Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Internacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Cinco acampamentos ciganos incendiados em 48 horas

Habitantes de Nápoles, Itália, lançaram pedras e cocktails molotov


Cinco acampamentos de ciganos romenos foram incendiados nas últimas 48 horas em Ponticelli, na periferia de Nápoles, noticia o El País. A comunidade teme que regressem a Itália as leis raciais do tempo do fascismo.

Os habitantes dos acampamentos tiveram de abandonar o local escoltados pela polícia, devido às ameças de que têm sido alvo.

A notícia de que uma jovem romena de 16 anos teria tentado sequestrar um bebé despoletou o terror em Nápoles. Habitantes locais lançaram pedras e cocktails molotov para os acampamentos, semeando o terror entre os adultos e crianças que vivem nos acampamentos.

«Não sabemos para onde ir. Se nos mudarmos para Roma ou Veneza irá acontecer-nos o mesmo», disse esta quarta-feira um dos ciganos, citado pelao El País a um canal de televisão.

De acordo com relatos da agência de noticias italiana Ansa, um grupo de mulheres e crianças aplaudia, enquanto as chamas destruiam um dos acampamentos.

Já esta manhã, habitantes da zona, regressaram ao local, para incendiarem o pouco que tinha resistido às chamas. O grupo festejava, batendo palmas e cantando. Os bombeiros foram recebidos com gritos de: «Vocês apagam as chamas, nós regressaremos para as reacender».

Em Itália, de acordo com Organizações não Governamentais citadas pelo EL País, vivem entre 130 e 150 mil ciganos. Metade têm nacionalidade italiana, cerca de 50 mil são romenos, e os restantes jugoslavos.

Romenos piores que os «extra-comunitários»

Os ciganos romenos constituem para a maioria dos italianos, um problema muito maior do que os «extra-comunitários» (imigrantes de países fora da Europa), de acordo com uma sondagem levada a cabo pelo jornal La Repubblica.

A questão dos romenos e de outros imigrantes é uma prioridade para 70 por cento dos italianos.

Pelo menos três em cada dez italianos têm medo dos ciganos, o dobro dos que receiam os «extra-comunitários». Já 68 por cento quer que o Estado os identifique e os «mande embora».

A sondagem conlui ainda que apenas 27 por cento dos italianos confia nas políticas de integração social do Governo.


iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Pelo menos 12 mortos em atentado suicida

Afeganistão: objectivo era atingir uma patrulha policial

Pelo menos 12 pessoas, das quais sete civis e cinco polícias, foram mortos esta quinta-feira num atentado suicida que visava uma patrulha policial, no sudoeste do Afeganistão, anunciou o Ministério do Interior, citado pela agência Lusa.

«Sete civis e cinco polícias foram mortos num atentado suicida esta manhã» na província de Farah, anunciou o porta-voz do ministério do Interior, Zemarai Bashary.

Anteriormente o responsável tinha dado conta de sete mortos.

iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
El País: «ETA tenta fazer matança em casa quartel»

Carro-bomba explodiu junto a casa quartel - em Legutiano - onde vivem 15 famílias


Outros títulos:

- «'Estão a preparar leis racistas'». Cinco acampamentos de ciganos incendiados em Nápoles, Itália, em apenas 48 horas. A comunidade teme que as leis racistas do fascismo italiano regressem.

- «Bater numa mulher dá castigo mais pesado». Lei da Violência de Género aprovada em Espanha.

iol
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Futebol é um alvo mencionado pela rede terrorista

«O Euro 2008 de Futebol é um alvo mencionado pela rede terrorista. Seguimos a situação de muito perto», declarou ao jornal Jurg Buhler, um responsável do serviço de análise e de prevenção da polícia federal suíça.

Buhler evocou ameças de atentados proferidas nestas últimas semanas em sites da Interner islamitas, como aconteceu em 2006 antes do Mundial na Alemanha.

«Estamos preparados para qualquer eventualidade», declarou.

Lusa/SOL
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Nigéria: Pelo menos 100 mortos em explosão de oleoduto

Nigéria: Pelo menos 100 mortos em explosão de oleoduto
15 de Maio de 2008, 20:17

Lagos, Nigéria, 15 Mai (Lusa) - Pelo menos 100 pessoas morreram hoje na sequência da explosão de um oleoduto na zona norte da cidade de Lagos, a capital económica da Nigéria, segundo um novo balanço divulgado por um responsável pela Cruz Vermelha local.

Um anterior balanço estabelecido pelos bombeiros apontava para pelo menos 25 mortos.

"Cerca de 100 pessoas foram confirmadas mortas na explosão. Transportámos também cerca de outras 20 para o hospital geral de Ikeja", declarou Sule Mekudi, da Cruz Vermelha, que se encontrava no local.

"A maioria das vítimas morreu queimada" acrescentou Mekudi.

O porta-voz da polícia de Lagos, Frank Mba, confirmou a catástrofe mas recusou comentar as causas da explosão e o respectivo balanço.

"Nesta fase, estamos a avaliar as causas da explosão e o seu balanço", disse.

O incidente, nos subúrbios de Ijegu, ocorreu quando uma escavadora que trabalhava na ampliação de uma estrada atingiu o oleoduto, causando uma explosão que originou um incêndio de grandes proporções.

No terreno, as equipas de salvamento diziam ser difícil estabelecer um número final de vítimas.

Pelo menos 15 casas foram atingidas pelo incêndio e as equipas de regaste optaram por evacuar as escolas mais próximas antes de serem atingidas pelo fogo.

Abdullahi Mohamed, da Agência Nacional de Emergências, admitiu que o incêndio poderá prolongar-se até sexta-feira, porque ainda não foi possível travar os derrames de combustível.

O incidente de hoje é o mais recente de uma série de explosões e incêndios registados nos últimos meses em oleodutos na Nigéria e que provocaram centenas de mortos.

Na maioria dos casos, as explosões aconteceram durante tentativas de roubo de combustível.

A 25 de Dezembro de 2007, cerca de 40 pessoas morreram durante um incêndio num oleoduto situado nos arredores de Lagos, que tinha sido pilhado.

Um ano antes, tinham morrido mais de 200 pessoas que roubavam petróleo de um oleoduto num outro bairro de Lagos.

A companhia petrolífera nacional NNPC reportou 400 a 500 actos de vandalismo por ano nos seus oleodutos.

TM/SCA

Fonte:Lusa/Fim
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
África do Sul discute legalização de poligamia para muçulmanos

A Justiça da África do Sul está analisando um caso que deve determinar se casamentos polígamos muçulmanos serão reconhecidos oficialmente no país.
Uma mulher sul-africana entrou com um processo judicial para ter direito à herança deixada pelo marido. Gabie Hassam foi a segunda mulher a se casar com ele.

Até agora, a lei sul-africana reconhece apenas os casamentos polígamos de crenças africanas, não os muçulmanos.

Hassam foi casada por 30 anos e teve quatro filhos com o marido. Mas depois que ele morreu, ela não pode herdar seus bens, porque era a segunda esposa, casada pela lei religiosa islâmica.

Agora, Hassam corre o risco de perder sua casa.

Segundo a especialista em assuntos religiosos da BBC, Frances Harrison, caso a Justiça sul-africana dê ganho de causa a Hassam, a decisão poderá abrir caminho para que milhares de viúvas de casamentos polígamos muçulmanos possam ter direito à herança deixada por seus maridos.

A correspondente da BBC afirma que grupos de defesa dos direitos das mulheres aguardam com expectativa a definição do caso e esperam que a lei seja revista, para incluir também os casamentos islâmicos.

Estima-se que cerca de um milhão de muçulmanos vivam na África do Sul.

Apenas recentemente a Justiça do país passou a reconhecer os casamentos realizados de acordo com as leis islâmicas, mas ainda não reconhece os casamentos polígamos islâmicos.

Em 1998, a Justiça africana passou a reconhecer os casamentos polígamos realizados de acordo com tradições africanas, em uma medida com o objetivo de proteger os direitos de mulheres e crianças em relação a propriedade.


.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
China: Retirado com vida estudante que ficou 80 horas soterrado

16 de Maio de 2008, 06:44

Beichuan, China, 16 Mai (Lusa) - Um estudante foi retirado com vida depois de ter estado 80 horas soterrado nos escombros de uma escola em Beichuan, no Sudeste da China, anunciou a agência oficial Nova China.

A Nova China informou que as equipas de salvamento em Beichuan continuam a ouvir gritos de socorro de pessoas soterradas, admitindo, por isso, a possibilidade de retirar mais pessoas com vida.

O número confirmado de mortes devido ao tremor de terra de segunda-feira na China é de 19.509, mas as autoridades afirmam que deve ser mais do que o dobro disso, rondando os 50.000.


OM.

Lusa
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Sry Lanka: atentado mata seis polícias

Bombista suicida atirou-se contra autocarro na capital do país

235.jpg


Seis polícias morreram e mais de 50 pessoas ficaram feridas num atentado suicida em Colombo, capital do Sri Lanka, segundo um porta-voz militar, informa a agência Lusa.

O brigadeiro Udaya Nanayakkara adiantou que um bombista suicida, numa motorizada, visou um autocarro que transportava polícias, numa rua muito movimentada de Colombo. As autoridades suspeitam que o atentado tenha sido uma operação do grupo Tigres da Libertação do Tamil.

O porta-voz militar referiu que a explosão matou seis polícias e feriu outras 50 pessoas, incluindo civis que se encontravam nos dois lados da rua.


iol
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
El País: «A foto de um guarda civil no Parlamento Basco»

É a primeira vez que o Parlamento Basco homeganeia um guarda civil. Homem morreu na sequência de um atentado da ETA.



Outros títulos:

- «Telma Ortiz perde a batalha para impor censura prévia». Irmã da princesa Letizia queria medidas cautelares contra dezenas de meios de comunicação social, que a obrigam a protagonizar uma fama que não deseja.

- «Zapatero procura realizar pacto interno no PSOE». Primeiro-Ministro quer evitar confrontos dentro do partido por causa de medidas económicas.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
Zimbabué: segunda volta a 27 de Junho

Decisão tomada entre a Comissão Eleitoral e o ministro da Justiça e dos Assuntos Parlamentares



235.jpg


A segunda volta das eleições presidenciais do Zimbabué irá realizar-se no dia 27 de Junho, escreve a agência Lusa, segundo anuncia esta sexta-feira uma edição especial do Jornal Oficial do país.

Uma resolução publicada no Jornal Oficial refere que a Comissão Eleitoral do Zimbabué tomou esta decisão em consonância com o ministro da Justiça e dos Assuntos Parlamentares.

«O escrutínio para eleger o Presidente será realizado a 27 de Junho de 2008», especifica o texto citado pela agência noticiosa francesa AFP.

iol
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Áudio atribuído a Bin Laden pede 'luta contra Israel'

Uma mensagem de áudio atribuída ao líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, divulgada nesta sexta-feira, pede aos muçulmanos que continuem a lutar para liberar as terras palestinas.
Na gravação, que tem aproximadamente nove minutos, a voz promete continuar lutando contra os israelenses e não renunciar a "uma polegada sequer" das terras palestinas.

A mensagem diz ainda que o conflito entre israelenses e palestinos está "no coração" da guerra da Al-Qaeda contra o Ocidente e teria servido de "inspiração" para os ataques de 11 de setembro de 2001.

Deboche

O autor do áudio ainda debochou dos esforços para que um acordo de paz seja alcançado na região e insistiu que a "luta palestina continuará enquanto houver um muçulmano vivo".

A gravação foi divulgada em um site acessado por membros da organização extremista e coincide com as comemorações pelos 60 anos de Israel.

Ainda não foi comprovado se a voz é de Bin Laden. As últimas mensagens de áudio atribuídas ao líder extremista foram transmitidas em março.

Em uma delas, considerada autêntica por autoridades americanas, Bin Laden ameaçou governos da União Européia depois da republicação de uma charge satirizando o profeta Mohammad.

Horas depois, uma outra mensagem pedia aos "muçulmanos que se unam à insurgência no Iraque como melhor forma para apoiar os palestinos".

O líder da Al-Qaeda não é visto em vídeo desde outubro de 2004.

Acredita-se que Bin Laden esteja escondido na região da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.


.
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Moçambique: Portugal assina em Junho acordo de cancelamento da dívida.

Moçambique: Portugal assina em Junho acordo de cancelamento da dívida, estimada em 390M dólares.

Portugal vai assinar em Junho o acordo de cancelamento da dívida de Moçambique, estimada em 390 milhões de dólares, anunciou hoje o ministro das Finanças moçambicano, após um encontro com o secretário de Estado do Tesouro e Finanças português.

"No âmbito do reforço das nossas relações de cooperação com a República Portuguesa, serão assinados, no próximo mês de Junho, o acordo de cancelamento da dívida pública de Moçambique para com Portugal, estimada em 390 milhões de dólares (252 milhões de euros, ao câmbio actual) e o memorando de entendimento relativo à cooperação técnica entre os ministérios das Finanças dos dois países", disse Manuel Chang.

"Já recebi instruções para que no próximo mês este acordo se possa materializar", confirmou o secretário de Estado português, Carlos Costa Pina.

Em Junho, será igualmente assinado um outro memorando de entendimento relativo à cooperação técnica entre os ministérios das Finanças dos dois países, segundo o ministro moçambicano.

Em comunicado, o Ministério das Finanças português refere que já foram concluídos os trabalhos técnicos para a conclusão do acordo sobre o cancelamento da dívida do Estado de Moçambique ao Estado português, mas não aponta data para a assinatura.

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Papa acusa mídia de incentivar prostituição e pedofilia

O papa Bento 16 acusou, na sexta-feira, os meios de comunicação e a indústria do entretenimento de prejudicarem a sociedade ao retratarem a sexualidade de forma trivial, o que, segundo o pontífice, estaria entre as causas de males sociais como a prostituição e a pedofilia.

O papa deu essas declarações durante um pronunciamento feito diante de bispos da Tailândia, que, nas palavras dele, estavam particularmente preocupados com o tráfico de mulheres e de crianças bem como com a prostituição.


"Sem dúvida, a pobreza é um fator subjacente a esses fenômenos", disse Bento 16, que nasceu na Alemanha.


"Mas há um outro aspecto que precisamos reconhecer. Estou me referindo à trivialização da sexualidade nos meios de comunicação e na indústria do entretenimento, o que alimenta o declínio dos valores morais."


Segundo o papa, a forma como os meios de comunicação apresentavam a sexualidade também alimentava a "degradação das mulheres, a fragilização da fidelidade no casamento e até mesmo o abuso sexual de crianças."


.
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
sos as minhas ninguem cancela.:Espi06::Espi06:
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Nigéria:Navio sequestrado com cidadão português a bordo foi reabastecido com alimen

Nigéria
Navio sequestrado com cidadão português a bordo foi reabastecido com alimentos


O navio sequestrado terça-feira no rio Níger por homens armados foi reabastecido com alimentos e os 11 reféns estão bem de saúde, disse hoje à Lusa o irmão do português que comanda a embarcação da empresa norte-americana Tidewater
José Porfírio referiu que recebeu hoje uma mensagem da Tidewater transmitindo-lhe que o irmão, Carlos Manuel Soares, e os demais reféns estão bem de saúde. «Disseram-me que estão todos de saúde e que as negociações continuam», disse à Lusa.

Carlos Manuel Soares é o comandante do Lourdes Tide, navio de transporte que foi atacado terça-feira no Delta do rio Níger por homens armados. A tripulação, constituída pelo comandante, de nacionalidade portuguesa, pelo imediato, ucraniano, e por mais nove marinheiros nigerianos, tem vindo a ser contactada pela Tidewater, que mantém ainda o navio localizado, enquanto decorrem negociações para pôr cobro ao sequestro.

Sobre os assaltantes, cuja identidade é ainda desconhecida, sabe-se, por intermédio do tenente-coronel Musa Sagir, porta-voz do Exército nigeriano, que exigem um resgate de 30 milhões de nairas (164 mil euros) para a libertação dos 11 homens. José Porfírio acrescentou à Lusa que a Tidewater lhe perguntou se desejava enviar alguma mensagem ao irmão.

«A companhia entrou em contacto comigo para me transmitir que mandaram mantimentos para o navio - navio faz viagens de dois a três dias e agora com os assaltantes a bordo, são mais bocas a comer -, e até me perguntaram se queria transmitir alguma mensagem», salientou.

«É impossível o meu irmão falar directamente comigo, e transmiti que a família está tranquila, de saúde e unida e que temos esperanças que tudo acabe bem», adiantou. Quinta-feira, em contacto telefónico a partir de Lisboa, Joe Bennet, vice-presidente da Tidewater, disse à Lusa que a empresa mantém contactos telefónicos e por correio electrónico com Carlos Manuel Soares.

Desses contactos resultam informações sobre o estado de saúde dos reféns, que Joe Bennet garantiu «ser bom». «Eles dizem-nos que estão bem. Naturalmente assustados com o que se passa, mas os raptores não os maltratam», adiantou.

Segundo Bennet, a Tidewater está a trabalhar «com muita gente» para obter o mais rapidamente possível o fim do sequestro. «Temos muita gente a trabalhar na libertação. Falamos com funcionários de vários governos, diplomatas e pessoal ligado à área da segurança, mas não queremos adiantar mais pormenores, porque não queremos pôr em perigo todos os esforços em curso para pôr cobro a esta situação», frisou.

Joe Bennet escusou-se ainda a dizer por quanto tempo mais persistirá o sequestro. «Sinceramente que não sei. Infelizmente, temos já alguma experiência neste tipo de situações. Algumas resolveram-se no espaço de horas e outras levaram semanas a serem resolvidas», destacou.

«Estamos a fazer o melhor que podemos para libertar a nossa gente», reafirmou, sem querer entrar em mais detalhes. «É tudo o que podemos dizer. Temos especialistas a tratar do assunto. Não queremos divulgar muita coisa. A não ser, é claro, que os nossos funcionários são a nossa principal preocupação», frisou.

Fonte:Lusa/SOL
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Queda de avião na fronteira entre Brasil e Peru deixa cinco mortos

Cinco pessoas morreram e uma sobreviveu na queda de um pequeno avião, em um ponto da selva na fronteira do Peru com o Brasil, informou a polícia peruana nesta sexta-feira.


"As brigadas de resgate localizaram o avião, que havia se perdido na quinta-feira, e encontraram cinco de seus ocupantes mortos e uma pessoa com vida", disse à AFP uma fonte policial da cidade amazónica de Pucallpa.


O sobrevivente é um funcionário municipal da localidade de Purús, que se recupera de graves ferimentos, acrescentou a fonte.


Brigadistas e aviões da Força Aérea Peruana (FAP) iniciaram, logo cedo, a busca da aeronave que havia sido reportada como desaparecida na tarde de ontem.


A nave, um Cessna 210, voava na selva central rumo à localidade de Esperanza, na província de Purús, fronteiriça com o Brasil, depois de partir do aeroporto da cidade amazónica de Pucallpa, 700 km ao leste de Lima.


Ainda não se sabe o que provocou o acidente.


.
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Pai de sequestrado luso agradece a Sócrates

446316.jpg


Pai de sequestrado luso agradece a Sócrates

O pai de Marc Gonsalves, o lusodescendente sequestrado em 2003 pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), manifestou-se ontem satisfeito por o primeiro-ministro José Sócrates ter abordado a questão com o Presidente venezuelano. "Estou satisfeito. É bom estarmos a falar outra vez com Hugo Chávez sobre este assunto e espero que isso nos ajude a tirar os reféns das FARC", disse George Gonsalves à Agência Lusa.

Contactado pela Lusa a partir de Lisboa, George Gonsalves referiu ainda que espera que possa começar "em breve" uma nova mediação com as FARC para que o filho Marc e os outros reféns "sejam libertados". Afirmando que não tem notícias recentes sobre o filho, George Gonsalves garantiu que vai continuar a mobilizar "o maior número possível de pessoas para manter o processo de mediação vivo e a funcionar".

Durante a visita oficial de três dias à Venezuela, concluída anteontem, José Sócrates abordou o Presidente Hugo Chávez, sobre a situação do luso-descendente Marc Gonsalves.

Segundo fonte diplomática, Hugo Chávez disse a Sócrates que conhecia "perfeitamente" o caso do luso-descendente e que inclusivamente já tinha recebido familiares seus.

No entanto, de acordo com as mesmas fontes diplomáticas portuguesas, o Presidente venezuelano referiu-se também aos "problemas" que já enfrentou com processos de resgate de reféns e terá deixado transparecer uma maior distância face a estes casos que envolvem a guerrilha colombiana.

Marc Gonsalves foi sequestrado pelas FARC a 13 de Fevereiro de 2003, depois de o avião em que seguia com mais quatro pessoas se ter despenhado. Elementos das FARC cercaram os destroços do avião e executaram os tripulantes, Thomas Janis e Luís Alcides Cruz, tendo levado como reféns Marc Gonsalves, Keith Stansell e Thomas Howes. Gonsalves cumpria uma missão de vigilância do cultivo de droga na selva colombiana de Caquetá e estava ao serviço de uma companhia privada contratada pelo governo dos EUA.

O narco-tráfico é das principais fontes de financiamento das FARC. Chávez tem sido acusado de facilitar a exportação da droga produzida pelas FARC através da Venezuela até ao mar das Caraíbas, onde depois é colocada em barcos, cruzando o Atântico até à Europa.

Ontem, José Sócrates chegou a Lima, capital do Perú, para participar na Cimeira entre União Europeia (UE) e América Latina e Caraíbas (ALC), onde discursará sobre pobreza e sublinhará o "carácter estratégico" das relações de Portugal com a América Latina. "Estando presentes todos os chefes de Estado e de Governo da ALC e apenas metade dos europeus, é importante que Portugal sublinhe a importância geo-estratégica das relações com a América Latina", disse fonte diplomática.

Pela parte europeia, as ausências mais significativas serão as do Presidente francês, Nicolas Sarkozy (que se fará representar pelo seu primeiro-ministro, François Fillon), e a do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, disse à Lusa que o tema do aumento dos preços dos alimentos estará "naturalmente" na agenda da cimeira.
Fonte: DN LUSA
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
ETA poderá estar mais forte em Portugal

446168.jpg


ETA poderá estar mais forte em Portugal A ETA voltou a atacar em Espanha e, na sequência disso, surgiram na imprensa espanhola informações segundo as quais a conexão portuguesa do grupo terrorista basco é maior do que se pensa.

Citando "fontes da luta antiterrorista", o jornal cibernético 20 minutos.es disse que a retaguarda da ETA em Portugal "não é nada desprezível e mais importante do que a princípio se acreditava".

Recorda-se, neste contexto, que no ano passado foram detectadas duas ligações directas da ETA a Portugal: em 21 de Junho, foi descoberto em Huelva (fronteira sudeste, junto a Vila Real de Santo António) um carro alugado em Portugal carregado com 120 quilos de explosivos. Em 24 de Agosto,

Segundo acrescenta, Portugal é, conjuntamente com a Venezuela, a Alemanha e a Polónia, uma espécie de terceira linha do grupo terrorista basco. Esta terceira linha movimentará, ao todo, cerca de 200 etárras, numa mistura de veteranos e de jovens originários da "rua" basca. A segunda linha movimentar-se-à dentro do próprio território espanhol, composta por uma centena de etárras em formação. A primeira linha, operacional, não terá mais de vinte terroristas, divididos em três a cinco comandos, operando no País Basco e em Navarra.

Em Portugal, o facto de serem sido detectadas no Verão passado ligações concretas da ETA, fez surgir a ideia de se constituirem equipas conjuntas Portugal-Espanha para investigar. Recentemente, numa passagem por Lisboa, o juiz espanhol Baltazar Garzon disse que a constituição dessas equipas só dependia de alguns "trâmites" em Portugal.

Esses trâmites não estarão relacionados com o poder político português - que, através do ministro português da Justiça, Alberto Costa, já prometeu todo o "apoio" - mas sim das autoridades judiciais, ou seja, do Ministério Público, que tutela a investigação criminal, operacionalmente conduzida pela Polícia Judiciária.

As autoridades espanholas têm-se também queixado do tráfico fronteiriço de explosivos roubados em minas e pedreiras portuguesas. Suspeita-se que a dinamite roubada seja depois vendida a redes terroristas, tanto da ETA como fundamentalistas islâmicas.

No ano passado, um assalto numa pedreira no Minho foi investigado conjuntamente pela polícia espanhola e pela portuguesa. |

JOÃO PEDRO HENRIQUES
Fonte: DN Online
 

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
Magia no seio da destruição

IMAGENS_108279.jpg

China, 17 Maio – O violento sismo que assolou o território chinês ceifou muitas vidas e deixou outros tantos sem nada, a não ser a roupa que envergavam no momento dos abalos. No meio de um cenário dantesco e de profunda tristeza, são imagens belas como esta que revigoram a esperança num futuro melhor."Rc"
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Chavez chama «vagabundo internacional» ao líder da Interpol

América do Sul
Chavez chama «vagabundo internacional» ao líder da Interpol


Hugo Chavez, apelidou o chefe da Interpol de «vagabundo internacional» e ameaçou processar o organismo, após ter certificado a autenticidade de equipamentos de informática que podem vincular o mandatário à guerrilha colombiana

O secretário-geral da Interpol, Ricardo Noble, afirmou horas antes que os arquivos encontrados nos computadores de um dos líderes guerrilheiro são autênticos, mas evitou julgar o seu conteúdo.

Bogotá acusa Venezuela e Equador de apoiar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

«Este Noble é um vagabundo (...). Eu denuncio-o como um vagabundo internacional. E é perigoso que a Interpol tenha um vagabundo como secretário-geral», disse Chávez a uma roda de jornalistas estrangeiros no palácio de governo.

O chefe da polícia científica venezuelana questionou a obtenção ilícita do material para colocar em dúvida a autenticidade dos dados e a sua verificação, quando foi consultado pelo mandatário durante a conversa com os jornalistas.

O ministro do Interior e Justiça recebeu a instrução de rever a participação da Venezuela no organismo de cooperação policial internacional.

«Temos que rever a nossa adesão a isto, à Interpol», disse Chavez ao ministro, adiantando que poderia criar uma organização paralela com «gente séria».

O mandatário acusa o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, de montar um espectáculo contra si, apoiado pelos Estados Unidos, seu inimigo ideológico.

«É um espectáculo constrangedor e vergonhoso da Interpol e do governo da Colômbia. Até quando, presidente Uribe?», disse.


SOL com Reuters
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
EUA-Mulher acusada de cyber-bullying

Nos EUA
Mulher acusada de cyber-bullying vai responder em tribunal


Uma mulher norte-americana vai ser julgada em tribunal pela prática de cyber-bullying, acto de intimidação por meios electrónicos. Lori Drew é acusada de ter criado um falso perfil no MySpace para intimidar e gozar com uma rapariga de 13 anos que acabou por se suicidar

De acordo com a acusação a ré criou uma página na rede social onde se fez passar por um adolescente com o objectivo de ser um amigo de Megan Meier, filha de uma vizinha.

Quando este «falso amigo» de Megan decidiu terminar com o relacionamento virtual, a rapariga apareceu enforcada em Outubro de 2006.

Segundo a BBC este acto desesperado foi tomado depois de o suposto amigo ter enviado uma mensagem à rapariga onde afirmava que o mundo seria bem melhor sem ela.

Lori Drew, de 49 anos, nega as quatro acusações que lhe são impostas, cada uma das quais pode levá-la a passar até cinco anos na prisão.

Para Thomas O’Brien, procurador federal de Los Angeles que levou o caso a tribunal, «qualquer adulto que utiliza a Internet ou um site de encontros sociais para intimidar ou molestar outra pessoa, sobretudo uma jovem adolescente, tem de saber que as suas acções podem ter sérias consequências».


SOL
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Spielberg cria jogo com mais de 300 enigmas

A ideia para Boom Blox nasceu durante uma partida de Wii Tennis entre o cineasta Steven Spielberg e Shigeru Miyamoto, criador de Mário, na feira de games E3 2006, em Los Angeles. Dois anos depois, o resultado é um quebra-cabeças para o console da Nintendo desenvolvido com as crianças em mente.

Longe do status de superprodução que permeou filmes como "Parque dos Dinossauros" ou "Indiana Jones", Boom Blox mostra uma faceta descompromissada de Spielberg: basicamente o objetivo principal é retirar blocos de pilhas enormes, de modo que a estrutura não acabe inteira no chão.

A premissa parece simples --e de fato é--, mas a mecânica explora de forma exemplar o controle Wii Remote.

Variedade

O jogo tem mesmo um certo clima infantil, tanto que é liberado para qualquer faixa etária nos EUA, mas seus mais de 300 quebra-cabeças são tão interessantes e criativos que mesmo os adultos acabam envolvidos.

Os fanáticos por games de raciocínio que não se enganem: há desafio de sobra em Boom Blox, por causa dos múltiplos métodos empregados para extrair os blocos das pilhas.

Arremessar bolas de beisebol ou de boliche, calculando com exactidão a força do movimento, é uma das opções. Certos blocos têm valores distintos, o que também influencia na estratégia a ser empregada.

O jogador que se arriscar em Boom Blox deve ter em mente que está se envolvendo em um passatempo viciante e cuja vida útil é praticamente impossível de determinar. O desempenho nas fases do modo para um jogador é premiado com medalhas (ouro, prata e bronze). Você pode jogar de novo para obter uma classificação melhor e, assim, destravar conteúdo novo.

Mas é no Create Mode que as possibilidades definitivamente se expandem, já que o jogador pode criar seus próprios quebra-cabeças e enviá-los para amigos. Com prática e paciência, não é difícil dar asas à imaginação e tentar produzir o desafio absoluto.

Boom Blox é também o típico jogo que fica mais divertido quando jogado na companhia de outras pessoas. Há suporte para até quatro participantes e fases para as modalidades competitiva ou cooperativa.

Próximos passos
A parceria entre Spielberg e a Electronic Arts prevê a produção de mais dois jogos. Ainda não se sabe muita coisa sobre o segundo título, mas, pelo que foi divulgado, o game inspira ares mais cinematográficos.

Ainda sem nome definido (é conhecido como LMNO), será protagonizado por uma mulher misteriosa que vem do futuro, viajando 50 milhões de anos. Ela dispõe de alguns poderes sobre-humanos. Spielberg pensa em transformar o game em um filme, algo que também não surpreende, vindo de quem vem.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
França defende descriminalização universal da homossexualidade

A França pretende defender na ONU (Organização das Nações Unidas), enquanto estiver à frente da Presidência rotativa da UE (União Europeia) --no segundo semestre do ano--, a "descriminalização universal" da homossexualidade, disse neste sábado a secretária de Estado de Direitos Humanos, Rama Yade.

Por ocasião do Dia Internacional contra a Homofobia, celebrado hoje, Yade se reuniu com associações que lutam contra as discriminações derivadas da orientação sexual.

A secretária de Estado anunciou aos seus interlocutores que o governo francês agora reconhece "oficialmente" a data, segundo um comunicado do Ministério de Assuntos Exteriores.

Yade também apresentou às associações "o princípio de uma iniciativa europeia" que pede a "descriminalização universal da homossexualidade" e que a França pretende levar à Assembleia Geral da ONU no próximo semestre.

Os planos da secretária de Direitos Humanos são de que esta iniciativa seja levada adiante "em estreita colaboração" com as associações de homossexuais.

Além disso, Yade se comprometeu a abordar os casos de homofobia constatados em suas viagens ao exterior, conclui a nota. Segundo dados de diferentes ONGs, a homossexualidade continua sendo um delito em quase 80 países.


.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo