasionais.

Pequim diz que as manifestantes são responsáveis pela morte de 13 civis, enquanto o governo tibetano no exílio fala de 80 mortos em resultado da repressão sobre os protestos.

Num sinal de que a tensão poderá vir a escalar ainda mais, o jornal oficial Tibet Daily diz que o secretário-geral do Partido Comunista do Tibete voltou à região no fim de semana, abandonando Pequim, onde participava na sessão anual da assembleia legislativa chinesa.

Zhang Qingli, notório pelas suas posições ortodoxas pró-Pequim, é o mais alto responsável político do Tibete e, segundo o jornal, encontrou-se com as forças de segurança em Lhasa.

Segundo Zhang, as forças de segurança asseguraram "uma vitória inicial" e Lhasa está agora em paz, uma ideia que o governo central chinês vem também fazendo coro, com a agência noticiosa oficial chinesa a referir que as escolas da cidade reabriram hoje.

Os habitantes de Lhasa dizem no entanto que se mantêm em casa e que os tanques estão ainda na rua e que o governo pediu à população para manter as portas trancadas.

As manifestações de Lhasa começaram a 10 de Março, na data em que os tibetanos lembram a entrada na região do exército chinês em 1959.

As manifestações tornaram-se violentas na sexta-feira com os residentes tibetanos a atacar chineses de etnia Han e Hui, queimando casas e veículos, na maior demonstração de protesto contra a China desde 1989.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-03-17 07:55:01
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Pesada derrota da Direita e de Sarkozy nas municipais

Pesada derrota da Direita e de Sarkozy nas municipais

Nicolas Sarkozy prometeu que o Governo vai acelerar as reformas


A Direita no poder em França registou ontem, na segunda volta das eleições municipais, uma pesada derrota, ao perder grandes cidades para o Partido Socialista (PS), um resultado que toca em cheio o presidente Nicolas Sarkozy após dez meses de poder. A oposição socialista, depois de ter ganho, na primeira volta, em cidades como Reims, Amiens, Caen e Metz, conquistou à sua direita grandes metrópoles regionais como Estrasburgo e Toulousse e manteve, por exemplo, Paris e Lille, de acordo com as indicações das sondagens. À justa, a UMP salvou Marselha, o que evitará que a derrota num plano nacional não se transforme num desaire. A socialista Ségolène Royal, ex-candidata presidencial, afirmou que os dados disponíveis sobre os resultados das eleições municipais em França, indicam um "voto de sanção" e apelou ao Governo para "mudar a sua política". "O Governo disse, depois da primeira volta, que perceberia a mensagem, deve fazê-lo, mudar a sua política e o seu comportamento", declarou Royal. No mesmo sentido falou François Hollande, primeiro secretário do PS francês, que pouco tempo após o fecho das urnas afirmou que o Governo de Sarkozy "deve corrigir a política que tem seguido" desde a eleição presidencial.

"É uma noite de derrota", reconheceu Jean-François Copé, um responsável da UMP, mas o primeiro-ministro, François Fillon, explicou que não se podiam tirar lições nacionais dos resultados das eleições municipais. "Cada comuna, cada cantão tem as suas especificidades e por isso não se devem tirar lições nacionais desta votação", declarou, apontando ainda a "fraca participação" (cerca de 65%) nesta segunda volta das eleições municipais. Antecipando uma possível derrota, Nicolas Sarkozy já tinha insistido, antes da votação, na dimensão local do escrutínio, pelo que não mudará a sua política, antes prometeu acelerar mais as reformas em curso. Nesta segunda volta das municipais, Hermano Sanches Ruivo foi eleito conselheiro de Paris, sendo o primeiro português a ocupar este cargo na Câmara da capital francesa. Em declarações à Agência Lusa, este português que vive em França há 38 anos, afirmou que foi convidado pelo actual presidente da Câmara de Paris, Bertrand Delanoë, a integrar as listas lideradas pelo PS às municipais. Hermano Sanches Ruivo figurava em quinto lugar na lista que se apresentou aos eleitores no 14º bairro da capital e conseguiu ser eleito, tornando-se um dos 163 conselheiros da cidade. Os conselheiros integram a Assembleia da Câmara Municipal, acompanham os dossiês que lhes são atribuídos, votam propostas e ajudam a autarquia a gerir um orçamento de sete mil milhões de euros.

PHILIPPE WOJAZER / afp
Jornal de Notícias
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Três mortos num incêndio em Barcelona

Três mortos num incêndio em Barcelona
447962.gif


Três pessoas morreram e 11 ficaram feridas numa explosão de gás que teve lugar esta manhã num edifício em Barcelona. O primeiro andar ficou completamente destruído.

O edifício foi evacuado e 37 pessoas tiveram de ser retiradas pelo exterior do edifício com a ajuda de escadas dos bombeiros.

A explosão terá sido causada por uma fuga de gás no primeiro piso, provocando um incêndio que se espalhou pelo edifico de 8 andares. A explosão afectou também vários veículos estacionados no exterior do edifício.

Neste momento estão a ser investigadas as causas da explosão, não se descartando a hipótese de a explosão ter sido premeditada. A mulher que vivia no piso onde a explosão aconteceu ia ser despejada hoje, noticia a Rádio da Catalunha. Um vizinho terá também sido visto a carregar malas e bolsas no prédio antes da explosão.

O chefe dos Bombeiros de Barcelona afirmou que a colaboração dos vizinhos evitou um número mais elevado de mortes.

Vera Moutinho@
Sapo Notícios
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Dezenas de elementos da ONU e NATO feridos

KOSOVO
Dezenas de elementos da ONU e NATO feridos


Apesar do apelos do presidente sérvio Boris Tadic, onze elementos da ONU e da NATO ficaram feridos, esta segunda-feira, no Kosovo, devido a uma explosão e outros 22 elementos da força polaca da ONU sofreram ferimentos em confrontos com a população. A ONU já recebeu ordem para abandonar a cidade de Mitrovica.

Boris Tadic pediu à KFOR, as forças da NATO e das Nações Unidas no Kosovo, que não abusassem da força. O presidente sérvio sublinhou que hoje se passam precisamente quatro anos sobre a última onda de violência contra cidadãos sérvios, que em Março de 2004 causou a morte de dezenas de pessoas.

O presidente sérvio pediu também aos cidadãos sérvios da cidade dividida de Mitrovica para não provocarem as forças internacionais e não praticarem qualquer acto de violência.

Dezenas de agentes da ONU e da Nato feridos

Apesar dos apelos do presidente sérvio, três polícias da missão da ONU no Kosovo e oito soldados da força da Nato no Kosovo (KFOR) ficaram feridos hoje devido a uma explosão no norte do Kosovo, indicou a polícia.

Anteriormente, um porta-voz da polícia tinha afirmado que a explosão teria sido provocada pelo lançamento de uma granada de mão lançada contra um tribunal da ONU.

A explosão ocorreu em dois tribunais da ONU depois da intervenção da polícia para expulsar cerca de cinquenta sérvios que se encontravam no local desde a última sexta-feira.

Entretanto, em Varsóvia, a porta-voz da polícia polaca Mariusz Sokolowski afirmou que 22 polícias polacos da missão da ONU no Kosovo ficaram feridos hoje em Mitrovica em confrontos com a população sérvia local.

ONU detém 53 sérvios

Horas antes, durante a madrugada, a polícia da ONU e elementos da força da NATO (KFOR) detiveram 53 sérvios que ocupavam dois tribunais das Nações Unidas, em Mitrovica, segundo o porta-voz da polícia do Kosovo (KPS), Veton Elshani.

Um forte dispositivo da polícia da ONU e da KFOR, apoiado por blindados, atacou hoje, na cidade etnicamente dividida de Mitrovica, os dois tribunais controlados desde sexta-feira por manifestantes sérvios, segundo um jornalista da Agência France Presse (AFP), no local.

A polícia da ONU e a Força da NATO no Kosovo lançaram a operação cerca das 05:00 (04:00 em Lisboa) e detiveram os sérvios que se encontravam no edifício.


TSF Online
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Baterista dos ABBA encontrado morto

Baterista dos ABBA encontrado morto
5fd9132d0b1b47a6913dedc91ab548df.jpg

Ola Brunkert terá sido vítima de um acidente no jardim de sua casa em Maiorca

O baterista do mítico grupo sueco ABBA foi encontrado morto no jardim de sua casa da ilha de Maiorca, nas Baleares, em Espanha. De acordo com a agência EFE, Ola Brunkert, terá sucumbido a uma hemorragia depois de ter sofrido um ferimento grave na garganta.

As circunstâncias da morte do antigo baterista da extinta banda pop são ainda pouco claras. O músico de 62 anos terá sido vítima de uma queda e consequente ferimento num vidro. Ola Brunkert será agora submetido a uma autópsia para que sejam apuradas as causas da sua morte.

Os vizinhos do ex-ABBA deram o alerta depois de notarem a ausência do músico, que residia sozinho em Arta, na ilha de Maiorca. Os agentes da guarda civil espanhola encontraram Brunkert ontem, já sem vida, no jardim de sua casa.

Os ABBA editaram os últimos álbuns em estúdio no início da década de 80. Depois disso foram comercializadas gravações de concertos e diversas compilações.

Com apenas uma década no activo –de 1972 a 1982 – os ABBA converteram-se numa das bandas de referência da cena musical, pelo contributo dado ao género pop e pelo recorde de vendas alcançado - mais de 300 milhões de álbuns.

SIC Online
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Venezuela: Armada moderniza submarinos e inicia fabrico de torpedos pesados e ligeiro

Caracas, 18 Set (Lusa) - A Armada Venezuelana anunciou, hoje, que vai iniciar o fabrico de minas submarinas, radares, sonares e torpedos pesados e ligeiros, para submarinos e fragatas respectivamente, num projecto que implica a modernização e repotenciação da sua frota.

Num comunicado da Armada Venezuelana, a que a Agência Lusa teve acesso, as autoridades militares venezuelanas explicam que a "modernização dos submarinos" terá lugar em três fases que implicam nomeadamente o "desenho de torpedos feitos na Venezuela".

Segundo a Armada, trata-se de um projecto "que se desenvolve pela primeira vez no país e oferecerá, além de avanços estratégicos para a defesa da nação, uma transferência tecnológica que permitirá a independência do exterior (estrangeiro) em matéria de manutenção das unidades".

Por outro lado, precisa que "três dos sistemas" que usarão os submarinos "Sábalo" e "Caraíbas" "fabricam-se na Venezuela, graças a um trabalho conjunto entre a Fundação Instituto de Engenharia e a Direcção de Ciência e Tecnologia da Armada".

O primeiro dos três projectos consiste no uso de "engenharia de reversa de 32 placas de sistemas integrados de sensores submarinos", consideradas como "equipamento nevrálgico de controlo" e a criação de "bancos de prova" e "esquadrões de submarinos", para diagnosticar e reparar eventuais avarias "em questão de minutos", em desenvolvimento há quatro anos.

O segundo projecto, "com 80 por cento de avanço" consiste em substituir o "equipamento de controlo de máquinas e o desenho de uma estratégia de verificação de submarinos" por componentes venezuelanos e deverá estar concluido até finais de 2008.

Este mecanismo será provado inicialmente num "submarino Sábalo S-31" adaptado ao sistema de controlo de mastros e de 'snorkels', que passará a estar supervisionado por um computador.

"Entre as melhoras do sistema está o arreado de emergência, que não possuem os submarinos actuais e que permitirá uma imersão rápida e o manejo individual de cada um dos mastros e periscópios".

Permitirá "ao operador controlar sensores de desgaste de máquinas e possui alarmes de temperatura configuráveis" e conta com equipamento resistente à gravidade e altas temperaturas.

"O terceiro projecto é o fabrico de torpedos para os submarinos S-31 e S-32, que contempla o levantamento de informação e redesenho destes artefactos pesados", diz o comunicado.

Por outro lado, o documento precisa que, uma vez que este projecto avance, "prevê-se produzir, no país, os torpedos livianos que vão a bordo das fragatas, assim como minas submarinas, radares e sonares".

Os projectos vão ser desenvolvidos por 250 profissionais, entre militares e civis.

FPG.

Fonte:Lusa/Fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
EUA: Supremo Tribunal analisa uso de linguagem imprópria na televisão

Washington, 17 Mar (Lusa) - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos aceitou hoje analisar um caso sobre o uso de calão nos canais televisivos norte-americanos, tratando-se da primeira situação do género a chegar a esta instância em 30 anos.

O caso está relacionado com uma medida da Comissão Federal de Comunicações, que permite aplicar multas às cadeias televisivas por veicularem linguagem imprópria.

As cadeias Fox Broadcasting, ABC, CBS e NBC desafiaram as novas políticas depois de a Comissão ter classificado de indecentes vários programas transmitidos em 2002 e 2003, devido ao calão utilizado pelos intérpretes musicais Bono, Cher e Nicole Richie, filha do cantor Lionel Richie.

Um tribunal de recurso considerou que a nova política da Comissão não era válida, porque podia colocar em causa a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante a liberdade de expressão.

Mas o caso agora aceite pelo Supremo Tribunal vai visar apenas a transmissão, pela Fox, da entrega dos galardões musicais "Billboard Music Awards", em que vários músicos terão usado linguagem indecorosa.

A decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos não será conhecida antes do final do ano mas a ACLU, a maior organização de defesa dos direitos civis nos EUA, disse hoje que a crescente regulação da linguagem usada nos órgãos de comunicação é insconstitucional e apelou a que o tribunal salvaguarde a liberdade de expressão.

HSF.

Fonte:Lusa/fim
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
EUA: Polícia dispara contra deficiente que tinha detonador numa garrafa de oxigénio

Boulder, Colorado, 18 Mar (Lusa) - A policia disparou segunda-feira contra um homem em cadeira de rodas, num hospital do Colorado, depois de um impasse de cinco horas durante o qual ele reivindicou que a sua garrafa de oxigénio tinha um detonador.

A porta-voz da polícia de Boulder, Sarah Huntley, afirma que Terrance Baughman, 32 anos, está no serviço de cirurgia depois de ter sido atingido com um tiro no peito.

Huntley diz que os agentes não conseguiram desactivar um engenho na garrafa de oxigénio de Baughman. A polícia usará um robot para retirar o engenho do hospital e desactivá-lo num parque próximo.

O Boulder Community Hospital, de 200 camas, foi encerrado segunda-feira de manhã quando Baughman disse que tinha um detonador. Alguns pacientes foram mudados e os doentes das salas de urgência transferidos para outros hospitais.

TM.

Fonte:Lusa/Fim
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo